PREFEITURA LANÇA PROGRAMAÇÃO DO MOSSORÓ SAL & LUZ 2024

PREFEITURA LANÇA PROGRAMAÇÃO DO MOSSORÓ SAL & LUZ 2024

Considerado o maior festival de música gospel do Rio Grande do Norte, o Mossoró Sal & Luz foi lançado e chega à terceira edição, com programação ampliada.

A festa será realizada pela Prefeitura de Mossoró, de 17 a 20 de julho, na Estação das Artes Elizeu Ventania e no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

No teatro, ficará a Arena Sal & Luz, uma das novidades deste ano.

17 de julho

» Cícero Oliveira » Fernanda Brum » Anderson Freire

18 de julho

» Alice Maciel » Maria Marçal » Cassiane

19 de julho

» Mikéias Cruz » Davi Sacer » Som & Louvor » Isadora Pompeo

20 de julho

» Chagas Sobrinho » Leandro Borges » Morada » Valesca Mayssa

*Presença de artistas locais todas as noites e também na Arena Sal & Luz.

MARA DE PITICO ANUNCIA SUA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADORA PELO PROGRESSISTA

MARA DE PITICO ANUNCIA SUA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADORA PELO PROGRESSISTA

O ex-prefeito de Guamaré, Mozaniel Rodrigues (PP), convidou oficialmente a ex-conselheira tutelar, Mara de Pitico, como é mais conhecida no município, para ser pré-candidata a vereadora nas eleições deste ano em Guamaré.

Por sua vez, Mara aceitou o convite, e disse que está disposta a colocar seu nome a disposição do povo, e afirmou está no projeto politico de Mozaniel, que é pré-candidato prefeito de Guamaré.

Biel usou sua página no instagram para externar sua alegria, e deu boas vindas a Mara de Pitico.

Eis a publicação:

Olá amigos e amigas,

Hoje apresento a vocês Mara de Pitico: ex-conselheira tutelar, secretária municipal, mãe dedicada, mulher de fé e com vasta experiência na área de assistência social e conselho tutelar.

Sua trajetória é marcada por comprometimento e dedicação à comunidade.

Vamos juntos apoiar sua pré-candidatura a vereadora.

Seja muito bem-vinda, Mara de Pitico.

Clique aqui e veja em vídeo:

PREFEITURA REALIZARÁ 2º EDIÇÃO DA CORRIDA DE GUAMARÉ – ATLETA CIBAZOL

PREFEITURA REALIZARÁ 2º EDIÇÃO DA CORRIDA DE GUAMARÉ – ATLETA CIBAZOL

Vem aí a segunda edição da Corrida de Guamaré – Atleta Cibazol. O evento esportivo acontecerá no dia 04 de maio, às 16h. As ruas da cidade serão tomadas por corredores profissionais e amadores.

Realizada pela Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com a Subsecretaria Estadual de Esporte, Nota Potiguar e Federação Norte Riograndense de Atletismo.

A Corrida é uma importante ação no incentivo à prática de atividades físicas ao ar livre, aproveitando nossas belas paisagens.

 Atenção ao prazo: as inscrições vão até o dia 30 de Abril e o link para inscrição está disponível na página oficial da prefeitura.

Assecom/PMG

MPRN ALCANÇA EXCELÊNCIA NA AVALIAÇÃO DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA FEITA PELO CNMP

MPRN ALCANÇA EXCELÊNCIA NA AVALIAÇÃO DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA FEITA PELO CNMP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está entre as 11 unidades do Ministério Público brasileiro que receberam a menção “excelente” na avaliação dos portais da transparência realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O resultado, referente ao segundo semestre de 2023, foi divulgado nesta terça-feira (16), durante a 5ª Sessão Ordinária de 2024.

Essa menção é concedida aos MPs que atenderam a 100% dos itens estabelecidos no Manual do Portal da Transparência do conselho. Os parâmetros de análise foram definidos na 5ª edição desse manual que elencou 525 itens a serem verificados, como acessibilidade e adequação às normas vigentes.

Outros critérios verificados vão desde a identidade visual do portal, a padrões de navegação, execução orçamentária e financeira, fundos, detalhamento de receitas, passando por diárias e passagens, despesas com cartão corporativo, dados de licitações e de prestadores de serviços até informações de pessoal (como membros ativos, inativos e pensionistas), entre outros. E em todos eles o Ministério Público Potiguar atendeu 100%.

“A menção de excelência é uma conquista de todas as unidades do MPRN que alimentam o portal da transparência. A Controladoria interna responsável pela coordenação das informações busca cada vez mais melhorar a transparência da nossa instituição”, declarou a Controladora Interna do MPRN, Camila Dumaresq.

Além do MPRN, também alcançaram 100% de desempenho Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Santa Catarina. Na sequência, com a menção “ótimo”, aparecem Bahia (99,8%), Pará (99%), Paraná (98,5%), Minas Gerais (97,5%), São Paulo e Ministério Público Militar (96,7%), Maranhão (96%), Espírito Santo (95,9%), Roraima (95,4%), Goiás (95,3%), Sergipe (95,2%) e Rio Grande do Sul (95,1%). Além do CNMP e do Ministério Público Federal, tiveram desempenho entre 91,9% e 94,7% os MPs de Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Durante o comunicado ao Plenário do CNMP, o presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), conselheiro Antônio Edílio Magalhães destacou que a análise dos portais institucionais foi realizada com “absoluto cuidado e responsabilidade, levando em consideração as regras trazidas pela Lei nº 13.709 (Lei Geral de Proteção de Dados) e pela Resolução CNMP nº 281/2023, que instituiu a Política Nacional de Proteção de Dados Pessoais no Ministério Público.

O conselheiro aproveitou a oportunidade para estender as congratulações “a todos os procuradores-gerais e demais membros e servidores envolvidos na manutenção dos portais, ressaltando a importância da transparência administrativa como princípio e meio de alcançarmos um Ministério Público mais eficiente”.

MPRN

IPTU INDUSTRIAL DE GUAMARÉ: UMA QUESTÃO DE ILEGALIDADE

IPTU INDUSTRIAL DE GUAMARÉ: UMA QUESTÃO DE ILEGALIDADE

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis: residências, prédios comerciais e industriais em razão de toda propriedade ou território situados no âmbito urbano.

Notadamente quanto ao IPTU Industrial, a legislação destaca no Título III, Capítulo I, Seção III do Código Tributário Municipal (Lei nº. 348/2005) a Base de Cálculo e Alíquota, especificamente no inciso II do art. 13, sendo 1% sobre o valor venal do imóvel.

Ocorre que, ano passado (2023), o Prefeito de Guamaré Arthur Teixeira enviou para Câmara Municipal Projeto de Lei com objetivo de majorar a alíquota para 2,5%. A medida antipática para retomada do desenvolvimento do município foi duramente criticada pela sociedade e por alguns parlamentares. Porém, sob uma visão caolha a administração pública somente visou encher os cofres com valores estimados em 15 milhões, sem ousar seguir os ditames estabelecidos pela norma.

A certeza do atropelo decorre da condução a margem da lei, uma vez que o processo legislativo foi plenamente contaminado por vício formal, o que se mostra intransponível e insanável.

Pois bem. A Lei Orgânica do Município em seu art. 38 estabelece que matérias relativas ao Código Tributário e suas alterações, o que foi o caso do projeto mencionado e que se transformou na Lei nº. 826/2023, tenha suas modificações amplamente publicizadas, inclusive expostos seus motivos dentro do prazo de 15 (quinze) dias, conduta que permite a qualquer entidade da Sociedade Civil Organizada apresentar emendas ao Poder Legislativo. Ou seja, os Poderes com a formatação do projeto haveriam de torná-lo público a sociedade antes da apreciação do Legislativo, permitindo apresentação de sugestões em forma de emenda no prazo legal, para somente, a partir daí, o Legislativo deliberar sobre a matéria, o que não ocorreu.

Por assim, restou evidente que a inobservância da ritualística contaminou flagrantemente o processo legislativo, provocando insuperável vício formal em sua elaboração, arrazoado no desrespeito às regras previstas para sua criação.

Para o caso do IPTU Industrial, é incontroverso que a imposição temporal estabelecida pelo legislador, tem por objetivo permitir oportuna e extensa participação da sociedade, tornando o feito de competência simultânea do Prefeito, dos Vereadores e, principalmente dos cidadãos, que haveria de atuar com amplo e irrestrito acesso a matéria que modifica os destinos da cidade, o que foi surrupiado pelo poder público.

Logo, é notório que o processo que não observa os ditames legais não pode impor obrigação, especialmente quando inquinado de manifesta nulidade que mácula a compulsão.

Tal má conduta, enseja as empresas que estejam sob o jugo da imposição indevida a suspensão imediata do pagamento do IPTU Industrial face o descumprimento velado das diretrizes estabelecida pela Lei Orgânica do Município desde 30 de dezembro de 2008. Instante em que os entes privados podem e devem promover o pagamento em consignação de apenas 1% do valor venal do imóvel, afastando-se dos riscos e prejuízos.

NOTA DO BLOG

Para além das contundentes críticas aos gestores na condução do processo legislativo ao arrepio da lei, cumpre mencionar a falta de atuação do jurídico da Casa do Povo. Parece que a Procuradoria Geral da Câmara que haveria de atuar como guardiã da legalidade entrou numa espécie de letargia, uma falência intelectiva ou um direcionamento propositado.

O blog já havia relatado e muitos foram testemunhas do pressagio que tempos difíceis estavam por vir. E que pelas mãos de alguns, os pés de tantos outros estaria no precipício rumo a um caminho de escuridão e trevas no arrasto de culpados e inocentes.

Nesse contexto, é necessário que o gestor municipal promova imediata reflexão, agindo voluntariamente pela suspensão da cobrança ilegal, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade e improbidade administrativa, enquadrando-se, em ato doloso e desonesto na lesão a lei e ao erário público.

O problema é querer que dê certo,  algo que já está programado para dar errado!

PREFEITO ALLYSON TEM GESTÃO APROVADA POR 79,14% DOS MOSSOROENSES

PREFEITO ALLYSON TEM GESTÃO APROVADA POR 79,14% DOS MOSSOROENSES

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, tem a gestão aprovada por 79,14% da população mossoroense. É o que revela a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17), pelo Instituto DataVero e Rádio 93 FM de Mossoró.

De acordo com os números do DataVero, 43,38% dos mossoroenses consideram a gestão do prefeito Allyson como boa, 27,48% como excelente e 20,86 como regular.

A pesquisa quantitativa da DataVero foi contratada pela 93 FM, Nossa TV e Portal o Mossoroense e registrada em 10/04/2024 sob o número de identificação: TSE nº RN-00041/2024.

Realizada entre os dias 13 e 14 de abril, a pesquisa ouviu 600 entrevistados para saber intenção de votos nas eleições de 2024 para prefeito e vereador. A pesquisa tem o nível de confiança de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais.

EDINOR ALBUQUERQUE: “CHEGOU A HORA DE MOSTRAR QUE QUEM ESCOLHE É O POVO!”

EDINOR ALBUQUERQUE: “CHEGOU A HORA DE MOSTRAR QUE QUEM ESCOLHE É O POVO!”

O vereador Edinor Albuquerque (Podemos) usou suas redes sociais para fazer um desabafo acerca das perseguições políticas, que segundo ele estão ocorrendo por parte do Poder Executivo de Guamaré.

O atuante e vigilante parlamentar começou a pagar o preço por ter abandonado o governo, em consequência de sua decisão, simpatizantes do vereador que trabalham no atual governo estão sofrendo constrangimentos, ameaças, abusos e exonerações.

É preciso destacar que, em sua integralidade, os servidores que há muito acompanham a situação, estão sendo acuados por pura divergência política.

Veja na integra a publicação:

“Bom dia, gostaria de expressar o que os nossos eleitores que estão trabalhando na gestão atual, estão passando nesse momento, estão sendo pressionados a todo custo. Aliciados sem nenhum respeito por partes dos que representam o governo… não se olha mais o profissional e sim se vai dizer que não vota mais com o vereador Edinor ou será demitido! Dês profundo respeito com os que eles elegem como frágeis! Hora de mostrar que quem ESCOLHE É O POVO. E esses detentores do poder publico ou sanguessugas que nem eleitos foram, vivem na sombra dos seus pra amedrontar e aterrorizar pessoas que levantam todos os dias pra realizarem seus trabalhos dignamente. Peço aos que não dependem dessa força opressora, do gabinete do ódio que sejam junto com nosso vereador a voz que está presa nas suas gargantas e em seus corações. Estamos muito perto da libertação do nosso povo! Por isso que o gabinete do ódio e todos que dele fazem parte estão desesperados!”.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã.

É preciso fé.

MPRN RECOMENDA QUE GOVERNO DO ESTADO CONVOQUE CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DA FUNDASE

MPRN RECOMENDA QUE GOVERNO DO ESTADO CONVOQUE CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DA FUNDASE

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado que convoque imediatamente candidatos aprovados no último concurso público da Fundase/RN em número suficiente para provimento das atuais vacâncias. O MPRN levou em consideração o fato que essas vacâncias afetam os recursos humanos da Fundase e implicam prejuízos ao atendimento socioeducativo.

De acordo com a recomendação, a Presidência da Fundase deverá estabelecer critérios de remoção para preenchimento das vagas de analista socioeducativo pedagogo em Natal/Parnamirim. Em seguida, o Governo do Estado deverá, havendo vagas no interior do Estado como consequência da remoção, realizar nova convocação para preenchimento dessas vagas.

A recomendação leva em consideração, ainda, uma denúncia sobre possível violação de direitos praticada pelo Estado em decorrência da não convocação suficiente dos aprovados no concurso de agente socioeducativo para a Fundase.

O MPRN concedeu prazo de 10 dias úteis para que o Governo do Estado informe sobre as providências já tomadas ou em curso para atender a recomendação, encaminhando a devida documentação comprobatória. Caso contrário, deve apresentar as razões que impedem o cumprimento do que foi recomendado, sob pena de serem adotadas medidas judiciais cabíveis.

MPRN

PARNAMIRIM ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

PARNAMIRIM ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Prefeitura de Parnamirim está com processo seletivo aberto para contratação de profissionais de saúde em caráter de urgência. O objetivo é atender necessidade temporária e excepcional de interesse público por meio da contratação por tempo determinado. São 61 vagas mais cadastro reserva para 17 especialidades.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (18).

Confira os requisitos:

Arquiteto Fiscal da Vigilância Sanitária: nível superior + registro profissional;
Enfermeiro Obstetra: nível superior + pós graduação + registro profissional;
Bioquímico Citologista: nível superior + pós graduação + registro profissional;
Técnico em Segurança do Trabalho: nível médio + nível técnico + registro profissional;
Técnico em Citologia: nível médio + nível técnico + registro profissional;
Auxiliar de Farmácia: nível médio + experiência comprovada;
Médico Cardiologista Pediátrico, Médico Ecocardiografista Pediátrico, Médico Gastroenterologista Pediátrico, Médico Hematologista, Médico Neurologista, Médico Neurologista Pediátrico, Médico Alergologista, Médico Hepatologista, Médico Proctologista e Médico do Trabalho: nível superior + residência + registro profissional;
Médico Regulador: nível superior + registro profissional.

Todo o processo de seleção será online, com exceção da apresentação de documentos originais e assinatura do contrato, em caso de convocação. A documentação necessária e todas as demais informações podem ser consultadas nos editais, que estão disponíveis no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16), edição DOM 4265.

INSCRIÇÕES PARA MÉDICOShttps://forms.gle/BMj9U95nFVyDeiFQ8

 INSCRIÇÕES PARA OS DEMAIS CARGOShttps://forms.gle/se3LVGv72Yjhupbc6

SESSÃO DA CÂMARA: “RATOS E CORRUPTOS, VIDAS PERDIDAS, CORAÇÃO DE PEDRA E O POVO PEDINDO ESMOLAS”

SESSÃO DA CÂMARA: “RATOS E CORRUPTOS, VIDAS PERDIDAS, CORAÇÃO DE PEDRA E O POVO PEDINDO ESMOLAS”

O portal assistiu e ouviu atentamente cada oratória dos vereadores de oposição na sessão ordinária desta terça-feira (16). A sessão foi quente, tendo os vereadores Tiago Luís, Edinor Albuquerque, Diego de Lisete e Leandro Felix usado a Tribuna da Casa do Povo para enfatizar uma parcela da situação municipal de momento.

Dentre as falas foi destaque a crítica situação administrativa do município e o abandono do governo ao povo, com destaque: Policiais militares com diárias atrasadas desde fevereiro; Alimentação dos policiais e guardas municipais cortadas; Veículos locados recolhidos por falta de pagamento; Desrespeito do Poder Executivo em sancionar leis aprovadas no Legislativo há quase 1 ano; Reforma da Unidade Básica de Santa Paz, com recurso de emenda sem início da obra; Casa de Apoio com o povo bebendo água da torneira;

Ainda, se registrou forte resistência e críticas diretas ao Vereador Gustavo Santiago que tem dedicado seu tempo no legislativo a atacar o ex-Prefeito Adriano Diógenes, elegendo e priorizando como se tal fosse o problema de Guamaré, tentando fechar os olhos do povo as gravíssimas dificuldades e omissões do executivo municipal.

Assim, sobrou-lhe questionamentos e acusações, em especial, quanto a sua oposição de 10 anos, onde não se registrou um único movimento em desfavor dos seus adversários e em defesa do povo, nem se notabilizou qualquer aporte de recurso para ajudar o município. A figura sustentada pelos parlamentares de oposição, é que para o Vereador Gustavo Santiago os problemas de Guamaré se acabaram após sua adesão ao governo

Veja na íntegra e em vídeo a sessão e as oratórias dos parlamentares da oposição e situação e façam suas conclusões:

FALA NA TRIBUNA

VEREADOR TIAGO LUÍS – (PODEMOS)

VEREADOR EDINOR ALBUQUERQUE – (PODEMOS)

VEREADOR DIEGO DE LISETE – (PODEMOS)

VEREADOR LEANDRO FELIX – (PODEMOS)

CONSIDERAÇÕES PARLAMENTARES

VEREADOR GUSTAVO SANTIAGO – (PSDB)

VEREADOR EDINOR ALBUQUERQUE – (PODEMOS)

VEREADOR CARLOS CÂMARA – (PSDB)

VEREADOR TIAGO LUIS – (PODEMOS)

VEREADOR DIEGO DE LISETE – (PODEMOS)

VEREADOR LEANDRO FELIX – (PODEMOS)

VEREADOR MIRANDA JUNIOR – (PSDB)

VEREADOR EUDES MIRANDA – (PSDB)

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE AMEAÇAR MULHER COM PEDAÇO DE MADEIRA EM GUAMARÉ

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE AMEAÇAR MULHER COM PEDAÇO DE MADEIRA EM GUAMARÉ

A 1ª CIPM, através do 3° Pelotão de Polícia Militar de Guamaré, prendeu na noite da ultima segunda-feira (15), um homem suspeito de ameaçar uma mulher na rua Miassaba, centro de Guamaré.

A ação se deu após os Policiais Militares receberem uma denúncia de que um homem estaria em frente à casa da vítima a ameaçando com uma faca.

Segundo o Subtenente Jonhny Cruiff “a equipe fez diligências ao local, mas o suspeito já havia se evadido. A Equipe realizou buscas e ao retornar a casa da vítima encontrou o suspeito com um pedaço de madeira na mão. Foi dada voz de prisão pelo crime de AMEAÇA (Art 147 do CPB) e o suspeito conduzido a 5ª DRPC para os procedimentos cabíveis”. Comentou.

Denuncie Crimes

A população pode ajudar e muito a Policia Militar no combate a crimes na cidade, enviando através do WhatsApp ou ligação da PM (84) 99936-9126, denúncias, informações e solicitações. A PM ressalta que sua identidade será preservada em absoluto sigilo.

Com informações da Polícia Militar

GUAMARÉ RECEBE RALLY-RN 1500 NESTA QUARTA-FEIRA (17)

GUAMARÉ RECEBE RALLY-RN 1500 NESTA QUARTA-FEIRA (17)

O Rally RN 1500 está chegando em Guamaré. Quarta feira (17), o esporte de aventura toma conta da cidade com uma caravana de quase 900 pessoas entre competidores, equipes de apoio e organização do evento.

Guamaré será uma das cidades-sede, recebendo a chegada da 1ª etapa do Rally, no dia 17 de abril. O trecho especial, chamado de “Rota das Navegações”, contará com um deslocamento inicial de 33 km, especial de 185 km e deslocamento final de 0 km.

O Rally RN 1500 tem o apoio da Prefeitura de Guamaré e a iniciativa consolida a cidade na rota dos esportes de aventura. Guamaré se movimenta com trabalho  dia após dia no fomento do Turismo em todas as suas áreas, aproveitando todo o potencial do município.

Assecom/PMG

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp