Browsed by
Day: 3 de abril de 2017

Turismo: O material promocional de Guamaré está sendo arrumado para cruzar o Atlântico rumo a Lisboa, Portugal.

Turismo: O material promocional de Guamaré está sendo arrumado para cruzar o Atlântico rumo a Lisboa, Portugal.

Serão distribuídos 300 kits aos agentes de viagem. Os kits são compostos por revista, mouse pad, caneta e bloco de anotações, tudo personalizado com fotos das belezas naturais do município.  A gestão do prefeito Hélio Miranda tem como meta alavancar o turismo na região.

Assistência Social realiza planejamento integrado do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Assistência Social realiza planejamento integrado do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Ocorreu nos dias 29 a 31 de março de 2017  a capacitação e o Planejamento Integrado do Sistema Único de Assistência Social – SUAS envolvendo coordenadores e técnicos que compõem a equipe de referência do SUAS de Guamaré/RN. A Secretária Marisa Rodrigues abriu os trabalhos ressaltando a importância do momento para a qualificação dos serviços. Benefícios, programas e projetos a ser ofertados para a população alvo do atendimento e atenção da Assistência Social. Disse, que Guamaré alcançou a estruturação do SUAS, e agora avança em inovar no planejamento integrado onde é preciso desenvolver a logística de atuação, estruturar programas e projetos assegurados na Lei 647/15.

A capacitação contou com a presença da Consultora Luzmarina Gouveia, que abordou as diretrizes do MDSA em relação a Política de Assistência, como também a integração dos sistemas em que no primeiro momento foi marcado pela apresentação de leis, portarias, decretos e resoluções nacionais e municipais que embasam o trabalho técnico. O segundo momento apresentou a estrutura dos serviços, sistemas e programas, e as possíveis articulações entre eles. O momento final foi entre os técnicos e coordenadores para o Planejamento das Ações que serão desenvolvidas este ano, tanto a nível de serviços e programas quanto a programação geral da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Destaque para composição de mais um membro à equipe, a nutricionista Beatriz Silveira, que será responsável pela implantação da Política de Segurança Alimentar nos serviços da Assistência com o ¨Projeto Nutrindo vínculos com cores, aromas e sabores¨ Entre eles, foram discutidos a “Entrega do Peixe”, que leva em consideração aspectos culturais e religiosos do município, e a continuidade dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontecem nos CRAS, dentro da lógica do atendimento do público prioritário da assistência social.

A Secretária Marisa Rodrigues deixou claro que o objetivo da Capacitação e planejamento é articular os programas e serviços, estabelecendo como prioridade os usuários da Assistência Social, como também sistematizar dentro do orçamento as prioridades no atendimento as desigualdades sociais e demandas, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e violação de direitos. Por fim, deixou uma mensagem que serve de reflexão para todos: “Acreditar em sonhos é tornar realidade aquilo que se deseja concretizar”.

Nota de Pesar: Guamaré perde uma de suas filhas ilustre… Dona Sebastiana Alves.

Nota de Pesar: Guamaré perde uma de suas filhas ilustre… Dona Sebastiana Alves.

Resultado de imagem para lutoEste espaço registra com pesar o falecimento de Sebastiana Alves de Melo, aos 71 anos, mas conhecida por Dona Sebastiana.

Guamaré perde uma de suas filhas ilustre.

Com a idade já avançada, a saúde o comprometia, e ontem (02), após se submeter a uma cirurgia, ela não resistiu, e foi para mais perto do pai celeste no final da tarde, por voltas das 17 horas, deixando filhos, netos e muitos amigos, conquistados aos longos dos anos.

A notícia de sua partida é sentida pela cidade que sentem agora a dor de sua partida. Dona Sebastiana, é mãe do jogador da seleção de veteranos Losangeles. Seu sepultamento será em Caiçara do Norte, às 16 horas de hoje (03).

Sua família convida parentes e amigos para comparecer a este ato de fé e solidariedade cristã.

Educação de Guamaré caminha a passos largos.

Educação de Guamaré caminha a passos largos.

Resultado de imagem para educação de guamaré

SALAS DE AULA CLIMATIZADAS.

Mesmo conhecida por ser uma cidade de calor intenso, em Guamaré, a população tem sofrido com as temperaturas ultrapassando os 38º graus. Nas escolas públicas e particulares, a orientação é evitar atividades que exijam desgaste físico dos alunos e recomendar a ingestão de muito líquido.

Mas na Rede Municipal de Ensino, mesmo com o forte calor, o rendimento escolar e a frequência dos alunos não diminuíram. Isso porque 12 das 19 das escolas já contam com a climatização nas salas de aula, beneficiando não somente os alunos, mas também os professores que sentem mais disposição para ensinar. Até junho, todas as escolas da sede e zona rural, serão climatizadas, beneficiando quase 6 mil alunos.

Na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, o diretor Miraci Batista, contou à facilidade que é ter um lugar com melhores condições para que os profissionais possam ministrar suas aulas. “A gente percebe que os alunos estão muito mais soltos e a aula flui tranquilamente. Antes, os professores tinham que sair para fazer atividades, pois o calor era demais. Durante o tempo que  trabalho na rede municipal, o maior sofrimento da gente sempre foi o calor que deixava os alunos mais irritados. Hoje, eles são bem tranquilos”, avaliou o Diretor.

Disse ainda que depois da climatização, os alunos aprendem com mais facilidade e ela também tem mais disposição para ensinar. “Tivemos uma melhora de quase 100%, agora eles são muito mais presentes na escola, o rendimento melhorou muito. Essa climatização é valorização não só para os alunos, mas também para os  professores, avaliou.

“Mesmo quando não tinha ar-condicionado, não perdia aula porque gosto de estudar, mas atrapalhava um pouco com os ventiladores e o calor. Agora melhorou e muito”, disse João Pedro “15 anos”. “Antes a gente não aguentava fazer nada, não tinha ânimo, ficávamos todos suados quando voltávamos das atividades físicas”, lembrou Renata Costa “17 anos”.

MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE E EM QUANTIDADE

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Educação, reconhecendo que a rede escolar  merece destaque nas políticas públicas, vem assumindo o compromisso de buscar melhores condições de acesso e permanência dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino.

São várias ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas, o município garante a esse alunos, o exemplo, oferecer uma alimentação de qualidade, com um cardápio devidamente acompanhado por nutricionista, além de trabalhar para ofertar um espaço físico de qualidade.

MANTENDO A ORGANIZAÇÃO E A LIMPEZA NA ESCOLA

Nos diversos espaços que formam as escolas do município, desde a sala de aula até pátios e quadras esportivas, todos tem em comum a importância da limpeza no ambiente escolar. Cada um desses espaços possui sua frequência particular de limpeza e exige cuidados específicos na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados.

O volume de recursos materiais que uma escola administra no seu dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter os ambientes organizados com estoque em qualidade e quantidade.

É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos.

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”. Bob Marley

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”. Bob Marley

Resultado de imagem para ex-secretário de segurança joão batista guamaré
O olhar do prefeito Hélio para João Batista era de orgulho de tê-lo como secretário de governo em sua gestão.

O tempo que o experiente e capacitado, Policial Militar, João Batista de Souza Junior, passou a frente da pasta da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e Defesa Patrimonial do Município de Guamaré, a cidade avançou, a segurança avançou, e contabilizou inúmeras conquistas na área, em especial, na Guarda Civil Municipal.

Por dois anos no governo do prefeito Hélio Willamy, (2013/2014), João esteve à frente da secretaria e deixou um legado, ele teve que se afastar no início de 2015, por razões de ter terminado o seu tempo de concessão do estado ao município de Guamaré por Lei. Sua saída forçada ocorreu num melhor momento que vivia o município na área da segurança, seu pedido de exoneração fez a população e os GMs sentir, e sentem até hoje sua falta, sua ausência.

Um secretário simples e sem vaidade, que foi nomeado por competência e não por compromisso politico, “considerado hoje, o mau da administração pública”. João trabalhava dia e noite, e quando precisava de seus serviços em dia de folga, ele sempre estava disposto, uma cara que trabalhava para servir e não para ser servido como muitos.

Um gestor que sempre foi um exemplo de liderança, conduta e transparência com o dinheiro público, destinado à secretaria de segurança. Ele nunca deixou uma viatura ficar dias quebrada numa oficina, foi o maior incentivador dos GMs em tudo, ele ouvia e era ouvido, atendia as reivindicações dos GMs e da população com diálogo, pois ele bem sabia que uma tropa motivada os resultados vinham mais rápidos.

Foi João Batista que preparou, organizou, lutou e deixou tudo pronto com Dr. Artur Queiroz, o Plano de Cargo, Carreira e Salário da Guarda Municipal. Criou com diálogo, a maior parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, e setores da Segurança Pública do Estado.

Foi João Batista que criou a Base Integrada de Baixa do Meio, onde reside cerca de 6 mil habitantes. O prédio da prefeitura que funcionava como posto policial foi totalmente reformado e ampliado, que passou a funcionar como uma base integrada, onde acomodou a Policia Militar e a Guarda Municipal.

A Base Integrada atendia o distrito de Baixado Meio, Santa Paz, Santa Maria III, Encruzilhada, Umarizeiro e demais comunidades próximas, hoje INFELIZMENTE se encontra fechada.

Foi João Batista que elaborou o plano de trabalho e o termo de referência aprovados pelo Ministério da Justiça, o que totalizam no recebimento de recursos da ordem de R$ 346.235,95, a serem executados em 2013 e 2014.

Apenas 03 Núcleos de Justiça Comunitária foram implantados no RN, e a cidade de Guamaré partiu na frente naquele momento impar. Sua proposta bem elaborada, foi aprovada pelo o Ministério da Justiça, superando cidades como Natal, Parnamirim, Mossoró e Ceará Mirim, sendo motivos de elogios feitos pelo Secretário Estadual de Segurança e representantes do Ministério da Justiça na ocasião, colocando o município como exemplo numa posição de destaque.

Um homem que tem serviços prestados não somente como secretário, mas como cidadão. Evangélico declarado, apesar de ocupar um cargo extremamente difícil, sua ética e seu comportamento chamava atenção até daqueles que eram católicos dentro da tropa.

Hoje, a segurança pública da cidade passa por adversidades, toma uma grande repercussão nas redes sociais com a falta de investimento, gerenciamento e comando. Desde que João Batista, deixou a pasta não houve mais ações, houve sim… Muganga! E apesar das mudanças já feitas na área pelo o prefeito, o que constatamos diariamente, é uma população insatisfeita, triste com os últimos acontecimentos.

É fato público que todos os dias que se passa, tem mais um novo problema, levando muitos nas redes sociais a lembrar do ex-secretário de segurança, João Batista, o pequeno gigante. Uso como empréstimo as palavras de BOB MARLEY “Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp