Browsed by
Dia: 15 de maio de 2017

Guamaré tem o único hospital público do RN que realiza cirurgias por videolaparoscopia

Guamaré tem o único hospital público do RN que realiza cirurgias por videolaparoscopia

O Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda tornou-se uma referência na saúde pública no interior potiguar, tanto pelos equipamentos com tecnologia de ponta, quanto pelo alto nível dos profissionais da área médica, contratados pela Prefeitura de Guamaré. A novidade agora fica por conta das cirurgias ortopédicas por videolaparoscopia que já podem ser feitas na cidade.

“Posso garantir que o nosso hospital e o único no setor público do Rio Grande do Norte, incluindo os hospitais federais, regionais e municipais que está realizando cirurgias ortopédicas por videolaparoscopia”, revelou o secretário municipal de Saúde, Adriano Diógenes.

“São duas salas de cirurgia com capacidade para realizar 160 procedimentos por mês”, detalhou o prefeito Hélio Willamy, lembrando que além das cirurgias gerais, são feitas em Guamaré cirurgias ginecológicas e obstetras, dermatológicas, vasculares, urológicas, proctológicas, otorrinolaringológicas, ortopédicas, urológicas, mastológicas e gástricas.

Milena Modas - Hz
“Quem não tem competência, não se estabelece” Pedro Nadaf

“Quem não tem competência, não se estabelece” Pedro Nadaf

Você é competente? Fazer a autoanálise não é fácil, e esta pergunta pode lhe remeter a uma profunda reflexão, principalmente sobre dois aspectos. O primeiro é se você já parou para pensar naquilo que você é reconhecidamente excelente. O segundo, é se já analisou se tem reconhecimento do grupo ao qual você pertence, no tocante ao que de melhor sabe fazer.

A expressão popular “quem não tem competência não se estabelece” é antiga e nela consta uma grande verdade. Afinal, se hoje existe um grande parâmetro para se avaliar a capacidade e a obtenção de resultados satisfatórios, em qualquer ramo de atividade, este é reconhecidamente chamado de competência.

Isto passa pelo ambiente familiar, educacional e de trabalho, os círculos de amizades, conquistas materiais e a rede de relacionamento que conseguiu formar. Entretanto, histórico-sociais poderão contribuir para que sejam aguçadas as habilidades, mas também, para limitá-las ou desestimulá-las. Lembre-se que há valores intangíveis que também é preciso ter competência para compreendê-los.

Pois bem…

O blog Fernando a Verdade tem se policiado em suas publicações diárias, e toda matéria publicada no canal de noticia local, tem tido respaldo com a verdade em muitas de suas postagens, além de ter o apoio popular quando a formação de opinião envolve a voz das ruas, a voz do povo.

Fernando vem implorando através do seu blog ao poder público, uma solução para a segurança pública de segurança do município, em especial na Guarda Municipal. A população está sentindo a falta de competência, por parte do secretário e do comandante da Guarda Municipal, nomeados pelo o prefeito.

Eles até tem tentado acertar, mas por falta de conhecimento e competência ao cargo que lhe foi confiado, não tem conseguido sequer passar a segunda macha. O resultado tem sido desaprovação popular e deixado muita gente descontente pela insistência do prefeito em manter na pasta duas pessoas por compromisso meramente político. Deve ser triste… Muito triste.

Em matéria publicada hoje (15), pelo o Blog “Fernando a Verdade”, ele fala a vida como ela exatamente é, dentro da pasta da secretaria de segurança, sem vincula e sem ponto, fala na bucha, na lata, um sentimento dele como formador de opinião e do povo, que sente na pele o que todos nós estamos sentindo desde janeiro deste ano “Cadê a Guarda Municipal que deveria está aqui?”.

Na postagem, o Blog reafirma que em Baixa do Meio continua sentindo a falta dos GMs nas ruas da comunidade. Acreditem se quiser… A Base integrada continua fechada por falta de gestão.

Fernando relata que a Secretaria Municipal de Segurança, paga a um blog muito lido na região do Vale do Assú, para divulgar mentiras, como por exemplo, “Guarda Municipal protege os feirantes de Baixa do Meio”, o blog da comunidade reafirma que é MENTIRA.

O Secretário de Segurança, Francisco Gomes, mas conhecido por Cocó, segundo o blog, é apenas uma figura decorativa na secretaria. A cidade sente a falta do ex-comandante, Jabnea Batista, “Alcunha Pássaro Negro”, o canal local pede a volta do ex-comandante Nean ou de Morais, a frente do comando da Guarda Municipal, antes que a situação fique insustentável.

O portal pede a volta por sua bravura, ética, exemplo, e compromisso com a segurança pública do município. A Guarda Municipal nunca mais foi a mesma de janeiro para cá.

Para tornar a situação mais complicada, o blog publicou e anexou provas, o recebimento ilícito do salário do Comandante da Guarda Municipal, Neutro dos Anjos Costa, valor R$: 6.100,74 (Seis mil, cem reais, e setenta e quatro centavos).

Consta em seu contra-cheque somente de horas extras a 50% e 100% o recebimento de R$: 2.503,72  – É fato público que a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Segurança, é a terceira maior do município, somente para cuidar do Patrimônio Público.

Guamaré classifica atletas do Taekwondo para competição nacional.

Guamaré classifica atletas do Taekwondo para competição nacional.

Projeto da Secretaria Municipal de Esportes, o “Formando Campeões” vem revelando estrelas no esporte de Guamaré. Neste sábado, 13, seis atletas participaram da seletiva estadual para o campeonato brasileiro, garantindo quatro vagas na seleção potiguar que vai representar o Estado em Londrina, no Paraná.

O Campeonato Brasileiro Infantil Cadetes Júnior e Sub 21 acontecerá no período de 23 a 25 de junho e o município de Guamaré estará bem representado nas categorias feminino, juvenil feminino e sub 21 masculino. A delegação é formada por Ranny Cleide Oliveira, Ana Beatriz e Anderson Melo.

Coordenador do Projeto, Doriedson Galdino destaca a importância do apoio recebido pela prefeitura para iniciativa que tem revelado craques em várias modalidades esportivas, inclusive exportando talentos para fora do Brasil. Doriedson lembrou a trajetória de Ana Beatriz, que atua como titular na seleção brasileira.

“Vida Saudável” reúne público que busca Qualidade de Vida.

“Vida Saudável” reúne público que busca Qualidade de Vida.

O Projeto “Vida Saudável”, que acontece há três anos, atendendo uma demanda de 60 pessoas, sendo 40 em Guamaré e 20 no distrito de Baixa do Meio, tem atraído dezenas cidadão que busca mais qualidade de vida.

Desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com as secretaria de Saúde, Assistência social e Turismo, o projeto tem despertado a atenção de quem deseja dar uma basta definitivamente no sedentarismo.

Aulão funcional

Com movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, os educadores físicos Jonatan Dantas e Maely Cardoso Sabino comandaram na manhã desta sexta-feira, 12, nas areias da orla de Aratuá, um aulão funcional do projeto, que contou ainda com verificação da pressão arterial, testes de glicemia. Um lanche saudável foi servido ao final do evento.

“O Treino funcional trabalha principalmente a força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória, além da tonificação muscular”, explicou Layla Danielle Mota – coordenadora do projeto.

“O projeto Vida Saudável elaborou um calendário anual com atividades intersetoriais e quinzenalmente realizamos palestras e eventos”, destacou Larisa Mayara, Secretária de Esporte, Lazer e Juventude do município.

Os próximos eventos do projeto “Vida Saudável” já estão com agenda marcada. Uma palestra com o tema de “Autoestima e Afetividade” será realizada na próxima terça-feira, 16, às 07 horas, na sede do Projeto em Guamaré e na quinta-feira, 18, às 8h30, na sede do Projeto em Baixa do Meio.

Outra ação é o “Cine Vida Saudável”, que está previsto para acontecer na quarta-feira, 17, em Guamaré às 7h e também às 8h30, do mesmo dia, no distrito de Baixa do Meio. Os interessados em participar do projeto devem procurar a Secretária de Esporte, Lazer e Juventude para realizar a sua inscrição e avaliação com o Educador Físico.

O beijo da traição politica.

O beijo da traição politica.

Certo dia um colega da imprensa local me falou que na politica o charme é trair, confesso que fiquei indignado com essa colocação no primeiro momento, pois na minha mente, política é conjunto de elementos que se interligam, com vistas ao cumprimento de um fim.

O bem-comum da população do município a quem se destinam,  e para tal deveria ser feito com ética, coerência e respeito ao fim de ser ter uma lógica nas ações de quem a pratica.

Com o passar do tempo fui percebendo que meu colega tinha lá suas razões, a minha ideia continua a mesma, mas anos a fio temos presenciado atitudes no cenário político de Guamaré que justificam perfeitamente a frase dita.

Na verdade os candidatos, quando eleitos, evidenciam e preservam esse elemento clássico das relações de poder: O signo da traição na política e como num toque de mágica desenvolvem a capacidade de converter supostos compromissos em meros joguetes de palavras.

O estranho é que quanto maior é a traição diretamente proporcional é a valorização que o sujeito adquire junto aos seus adversários (ou aliados).

Pois bem…

O beijo da empresária e vereadora eleita, Francisca Galdino da Silva Barbosa (PMDB), popularmente conhecia como Francisca do Camarão, no prefeito Hélio Willamy, repercute até hoje nos quatro cantos da cidade e nas redes sociais, um beijo que teve um gosto amargo, o beijo da traição.

É fato público que Francisca considerava o prefeito Hélio como seu líder e melhor amigo, a atitude da empresária naquele dia inesquecível, e me fez lembrar-se de uma passagem bíblica do livro de Lucas, do beijo de Judas Iscariotes.

Um beijo não foi dado na escuridão da noite, mas no claro do dia, especificamente na inauguração de um pacote de obras da prefeitura. Francisca tinha no governo a confiança, a lealdade, inúmeros benefícios, como por exemplo, seu esposo Barbosa era secretário de Pesca e Carcinicultura, onde acomodava vários assessores indicados por ela na pasta, dentre outras regalias.

Entre tantas inaugurações de obras naquele dia, o beijo da traição politica aconteceu exatamente ao cortar da fita da reinauguração da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira. Local escolhido por ela para sinalizar que em breve o prefeito seria covardemente traído.

Os sinais apontavam que eleita, seu plano iria se concretizar na eleição da presidência da câmara. “Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar” (Salmo 41,10).

Naquele dia, Francisca não se importou com a multidão de pessoas que prestigiava as inaugurações, ela se aproximou do seu líder e o beijou. Sem dúvida, em muitas outras ocasiões, ela havia beijado o prefeito Hélio, era a maneira típica de cumprimentar um homem que ela o considerava o melhor prefeito que Guamaré já teve.

Observe no semblante do prefeito Hélio que ele sentiu no beijo o gosto amargo da traição. Naquele dia para ela foi o lugar favorito para trair um homem de bem, um homem do povo, um prefeito que lhe deu vida e poder, para logo depois ser traído por uma mulher que sempre quis mais… Muito mais!

No 1º de janeiro de 2017, já eleita vereadora do município pela o PMDB, Francisca concretizou seu plano em parte, quando chegou a divulgar nas redes sociais, e afirmar ao próprio prefeito e ao seu irmão, vereador Eudes Miranda, que votaria em seu candidato a presidência da câmara, mas ela fez o oposto no dia da votação, sendo o voto de minerva, o voto da decisão, com seu voto, Emilson Borba (LULA), foi eleito presidente do Poder Legislativo.

Não faltou quem alertasse ao prefeito Hélio que Camarão tinha um carinho fingido que escondia os motivos verdadeiros da pessoa que ela oferecia. Francisca pode ter dado durante a primeira gestão do prefeito, a aparência de carinho para um observador comum, mas a verdade é que a ganância pelo o poder havia entrado em seu coração.

Devemos ser cautelosos para não usarmos a “afeição” que temos um pelo outro como uma máscara pela malícia ou ódio que na realidade sentimos. A malícia e o ódio são errados, mas cobri-los com sentimentos fingidos não é uma solução!

Uso com o empréstimo o livro de provérbios 27:6 “Melhor que o meu amigo me fira me contando a verdade, a respeito de mim mesmo para que eu possa mudar, do que o meu inimigo me beije, desejando o meu fracasso o tempo inteiro”.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp