Browsed by
Day: 6 de novembro de 2017

Prefeito Hélio e comitiva se reúnem com Garibaldi, Walter e Hermano em busca de soluções para Guamaré

Prefeito Hélio e comitiva se reúnem com Garibaldi, Walter e Hermano em busca de soluções para Guamaré

O Prefeito Municipal de Guamaré, Hélio Willamy, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Emilson Borba (LULA), os vereadores Lisete Negreiros, Carlos Câmara, Edinor Albuquerque, Eudes Miranda, liderança politica do município, se reuniu na manhã de hoje (06), com o Senador Garibaldi Alves Filho, o Deputado Federal Walter Alves, Deputado Estadual Hermano Morais, e o presidente da UVERN que representou o Deputado Federal, Rogério Marinho, para discutir a recente determinação da Petrobras de rebaixar, à ativo industrial, a refinaria Clara Camarão.

Na reunião, o senador Garibaldi Alves fez contato com o senador José Agripino e o Deputado Felipe Maia, que se somarão na luta em defesa da causa em Brasília. Tal determinação implicará negativamente na economia de todo o Rio Grande do Norte. Garibaldi Alves e Walter Alves, garantiram promover em caráter emergencial, uma reunião com toda a bancada do Rio Grande do Norte, e procurar o presidente da Petrobras para exigir a revogação dessa decisão.

O prefeito Hélio Willamy aproveitou a oportunidade e protocolou oficio, a saber:

Ofício de Solicitação Aos Excelentíssimos Senhores Deputados Estaduais do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do RN.

Assunto: Rebaixamento da Refinaria Clara Camarão no RN

Por meio de minhas atribuições legais amparadas constitucionalmente, solicito o apoio de vossas Excelências no que consisti sobre o rebaixamento da Refinaria Clara Camarão, notícia essa que fora divulgada em veículos oficiais internos da Petrobras, tratando da devolução da Refinaria para a diretoria de exploração e produção que passará a se chamar “Ativo Industrial de Guamaré”. Essa notícia desde que passou a ser veiculada está trazendo grande preocupação em especial para o nosso Município de Guamaré/RN mas também com impacto para desenvolvimento Regional a nível de Estado e Nordeste.

Segundo artigo do Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte Jean Paul Prates, essa medida foi planejada e discutida internamente com alto grau de discordâncias devido às consequências dessa decisão para o Rio Grande do Norte e para todo Nordeste, consequências essas sem precedentes. Esta decisão significa que a Refinaria Potiguar Clara Camarão apesar de suas sucessivas conquistas de aumento de capacidade aprimoramentos técnicos, investimentos em expansão e gestão técnica e comercial especializada, deixará de ser simplesmente considerada uma refinaria ou seja, ela ficará totalmente excluída do plano estratégico de discussões da Diretoria de refino e gás natural anteriormente denominada Refino e Abastecimento, esta decisão da Petrobrás de nos retirar a Refinaria Clara Camarão sob alegação de redução de custos significará se isso for concretizado, o maior de todos os retrocessos de investimentos da Petrobras não só no município de Guamaré mas em todo o Rio Grande do Norte.

Cabe destacar que a Refinaria Clara Camarão passou recentemente por uma ampliação que duplicou a sua capacidade de produção de QAV, para isso contou inclusive com incentivo fiscal do governo do Estado para o combustível possibilitando atrair novos empreendimentos incluindo a possibilidade de acolher centros de conexão de voos no aeroporto internacional em São Gonçalo do Amarante.

A Refinaria Clara Camarão também recebeu recentemente da ANP (Agência Nacional de Petróleo) autorização para passar a processar 46 mil Barris/Dia de petróleo com expansão em curto prazo para 66 mil Barris/Dia assim consolidando e levando a uma revitalização do setor de petróleo no estado, passando a frente inclusive da refinaria de Manaus, refinaria essa de grande destaque na Região Norte.

Portanto a exclusão desta Unidade dos planos regulares quanto ao parque de Refino Nacional implicará cedo ou tarde no fechamento desta refinaria que acompanhado da redução e minimização da participação da Petrobras nos campos produtores ao longo do tempo resultará na finalização gradual da presença da estatal brasileira no nosso estado. A Refinaria possui hoje 120 empregados próprios e 280 contratados nas bases já instaladas operando 9 distribuidoras sendo 3 proprietários e 6 em diferentes regimes como comodato, aluguel, acordo de operação, recompra entre outros. Isto mostra a importância e potencial da unidade como Refinaria e não como unidade de processamento de gás natural.

Diante de todo exposto excelências, não há nenhum indicativo técnico muito menos econômico que indique esse rebaixamento proposto pela Estatal, sendo assim reitero a solicitação do apoio de vossas Excelências para que esse retrocesso econômico e consequentemente social não venha a acontecer em nosso Município e Estado. Certo de que serei atendido, reitero a minha mais alta estima e consideração.

Hélio Willamy Miranda da Fonseca

Prefeito de Guamaré-RN

Valdetário Carneiro tinha razão!

Valdetário Carneiro tinha razão!

Por Cézar Alves (Nominuto.com)

Quando vivo, Valdetário costumava dar entrevista no Rádio. Era bom nisto. Às vezes ele falava que só roubava banco, porque era do governo e estava no seguro. Quase sempre ele dizia que os verdadeiros ladrões não viviam em fuga como ele. Usava terno e gravata. Ele tinha razão.

Há poucas semanas chegou ao conhecimento público uma suspeita levantada pelo CNJ de que roubaram mais de R$ 50 milhões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através de um esquema de Precatórios. Fraudavam os documentos e sacavam a grana.

Valdetário em toda sua carreira criminosa não roubou 10% deste valor e isto atribuindo a ele, assaltos a bancos feitos por outros, como era costumeiro a Polícia de vários estados fazer. Bastava acontecer um assalto a banco, que logo Valdetário era o suspeito.

Valdetário foi morto pela Policia no segundo semestre de 2003, no município de Lucrécia (Oeste do RN), aonde se escondia com a mulher e um menino pequeno.

Os autores do roubo dos precatórios do TJ estão vivendo em mansões, tomando do melhor vinho do Porto, no Porto, freqüentando os melhores restaurantes e aparecendo em coluna social, usando ternos caros e com aquele sorriso sarcástico.

O temido Valdetário, natural de Caraúbas, quando fazia estas observações, deixava a entender que os maiores ladrões são aqueles que brincam (roubam) com recursos públicos e pagam a imprensa para dizer que administram em prol da população. Um câncer.

É duro admitir, mas Valdetário tinha razão.

O Homem do Chapéu: Gusmão falou baixinho… Mas falou!

O Homem do Chapéu: Gusmão falou baixinho… Mas falou!

Nossas lentes registrou na ultima sessão ordinária, um momento raro na politica da cidade. Logo quando terminou a sessão, o advogado Mauro Gusmão Rebouças, falou ao pé do ouvido ao homem do chapéu. As poucas palavras roubou do Ex-vereador Edinho de Moaci, um sorriso largo.

Conhecidos OUTRORA como ferrenhos inimigos politico desde a última eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Guamaré. Adversários, Edinho de Moaci e Mauro Gusmão podem até serem, mas inimigos jamais.

A boa conversa durou poucos minutos, mas o suficiente para uma demonstração de dialogo e respeito um para com o outro. De uma coisa é fato… Gusmão falou baixinho, mas falou! no ouvido do homem de chapéu. Agora o que ele falou o tempo dirá.

 

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”.

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”.

A frase pescada internet vem se o autor e cai bem para definir o estilo de gestão que adotou no seu município, o prefeito de Guamaré Hélio Willamy.

Com todas as políticas assistenciais bem definidas e implantadas por lei, emancipando o cidadão guamareense do assistencialismo de porta de gabinetes, Hélio sabe que é preciso ir mais longe para garantir um futuro seguro para o seu povo e faz da capacitação da mão de obra uma das alternativas, vislumbrando a geração de emprego.

Em Guamaré, a prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, Energia e Projetos Especiais lança o programa Conquiste-um projeto de desenvolvimento e aprimoramento profissional, que inicialmente vai capacitar cerca de 300 jovens e trabalhadores.

O lançamento do projeto acontecerá na próxima quarta-feira, 8, às 19 horas no Polo Universidade Aberta do Brasil-UAB, localizado na sede do município. Por meio do programa, na primeira etapa, serão oferecidos gratuitamente os seguintes cursos: operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, NR 33– Norma de Segurança e Saúde no trabalho e espaço confinado, NR 20– Norma de Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e NR 6 –Norma Regulamentadora.

Também serão oferecidos os cursos de equipamento de proteção individual- EPI, bombeiro Civil, NR 11– Norma de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, socorrista e ainda de NR 10 –Norma de Segurança em instalações e serviços em eletricidade, NR 29 –Norma de Segurança e Saúde no trabalho portuário, operador de pá carregadeira, operador de guindaste, NR 12 –Norma de Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos e NR 35 – Norma de trabalho em altura.

Inscrições

As inscrições acontecerão entre os dias 9 e 10 de novembro, das 7h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Indústria e Comércio em Guamaré,  e no CID no Distrito de Baixa do Meio. O principal requisito para se inscrever nos cursos é ser domiciliado no município. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar  todos os documentos pessoais. Celso Amâncio

Hélio segue sua administração preparando Guamaré para o futuro

RN está entre os estados que correm risco de não pagar o 13º salário, diz jornal Estadão

RN está entre os estados que correm risco de não pagar o 13º salário, diz jornal Estadão

Os servidores estaduais do Rio Grande do Norte correm o risco de não receber o 13º salário até o fim do ano. A informação foi publicada na versão do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo, 5.

Além do RN, segundo a reportagem, os servidores dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais enfrentam dificuldades mensalmente para levantar recursos para arcar com a folha de pagamento e seus funcionários devem penar para receber o salário extra.

A publicação informa que a secretaria do Rio Grande do Norte afirma que pretende pagar o salário ainda em dezembro.

Em Minas Gerais e Rio Grande do Norte, que também integram a lista de Estados em situação fiscal complicada, os governos têm pago, desde 2016, os trabalhadores de forma escalonada: primeiro recebem os que têm salários mais baixos e, conforme entram recursos, os demais.

Leia aqui matéria completa.

Guamaré realiza 16º Encontro Regional do Partido Verde (PV)

Guamaré realiza 16º Encontro Regional do Partido Verde (PV)

“A Vereadora Eliane Guedes foi à anfitriã do 16º Encontro Regionaldo do PV. Ela passou a presidência do Partido Verde local para seu esposo, ex-vereador Edinho de Moaci”.

Aconteceu neste sábado (04) de novembro o 16º Encontro Estadual do Partido Verde no Rio Grande do Norte, o evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Guamaré, onde reuniu militantes da legenda no Estado do RN, e da Paraíba. Na oportunidade foi atualizado o diretório municipal, onde foi conduzido para a presidência do partido o ex-vereador Edinho de Moacir, substituindo a vereadora Eliane Guedes.

O encontro reuniu políticos e militantes, que vieram à cidade do Ouro Negro para participar do expediente político, e ao mesmo tempo rever os colegas de partido, e se inteirar da reforma política que foi aprovada pelo congresso nacional e que foi debatido no encontro em dois momentos, pelo ex-deputado Cipriano Correia e por Dr. Anselmo.

O expediente político iniciou com o coffee break, oferecido pela organização do evento, a presidente da legenda no inicio dos trabalhos, convidou os militantes do partido no Nordeste brasileiro para compor a mesa, seus pares na casa legislativa, o presidente estadual da legenda no RN o Dr. Bertone Marinho, como também ex-deputado pela Paraíba Dr. Denis, o ex-deputado Estadual e pré-candidato a deputado Federal, o Dr. Cipriano Correia, Sra. Degerlane vice-prefeita da cidade de Pedro Velho no RN, o vice-presidente da UVERN vereador Edinor de Albuquerque representou a entidade.

Os discursos foi iniciado pelo presidente da casa, vereador Emilson de Borba que deu as boas vindas aos visitantes, e na condição de presidente do Partido da Republica (PR) no município de Guamaré, o parlamentar guamareense fez um breve relato das diretrizes do Partido Verde onde o Edil fez uma breve pesquisa só seu programa, onde enumerou as ações e diretrizes do Partido Verde.

Outro orador que levou a sua palavra no evento, foi o ex-deputado Cipriano Correia, que foi eleito para abordar o assunto da “Reforma Publica” realizada pelo congresso Nacional. O político e medico ortopedista Cipriano, fez um breve relato do seu projeto profissional, o Hospital de trauma ITORN, que foi muito importante para o sistema de saúde do Estado do Rio Grande do Norte, realizou comentários sobre a reforma política, os benefícios e os problemas gerados com a reforma nas regras política do país.

Ainda usou da palavra o presidente da legenda no Estado do Rio Grande do Norte, o advogado Bertone Marinho, a secretaria do PV Mulher Sra. Selma Benica, vereador por Mossoró, vereador João Gentil que, abordou o assunto saída da “Refinaria Clara Camarão do polo industrial de Guamaré e do RN, os prejuízos que causaram e colocou-se a disposição, na luta pela permanência da Refinaria Clarão Camarão no Polo Industrial de Guamaré, e no Rio Grande do Norte.

Já o advogado Dr.Carlinhos abordou a reforma política, as mudanças que na política tem que acontecer, a maneira de fazer política, a maneira de se conquistar o voto do eleitor, e o advogado disse que acredita em dias melhores para o Brasil, e tem jeito de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, onde tem que se iniciar, mudar as mentalidade para iniciar-se as mudanças necessárias em nosso pais.

Outro orador que usou a tribuna do evento, onde relatou que atendeu a convocação do presidente estadual da legenda para participar do pleito de 2018, o Dr. Targino que é medico, relatou a sua militância no Partido Verde e a sua disposição como pré-candidato ao cargo de debutado Federal no pleito do próximo ano, agradeceu o convite e reafirmou sua militância na legenda.

Representando a União dos Vereadores do Rio Grande do Norte, o vereador da cidade de Guamaré que é o vice-presidente da entidade no estado, em sua fala deu as boas vindas aos visitantes, e reafirmou seu compromisso com sua cidade a quem representa, para lutar pela permanência da Refinaria Clara Camarão no município. O edil enumerou em seu discurso, os inúmeros prejuízos que a mudança causara ao município, o parlamentar mencionou o caus que tornaria na economia do município, como na saúde local, no desemprego que seria gerado, nas ações sociais entre outras, afirmou que já estar engajado para mudar esse quadro de premonição já instalado na estatal do petróleo.

Finalizando a primeira parte do encontro, o palestrante Dr. Anselmo, expôs para os participantes do 16º Encontro Estadual do Partido Verde, os sete pontos mais importantes da reforma política que vai reger o pleito eleitoral do próximo ano. O palestrante iniciou pelo tema polemico que é o valor a ser distribuídos aos partidos políticos 1,7 bilhões de reais. O Dr. Carlinhos ainda interagiu com o palestrante tirando as ultimas duvidas da tão criticada reforma política.

Finalizando o evento, a presidente da legenda vereadora Eliane Guedes que ficou a frente da legenda por três anos, convocou o novo presidente no município de Guamaré, para assinar o termo de posse e assumir a presidência da legenda na cidade do Ouro Negro. O presidente estadual da legenda e o novo presidente assinaram o termo de posse, finalizando o evento, o novo presidente levou a sua palavra aos presentes no evento, e ao final do evento foi executado o hino do município de Guamaré. Fonte: Blog Guamarenews

“BISP não precisa ser reaberta e viaturas da GM só serve pra carregar capim para Diogo Lopes”. Disse Oficial

“BISP não precisa ser reaberta e viaturas da GM só serve pra carregar capim para Diogo Lopes”. Disse Oficial

Resultado de imagem para gif homem assustadoEm sua página no facebook, o comandante do destacamento policial de Guamaré, Subtenente Luiz Carlos de Souza, responde a postagem sobre a possível reabertura da Base Integrada (BISP), da comunidade de Baixa do Meio, que seria feita pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial.

Ele disse que não precisa reabrir um posto que nunca foi fechado, pertencente ao Governo do Estado, e critica a secretaria de segurança, quando tirou os GMs da BISP alegando a falta de viaturas, mas afirmou que estas viaturas da GM só servem para carregar capim para Diogo Lopes.

Veja resumo do texto, a saber:

Segundo o oficial, “a informação da possível reabertura está equivocada pela imprensa local, pois o posto nunca foi fechado e sim retirado uma das partes que fazia a BISP. a PM continua aqui, e o Sub-Destacamento de Baixa do Meio, nunca pertenceu nem pertencerá ao município, é um prédio pertencente a Polícia Militar do Estado do RN, que foi doado pela Prefeitura Municipal de Guamaré através do saudoso e inesquecível João Pedro Filho”.

Viaturas da GM servem para outros fins

O oficial disse que “a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial do município, não tem capacidade de administrar nem os prédios e ações da própria Guarda Municipal que está sucateada, e as viaturas que deveriam servir a guarda servem para carregar Capim, ração e outros itens agrícolas para o distrito de Diogo Lopes, bem como veículos locados que deveriam servir para o bom andamento da segurança só servem para o comandante passear”.

Ausência dos GMs em BXM é sentida

Disse ainda que “a ausência da GM é sentida sim em Baixa do Meio. Pois é uma instituição honesta, claro que toda regra tem exceção, trabalhadora e, os GMs que ali nos auxiliavam e cumpriam seus serviços constitucionais que é cuidar do patrimônio público municipal, eram homens diferenciados e dedicados a este distrito”.

Finalizou afirmando que “a Polícia Militar nunca abandonou seus munícipes em especial daquele distrito que é carente na área de segurança, mas a PM sempre esteve aqui dentro das possibilidades os apoiando, os servindo, mesmo com o risco da própria vida”.

Nota do Blog: O portal abre espaço para a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, se manifestar sobre publicação da PM. Sobre a possível reabertura da BISP em Baixa do Meio, que seria feita pela Secretaria de Segurança, e das viaturas da GM que servem para outros fins, como carregar capim, ração e outros, segundo divulgou o oficial.

MPRN publica resolução que visa redução e contenção de despesas

MPRN publica resolução que visa redução e contenção de despesas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou resolução que visa a adoção de medidas de redução, contenção e controle de despesas até o fim deste ano. A resolução 277/2017, assinada pelo procurador geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, foi publicada na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado (DOE).

No documento, o MPRN leva em consideração “a crise na economia e seus efeitos nas finanças públicas, e a importância da racionalização de gastos em todos os setores da sociedade, com vistas ao enfrentamento das adversidades do atual cenário econômico”. O texto frisa que a necessidade de redução de despesas imposta pela crise fiscal perdura, ainda que já tenham sido adotadas medidas de diminuição de gastos.

A resolução foi publicada devido a necessidade de normatizar as diretrizes para a redução de despesas no âmbito do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Diante desse quadro, ficam vedadas as aberturas de novos procedimentos de gestão administrativa para a realização de despesa de natureza contratual com desembolso previsto para o exercício de 2017, ressalvadas despesas consideradas indispensáveis, a critério da Procuradoria-Geral de Justiça. Fica ressalvada a realização do Encontro Regional do Ministério Público para o ano de 2017, assim como aquelas iniciativas autorizadas antes da vigência deste ato.

A resolução determina que os gestores responsáveis pela solicitação de despesas de natureza contratual devem, no prazo de até 8 dias, classificar as despesas já empenhadas e ainda não contratadas, e as contratadas e ainda não iniciadas, do seguinte modo: indispensáveis, importantes, e ordinárias.

Também ficam suspensas as convocações, com custeio da Procuradoria-Geral de Justiça, para participação de membros e servidores em eventos, capacitações e convocações obrigatórias, bem como fica suspenso qualquer custeio da Procuradoria-Geral de Justiça para participação de membros e servidores em ações educacionais externas.

Entre outras medidas, a Diretoria de Tecnologia da Informação deverá adotar as providências necessárias para padronizar o parque de informática em modo econômico e a impressão frente e verso. Já a Diretoria Administrativa deverá adotar as medidas necessárias para a redução de despesas em manutenção e funcionamento da Instituição.

Cabe à Diretoria de Comunicação a elaboração e execução de um plano de comunicação para a conscientização no uso racional dos materiais e serviços no MPRN.

Foi criado um Comitê Gestor para acompanhar e a avaliar o cumprimento das medidas previstas na resolução. Esse Comitê é composto pela procuradora geral de Justiça adjunta, pelo diretor-geral, pelo diretor de Planejamento e Gestão Estratégica, pelo diretor de Orçamento, Finanças e Contabilidade e e pelo assessor especial da Controladoria Interna. MPRN

Clique aqui e leia a íntegra da resolução.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp