janeiro 9th, 2014

Briga entre usuário e traficante acaba na delegacia.

Uma guarnição da Policia Militar, sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, com o apoio do Sd- GA Hissa, Sd- Pedro e do operacional da Guarda Municipal, prendeu dois homens com drogas na tarde desta quinta-feira, dia (09), na comunidade de Salina da Cruz.

De acordo com a Polícia, a denúncia informava que dois homens estavam brigando na Rua de Pandora, ao conferir a situação, eles descobriram que a briga era entre um usuário e um traficante de drogas.

Um dos acusados foi identificado pro Edgleberson de Almeida Silva (22 anos) “Vulgo Edi” e o outro que é menor foi identificado M. D. S. (17 anos).

No local, foi encontrado maconha, lança perfume, uma arma branca, um triturador de maconha e dinheiro.

Eles foram conduzidos à delegacia de Guamaré, mas deve ser encaminhado a 5ª Regional da Polícia Civil de Macau para serem ouvidos pelo o delegado Delmontiê Falcão, onde ficará a disposição.

Com informações da polícia militar.

Polícia Militar prende homem acusado de transitar em uma moto com procedência de roubo.

A Polícia Militar prendeu na tarde desta quinta-feira, dia (09) Antônio Carlos (28 anos) na Rua Monsenhor José Tibúrcio conduzindo uma moto com queixa de roubo no CIOSP. “Centro Integrado de Operações em Segurança Pública”.

Com o acusado, uma motocicleta modelo XTZ 125 NNL 2075 de cor azul, que tinha sido furtada em Natal. O veículo estava sendo utilizado livremente na sede do município.

Segundo o subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento de Guamaré. Ele disse ao blog que a moto foi presa em posse de Antônio Carlos, mas o acusado confessor em seu depoimento que tinha comprado o veiculo a Edimilson.

Segundo Antônio “acusado”, Edmilson lhe ofereceu a motocicleta por 2.500 reais, afirmando que a documentação da moto ele tinha perdido, e que já tinha feito um boletim de ocorrência na delegacia por perda do documento, mas que a moto estava legalizada junto ao DETRAN.

Disse ainda que confiou nele “Edimilson”, mas não sabia que a moto era de procedência de roubo. Antônio, afirmou na delegacia que não chegou a pagar o bem, pois estava testando o veiculo, hoje ao passar pela Rua principal a policia militar mandou parar e me deu voz de prisão, dizendo que eu estava com um veiculo roubado.

Antônio se diz enganado, e que se soubesse que a moto tinha procedência de roubo não tinha comprado a Edmilson, pois ele é um trabalhador e diz ser inocente.

A Polícia Civil da 5ª Regional irá ouvir as partes envolvidas, e os acusados ficarão a disposição da justiça até que o caso seja elucidado.

Antônio Carlos se encontra preso na delegacia de Guamaré, assim como a motocicleta.

Com informações da polícia militar.

Publicidade: Chegou o mais novo Lava-Jato da cidade, o”Tutu Barão”.

Confirmadíssimo… Haverá carnaval em Guamaré!

“Prefeito Hélio anuncia que haverá 5 dias de Carnaval com Temperatura Máxima e Mela-Mela em Guamaré”.

O prefeito Hélio, confirmou ao blog que haverá Carnaval em Guamaré. Ele disse ainda que o Carnaval, deste ano terá uma grande estrutura de som, palcos, iluminação, bandas e trio elétricos, ou seja, contará com a animação de varias bandas sensação do momento, durante as 5 noites no período de 28 de fevereiro à 4 de março, mantendo a tradição da cidade com temperatura máxima e o tradicional mela- mela.

“Nossa cidade precisa também de momentos alegres, festas, principalmente quando se trata de Carnaval.

Apesar de termos outras demandas,  priorizamos por meio planejamento a realização de cinco noites de festas.

As escolhas das Bandas estão sendo feita. A Prefeitura vai preparar uma grande estrutura para este ano com tranquilidade,  a Polícia Militar e Guarda Municipal vai garantir o reforço e a segurança de todos” garante o prefeito

Hélio disse que irá coordenará a distribuição do mel como sempre fez ao longo dos anos no período de carnaval. “O mela-mela já virou tradição no carnaval de Guamaré”.

O prefeito informou que está buscando todos os alicerces jurídicos para que o evento seja realizado dentro das normas estabelecidas por Lei. Mas antes fará consultas ao Ministério Público.

Disse ainda que haverá o verão vivo e o campeonato de blocos que inicia no mês de fevereiro, e que será divulgada na imprensa a programação depois de uma reunião com as demais secretarias do governo no inicio da próxima semana.

Posto Policial continua inoperante por falta de infraestrutura.

O povo de Baixa do Meio está mais politizado, o que foi prometido em reunião com a cúpula da segurança pública municipal, regional e estadual ainda não foi cumprido.

O prédio é de patrimônio público, deveria ser utilizada pela policia militar ou guarda municipal, mas a policia não tem usufruído o bem devido às condições de infraestrutura do local.

A Guarda Municipal, por exemplo, não tem uma base no distrito, os gms utilizam o hospital como local e ponto de apoio.

Na verdade, o prédio poderia servir as duas corporações, pois fica em um local extremamente estratégico em uma comunidade com mais de 6 mil habitantes.

Eu particularmente acredite que até o prazo dado pela a secretaria de obras, a obra seja feita, atendendo a reivindicação da população de Baixa do Meio. E que a vontade, a necessidade e a legalidade vençam o desgaste de palavras e promessas por ações mais enérgicas.

O que nos resta é aguardar!

Na Secretaria de Educação o menino cresceu e está um mestre.

Basicamente, existem duas qualidades essenciais que a prática oferece a um gestor (a) público de uma secretaria. A primeira, é ter em sua pasta uma equipe de qualidade.

A outra é ter ações que nos faça a secretaria ganhar aprovação popular, trazendo para o gestor (a) todas as experiências de um bom serviço prestado ao povo Guamareense oferecendo uma educação de qualidade.

O que se ver no prefeito Hélio (PMDB) e na secretária de educação Iracema Morais, é um retrato da canção para não dizer que não falei das flores, “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”.

A professora Iracema é um exemplo de gestora que não espera a hora e nem por ninguém, é preciso fazer para acontecer. Veja algumas ações da Secretaria de Educação no ano de 2013. Aqui o menino cresceu e está um mestre educando..

Ações da Educação 2013.

A secretaria de Educação cumprindo o que preconiza a Lei desenvolve os Programas e Projetos, a saber:

Programas educacionais desenvolvidos em 2013.

PAR – PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS novo PAR 2010 é o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que atrelou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura do plano de metas do Compromisso Todos pela Educação. Em 2013, técnicos da secretaria receberam capacitação para atualização e monitoramento de ações que incluíram obras de infraestrutura como construção de quadras e aquisição de bens duráveis e mobiliário escolar:

QUADRA ESCOLAR da Escola Maria Madalena com 70% da obra concluída. Via PAC II – FNDE;

QUADRA ESCOLAR da escola Antônio Theodorico com projeto aprovado pelo FNDE e autorização do pagamento da 1a parcela. Via PAC II;

CADASTRO DE 2 TERRENOS para construção de 2 escolas municipais com 100% financiada pelo FNDE;

CADASTRO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO de 5 escolas da rede municipal, sendo elas: Felipe Alves, Luiz Cândido, João batista, Pedro Guilherme e o Centro de Educação Infantil Luíza Ferreira de Morais, com 100% financiada pelo FNDE;

CADASTRO de AQUISIÇÃO DE PRÉDIO PRÓPRIO para o Polo UAB;

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR com financiamento FNDE;

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COZINHAS ESCOLARES para todas as escolas da rede, financiadas pelo FNDE;

AQUISIÇÃO DE BRINQUEDOS DE PLAYGROUND para 11 escolas da Educação Infantil.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIVERSOS para todas as escolas da rede;

AQUISIÇÃO DE TERRENOS PARA AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS: Sebastiana Ricardo e Antônio Theodorico;

AQUISIÇÃO DE UMA CASA PARA AMPLIAÇÃO DE BIBLIOTECA que beneficiará alunos da escola Maria Madalena, seguindo as orientações das ações do PAR.

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – em 2013, realizou-se capacitação de 2 orientadores de estudo com atividades desenvolvidas nas escolas da rede visando melhorar o processo de alfabetização de crianças nos anos inicias (ciclo de alfabetização) do ensino fundamental;

4 encontros com o coordenador geral do Programa;

Oferta de 36 bolsas pelo PNAIC pagas aos professores por 10 meses consecutivos;

Formação de 7 professores com bolsas pagas com recursos do município.

PRONACAMPO – o papel do Pronacampo é assegurar oportunidades para a população do campo. Em 2013, foram inscritos no Programa Escola da Terra 5 professores no sistema SIMEC para receber formação na área educação no campo.

PRONACAMPO Proinfo – o município foi contemplado com novos recursos digitais: 1 laboratório + 1 Computador Interativo para Centro Infantil Mª do Socorro; 9 Laptpos educacionais para o José Nunes. O município também aguarda recebimento de novos equipamentos digitais: 11 Computadores Interativos distribuídos entre as seguintes escolas: Bibiano Xavier, Jesuíno Vieira, Luiz Cândido, José Tibúrcio, Antônio Theodorico, João Batista, Maria Madalena, Sebastiana Ricardo, Francisco Maciel, José Nunes e Pedro Guilherme.

O PROINFO INTEGRADO é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. Nosso município já desenvolveu o programa atendendo 60 cursista – Introdução a Educação Digital e Elaboração de Projetos no ano de 2013. Também contou com a certificação de 21 cursistas com carga horária de 180h que lhes garante progressão horizontal em 3% no Plano de Carreira de nosso município.

FORMAÇÃO PELA ESCOLA – O FPE em 2013 trabalhou a formação de 01 turma para o módulo Competências Básicas e pretende estender para novas turmas do mesmo módulo em 2014.

BRASIL ALFABETIZADO – O Brasil Alfabetizado em 2013 trabalhou a  formação Continuada com 12 Alfabetizadores e está desenvolvendo a alfabetização de 138 alunos matriculados.

PDE Interativo – o município elaborou diagnóstico para as 19 escolas com o objetivo de apontar as fragilidades e alcançar as metas erigidas para 2014.

PDE CAMPO – programa que promove, através de auxílio financeiro do FNDE, a melhoria da infraestrutura das escolas do campo. Em 2013, o município foi contemplado com 14 escolas da rede.

PLATAFORMA FREIRE – em 2013, o município levantou a demanda de professores que pretendem cursar 1a ou 2a licenciatura ou Pedagogia em regime presencial ou a distância.

ATLETA NA ESCOLA – 2 escolas contempladas com adesão: Maria Madalena e Benvinda Nunes Teixeira.

PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA – em 2013, adquiriu-se 05 ônibus – FNDE.

PNAE – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – a Secretaria contou com as nutricionistas encarregadas pela elaboração do cardápio para executar 3 chamadas públicas que garantiu, inclusive com a contrapartida de recursos próprios, alimentação saudável a todos os educandos da rede.

PNLD – PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO – a secretaria realizou a atualização cadastral para o novo gestor a fim de garantir a escolha do Livro já em janeiro de 2014.

Fundação Biblioteca Municipal – a secretaria seguiu as orientações do Sistema de Bibliotecas Públicas e elaborou um relatório de funcionamento, bem como executou a atualização cadastral a fim de garantir o recebimento de novo acervo.

PSE – A intenção do programa é garantir aos alunos da educação básica o atendimento de saúde.

Em 2013, a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde desenvolveram a semana de Saúde em 5 escolas pactuadas da rede: Antônio Theodorico, Benvinda Nunes Teixeira, Francisca Freire, Maria Madalena e Monsenhor José Honório com o atendimento de 1.983 alunos nas seguintes ações:

Avaliação antropomédica;

Teste Snellen;

Ação de Segurança Alimentar;

Prevenção ao uso de Drogas e álcool;

Realização da Semana da Campanha do Tracoma nas escolas de 30/09 a 03/10 com profissionais do Ministério da Saúde em 19 escolas municipais e estadual.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – a Secretaria executou o programa em 10 escolas contempladas e beneficiou educandos da rede municipal aumentando a permanência deles em ambiente de aprendizagem, optando por desenvolver oficinas dos macrocampos nas seguintes atividades: acompanhamento pedagógico, reforço escolar, música, canto e coral, teatro, dança, modalidades esportivas dentre outras. O programa atendeu 1.203 educandos com 28 monitores divididos em oficinas nas escolas.

MAIS CULTURA – O programa contempla projetos pedagógicos de  8 escolas da rede pública com experiências culturais e artísticas diversas, ainda em fase avaliação pelo Ministério da Cultura.

SALAS DE RECURSOS – aberturas e de Salas de Recursos em 2 escolas – Maria Madalena e Benvinda Nunes Teixeira – para alunos com necessidades especiais, incluindo a capacitação de professores para o AEE – Atendimento Educacional Especializado.

FREQUÊNCIA ESCOLAR – acompanhamento da frequência escolar em 90% da rede municipal e estadual de ensino em nosso município.

EDUCACENSO – cadastramento de todos os professores da rede municipal via sistema INEP/EDUCACENSO.

PROJETO ESCOLA DE ARTE – Projeto Social ligado a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal em parceria com a ONG ASPAM, que tem como público alvo 200 alunos entre 7 e 17 anos de idade situados no município de Baixa do Meio, desenvolvendo as seguintes atividades: oficinas de arte, música, dança e artes visuais mantendo também aulas de conteúdos escolares que ajudam e reforçam o processo de ensino/aprendizagem.

ESPORTE E EDUCAÇÃO – projeto social educativo que fomenta oportunidade x potencialidade e contribui também para o aproveitamento da vida escolar de 200 alunos divididos em 4 escolas da rede municipal de ensino nas modalidades: Basquete, futsal, Karatê e vôlei.

REALIZAÇÃO da SEXTA SEMANARTE nos dias 20 e 21 de dezembro, consistindo em amostras das ações pedagógicas e artísticas produzidas durante o 1o  semestre letivo no Programa Criança Petrobrás e PROART, com o tema “Arte Contemporânea”.

PROJETO JUDÔ NA ESCOLA – o projeto atende em média 50 crianças e adolescentes da rede municipal, na faixa etária de 3 a 17 anos.

PROERD – programa de caráter social preventivo posto em prática pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação, atendendo a 1.474 alunos da rede municipal, estadual e privada do município de Guamaré.

IMPLATAÇÃO E MANUTENÇÃO do curso de Especialização em Gestão Escolar, atendendo a 30 professores da rede municipal de ensino com previsão para certificação em fevereiro de 2014;

REFORMA DA QUADRA da escola Francisca Freire financiada com recursos próprios.

REALIZAÇÃO DE OFICINA EM BRINQUEDOTECA – espaço para brincar, criar e aprender desenvolvida em todas as escolas da Educação Infantil de 09 a 11 de abril de 2013, contando com a participação de 29 professores.

REALIZAÇÃO DE ESTUDO EM PEDAGOGIA DE PROJETOS – realizado em 19/06/2013 na escola municipal José Silvino contando com a participação de 14 professores.

CAPACITAÇÃO EM LEITURA E ESCRITA – desenvolvido nos anos iniciais em 01/10/2013 em 7 escolas do município e a participação de 36 professores.

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR PEDAGÓGICO – congresso norte-nordeste que teve sua sede em 2013 na cidade de Fortaleza- CE no qual foram capacitados 06 coordenadores da Secretaria de Educação.

INCENTIVO FINANCEIRO NA PARTICIPAÇÃO DO SEL – Seminário de Leitura ocorrido em Natal com a participação de 4 coordenadores pedagógicos.

FORMAÇÃO PARA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL 2013 – realização de oficina de língua portuguesa e matemática com o objetivo de propiciar aos 9 professores participantes e 202 educandos condições de aprofundamento de seus conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

SETOR INSPEÇÃO ESCOLAR – Portaria de autorizações e renovações para 8 escolas: Francisca Freire de Miranda, Antônio Theodorico, Benvinda Nunes Teixeira, José Silvino de Oliveira, Centro Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário, Centro Infantil Maria do Socorro de Melo, Jessé Pinto freire e Sebastiana Ricardo dos Santos.

LEIS CRIADAS e APROVADAS pelo Poder Público Municipal – Lei N. 604/2013 – Desvinculação das escolas: Jesuíno Vieira de Melo e Antônio Theodorico do Centro Municipal de Ensino Rural Professor Darcy Ribeiro;

ATO DE CRIAÇÃO das escolas da zona rural, a saber: Francisco Maciel de Assis e Centro Infantil Luiza Ferreira de Morais;

FORMAÇÃO realizada no setor Inspeção Escolar;

ENCONTRO de gestores das escolas municipais na Câmara de Vereadores em 18 de Abril de 2013 como os temas: Inspeção Escolar no Sistema Estadual e Municipal de Ensino;

ENCONTRO com Gestores e Coordenadores Pedagógicos e Secretários gerais das escolas municipais na Câmara de Vereadores em 30 de outubro de 2013;

ATUALIZAÇÃO da Escrituração Escolar;

AUTORIZAÇÃO de Diretores, Secretários Escolares e dos Assistentes de Secretarias nas escolas autorizadas.

REALINHAMENTO e Construção dos Projetos Político-pedagógico nas escolas da rede;

ANÁLISE dos resultados das atas finais do ano de 2005 a 2013.

NUMESP – NÚCLEO

            O núcleo atende as seguintes especialidades:

PEDAGOGOS com trabalhos de rendimento para alunos com baixo rendimento escolar;

FONOAUDIÓLOGOS: atende alunos com dificuldades e atraso de linguagens oral e sequelas neurológicas;

PSICOPEDAGOGOS: trabalha no sentido de reconhecer e atender as alterações de aprendizagem sistemática e/ou assistemáticas de natureza patológica;

INSTRUTORA de libras: atende surdos, os quais recebe capacitação em Libras favorecendo o processo de ensino aprendizagem;

APOIO PEDAGÓGICO em libras: atende crianças, jovens e adulto dando apoio para aprendizagem em libras;

PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: dedica ao assessoramento da instituição visando assegurara aos seus profissionais condições necessárias para compreensão do processo de ensino aprendizagem.

AÇÕES DO NÚCLEO

19 Palestras realizadas com professores e profissionais da educação junto as escolas da rede;

2 caminhadas em prol da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência.

Veja as ações do setor pedagógico da secretaria de educação quem vem com trabalho e dedicação dando um show de bola:

Clique aqui: Ações do pedagógico da Secretaria de Educação 2013

Reflexão do Dia: Quinta, dia 09 de Janeiro de 2014.

Maior barragem do RN tem menor volume d’água dos últimos 20 anos.

“Armando Ribeiro Gonçalves está com 34,81% da capacidade”.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 34,81% da capacidade (Foto: Canindé Soares)

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada em Assú, está com o menor volume de água desde sua construção em 1983. O nível da barragem chegou a 34,81%, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Apesar do baixo nível da barragem, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Joana Darc Freire de Medeiros, informou que é precipitado falar em racionamento do abastecimento da região. “Apesar do baixo volume d’água, nós ainda temos 800 milhões m3 de água, é muita água porque a barragem é muito grande”, disse.

G1

Homem conhecido por Burguesa mata outro a facadas em Baixa do Meio.

Um homem identificado por Burguesa, “ex-presidiário” matou a facadas João Maria Serrafim Alves (46 anos) cunhado de Assis de Rosa, na comunidade de Baixa do Meio, a 23 km da sede do município de Guamaré.

Segundo informações da polícia militar, a briga entre os dois começou no bar de Calango e terminou na Vila de Madalena com o homicídio.

Após queda de João Maria na briga, Burguesa de camisa azul (foto) aproveitou a situação e efetuou várias perfurações a faca nas costas e no braço da vitima.

A polícia militar sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, realizou várias  diligência durante toda noite a procura do acusado, com apoio do operacional da Guarda Municipal, mas sem êxito.

O corpo foi conduzido ao Hospital Manoel de Lucas em Guamaré, aguardando a chegada do Itep.

Burguesa conseguiu fugir do local do crime, a polícia continua em diligência atrás do acusado como quem se procura um alfinete.

O caso será investigado pelo 5ª Regional da Polícia Civil de Macau.

Com informações da polícia militar.

MORRE o ex-deputado e ex-senador João Faustino.

Faleceu hoje, dia (09) pela madrugada o ex-deputado e ex-senador João Faustino. Ele deu entrada na última segunda-feira (06) no Hospital do Coração, em Natal, com quadro de pneumonia, mas teve diagnóstico de leucemia.

João iria iniciar o tratamento em São Paulo, com viagem marcada para esta quinta-feira (09), no entanto veio a falecer. Ele foi deputado federal por dois mandatos, secretário de Estado e no Governo Federal, além de ex-candidato ao Governo do Estado, conhecido na época como João do “Coração”, com Lavô e Jajá para o Senado, formando a chapa daquela eleição.

O pássaro faz aniversário hoje.

Quinta feira de parabéns para o subcomandante da Guarda Municipal Jabneã Batista, mas conhecido como Pássaro Negro. Hoje ele completa mais uma primavera com saúde e muita disposição.

O subcomandante recebe esta pequena homenagem do povo Guamareense, do destacamento policial e de corporação da Guarda Municipal por sua dedicação e honra a farda que veste.

O subcomandante da Guarda Municipal Jabneã Batista “Pássaro Negro”, não é simplesmente um guarda para com a corporação, ele é um amigo, é um irmão, ele junto com o operacional da Guarda tem contribuído e muito com a polícia militar para garantir a segurança do município.

“Pássaro Negro não abandona o barco, pelo o contrário ele se sacrifica pelos que mais necessitam de sua coragem e de seu empenho, ele de fato tem em suas veias o sangue e o orgulho de ser um Guarda Municipal e assumir o subcomando da corporação”.  Luiz Carlos – Subtenente.

Parabéns!