Browsed by
Dia: 1 de novembro de 2017

O blogueiro Irineu Candido reza na cartilha “quem disso usa, disso cuida”

O blogueiro Irineu Candido reza na cartilha “quem disso usa, disso cuida”

Famoso por não medir o que fala ou achar que na base de ameaças e indiretas cala as pessoas, o blogueiro Irineu Cândido usou das mais frágeis armas para se defender de problemas que ele enfrenta com a Justiça, optando pelo ataque a esse blogueiro, com acusações levianas e irresponsáveis.

Diferente de Irineu, este blogueiro não é citado em matérias do site do Ministério Público estadual, onde diz trecho: “… O grupo, composto por servidores públicos municipais e empresários locais, desviou dinheiro público através da contratação de bandas para as festas juninas do ano de 2012…”Entre os envolvidos nesta denúncia do MP ajuizada na Comarca de Macau, está o servidor público municipal, Irineu Cândido de Souza Júnior.

Outro trecho da reportagem diz: “As 11 denúncias foram oferecidas após o fim das investigações do Inquérito Civil nº 098/2014. De acordo com a denúncia, o grupo contratou sem licitação 15 bandas de forró para as festividades do São João em 2012, com valores superfaturados”. Então meus amigos, segundo o próprio MP, Irineu e seus comparsas respondem pelos crimes de formação de quadrilha e desvio de dinheiro público da Prefeitura de Macau/RN, que totalizam o valor de R$ 371.331,11.

Pois bem…

Desinformado, o blogueiro usou o rádio na manhã de hoje para faltar com a verdade, quando afirmou  que eu tenho benefícios na Prefeitura de Guamaré, não sabendo ele que este blogueiro é servidor efetivo deste município, sem qualquer outra vantagem, que onere a prefeitura, assim como acontece com a minha esposa. Sem se preocupar com a verdade, Irineu mente também ao afirmar que até a minha sogra trabalha na Prefeitura de Guamaré. Menos, Irineu, mentir é feio.

Quanto ao meu vínculo com os prefeitos Hélio e Tulio. Quem conhece a linha editorial do Blog Guamaré em Dia, sabe que não me dobro a caprichos de ninguém. Cobro quando tenho que cobrar, critico quando necessário e aplaudo o que é certo, basta olhar as últimas postagens deste expediente on line, o que naturalmente não faria se fosse “usado” ou “comprado” por políticos como fui acusado levianamente pelo blogueiro e radialista.

Sobre a gestão de Guamaré, não escondo de ninguém, primeiramente a minha admiração e amizade com o prefeito Hélio, como também o meu contentamento pelo número de acertos do seu governo nesses quase 60 meses, que se supera grandemente as falhas e erros comuns a qualquer governo, nas mais diversas esferas de poder.

Irineu também foi outra vez leviano, ao afirmar que eu e o blog Guamaré em Dia “estaria a serviço da família Tetéo Lemos”. Sou eleitor em Guamaré, não tenho aliança com Tulio e como uma boa parcela dos macauenses, também estou descontente com os erros iniciais de sua gestão, embora continue acreditando que ele possa dar a volta por cima e mudar definitivamente a imagem de Macau, marcada por escândalos nas páginas policiais, onde o blogueiro Irineu aparece como protagonista em pelo menos 11 denúncias do Ministério Público, basta consultar as reportagens que trazem a tona escândalos de superfaturamento de bandas em um passado não muito distante.

O Blog Guamaré em Dia não se sustenta em chantagens, troca de favores ou pela venda do silêncio, em detrimento do grito do povo, práticas que talvez Irineu desconheça, basta consultar o arquivo on line do seu Blog e tirar as conclusões pelos ataques, calúnias e afagos que ele fez ao seu padrinho político Flávio Veras, o que não foi diferente no governo de Kerginaldo Pinto, quando este usava o seu blog para externar sua insatisfações e mandar recado de vereadores descontentes em dado momento, depois recuava, bastava ter uma conversa de pé de ouvido com o gestor. Macau sabe do que estou falando, os ex-prefeitos citados, idem.

Minha vida é aberta, o Ministério Público sabe de cada passo que dei nas funções públicas que desempenhei e desempenho hoje, na condição de servidor efetivo da Prefeitura de Guamaré. Ando na cidade que me adotou como filho de cabeça erguida, sem fugir das instituições que fiscalizam o erário público. Não é Josivan Dantas o blogueiro da região, acusado e investigado de negociar propina com empresários de bandas de Natal e região em festas de são João e carnaval.

Blogueiro Irineu, meu patrimônio é totalmente declarado à Receita Federal, fruto também do resultado do Blog que administro com minha família. Trabalho duro, desde muito cedo, e atualmente o que não falta é trabalho, graças a Deus. Sou feliz e realizado e me dedico com afinco a todos, sem precisar ser subserviente a quem quer que seja. Sobre a sua irresponsável ilação de que tenho benesses do governo Hélio, também é de fácil o senhor comprovar, basta perder um pouco do seu tempo, quando não estiver nos cós das calças do vereador LULA em Guamaré, para consultar o Portal da Transparência.

Sobre a acusação que Irineu relatou, que a vereadora Diva disse que pratiquei quando trabalhei na área da Petrobras “Polo Guamaré”, que eu SUBTRAÍ material de serviços quando trabalhava na área da Petrobras, fato que me fez perder meu empego e possui PROIBIÇÃO EXPRESSA de não adentrar em qualquer espaço da Petrobras, você mente grosseiramente, e tenta jogar a vereadora Diva Araújo contra este blogueiro, coisa que não vai conseguir.

Por Diva Araújo e seu filho Hudson, eu tenho grande apreço, DEUS sabe disto, que eu só tenho feito o bem, e tento preservar a amizade. O que a vereadora Diva falou naquele momento na câmara, entendi que foi no calor do clima politico, e o portal noticiava em tempo real os acontecimentos da politica que agradava a uns e a outros não, faz parte na politica de Guamaré.

Que fiquem claro… O que houve na Petrobras não foi como o blogueiro e radialista prega e acusa levianamente. O que houve de fato, vou esclarecer mais uma vez aqui neste canal de noticias, não para você Irineu, mais para os milhares de leitores, que tiram um pouco de seu tempo para ler as noticias do blog. O que aconteceu está registrado em BO “Boletim de Ocorrência da Petrobras”, e há testemunhas, a saber:

Como Coordenador Operacional da empresa Marines, enviei da base do “Polo Guamaré”, para a Base de Alto do Rodrigues, uma partilheira de ferro e um sofá usado para colocar no escritório. O material foi todo documentado antes de embarcar, até porque quem trabalhar na área da Petrobras, sabe o rigor e apolítica de segurança da estatal.

O material não tinha etiqueta de patrimônio da Petrobras, e estava na área que foi destinada a empresa Marines, e eu não enviei este material para minha casa em Guamaré, onde resido e moro até hoje, e sim para uma base em Alto do Rodrigues.

Como já havia uma articulação para me tirar da frente da coordenação, devido as mudanças que eu estava realizando no setor, isto incomodou alguns funcionários da mesma empresa que eu prestava o serviço, e alguns sem mostrar o rosto, revolveram me denunciar para me desarticular e tirar da frente da coordenação operacional.

A Petrobras recebeu a denuncia, apurou e cumpriu seu papel, a BR foi até a base de Alto do Rodrigues, e constatou que o material não era da empresa Marines, e sim da Petrobras. Por esta razão, ou pelo o meu erro administrativo, o fiscal não perdoou, e resolveu usar a politica da empresa, solicitou ao meu chefe a saída do contrato por este erro que eu cometi sem má intenção.

Um ano depois, voltei a trabalhar na mesma base “Polo Guamaré”, conforme consta na minha carteira de trabalho (CTPS), já em outro contrato, agora como gerente operacional, e só sai de lá do “Polo Guamaré”, apenas para assumir o concurso público que foi aprovado nas primeiras colocações, e estou até hoje na Prefeitura Municipal de Guamaré, cumprindo meu expediente todos os dias, como sempre fiz.

Aproveito o momento, para autorizar a Petrobras “Polo Guamaré”, emitir copia do BO “Boletim de Ocorrência”, a quem interessar para esclarecimento e devidos fins. A razão de ter voltado a trabalhar na mesma unidade “Polo Guamaré”, deixa claro que não cometi nenhum crime que pudesse ser condenado, e sim, um erro humano.

Tenho em posse todas as certidões que um cidadão de bem precisa para provar em qualquer espera do país minha conduta moral profissional. No dia que eu errar, por maior que seja este erro, terei a humildade de pedir publicamente perdão a DEUS, a minha família, aos meus amigos e a sociedade. Sou um ser humano igual a todos, que vive de acertos e erros, mas eu trabalho dia e noite para errar pouco e acertar mais.

Por fim, percebo que no seu destempero emocional e na ânsia para se defender, o senhor Irineu, falou de um caso que corre em segredo de justiça, passando por cima de uma relação extra conjugal, onde se atreveu a subestimar a inteligência do leitor-ouvinte, ao tentar confundir imparcialidade com irresponsabilidade. Ora, quem cobra tanto de agentes políticos no Guamaré em Dia, não pode criticar um colega de profissão, quando este fizer qualquer crítica, a quem quer que seja, desde que esta venha respaldada de fatos e da verdade.

Menos Irineu, Macau lhe conhece.

Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar serão reaberta em Baixa do Meio

Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar serão reaberta em Baixa do Meio

A Base Integrada de Segurança – BISP, localizada na comunidade de Baixa do Meio, será reaberta nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Segurança, e Defesa Patrimonial, que tem a frente da pasta, Francisco Gomes (COCO). Pelo menos, esta é a informação que chega até o portal.

A Base Integrada é administrada pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, uma unidade que passará a ser aberta 24 horas por dia para atender a população, prestando relevantes serviços ao povo da comunidade.

A Base Integrada tinha sido fechada pela própria Secretaria de Segurança, e Defesa Patrimonial, por  falta de viaturas, e melhores condições de trabalho. O fato  estavam levando os GMs lotados naquela unidade, há passar o dia inteiro sem fazer absolutamente nada, cumprindo apenas o plantão de 24h.

Sem alternativas, os GMs que prestavam serviço na UNIDADE, foram transferidos para a sede em Guamaré, levando a comunidade de Baixa do Meio a ser penalizada com a ausência dos guerreiros para servir a população. Mas como disse no preambulo, a segurança no município ficará mais forte no distrito de Baixa do Meio, com a Guarda Municipal presente na BASE – BISP. No distrito reside cerca de seis mil habitantes.

O prédio da prefeitura funciona também como posto policial, e funciona como uma base integrada, onde acomoda a Guarda Municipal. A BISP atende o distrito de Baixa do Meio, Santa Paz, Santa Maria III, Encruzilhada, Umarizeiro e demais comunidades próximas, com o patrulhamento ostensivo e preventivo.

É motivo de festa, o portal irá entrar em contato com o Secretário de Segurança, e Defesa Patrimonial, e com o Comandante do Destacamento Policial de Guamaré, Subtenente Luiz Carlos de Souza, para saber o dia da reabertura, e consequentemente será aqui neste canal de noticia informada a população.

Igreja Hz
“Minha Casa Minha Vida, pra mim, é alegria e felicidade” disse Seu Osvaldo

“Minha Casa Minha Vida, pra mim, é alegria e felicidade” disse Seu Osvaldo

“Livre do aluguel, Osvaldo foi mais um beneficiado pelo programa de habitação da Prefeitura Municipal de Guamaré”

Francisco Osvaldo do Nascimento Filho (46), é uma dos personagens reais da história de mudança de vida, promovida pelo programa habitacional da prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social. Ele se emociona ao lembrar o que significa a casa própria na vida da sua família.

“Foi muita alegria ao receber as chaves da minha casa, eu não tenho como contar. Só mesmo quem já recebeu é que sabe e que realmente quem precisava. A gente vivia de aluguel há dez anos, eu, minha esposa, e meus dois filhos. Tinha dia que o aluguel chegava pra pagar e a gente não tinha dinheiro. Só eu botar minha cabeça no travesseiro e saber que minha esposa não vai mais estar preocupada, perder noite em saber que não vai pagar aluguel, pra mim, é tudo”. Agora, sem precisar se preocupar com o aluguel, ele pretende investir nos estudos dos meus filhos. “Minha Casa Minha Vida, pra mim, é alegria e felicidade”. Concluiu Osvaldo.

O governo do Prefeito Hélio Willamy, entregou mais de 500 casas habitacionais, a família de baixa renda, cadastradas no aluguel social, através do Programa de Interesse Habitacional. Todo cidadão tem o direito a casa própria, quem não foi atendido agora, terá a oportunidade de ser beneficiado no governo que trabalha com a meta de zerar o déficit na habitação em Guamaré e Baixa do Meio.

Na entrega das casas, o prefeito Hélio Willamy teve o olhar para todos, não usou a bandeira partidária, mas a Lei e o coração, sem fazer a acepção de pessoas. Por estas e outras razões, o governo vem conseguindo a simpatia, e o respeito até de seus adversários.

“Política é como nuvem. Você olha e ela estar de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Magalhães Pinto

“Política é como nuvem. Você olha e ela estar de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Magalhães Pinto

Conhecidos por poucos como ferrenhos inimigos politico desde a última eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Guamaré, que fez do vereador Emilson de Borba Cunha (LULA), presidente do poder legislativo. O passado de amizade e conquistas entre Ex-Procurador e Advogado, Mauro Gusmão Rebouças, e o vereador da oposição Gustavo Santiago, o credenciam a escreverem uma nova história para o desenvolvimento da Câmara Municipal e do município de Guamaré.

O que nossas lentes registraram na tarde desta terça-feira (31), no plenário da Câmara Municipal, foram dois oponentes políticos se cumprimentando, aperto de mão, abraço, e um sorriso largo dos dois (foto). Adversários, Gustavo e Gusmão podem até serem, mas inimigos jamais.

Gustavo Santiago é uma liderança da oposição na câmara, e o advogado Mauro Rebouças, presta serviço de assessoria jurídica no Gabinete do Vereador Eudes Miranda. A boa prosa durou poucos minutos, mas o suficiente para uma demonstração de respeito um para com o outro.

O sorriso da imagem não foi falso, muito menos inventado, foi natural, eles se olharam no olho, e se me língua não se queimar, eu posso afirmar sem titubear que a alegria de Gustavo e Gusmão (GG), foi mais de saudade dos bons momentos vividos do que apenas um reencontro.

Igreja Hz
Ponto Eletrônico: O Blog não é um mural de lamentações, mas aqui sua voz é ouvida

Ponto Eletrônico: O Blog não é um mural de lamentações, mas aqui sua voz é ouvida

Resultado de imagem para ponto eletrônico Guamaréservidores fantasmas

É fato publico que no ultimo dia 20 de outubro de 2017, o blog publicou uma postagem sobre o registro do ponto biométrico.  A notícia vinculada foi terrível para aqueles que querem ganhar sem trabalhar, e uma boa para quem de fato trabalha.

Clique aqui e relembre:

http://www.guamareemdia.com/ponto-eletronico-o-inimigo-no-1-de-quem-quer-ganhar-sem-trabalhar-e-o-melhor-amigo-de-quem-trabalha/

Pois bem…

Após a publicação, o blog pediu para os servidores denunciarem quem consta na folha de pagamento, e não aparece pra trabalhar. Foi garantido o sigilo absurdo das informações, por entender que não é justo o servidor prestar seu expediente, e ver outro funcionário no mesmo setor sem prestar seu serviço, e ainda ganhar o salario no final do mês.

Acreditem se quiser… Pouco menos de 15 dias, o portal recebeu nada mais, nada menos do que inúmeras denuncias, de funcionários que insistem em bulhar a Lei. Este canal de noticias foi usado como mural de lamentações de muitos servidores que pensam igual ao portal, e que resolveram indicar nome, função e salario, daqueles que infelizmente gosta de dar uma escapadinha, acobertados por seu chefe.

O controle de pagamento do salário do servidor público por impressão digital da frequência dos servidores públicos, implantado pela Prefeitura Municipal de Guamaré, passou a ser um grande aliado da atual administração, dos funcionários, da população e do Ministério Público, diante das denuncias que chegam aquele órgão ministerial.

O sistema proíbe regalias

Primeiro, por impedir através do sistema o pagamento a profissionais por plantões, horas extras, gratificações, dentre outras vantagens que não eram feitos, mas apadrinhado ao servidor muitas das vezes pelo o chefe do setor, ou mesmo pelo próprio secretário.

Hoje, 1º de novembro de 2017, iniciando o mês, recomendamos a todos os servidores, sejam estes, de cargos comissionados, efetivos ou contratados, que cumpram seu expediente na integra, e comprove através do ponto eletrônico que você não é um servidor fantasma, o ponto eletrônico lhe assegura sua presença em seu local de trabalho para cumprir suas 40 horas diárias ou seu plantão de 24 horas.

Ainda existem falhas

Constatamos que poucas secretarias e departamentos o ponto eletrônico ainda não está sendo usado. Não por falta do equipamento Instalado, mas por falta de interesse do secretário da pasta de colocar para funcionar. Por exemplo, na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, a folha de pagamento do mês de outubro é de assustar, teve Guarda Municipal que recebeu plantões, horas extras e gratificações, e segundo a denuncia faz tempo que este não aparece na base. Não é justo atitudes como estas, relevou o denunciante.

O ponto eletrônico deveria ser um marco na pasta da Secretaria Municipal de Educação, acabará com os vícios antigos de professores faltosos em sala de aula, como por exemplo, na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré, e Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva, em Baixa do Meio, ainda também não está funcionando. Cada professor deveria receber seu pagamento por hora aula dado em sala de aula, com isto ganha o aluno, o pai do aluno e a educação do município, mas infelizmente ainda não está acontecendo.

O ponto eletrônico foi instalado para ser usado, não podemos jamais cometer o mesmo erro que a Câmara Municipal de Vereadores, vem cometendo desde janeiro deste ano. O equipamento instalado lá no legislativo serve somente de enfeite para 90 (noventa), servidores nomeados conforme consta na folha de pagamento. Para o portal é impossível todos estes servidores dá seu expediente no legislativo.

Com a implantação do Ponto Eletrônico nas repartições públicas por parte da Prefeitura Municipal de Guamaré, o governo avança na política de profissionalização da administração Pública.

Você servidor público que trabalha, pode continuar ajudando e muito seu município a crescer, denunciando aqueles servidores que consta na lista de funcionários de seu setor, e que não quer trabalhar, mas quer ganhar.

Denuncie através do Whats App do portal (84) 981655460 – Ou através do email: [email protected]  com nome, função e foto, que sua identidade será mantida em absoluto sigilo. Sua denuncia será encaminhada a justiça.

Melanina  - Loja Natália - Hz
“O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?” Jornalista Viana

“O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?” Jornalista Viana

Os manuais de jornalismo recomendam cautela com divulgação de fatos. Antes de dar o furo, é preciso checar antes as informações, sob risco de prestar um desserviço à opinião pública. E ainda por cima, responder pelas consequências e pagar um preço que não se mede nas esferas judiciais.

É preciso ter muito cuidado com publicações em jornais, blogs e redes sociais por parte de alguns moderadores. Faz-se necessário, antes de quaisquer publicações, ter subsídios com dados reais e a fonte da informação para não cair em descrédito.

Pois bem…

Não costumo falar de blogueiro, até porque sou um, escolhi ser um formador de opinião, embora muitos blogueiros não tem me poupado, e falado mal de mim,  na maioria das vezes atendendo seus líderes políticos, que não aceitam criticas, embora sejam estas construtivas.

Faz parte da profissão… Desde que criamos este espaço, o moderador do blog já foi alvo de inúmeros ataques por parte de políticos, presidentes de sindicatos, empresários irresponsáveis, dentre outros que não aceitam a crítica construtiva e reagem de forma brusca e covarde.

Tenho diariamente navegado nas redes sociais e me deparado com cada publicação que merece destaque, em especial, as publicações do blogueiro de Macau Irineu Cândido, muito conhecido na Terra das Salinas, por ser polêmico e sua coragem de enfrentar a justiça.

Irineu é moderador do Blog Cidade do Sal, apresenta um programa diário na rádio 94 FM de Macau. Tudo leva a crê que ele criou seu espaço, somente para atacar os gestores da região que não aderem as suas investidas de acomodação, usando seu expediente que deveria ser a serviço do povo e para o povo, para atacar muita gente, onde na sua extensa lista não poupa políticos e pessoas de bem.

Irineu Cândido tem tido ultimamente memória curta, quando esquece da frase do jornalista Viana ao dizer: “O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?”

A saber…

A vida do blogueiro Irineu Cândido que cobre o expediente da Câmara Municipal de Guamaré, pode se complicar a qualquer momento. Citado em denúncia do Ministério Público por suposto desvio de recursos públicos em festas juninas de Macau, o blogueiro agora corre o risco de ser preso por crime de estupro, praticado contra uma menor de idade.

A ação penal que apura o crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA corre em segredo de justiça. O processo se arrasta desde 2013, por meio do inquérito policial Nº 062/2013, registrado na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau e já está concluso para sentença do juiz. O desfecho do caso é aguardado com muita expectativa por familiares da vítima T. N. do N. G. e pelos órgãos de proteção ao menor no município de Macau.

Um fato curioso e controverso nesta história é que mesmo com a imagem manchada em 14 processos, de acordo com consulta que o blog fez ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Irineu usa de seu blog e dos microfones de uma Rádio FM para perseguir, denegrir e caluniar políticos que não se rendem as suas investidas, esquecendo a sua própria ficha criminal, manchada inclusive com processo de crime de estupro de vulnerável.

Por fim, o que se percebe em suas publicações que é o blogueiro não tem sido imparcial em suas postagens, pois ele tem feito vista grossa aos atos absurdos com o dinheiro público da própria Câmara Municipal de Guamaré, onde ele, Irineu Cândido é aliado do presidente da CASA, Emilson de Borba Cunha (LULA).

O povo sabe que o portal Guamaré em Dia tem aplaudido quando merece e criticado, quando se faz por merecer, seja no legislativo como no executivo. Tudo com muita responsabilidade e ética, afinal, os manuais de jornalismo recomendam cautela… Muita cautela com a divulgação dos fatos.

Sugerimos que o blogueiro em vez de perseguir, denegrir e caluniar políticos, procure usar seu blog e a rádio 94 FM, para divulgar ações da Câmara Municipal de Guamaré, se de fato existir, informe onde estão sendo aplicados os R$: 24 milhões para ser gastos no biênio 2017/2018.

Tente com seu espaço, apagar com verdades o nome negativo da câmara, divulgando o trabalho de cada vereador, assim sua imagem não ficará tão negativa de um homem público que usa o seu Blog e a Rádio 94 FM para fazer somente o mal. Mude seus conceitos, use sua inteligência para ganhar dinheiro honestamente e fazer o bem.

O bom exemplo vem dos Blogueiros Alfredo Sergio, Arafran Petre, FocoCoelho, É isso aí, dentre outros blogs da região, que tem lado, mas tem responsabilidade em suas publicações. Como bem sei que serei atacado por esta publicação em seu blog, e na rádio 94 FM, as informações que recebi de servidores da Câmara Municipal de Guamaré, ao seu respeito, ficará para um segundo momento.

Processo que Irineu Cândido responde no TJRN

MPRN deflagra operação que investiga contrato de iluminação pública em Macaíba

MPRN deflagra operação que investiga contrato de iluminação pública em Macaíba

Operação Alta Voltagem apura contrato de R$ 4 milhões celebrado entre a Prefeitura e empresa Enertec Construções e Serviços Ltda.

O Ministério Público do rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a operação Alta Voltagem, que investiga um Contrato de Iluminação Pública celebrado pela Prefeitura de Macaíba e a empresa Enertec Construções e Serviços Ltda no valor atual de R$ 4.100.432,14. A ação é mais um desdobramento da operação Cidade Luz, deflagrada em 24 de julho passado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Natal. A coletiva de imprensa está marcada para as 11h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.

A investigação evidenciou a existência de um ajuste empresarial vocacionado a monopolizar os contratos do Município de Macaíba na área de iluminação pública, em conluio com os agentes públicos encarregados das contratações. Há indícios de superfaturamento e pagamento de propina a agentes públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Macaíba e da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

A empresa Enertec vem se sagrando vencedora em todos os certames de iluminação realizados no Município de Macaíba desde o ano de 2007 e o valor da soma desses contratos firmados nos últimos dez anos é de R$ 6.802.648,77.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Natal, sete em Macaíba, um em Parnamirim, um em São Gonçalo do Amarante e um no Recife/PE; além de sete mandados de condução coercitiva dos investigados: Rawplácido Saraiva Maia, atual secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Macaíba; Valdério Barbosa Vieira, atual secretário de Administração e Finanças de Macaíba, Márcio Lucas de Lima, assessor de Gabinete do prefeito de Macaíba; Alexandre Borges de Aguiar e Nelson Antônio Medeiros de Lima, funcionários da empresa Enertec em Macaíba; Antônio Felipe Pinheiro de Oliveira e Maurício Ricardo de Moraes Guerra, este último sócio da Enertec.

A decisão judicial determinou, ainda, a suspensão do exercício de qualquer função pública no Município de Macaíba dos investigados Rawplácido Saraiva Maia e Valdério Barbosa Vieira, que foram afastados dos seus cargos atuais. A Justiça também suspendeu o Termo Aditivo do Contrato número 02/2015, que determinava sua prorrogação até 30 de janeiro de 2018.

A operação Alta Voltagem contou com a participação de 16 promotores de Justiça do MPRN, além do apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRN (Gaeco) e do Gaeco de Pernambuco, e das polícias potiguar e pernambucana.

Operações Cidade Luz e Blackout

A operação Alta Voltagem é o segundo desdobramento da Cidade Luz, que foi deflagrada no dia 24 de julho de 2017 e descortinou esquema criminoso nos contratos de iluminação pública realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos do Município de Natal (Semsur). O ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal, Raniere Barbosa, foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal. Ele ficou proibido de ir à Câmara Municipal, à Semsur e à Controladoria do Município.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal e foram cumpridos com apoio da Polícia Militar nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e também em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e ainda em Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os gabinetes de Raniere Barbosa e da Presidência da Câmara Municipal de Natal também foram alvos dos mandados.

No dia 4 de agosto, foi a vez da operação Blackout, o primeiro desdobramento da Cidade Luz, para investigar contrato de iluminação pública da Prefeitura de Caicó, no valor de R$ 1.138.970,00. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. Na decisão, a Justiça determinou que o ex-prefeito Roberto de Medeiros Germano, o atual secretário de Infraestrutura, Abdon Augusto Maynard Júnior; e a atual diretora do departamento de Iluminação Pública de Caicó, Ruth de Araújo Ferreira, estão proibidos de acessar qualquer prédio vinculado à Prefeitura de Caicó e a Controladoria-Geral do município. Além disso, foi proibido o contato de Roberto Germano com os demais investigados. O secretário e a diretora também foram afastados dos cargos que ocupam atualmente.

A investigação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte teve início em 11 de março de 2015, data em que foi instaurado um inquérito civil. Pelo apurado, as condutas dos participantes do esquema criminoso caracterizam crimes como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação, fraude aos procedimentos licitatórios e formação de cartel. MPRN

Igreja Hz
Relatório da UNICEF: Um adolescente é morto a cada 7 minutos no mundo

Relatório da UNICEF: Um adolescente é morto a cada 7 minutos no mundo

O número de homicídios de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos na América Latina e no Caribe é maior que o número de mortes do mesmo grupo de jovens resultantes de conflitos armados no Oriente Médio e no Norte da África.

No mundo, uma criança ou adolescente de 10 a 19 anos é morto a cada 7 minutos. Os dados fazem parte do relatório “Um Rosto Familiar: A violência nas vidas de crianças e adolescentes”, lançado internacionalmente pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) nesta terça-feira (31).

Milena Modas - Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp