Browsed by
Dia: 8 de outubro de 2017

Dia de Cinema e Pipoca: Cine Bebê em Baixa do Meio

Dia de Cinema e Pipoca: Cine Bebê em Baixa do Meio

Público em Baixa do Meio se diverte com filme “Os Trolls”

Na noite deste sábado (07), a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou o Cine Bebê na praça da Escola Municipal Jessé Freira, em Baixa do Meio. O filme apresentado foi o desenho animado “Os Trolls”, direcionado para o público infantil e seus familiares, sendo uma das atividades mais esperadas da Semana do Bebê em Guamaré.

O desenho animado é bem colorido e dinâmico, chamando assim a atenção do de crianças de todas as idades, inclusive dos adultos, trabalhando assim o fortalecimento dos vínculos da amizade, respeito, carinho e atenção.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues, prestigia a noite de cinema ao lado de técnicas da Secretaria

Essa atividade foi um momento de lazer para toda a população, e contou com a presença de mais de 150 pessoas. Durante o filme, ainda houve distribuição de pipoca e água para todos.

Para todas as idades: mãe e bebê aproveitam a noite de cinema

Secretaria de Turismo na V Semana do Bebê

Secretaria de Turismo na V Semana do Bebê

Neste sábado e domingo (07/08) de Outubro, durante a Programação da V Semana do Bebê, ocorreu o I Passeio Turístico de Barco da Semana do Bebê, promovido pela Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social -SEMAS, o referido passeio contou com a participação das famílias e respectivas crianças que são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Território de Baixa do Meio e Guamaré centro,  por intermédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV, ainda participaram da atividade a Defesa Civil do Município, A secretária de Turismo, Mauricéia Cavalcante, Técnicos da Secretaria de Turismo, a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, a Técnica e Psicóloga do CRAS de Baixa do Meio/Guamaré, Nadia Raphaela e Geysa a Orientadora Social do SCFV e a imprensa local que fez a cobertura da atividade. Na oportunidade foi entregue os coletes de proteção salva vidas, e feitas às orientações de Segurança pela Defesa Civil do Município e foram entregues às crianças  Protetores Solar disponibilizados pela secretaria de saúde.

O passeio deu início no Trapiche de Guamaré no trajeto que levou em torno de Duas horas e meia passando vários pontos Turísticos de Guamaré até a praia de Galinhos. O objetivo do passeio, foi proporcionar ás crianças e suas respectivas famílias acompanhadas pelo CRAS, um dia diferente com atividade turística de lazer, resgatando a história de Guamaré e apresentando os pontos turísticos e a diversidade ambiental da cidade, onde o historiador da casa da cultura, Gonzaga Filho da Secretaria de Turismo fez esse resgate apresentando o contexto sócio-histórico do lugar por onde passavam, às crianças demonstraram curiosidade e satisfação com a atividade, onde foi ofertado um espaço de fortalecimento de vínculos familiares e comunitário, auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial das crianças e na construção de suas subjetividades. No percurso, foi servido um lanche e foi feito uma parada em um lugar paradisíaco formado por água e dunas onde as crianças puderam descer e brincar na areia com seus Responsáveis familiares, ao término da atividade foi distribuído lancheiras às crianças e o retorno para a suas localidades.

Melanina  - Loja Natália - Hz
V Semana do Bebê realiza a Expo Baby

V Semana do Bebê realiza a Expo Baby

Na tarde deste sábado (07), aconteceu mais uma ação conjunta, alusiva a V Semana do Bebê de Guamaré, na orla do Rio Aratuá, a Expo Bebê, veio proporcionar serviços públicos da Assistência Social, Pastoral da Criança, saúde, exposição de livraria infantil, gincanas e brincadeiras esportivas e atrações culturais, voltados para gestantes, crianças de 0 a 06 anos e seus familiares.

Contou com stands do Centro de Referência de Assistência Social-  CRAS, com oficina de pintura de rosto nas crianças, Foto do Bebê, serviços de fotografo profissional com fotos instantâneas para as crianças participantes,  stand da Pastoral da Criança, que ofereceu também uma oficina que foi “como lavar as mãozinhas corretamente”, stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com exposição de brinquedos fabricados com materiais recicláveis.

Foi uma tarde de muita animação e alegria, a secretaria de esporte promoveu varias brincadeiras, entre elas: a corrida baby,  gincana do bebê, entre outras, as crianças participantes, foram premidas com medalhas 1º, 2º e 3º lugar,  em três categorias para a competição: de 0 a 6 meses, de 1 ano a 2 e de 2 a 3 anos.

Mas não foi só isso, teve muito mais, teve Pula-pula, Castelo de bolinhas, algodão doce, picolé, contamos também com a animação da banda filarmônica de Guamaré, onde a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues entregou ao maestro da banda e demais parceiros uma placa de agradecimento pela participação neste evento que contou com muita diversão para a criançada presente e seus papais, uma energia contagiante que irradiava a beleza de Guamaré naqueles pequenos sorrisos.

V Semana do Bebê é aberta em Guamaré

V Semana do Bebê é aberta em Guamaré

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 5, a abertura solene da V Semana do Bebê, marcando o início oficial do evento, que vai até o dia 12 de outubro em Guamaré.  A Semana do Bebê tem como objetivo a valorização da Primeira Infância, tanto pelo poder público, quanto pela sociedade.

O tema deste ano trabalha: “O Papel da Sociedade na Primeira Infância: A construção da cidadania nos primeiros 1000 dias”. Representando essa fase da vida, a chamada Primeiríssima Infância, o evento teve a presença de Bárbara Morais, representando o período gestacional de 270 dias; a bebê Beatriz Vitória, representou os primeiros 365 dias; e a Bebê Prefeita Maísa Sofia, os primeiros 1000 dias de vida.

Entre as autoridades presentes ao evento que aconteceu na Câmara Municipal, estava o Prefeito Municipal Hélio Willamy, a vice-prefeita Iracema Morais, a Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, a Secretária de Educação, Cinthya Katterinny, a Secretária de Esporte, Larissa Mayara e a representante da Secretaria de Saúde, a Secretária Adjunta Rezuleide Morais. Além deles, o Poder Legislativo esteve representado com as presenças do vereadores Edinor Albuquerque, que representou a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e o vereador Carlos Câmara.

Ainda na solenidade, foram apresentadas também ao público a mãe do Bebê Prefeito 2016, Micilene Pedro, e o Bebê Prefeito, Thalles Miguel, e a palestrante Lígia Cabral, e a coordenadora da REPI/RN, Edna Fernandes. Antes de começar sua apresentação, a Secretária Marisa Rodrigues pediu um minuto de silêncio em memória das crianças mortas na tragédia de Janaúba/MG, que segundo destacou: “representam a vida e tudo aquilo pelo qual o município vem trabalhando”.

Marisa lamentou o acontecimento, junto aos presentes, mas enfatizou diversas vezes que essa luta não pode parar. Assim, apresentou a trajetória das cinco Semanas do Bebê já realizadas no município de Guamaré, destacando que os temas seguem uma linha lógica, desde seu início. Com a palavra para Lígia Cabral, palestrante magna, ela começou sua fala destacando que a Primeira Infância tem uma simbologia de força, pois uma pequena célula se transforma num ser humano inteiro.

Lígia Cabral também ficou muito feliz com a presença dos bebês prefeitos, e disse que na cidade de Canela/RS, onde começou a Semana do Bebê no Brasil e da qual ela teve a honra de participar, encontrou bebês prefeitos com 18 anos, que nasceram e cresceram na cidade, tornando-se cidadãos com oportunidades de progredir e contribuir para a sociedade. Ela disse ainda que enxergou em Guamaré essa mesma possibilidade.

Após sua apresentação e considerações finais, a palestrante relatou que via a cidade de Guamaré como “o bater de asas de uma borboleta, que tem a capacidade de mudar todos os aspectos da natureza em prol da infância”. Finalizadas as apresentações, o Prefeito Hélio Willamy agradeceu aos Secretários e convidados, intitulando a ele e seu governo que será lembrado como o  “Prefeito da Criança”. Hélio agradeceu os elogios, mas disse que preferiria deixar esse reconhecimento para cidade de Guamaré.

O chefe do executivo enfatizou também que tinha em sua gestão o hábito de “descentralizar centralizando”. O conceito foi explicado pelo Prefeito como o ato de dar autonomia aos seus Secretários, ao mesmo tempo que cobra os resultados. “Tenho muito orgulho de ser o primeiro Prefeito de Guamaré a conquistar o Selo Unicef, pois assim tenho a certeza que o meu compromisso com a primeira infância está sendo voltado para cada cidadão Guamaraense, que ao ter o desejo de construir sua família, já recebe os atendimentos básicos e essenciais para que os seus filhos sejam bem cuidados em nossas políticas públicas”, disse, destacando que o seu governo está garantindo os direitos em todas as  políticas públicas na primeira infância”.

O prefeito finalizou suas palavras em tom de emoção, agradecendo a presença dos convidados, concluindo sua fala, deixando uma frase para reflexão: “Tudo que se sonha com amor pode se conseguir”. Hélio conclamou a todos para voltarem a ser crianças e sonhar nesta V Semana do Bebê.

Milena Modas - Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp