Browsed by
Day: 9 de outubro de 2017

Blitz do Bebê movimenta a população em prol da infância

Blitz do Bebê movimenta a população em prol da infância

A Blitz do Bebê realizada simultaneamente no Centro e Baixa do Meio através da Secretaria de Assistência Social – CRAS, SCFV, CREAS, Alta Complexidade, Agentes Comunitários de Saúde, Adolescentes do NUCA  com o tema “Cuide das crianças no trânsito”.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09), das 08h as 10h, com a finalidade de sensibilizar, mobilizar e comunicar a população para refletir sobre a importância da Semana do Bebê no município de Guamaré.

Outro momento importante foi à participação da equipe do DETRAN na RN 401 na entrada da cidade em Guamaré,  e da PRF na BR 406 em Baixa do Meio, nas orientações acerca dos cuidados no trânsito no qual teve uma grande aceitação da população.

Segundo a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, essa V Edição da Semana do Bebê comprova definitivamente a adesão da população, todos envolvidos nos cuidados da primeira infância, estamos plantando o futuro dos nossos Bebês.

Semana do Bebê fortalecendo valores e vínculos com a brincadeira

Semana do Bebê fortalecendo valores e vínculos com a brincadeira

A atividade “Fortalecendo Valores e Vínculos com a Brincadeira” aconteceu em forma de oficinas simultâneas alusivas a V Semana do Bebê, que foi realizada neste Domingo (08), das 15h00min às 17h30min na Escola Municipal Antônio Theodorico que fica localizada em Salina da Cruz e no Assentamento Santa Maria III, na Unidade Básica de Saúde- UBS da comunidade, ambas contou com um público de pessoas, incluindo crianças de 0 a 6 anos de idade, mães, técnicos (as) e palestrantes.

A realização da atividade foi da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Sociais – CRAS Centro e Baixa do Meio, que contou com a contribuição e envolvimento dos seus profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

As oficinas tiveram como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades lúdicas que estimularam a cooperação, solidariedade e respeito mutuo, voltadas para faixas etárias especificas: Oficina “o Cantinho Lúdico” (até dois anos); Oficina “Expressão da Infância” (entre três e quatro anos) com desenho e pintura; Oficina “Circuito de Cooperação e Solidariedade” (entre cinco e seis anos).

1º OFICINA- CANTINHO LÚDICO: A ÚNICA REGRA É SE DIVERTIR

O cantinho lúdico refere-se um lugar planejado especialmente para crianças de 0 a 2 anos de idade, dos quais elas possam brincar com seus pais ou responsáveis, afim de estimular o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Na ocasião foram disponibilizados brinquedos voltados para a estimulação sensorial, com sons e diferentes texturas que estimulem os sentidos.

2º OFICINA A EXPRESSÃO DA INFÂNCIA: DESENHOS

Essa oficina traz como principal atividade o desenho, por crianças com faixa etária de 3 a 4 anos de idade. Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade por ela vivenciada. Estimulando a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumento da capacidade de concentração e expressão das crianças.

3º CIRCUITO: CONSTRUINDO VALORES E VÍNCULOS ATRAVÉS DOS JOGOS

Esta atividade foi planejado para crianças na primeira infância com faixa etária de 5 a 6 anos de idade, com intuito de desenvolver através do jogo que envolve confiança no outro para superação de desafios e riscos. Dessa experiência surgem as regras de convivência e de organização. O jogo se constitui, portanto um espaço privilegiado de diálogo e interação, com ricas possibilidades de administração dos conflitos, estabelecendo uma diferença entre jogo e brincadeira, pois o jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira é um jogo sem regras.

A oficina tem por objetivo proporcionar as crianças momentos de descobertas de um mundo cheio de cores, formas, linhas, sentimentos e imaginação.

MOMENTO DA PALESTRA

Além das oficinas, também aconteceu para os pais e responsáveis das crianças, Palestras com a temática sobre o “Fortalecimento de Vínculos Familiares” Pensando em integrar a participação das mães também nas atividades, uma vez que é a família que interage diretamente com a criança e influencia na formação da personalidade, de seus conceitos, pois são os primeiros a contribuir positivo ou negativamente, e que acompanham por muito tempo seu percurso, foi disponibilizado um espaço para que enquanto as crianças estavam nas oficinas, às mães, pais e responsáveis estavam assistindo uma palestra, sob o tema: ‘’Os cuidados com a primeira infância, no âmbito familiar’’, ministrada no Assentamento Santa Maria III pelo palestrante: Excelentíssimo Me. Nilo Ferreira Pinto Júnior, advogado, filósofo, escritor, professor universitário, Mestre em Direito, ex- juiz do Tribunal Regional Eleitoral-TRE do Rio Grande do Norte e em Salina da Cruz, realizada pelos Ministros da Comunhão Eucarística e Agentes Missionários a Evangelização de Casais e Jovens: Emerson José Alves Cortez (Contador, Coordenador de Projetos da Fundação do RN) e Keyla Cristiane da S. Teodósio (Oficial de Justiça do RN).

Veja mais fotos das atividades realizadas na Escola Municipal Professor Antônio Theodorico, fica localizado em Salina da Cruz e no Assentamento Santa Maria III, na Unidade Básica de Saúde- UBS.

Câmara realizará Audiência Pública para discutir sobre a Crise Hídrica que afeta o município

Câmara realizará Audiência Pública para discutir sobre a Crise Hídrica que afeta o município

A Câmara Municipal de Vereadores realizará hoje (09), às 13h30min Audiência Pública para tratar da crise hídrica que afeta o município de Guamaré, e a deficiência no sistema de abastecimento de água da CAERN.

O residente da Câmara Municipal, Emilson Borda da Cunha (LULA), convidou para a audiência representante da sociedade civil, representantes de entidades locais, empresários e representantes do poder público.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp