Browsed by
Day: 9 de novembro de 2017

Prefeitura de Guamaré bate recorde de inscrições para cursos de qualificação profissional

Prefeitura de Guamaré bate recorde de inscrições para cursos de qualificação profissional

“Número de inscrições no Programa CONQUISTE da Prefeitura de Guamaré ultrapassa 280 inscritos no primeiro dia”.

“A realização profissional poderá acontecer se você for atrás”. Maria Cristina

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da se Secretaria de Indústria, bate recorde de inscritos para os cursos profissionalizantes no programa de qualificação CONQUISTE. São diversos cursos de capacitação profissional nesta primeira etapa, entre eles: bombeiro profissional civil, socorrista, operador de retroescavadeira, operador de guindaste, operador de empilhadeira, operador de pá carregadeira, dentre outros. Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo camiseta e material didático.

A fila formada no primeiro dia de inscrições na manhã de hoje (08), foi extensa na frente da sede da Secretaria de Indústria e Capacitação, e no CID, em Baixa do Meio, para fazer as inscrições. E antes das 14 horas, todas as 280 vagas disponíveis já tinha sido preenchidas, a procura por qualificação profissional superou as expectativas, e quase 100 inscritos ficaram no cadastro de reserva.

Cursos oferecidos são:

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL CARGA HORÁRIA: 210h.SOCORRISTA CARGA HORÁRIA: 100h. OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA CARGA HORÁRIA: 60h. OPERADOR DE GUINDAUTO CARGA HORÁRIA: 60h. OPERADOR DE EMPILHADEIRA CARGA HORÁRIA: 60h. OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA CARGA HORÁRIA: 60h. NR10- SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SEVIÇOS EM ELETRICIDADE. CARGA HORÁRIA: 40h. NR6- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI. CARGA HORÁRIA: 8h. NR11- TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS. CARGA HORÁRIA: 16h. NR12- SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. CARGA HORÁRIA: 16h. NR20- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS. CARGA HORÁRIA: 16h. NR29- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. PORTUÁRIO. CARGA HORÁRIA: 24h. NR33- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS. CARGA HORÁRIA: 16h. NR35- TRABALHO EM ALTURA CARGA HORÁRIA: 40h.

Prefeitura de Guamaré mais perto do homem do campo

Prefeitura de Guamaré mais perto do homem do campo

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Agricultura, está a cada dia mais do perto do homem do campo. O produtor rural pode contar com fornecimento gratuito de maquinários específicos como tratores, caçambas, pá carregadeira e retroescavadeiras.

Os produtores podem utilizar as horas das máquinas para qualquer tipo de melhorias dentro da propriedade, desde melhorias em lavouras, limpezas e ampliações de açudes, terraplenagens, estradas dentro da propriedade, construção de barragens, tanques de reservatório de água para a irrigação e criação de peixes, entre outros, desde que não cause prejuízos ao meio ambiente.

As máquinas cedidas pela prefeitura auxiliam na limpeza, manutenção e abertura das estradas internas das propriedades, facilitando o acesso às lavouras e a escoação dos produtos. As solicitações são feitas pelo os próprios agricultores na sede da Secretaria de Agricultura em Baixa do Meio.

Para o Secretário de Agricultura, José Reginaldo, mas conhecido por Dedé de Hélia, esta é uma forma de viabilizar o desenvolvimento da zona rural. “Diminuímos o gasto da produção na preparação dos terrenos para o plantio, pois o custo é zero para o produtor. Para um serviço de 20 horas, por exemplo, é gerada uma grande economia ao homem do campo. Objetivamos, assim, favorecer a produção de outras culturas e contribuir com o melhoramento na produção das famílias da zona rural do município”, esclareceu.

O produtor rural José Oliveira da Costa, mas conhecido Zé Beiju, aprovou a iniciativa da Prefeitura. Ele é proprietário de vinte hectares, no Assentamento Umarixeiro. Lá, ele cultiva peixes tipo tilápia, e planta feijão e milho. “Disponibilizar este serviço para nós, produtores rurais, é muito importante porque ajuda a custear um pouco dos gastos financeiros. Poucos agricultores possuem este maquinário nas propriedades e o custo é muito alto no nosso bolso, assim como a mão-de-obra”.

Para solicitar o atendimento, o produtor rural deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, para solicitar a utilização do equipamento. É necessário preencher o formulário com dados do requerente, indicação do tipo de serviço e o tempo provável de uso do maquinário. Cada solicitante pode ser beneficiado com até 20 horas.

Guamaré enfrenta crise capacitando mão de obra na cidade

Guamaré enfrenta crise capacitando mão de obra na cidade

“A Prefeitura Municipal de Guamaré enfrenta a crise criando oportunidades de acesso ao emprego. O programa Conquiste é um marco do compromisso da gestão municipal com a capacitação profissional e aponta um futuro melhor para os seus beneficiários”

A capacitação da mão de obra local é um das alternativas e ao mesmo tempo um dos grandes desafios para as prefeituras enfrentar a crise financeira que castiga o país, vislumbrando a geração de emprego.

Em Guamaré, a prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, Energia e Projetos Especiais  lançou na noite desta quarta-feira (08), o programa Conquiste- um projeto de desenvolvimento e aprimoramento profissional, que inicialmente vai capacitar cerca de 300 jovens e trabalhadores.

Vereadores de Guamaré participam de Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Canela/RS

Vereadores de Guamaré participam de Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Canela/RS

“Canela na Serra Gaúcha é palco do Encontro Nacional de Legislativos Municipais. O encontro está sendo realizado no auditório da Casa de Pedra localizada no centro da cidade”.

Os vereadores de Guamaré, Edinor Albuquerque (PMDB), Lisete Negreiros (PMDB), e Eudes Miranda (PR), estão participando de um importante evento do municipalismo brasileiro na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul.

O encontro da UVB na em Canela, está levando formadores de opinião e gestores legislativos de todo o Brasil que conhecerão durante o evento, cases de sucesso no desenvolvimento econômico dos municípios.

O vereador Edinor Albuquerque, líder do governo na câmara, afirmou que “o objetivo da UVB é prestar serviço de qualidade com temas que fortaleçam a formação legislativa dos membros do parlamento municipal e ao mesmo tempo de oportunidade aos vereadores e assessores de conhecer uma região que através do turismo faz o desenvolvimento econômico do município”, Frisou.

Encontro tem como público alvo: Vereadores, Vereadoras, Diretores, Procuradores, Assessores e Servidores de Câmaras Municipais, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários, Diretores, Procuradores, Assessores e Servidores de Prefeituras Municipais e demais interessados nas matérias apresentadas.

Imperdível: Mega promoção de tintas nas Ferragens Pai e Filho neste final de ano

Imperdível: Mega promoção de tintas nas Ferragens Pai e Filho neste final de ano

Corra que é loucura total de preços baixos na sessão de tintas da loja de material de construção Ferragens Pai e Filhos neste final de ano. Toda sessão está com desconto GG. Muitas tintas, massas, seladores já com preço de promoção com preços imbatíveis. Faça uma visita e comprove o que estamos anunciando.

Clique aqui e ouça o moído da grande promoção:

Mudança na Clara Camarão não vai gerar demissões nem redução nos investimentos previstos

Mudança na Clara Camarão não vai gerar demissões nem redução nos investimentos previstos

A única alteração que ocorrerá na Refinaria Potiguar Clara Camarão será a transferência do seu gerenciamento para a diretoria de exploração e produção, deixando a diretoria de refino e gás natural. Os investimentos previstos não serão suspensos, todos os empregos serão preservados, as operações serão mantidas e continuarão a ser produzidos todos os derivados de petróleo de hoje. A garantia foi reafirmada pelo gerente-geral da Petrobras na unidade operacional Rio Grande do Norte – Ceará, Tuerte Amaral Rolim, em audiência pública realizada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

Segundo o diretor, a partir de 2015 – com o agravamento da crise que atingiu a Petrobras – foi iniciado um estudo integrado para avaliar a viabilidade de tornar única as gestões das áreas de refino e gás natural e a de exploração e produção da empresa. “Só vamos mudar o modelo de gestão para que possamos dar mais robustez às operações, melhorar a eficiência e o resultado operacional da refinaria. Para nós, cada centavo economizado é importante nesse momento”, observou Tuerte Rolim.

Antes do diretor da Petrobras se pronunciar, o presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte e suplente da senadora Fátima Bezerra, Jean-Paulo Prates, enumerou uma série de questionamentos sobre as alterações que a Petrobras está realizando na Refinaria Clara Camarão. “Não quero correr o risco de ser alarmista, nem de usar o tema politicamente, mas, sim, fazer um alerta para que o Estado não seja pego de surpresa e possa se antever a decisões ruins, como a venda de campos marginais e o fechamento de plantas terrestres”, declarou.

Por sua vez, o senador Garibaldi Filho cobrou um maior envolvimento da Petrobras com o estado do Rio Grande do Norte e defendeu que a empresa aprimore sua forma de se comunicar. “Talvez, se tivesse se comunicado melhor, a Petrobras teria evitado essa repercussão negativa toda e evitado inclusive necessidade de realização dessa audiência”, afirmou. Ele reforçou a necessidade de a empresa “dar maior importância” ao RN e sua atividade econômica.

Já o deputado Walter Alves disse ter ficado satisfeito e tranquilo com a renovação do compromisso de que a alteração na Refinaria Potiguar Clara Camarão não implicará em demissões e redução nos investimentos previstos. Também participaram da reunião os senadores José Agripino e Fátima Bezerra (presidente da CDR) e os deputados federais Antonio Jácome, Felipe Maia, Beto Rosado, Zenaide Maia e Rafael Motta.

“Conquiste” Consolida compromisso da Prefeitura de Guamaré com a criação de oportunidades de acesso ao emprego

“Conquiste” Consolida compromisso da Prefeitura de Guamaré com a criação de oportunidades de acesso ao emprego

Lançado na noite desta quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Guamaré, o Programa Conquiste chega como um marco do compromisso da gestão municipal com a capacitação profissional, apontando um futuro melhor para os 280 beneficiários do projeto desenvolvido pela prefeitura.

Representando o prefeito Hélio Willamy na solenidade, a vice-prefeita Iracema Morais destacou a importância da iniciativa, lembrando que a capacitação é uma das portas de acesso ao emprego e que o trabalho garante também cidadania. O vereador Carlos Câmara, além de secretários e assessores da prefeitura também prestigiaram o evento.

Segundo explicou o secretário municipal da Indústria, Comércio, Serviços, Energias e Projetos Especiais, Wilson Santos, durante apresentação do projeto, o Programa Conquiste surge após uma demanda identificada por meio de estudos e chega com objetivo de oferecer cursos de qualidade que atendam as necessidades reais de formação de mão de obra local.

“Apresentamos o programa ao prefeito Hélio Willamy e ele foi sensível, prontamente acatando esse importante projeto para os filhos de Guamaré, sem medir esforços, observando com sua visão empreendedora a relação de emprego e futuro e ainda a inclusão social de pessoas, por meio do trabalho”, destacou Wilson Santos.

O programa irá ofertar 14 cursos profissionalizantes de diversas modalidades, totalizando 280 vagas nesta 1ª fase do projeto. Poderão cursar todos os interessados que preencham os requisitos necessários. Os cursos serão ministrados em Guamaré – Vila Maria – CCP (Centro de Capacitação Profissional) e em Baixa do Meio – CID(Centro de Inclusão Digital).

“Nossa população merece ser tratada com o que há de melhor. Sou filho de Guamaré e sei muito bem as dificuldades dos meus conterrâneos. Convido a todos para que conquiste seu futuro, para juntos construirmos uma Guamaré cada vez melhor”, declarou o prefeito Hélio Willamy em mensagem exibida em slides, no final da apresentação do projeto. As inscrições para os cursos acontece nesta quinta, 8 e sexta-feira, 9, em horário comercial.

Cursos:

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

CARGA HORÁRIA: 210h.

SOCORRISTA

CARGA HORÁRIA: 100h.

OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA

CARGA HORÁRIA: 60h.

OPERADOR DE GUINDAUTO

CARGA HORÁRIA: 60h.

OPERADOR DE EMPILHADEIRA

CARGA HORÁRIA: 60h.

OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA

CARGA HORÁRIA: 60h.

NR10- SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SEVIÇOS EM ELETRICIDADE.

CARGA HORÁRIA: 40h.

NR6- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI.

CARGA HORÁRIA: 8h.

NR11- TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS.

CARGA HORÁRIA: 16h.

NR12- SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.

CARGA HORÁRIA: 16h.

NR20- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS.

CARGA HORÁRIA: 16h.

NR29- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

PORTUÁRIO.

CARGA HORÁRIA: 24h.

NR33- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS.

CARGA HORÁRIA: 16h.

NR35- TRABALHO EM ALTURA

CARGA HORÁRIA: 40h.

 

 

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp