Browsed by
Month: outubro 2017

Sessão da Câmara: “O orgulho divide os homens, a humildade une-os”. Henri Lacordaire

Sessão da Câmara: “O orgulho divide os homens, a humildade une-os”. Henri Lacordaire

Dou um doce de coco para aquele leitor que conseguir descobrir qual a pessoal que o vereador Gustavo Santiago, colocou sua mão em seu ombro, conforme registro de nossas lentes?

A prosa durou poucos minutos, mais o suficiente para eu usar como empréstimo a frase de Henri Lacordaire “O orgulho divide os homens, a humildade une-os”. O gesto de humildade dos dois muito me chamou atenção e o portal vai revelar em postagem com formação de opinião.

Sessão Ordinária

Um pouco de tudo aconteceu na sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Vereadores. Dois Edils usaram a tribuna, o vereador Edinor Albuquerque e Gustavo Santiago, sendo que em sua fala, Gustavo fez duras criticas a Secretaria Municipal de Turismo.

Já o vereador Edinor Albuquerque, falou da devolução da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC)  para a Diretoria de Exploração & Produção que passará a se chamar “Ativo Industrial de Guamaré“.

A sessão contou com um bom público no plenário, e teve a presença unanime dos nove vereadores. No tempo regimental, os vereadores se pronunciaram sobre requerimentos e reivindicação feitas pelo o povo, sendo cada um a voz da população.

Francisca do Camarão, por exemplo, disse que iria protocolar um requerimento para construção de uma fabrica pra gerar empregos para o povo, e pediu ajuda dos seus pares para que este projeto fosse concretizado.

Nossas lentes registraram na câmara inimigos políticos se cumprimentando com apertos de mãos, abraços, conversa ao pé do ouvido, e sorrisos largos. Hoje pelos menos, o clima na casa do povo estava em paz, tudo conspira que entrou em recesso a arena de gladiadores.

Aguarde o resume da sessão ordinária desta terça-feira.

Restaurante Popular: “O melhor tempero da comida é a fome” Cícero

Restaurante Popular: “O melhor tempero da comida é a fome” Cícero

Hoje, dia (31), numa visita de rotina a comunidade em Baixa do Meio, resolvi visitar o restaurante popular, e almocei junto com a população. Oportunidade que tive de ouvir algumas pessoas que usa o serviço de refeição oferecido pela Prefeitura Municipal de Guamaré.

Comprovamos que o RESTAURANTE POPULAR continua oferendo uma alimentação saudável, buscando ampliar a oferta de refeições aos trabalhadores urbanos, e rurais desempregados, e à população de baixa renda, garantindo o direito humano a uma alimentação adequada na gestão do prefeito Hélio Willamy.

Confesso… Sai do local muito feliz, porque constatei de perto a felicidade das pessoas de todas as idades, alegria esta, estampadas com gestos, dando sinal de positivo, e com um sorriso no olhar. O restaurante era um clamor do povo, um anseio da população, em especial, dos menos favorecidos, que utilizam esse benefício que é um direito da sociedade.

Segundo a nutricionista da empresa Barbara, “o cardápio do almoço do dia seguinte é sempre divulgado no dia anterior, a montagem é pensada para todos os dias da semana, com objetivo de adquirir os alimentos que serão necessários. Hoje, foi oferecido arroz, cuscuz, feijão, carne, peixe, salada de verduras, acompanhado com um copo de suco, de 200 ml, e uma sobremesa”. Concluiu

O prefeito Hélio Willamy mantém uma conquista do povo com o RESTAURANTE POPULAR,  atendendo 570 pessoas por dia ao custo de 1 real na comunidade de Baixa do Meio. Outro restaurante foi instalado no distrito de Salina da Cruz, cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente com o mesmo cardápio e qualidade dos serviços. Ao todo, são 870 pessoas atendidas com refeição de qualidade ao custo de 1 real.

Nota do Blog: Instituído pela Lei Municipal n°. 539/2011, o programa “Programa Especial de Segurança e Suplementação Alimentar – PRESSA” tem por finalidade garantir o fornecimento de alimentos saudáveis, em quantidade suficiente, à população em risco social e econômico e àqueles inseridos abaixo da linha de pobreza, reduzindo o número de pessoas em situação de insegurança alimentar, em sintonia com as politicas públicas instituídas pelo Governo Federal e Estadual.

O Restaurante Popular têm como objetivo principal o fornecimento de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas e originadas de processos seguros, servidas em local confortável e de fácil acesso, tendo como principais beneficiários pessoas de baixa renda que se encontra em situação de insegurança alimentar.

O governo vem atendendo todas as exigências do órgão fiscalizador do estado, realizando modificações e investimento para melhor servir a população. Além do fornecimento de refeições, o local onde o Restaurante Popular encontra-se instalado, serve também para a promoção de diversas atividades de interesse da sociedade, tais como, reuniões, comemorações, cursos de culinária saudável e outros eventos.

População reage contra publicação do secretário de segurança nas redes sociais referente a Erinaldo de Silvone

População reage contra publicação do secretário de segurança nas redes sociais referente a Erinaldo de Silvone

Mais uma publicação INFELIZ nas redes sociais feita pelo o atual Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Francisco Gomes (COCÓ), é repudiada pela população de forma contrária, gerando revolta, aqueles que ainda tinham esperança de dias melhores para a pasta da segurança.

Clique aqui e relembre a postagem:

Erinaldo joga a tolha e pede pra sair da Defesa Civil

Após a publicação referente à saída de Erinaldo de Silvone, do departamento da Defesa Civil, que é subordinada a pasta da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, de logo o secretário se manifestou, reagindo e se desfazendo de forma irônica do servidor publico, publicando uma frase que repercutiu mal no meio familiar e social.

Veja aqui a frase postada por COCÓ:

Todos sabem que a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social não é um setor privado, mas desde que assumiu o atual secretário faz da pasta ser, conforme já divulgado aqui no portal.

COCÓ afirma com muita segurança, “DEFESA CIVIL E QUE NEM O BOPE QUEM NÃO AGUENTA PEDE PRA SAI”. O poder de fogo do secretário tem assustado aliados e amigos do gestor, pois em vez dele trabalhar para aproximar o povo do governo, ele tem se feito de vitima, e afastado o povo do prefeito com suas atitudes impensadas, ou talvez seja até de proposito.

O secretário comparou a Defesa Civil como o BOPE, quem não aguenta pede pra sair. O editor deste canal de noticias esteve na sede da Defesa Civil, localizada no centro da cidade, em busca de notícias, ouvimos servidores, e por lá as coisas não é como o secretário divulgou no facebook. As condições de trabalho dos funcionários não são muito boas, razões que alguns estão de mala pronta pra sair também por falta de gestão na pasta.

Só pra o leitor ter uma ideia, por exemplo, constatamos no local que os agentes da Defesa Civil, não têm um veículo para atender as ocorrências, o bebedor de água, o retroprojetor, birôs, e cadeiras, foram levados do setor sem autorização do prefeito pelo o secretário, ou seja, os agentes estão longe… Muito longe de serem igual ao BOPE. Tudo conspira que o secretário está matando a Defesa Civil aos poucos, acabando e forçando os funcionários a pedir pra sair, por enquanto por lá, eles estão agonizando.

A reação veio a galope, o Bombeiro Moaci Reinaldo, mas conhecido como Moaci de Pipoqueiro, reagiu a mais um comentário INFELIZ do secretário na própria postagem. Moaci considerou Francisco Gomes (COCÓ), como secretário de meia tigela e sem noção, que usa o poder e suas condições financeiras adquirida no serviço público para humilhar e perseguir, muitos servidores pais de família.

Disse ainda que não sabia quem lhe disse que ele entende de segurança, até ágora só se ver na secretaria é muita MOGANGA. Falta lhe competência, coisa que o secretário não tem, e nunca terá. Roda, roda, e não sai do mesmo lugar. O que leva ele ainda permanecer à frente da pasta só DEUS sabe.

Por fim, o Bombeiro Civil, disse que Francisco Gomes, não consegue enganar mais ninguém, e quem quiser saber quem ele é de fato, sugeriu à população perguntar ao ex-prefeito Auricelio Teixeira, a razão que levou Célio numa só canetada a exonerar ele do cargo que ocupava na secretaria de obras.

Reação nas redes sociais da população

De logo, cerca de 220 pessoas curtiram a publicação de Moaci Reinaldo, e teve 6 compartilhamento na postagem. Ou seja. Uma quantidade enorme de pessoas que concordaram com Moaci, e reagiram ao contrário da frase INFELIZ publicada pelo o secretário de segurança, atingindo em cheio um servidor público, um profissional de primeira, uma família inteira, além dos amigos de Erinaldo e Silvone que repudiaram e repudiam a atitude do secretário.

Quem curtiu a publicação concorda

Curtir é um verbo que significa aprovar, gostar. O botão curtir é uma ação que, como o significado da palavra sugere, quer dizer que o usuário gosta daquele conteúdo que está curtindo. O portal abre espaço para o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, Francisco Gomes (COCÓ), se manifestar referente ao assunto, e as razões que o leva a tamanha rejeição popular.

Educação: Alunos passam por simulado da Prova Brasil

Educação: Alunos passam por simulado da Prova Brasil

Secretaria Municipal de Educação de Guamaré, aplicou durante todo mês de outubro simulados on-line da Prova Brasil, para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I e dos 9º anos do Ensino Fundamental II, a fim de estimular a familiaridade com as questões abordadas em Língua Portuguesa e Matemática no provão que vai avaliar a qualidade do ensino em Guamaré.

Segundo informações da pasta, também foram medidos os níveis de acertos dos alunos. “A estatística será usada como termômetro para as questões a serem tratadas posteriormente com os professores na abordagem dos programas nas duas disciplinas”, explicou a secretária de Educação, Cynthia Miranda.

Centro Cirúrgico de Guamaré atinge a marca de 2 mil cirurgias

Centro Cirúrgico de Guamaré atinge a marca de 2 mil cirurgias

Resultado de imagem para guamaré chega a marca de cirurgias

O Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda em Guamaré chegou à marca na ultima sexta-feira (27), de 2 mil cirurgias realizadas. O detalhe é que o nível de intercorrências nesses procedimentos foi de zero por cento.

A intercorrência médica é o termo que define a ocorrência de um evento inesperado em um procedimento médico, que não poderia ser em geral previsto ou alertado ao paciente. A notícia é animadora para toda a equipe médica do Centro Cirúrgico, onde a prefeitura investiu cerca de R$ 500 mil com recursos próprios para equipá-lo.

Desde a sua inauguração, o Centro Cirúrgico tornou-se referência em procedimentos de baixa e média complexidade, não apenas para a cidade, mas para a população dos municípios das regiões do Mato Grande e Salineira que procura pelos serviços. O hospital é o primeiro no setor público do interior potiguar a oferecer esse tipo de atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde computa a média mensal de 160 procedimentos cirúrgicos, divididos nas duas salas que compõem o Centro Cirúrgico. “A nossa gestão investe continuamente nesse serviço, vencendo os desafios com a eficiência da equipe médica e observando os avanços da medicina com as novas tecnologias”, destacou o prefeito Hélio Willamy.

Durante pouco mais de 29 meses em atividade, o Centro Cirúrgico de Guamaré atendeu casos de cirurgias herniorrafias, colecistectomias, histerectomias, ooforectomias, parto por cesariana, cirurgias otorrinolaringológicas, proctológicas, mastológicas, urológicas, dentre outras.

As cirurgias ortopédicas de ombro, joelho, ginecológicas, correção cirúrgica de fraturas e de túnel do carpo também já são feitas na cidade, a exemplo do que acontecem com os casos de indicação cirúrgicas nas áreas ginecologia, cirurgias vasculares e otorrinolaringológicas.

Preocupação: Refinaria Clara Camarão deixa de ser refinaria; o que significa isso, afinal?

Preocupação: Refinaria Clara Camarão deixa de ser refinaria; o que significa isso, afinal?

Chega-me a triste confirmação de que foi oficializada internamente a devolução da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC)  para a Diretoria de Exploração & Produção que passará a se chamar “Ativo Industrial de Guamaré“.

A medida vinha sendo internamente planejada e discutida, com alto grau de discordâncias, e foi objeto de nossa nota do dia 16 de junho de 2016, alertando para as consequências disso para o RN e para o Nordeste.

O que pode parecer apenas uma decisão interna sem maiores consequências, não é.

Esta decisão significa, em poucas palavras, que a Refinaria Potiguar Clara Camarão, do alto de suas sucessivas conquistas de aumento de capacidade, aprimoramentos técnicos, investimentos em expansão e gestão técnica e comercial especializada, deixará de ser considerada uma REFINARIA. Portanto, ficará totalmente excluída do Plano Estratégico e das discussões da Diretoria de Refino e Gás Natural (anteriormente denominada Refino e Abastecimento).

Isso é decretar a morte da nossa refinaria, assim como se decretou recentemente a suspensão das atividades de perfuração terrestre em todo o País e o fechamento da planta de biodiesel de Guamaré – sem que houvesse qualquer entendimento ou conversa com os líderes políticos e empresariais do nosso Estado, que, durante décadas, promoveu, com prioridade, incentivos fiscais, licenças e parcerias sócio-ambientais com a empresa para ajudar a viabilização de seus projetos.

A reboque desta decisão intempestiva, não há como deixar de trazer à pauta estadual a denúncia de que poderão nos tirar a refinaria simplesmente para alegar uma redução de custos que, na verdade, significará mais um retrocesso do investimento da Petrobras no Estado – o maior de todos.

Ao contrário do que se está planejando internamente, o que deveria ser feito é justamente o contrário: a incorporação de todo o Pólo Guamaré à nova Diretoria de Refino e Gás Natural, incluindo as UPGNs e os terminais de despacho e recebimento de produtos. Isso sim, seria medida de eficientização das estruturas logísticas e da gestão dos ativos da empresa no RN. E também indicaria, claramente, um caminho de avanço – e não de retrocesso – dos investimentos e da presença da Petrobras na nossa região.

Jean-Paul Prates

Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte (SEERN)

Animal na pista provoca acidente com viatura da polícia de Guamaré na entrada de Macau

Animal na pista provoca acidente com viatura da polícia de Guamaré na entrada de Macau

Na noite deste domingo (29), uma viatura do destacamento da Policia Militar de Guamaré, colidiu com um animal (cavalo). Os PMs trafegavam pela BR 406, e ao se aproximar da entrada de Macau o animal atravessou a rodovia bateu de frente com a  viatura. Segundo informações, mesmo com o choque os agentes passam bem,  já o animal morreu na hora com o impacto.

Sobrou para o Juiz: Marcos de Maria Preta sai de campo criticado pela a má arbitragem

Sobrou para o Juiz: Marcos de Maria Preta sai de campo criticado pela a má arbitragem

Marcos de Maria Preta sai de campo de cabeça baixa por má arbitragem no clássico.

No futebol, assim como em outras modalidades, todos reconhecem a importância de uma boa arbitragem, mas repudia quando o juiz não é correto em seu trabalho dentro de campo.

No jogo de ontem (29), no estádio Ubajarão, entre a seleção formada pelo o Blog Guamaré em Dia, e a seleção do Brisa do Mar, o Juiz da partida, Marcos de Maria Preta, como é mais conhecido, deixou muito a desejar, ele saiu de campo muito criticado pela má arbitragem.

Costuma-se dizer que, no futebol, o bom árbitro é aquele que não aparece, mas Marcos de Maria Preta fez o oposto nesse fim de semana, virou protagonista do clássico. E o cardápio de insatisfações dos atletas e dos torcedores foi extenso por sua má atuação.

Falta de cartões com as faltas duras não marcadas pelo o juiz, gol mal anulado, dois pênalti não marcado. Foram críticas cheias de ironia ao juiz que era a tão pouco tempo considerado o melhor dos jogos dos veteranos em Guamaré. Há quem afirme que Marcos favoreceu e muito o time de Dedé de Zé Gabi.

Após o apito final, o Juiz, saiu de campo de cabeça baixa, amargando dura rejeição. Talvez com sentimento de culpa de não ter apitado os dois pênaltis claros, que poderia sem duvida ter mudado o resultado do jogo.

Macau: Candidatura de Aladim à Câmara é o primeiro passo para se afastar do prefeito

Macau: Candidatura de Aladim à Câmara é o primeiro passo para se afastar do prefeito

Na política, o prenúncio de um rompimento político se dá quando o aliado A anuncia uma pré-candidatura que de forma alguma está nos planos do aliado B. Este é o quadro que se desenha na cidade de Macau com o anuncio da pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito Rodrigo Aladim. Pode ser esta a forma mais cordial de dizer basta, a uma administração pífio, como a de seu companheiro prefeito.

Aladim sabe que não irá a lugar algum, se continuar apoiando a desastrosa gestão do prefeito Tulio Lemos, a pior já vista no município salineiro.

Pertencentes aos quadros do PSDB, seus laços políticos com o presidente da Assembleia Legislativa o levam a alçar voos mais altos. Rodrigo pretende ser candidato á Câmara Federal em 2018 numa dobradinha com Ezequiel.

Aladim será indicado o coordenador político do partido na região do Vale do Açu. Mas, também sabe que deverá sair quanto antes de perto de Tulio. Éfranciscogomes

Master: Brisa do Mar bate equipe do Blog Guamaré em Dia em jogo polêmico

Master: Brisa do Mar bate equipe do Blog Guamaré em Dia em jogo polêmico

Um jogo de veteranos que mais parecia uma final do campeonato Brasileiro entre Corinthians e Flamengo, assim foi à partida realizada ontem (29), no estádio Ubajarão entre a seleção máster do Blog Guamaré em Dia, comandada pelo o Blogueiro Josivan Dantas, e a seleção de veteranos do Brisa do Mar, comandada por Dedé de Zé Gabi.

O jogo começou agitado e assim permaneceu até o final, porque nas quatro linhas, de tudo que o torcedor possa imaginar aconteceu no duelo. Apesar da disputa acirrada em campo, o primeiro gol só saiu aos 43 minutos. Torreiro entrou na área e foi derrubado, o árbitro do jogo, Marco de Maria Preta, marcou a penalidade, e na cobrança, o prefeito Hélio bateu no canto direito de Crô sem chance de defesa.

O bicho pegou no segundo tempo que foi mais emocionante e disputado, a seleção do Blog mostrou poder de reação com o domínio da bola no meio de campo e no ataque com Eudes e Nilson, mas sofreu o segundo gol com uma falha da defesa, mesmo impedido, Marquinho recebeu de Josias e balançou as redes aumentando o placar. O impedimento não marcado pelo o juiz não alterou a vontade de virar o jogo por parte da seleção do Blog Guamaré em Dia.

Aos 28 minutos, a seleção do Blog diminui o placar com um golaço de Nilson, o homem gol, após receber de bandeja de Eudes. Tudo conspirada para uma virada histórica, se não fosse os inúmeros erros da arbitragem. Apesar da dura marcação no atacante Eudes, o atleta deu o seu melhor e foi considerado o melhor jogador em campo.

Dois pênaltis claros deixaram de serem marcados pelo o juiz, para desespero dos jogadores do Blog Guamaré em Dia, o placar poderia ter sido alterado aos 39 da segunda etapa. Bola trava, impedimentos, reclamações com o juiz, cartões amarelos, gols anulados, de tudo aconteceu no clássico, mas a partida entre as duas equipes terminou 2×1 com gosto de vitória para a seleção do Blog que jogou mais… Jogou um futebol arte.

Após o jogo, os atletas das duas equipes se cumprimentaram, e se confraternizaram num gesto de amizade dentro e fora de campo.

Meio-campo é a posição mais difícil de jogar… Você tem de ter olhos na nuca. Observe o olhar do prefeito, e o toque de calcanhar na bola assistindo Josias, mesmo diante da dura marcação  de dois adversários.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp