Browsed by
Day: 10 de janeiro de 2018

Policiais civis, militares e bombeiros suspendem greve no RN

Policiais civis, militares e bombeiros suspendem greve no RN

O Governo Estadual fez um acordo com os policiais civis e militares e conseguiu que as categorias suspendessem a greve deflagrada desde o dia 20 de dezembro, após a assinatura de um termo de compromisso por parte do governo do estado, garantindo o pagamento de dezembro para o próximo dia 12 e o de janeiro até o fim do mês, os policiais garantem que a categoria já começou a trabalhar.

Eles participam, nesta tarde, de um encontro com autoridades do governo estadual, que assinarão um termo, como demonstração de que honrarão o que foi prometido às categorias / Foto: Reprodução/Sinpol-RN

Macau: Prefeito viabiliza implantação de escola de ensino médio em tempo integral no Clara Teteo

Macau: Prefeito viabiliza implantação de escola de ensino médio em tempo integral no Clara Teteo

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vai ofertar, em 2018, cerca de 12 mil vagas em tempo integral em 29 unidades estaduais de ensino médio em várias regiões do estado. O município de Macau foi contemplado com o projeto do Governo do RN, que vai investir ao todo, mais de R$ 14 milhões, oriundos de recursos próprios e passa já este ano a contar com ensino em tempo integral na Escola Clara Teteo.

A boa notícia foi comunicada oficialmente nesta terça-feira, 9, durante visita a Macau da Secretária Estadual de Educação, Claudia Santa Rosa. A titular da SEEC foi recebida pelo prefeito Tulio Lemos, na presença da Diretora da 6ª Direc, Rosário Aquino, do Secretário Municipal de Educação, Wagner de Souza e dos vereadores Lampião, Ceição Lins, Sargento Dantas e Dinarte Alessandro. A historiadora Carla Lemos e o ex-prefeito Afonso Lemos também acompanharam a reunião.

O projeto foi viabilizado a partir do diálogo com o Ministério da Educação. As escolas contempladas no ensino médio, a exemplo do Clara Teteo em Macau, vão passar a ter uma jornada de atividades de oito horas, conhecida como tempo integral. Com isso, a Educação do RN buscou parceiros para a adoção desta nova modalidade de ensino.

O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e os Institutos Sonhos Grande e Natura trouxeram para os técnicos da SEEC as experiências adotadas em outros estados. Para o prefeito Tulio Lemos, o governo atende um pleito da sua gestão e com a chegada dessa nova modalidade de ensino, ele espera bons resultados nos indicadores na educação pública, assim como uma oportunidade maior de aprendizado para a juventude.

Avanço

“Não avançamos sem ousar. O RN teve essa coragem com a implantação destas escolas, que está alinhada com o Plano Estadual de Educação, que tem como meta transformar 50% das escolas da rede em tempo integral até 2025. Iniciamos esse trabalho e esperamos que as respostas desta ação sejam traduzidas no avanço dos indicadores educacionais do nosso estado”, pontuou a secretária Cláudia Santa Rosa.

Galinhos: Prefeito Fábio vem conseguindo com trabalho resgatar a cidadania da população do município

Galinhos: Prefeito Fábio vem conseguindo com trabalho resgatar a cidadania da população do município

Numa visita na cidade de Galinhos tive a oportunidade de conversar com o prefeito Fábio Rodrigues em seu gabinete. Conversei durante horas com um homem sereno, simples e sem nenhuma vaidade, dono de uma vontade enorme de fazer a cidade crescer como nunca vi em outro gestor da ilha.

Entre um cafezinho e outro na boa prosa, a impressão que tive ao ouvi-lo foi de um gestor focado na difícil missão de governar com rumo e prumo, uma cidade que cresce a cada dia em desenvolvimento. O turismo tem sido o ponto forte do município!

Não foi fácil no inicio da gestão

Ao assumir a prefeitura o prefeito pagou um preço que poucos gostariam de pagar. Ele encontrou a prefeitura num estado deplorável. Nem papel de ofício foi encontrado. “Fizeram um ‘verdadeiro arrastão’ na Prefeitura e Secretarias”. Documentos importantes simplesmente desapareceram, tais como: convênios, prestações de contas, leis decretos e portarias. Uma calamidade pública. A frota de veículos está totalmente sucateada, muitos carros danificados e até com motor batido, pneus trocados e muitos outros problemas… Não foi fácil!

Colocando a casa em ordem

Fabio encontrou a Prefeitura de Galinhos totalmente sucateada e muitas pendências financeiras deixadas pela ex-administração. Mas com vontade, coragem e trabalho, e para não parar o município, o Prefeito cortou muitos gastos e recorrer à ajuda dos governos do Estado e Federal para colocar a casa ordem, e começar a trabalhar com o povo e para o povo.

Dias melhores virão

Neste segundo mandato eleito pelo o povo com uma votação histórica, o prefeito se sente mais aliviado pela confiança da própria população, mesmo enfrentando uma oposição vaidosa e raivosa. Fábio governa com os pés nos chão e com as finanças equilibradas, com o funcionalismo público, fornecedores e prestadores de serviços rigorosamente em dia, levando cada cidadão da ilha a acreditar que dias melhores virão.

A cidade vive um novo tempo

Resolvi como imprensa visitar algumas obras concluídas e outras em andamento, visitei algumas secretarias, andei um pouco pela cidade, muito me alegrou em constatar um povo hospitaleiro, Galinhos hoje é uma cidade limpa e organizada.

Fui ousado… Parei na residência de Dona Francisca Oliveira (52 anos), e perguntei como estava à administração do prefeito Fábio Rodrigues, ela me respondeu com um sorriso largo… “Boa, muito boa! disse mais… O prefeito vem  resgatando a cidadania da população de Galinhos”. Concluiu.

Um prefeito que vem mantendo a serenidade com trabalho, transparência com o dinheiro público, equilíbrio nas finanças e muita determinação. Fico aqui torcendo que o prefeito Fabio Rodrigues fique na história como um grande gestor, porque até agora ele vem dando conta do recado!

“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”. Augusto Cury

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp