Browsed by
Dia: 18 de maio de 2017

Guamaré encerra 18 de maio realizando o 6º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Guamaré encerra 18 de maio realizando o 6º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nos últimos sete anos, Guamaré vem realizando fórum de discussão sobre um tema que ainda é tabu na sociedade brasileira: abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No intuito de trazer à luz assuntos que muitas vezes preferimos manter em sigilo, o município traz o debate para vários segmentos populacionais, desde crianças e adolescentes, suas famílias, e os técnicos da Rede de Proteção que trabalham diretamente com a problemática.

Este ano, o tema proposto foi “A Corresponsabilidade da Justiça no Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pois o julgamento e parecer do Judiciário nos casos de violência sexual é imprescindível para articulação da Rede. Muitas vezes, crianças e adolescentes são obrigadas a sair de casa ou conviver com o agressor por anos aguardando a decisão da Justiça referente as denúncias. Mas por que isso acontece? Qual a responsabilidade daqueles que devem promover os direitos fundamentais de crianças e adolescentes?

Foi pensando nesses casos que a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Guamaré realizou, nesta quinta-feira, 18 de maio de 2017, seu 6º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi promovida uma Mesa Redonda que debateu junto ao público a problemática apresentada. Entre os presentes, compondo a Mesa, estavam a Secretária Municipal de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, Marisa Rodrigues; a Professora, ex-Secretária Municipal de Educação e Cultura e atual vice-Prefeita de Guamaré,  Iracema Morais; a atual Secretária Municipal de Educação, Cinthya Katterinny; a Presidente do Conselho Tutelar de Guamaré, Maria das Dores Simões; e Juliana Câmara, assistente social e representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos representantes da Mesa, houve também a participação do Ministério Público da Comarca de Macau/RN, representada pela assistente social Giselda Vasconcelos. Em seguida, foi apresentado ao público a Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, composta por técnicos de diferentes Secretarias para realizar trabalho Intersetorial que vai desde a Prevenção à Atenção dos casos estabelecidos.

Os trabalhos foram iniciados pela Secretária Marisa Rodrigues, que começou a apresentação de Abertura Oficial falando que a temática do 18 de Maio estava sendo trabalhada desde os dias 08 e 10 de maio nas escolas municipais da comunidade de Salina da Cruz e do distrito de Baixa do Meio, através de parceria entre Educação, Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, Setor de Alta Complexidade da Assistência Social e Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente.

Essa semana, nos dias 16 e 17, o tema foi tratado junto às famílias referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, em parceria com o CREAS e o Setor de Alta Complexidade. A Secretária Marisa Rodrigues fez um breve resgate histórico da data, relembrando o caso da menina Araceli, que completou 42 anos do ocorrido. O Fórum culminava na discussão com os técnicos da Rede de Proteção, público presente com representantes da Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública do município, além dos representantes dos Conselhos Tutelar e de Direito.

O Fórum também tinha como objetivo a construção da “Carta de Guamaré”, com pontos abordados durante o debate para serem encaminhados a outros órgãos. Assim, Marisa lançou alguns desafios enfrentados pelos profissionais do CREAS no tratamento da problemática, como a rotatividade de juízes na Comarca, a morosidade da Justiça para penalizar o agressor, e a dificuldade de acompanhamento tanto das vítimas, suas famílias e dos próprios agressores. Após apresentação da Secretária, foi dada a palavra à representante do Ministério Público, Giselda Vasconcelos, que trouxe à discussão dados de denúncias ajuizadas no período de 2015-2017, totalizando 17 casos no município.

O debate realizado pela Mesa também trouxe algumas ideias interessantes para serem trabalhadas, como a realização de uma Audiência Pública com os profissionais da Segurança Pública para explicar seu papel e responsabilidade à abordagem das vítimas de violência sexual, principalmente crianças e adolescentes.

Para finalizar a Secretária Cinthya Katterinny agradeceu o convite, disse que era um tema espinhoso de ser debatido, mas necessário. A vice-prefeita, Iracema Morais, fez um alerta para as famílias e para sociedade estarem atentas, pois o agressor podia estar dentro de casa. A assistente social representante da Saúde, Juliana Câmara, também agradeceu o convite e enxergou aquele como um momento de crescimento, e fez um apelo aos profissionais que lidavam diariamente com a problemática: pensar o que poderia ser feito para dar voz às vítimas desses crimes, mesmo com a morosidade da Justiça. A Secretária Marisa Rodrigues finalizou o debate dizendo que ele havia superado suas expectativas, e sentiu um amadurecimento na fala dos profissionais e na realização do trabalho em Rede, saindo com um sentimento de aumentar cada vez mais o zelo e o cuidado pelas crianças e adolescentes de Guamaré.

Saúde de excelência é oferecida em Guamaré.

Saúde de excelência é oferecida em Guamaré.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasMais um cidadão de Guamaré não precisou deixar a cidade para realizar uma cirurgia ortopédica.

Vítima de um acidente, o personagem real dessa noticia deveria ter sido encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, na capital do estado, em Natal.

Todavia, a equipe de ortopedia do Hospital Manoel Lucas de Miranda, estava de prontidão, e realizou o procedimento absolutamente bem sucedido.

Feliz por está realizando a cirurgia na sua própria cidade, o paciente já recebeu alta médica, e se encontra em sua casa com a família.

Polícia faz novas prisões de motos com cano adulterado em Guamaré.

Polícia faz novas prisões de motos com cano adulterado em Guamaré.

Resultado de imagem para cano adulterado de motos

Ontem (17), na sede do município e no distrito de Salina da Cruz, foram aprendidas mais motocicletas com cano adulterado. Os proprietários só podem retirar o bem da delegacia após trocar o cano, e ser verificada a documentação do veiculo pela a autoridade policial.

O escapamento adulterado de muitas motos vem perturbando a paz dos moradores cujo som produzido é muito alto. As inúmeras denúncias à delegacia levou o a Polícia Militar a tomar medidas mais rígidas.

O intuito da Policia Militar é de acabar de vez com o abuso de motociclistas que usam canos de suas motos adulterados para turbinar e provocar barulho ensurdecedor, a PM, vem fechando o cerco com um trabalho de ronda ostensiva e preventiva, intensificando a fiscalização em todos os cantos da cidade.

O problema é antigo e o policiamento está encarando o problema com rigor. Só ontem na cidade foram apreendidas mais de 10 motocicletas com cano Adulterado. A Polícia Militar alerta aos insistentes deste delito que, use o cano original para que seja evitada que sua motocicleta seja aprendida.

Pedro Avelino tem novo comandante no destacamento policial da cidade.

Pedro Avelino tem novo comandante no destacamento policial da cidade.

O Cabo Claudio Delfino, mais conhecido como “osso duro de roer pra bandidos”, é o novo comandante da cidade de Pedro Avelino. O oficial foi designado pela 10º Batalhão da Policia de  Assú, responsável pela a área.

Desde que O OFICIAL assumiu o destacamento policial da cidade, não tem parado um só minuto na delegacia, é um policial de linha de frente, gosta de ir pra ruas com seus subordinados enfrentar os desafios, entre eles combater a criminalidade e o tráfico de drogas.

O Cabo Claudio é um oficial experiente, e com o olhar sempre concentrado ele contabiliza inúmeros resultados positivo ao longo de sua carreira dentro da policia militar do RN.

O que lhe credencia é a sua dedicação em defesa daqueles que mais precisam de sua coragem, e a população de Pedro Avelino já começa ver os bons resultados depois de sua chegada ao destacamento policial da cidade.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp