Browsed by
Day: 2 de setembro de 2014

Colocações no tempo regimental dos vereadores Damião Rodrigues, Edinor e Lisete Negreiros marcou a sessão de hoje.

Colocações no tempo regimental dos vereadores Damião Rodrigues, Edinor e Lisete Negreiros marcou a sessão de hoje.

IMG_3417

Na manhã desta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Guamaré, realizou sessão ordinária com apenas 7 vereadores presentes. Estiveram na sessão, os vereadores Edinor Albuquerque, Edinho de Moacir, Diva Araújo, Nildinho, Miranda Junior, Lisete Negreiros e Damião Rodrigues – presidente da casa.

IMG_3394

Os vereadores Gustavo Henrique e Eudes Miranda não compareceram, mas suas ausências à sessão foram justificadas pelo o presidente. O presidente  abriu a sessão e determinou que fosse lida pela relatora, a ata da sessão anterior conforme determina o regimento interno.

IMG_3397

Sem pauta para discutirem entre os pares e dentro do tempo regimental destinado as comunicações parlamentares, somente os vereadores Edinor Albuquerque, Damião Rodrigues e Lisete Negreiros se pronunciaram. As colocações feita por cada um chamaram a atenção do público presente.

IMG_3395

Vereador Edinor Albuquerque (PMDB).

IMG_3413

O Vereador falou sobre a possível mudança de dia da feira livre da comunidade de Baixa do Meio. Edinor externou sua preocupação sobre o assunto, a feira já tinha mais de 50 anos de existência, mas muitos comerciante queria mudança.

Segundo o Edil, os comerciantes do distrito o procuram para pedir a mudança do domingo para outro dia, assim os pequenos comerciantes teria um dia de folga para descansar, mas era um caso de entrar em acordo comum com os demais, pois os comerciantes de fora deram sinais que não aceitaria a mudança quando se falou sobre o assunto.

Edinor comentou que estava protocolando requerimento na casa, solicitando uma audiência pública referente a feira livre para ser realizada na própria comunidade de Baixa do Meio.

Outro ponto que o vereador mencionou foi a respeito do calçamento das ruas de Pedro Avelino, que fica as margens da comunidade de Baixa do Meio. Residente e domiciliado no próprio distrito, o vereador de Guamaré fez uma campanha com os comerciantes locais que surtiu bons resultados, toda pavimentação está sendo feita e bem próxima de ser concluída, graças a vontade e a disponibilidade dos comércios de tirar a imagem negativa das ruas que se encontrava intransitável com o abandono do poder público de Pedro Avelino.

Quem é de Baixa do Meio bem sabe que a realidade hoje é outra. Disse ainda que as estradas carroçais que liga Baixa do Meio a cidade de Pedro Avelino estão sendo todas consertadas, as máquinas estão a todo vapor trabalhando no local.

Antes de concluir sua fala, o vereador parabenizou as festividades de Nossa Senhora dos Navegantes, disse que o Padre Flavio Bezerra não veio para o município brigar por terras, mas cuidar dos corações que precisam de uma palavra de Deus, isto já o credenciava.

O líder do governo na câmara respeitou a ausência do vereador da oposição Gustavo Henrique, mas mandou um recado “Respeito senhores a ausência do vereador Gustavo, quando me convidou para andar de lanterna a noite na comunidade de Baixa do Meio, tamanha era a escuridão, na próxima sessão eu irei fazer um desafio a ele na tribuna quanto a sua colocação”. Concluiu.

Vereadora Maria Lisete de Negreiros (PMDB).

IMG_3429

Lisete Negreiros parabenizou a Igreja Católica na pessoa de padre Flavio Bezerra pela linda festa de Nossa Senhora dos Navegantes, “Fazia tempo que não tínhamos no município uma festa tão linda”.

A vereadora ainda parabenizou o prefeito Hélio e a secretaria de meio ambiente pela a entrega das primeiras licencias ambientais emitidas no ultimo dia 27 de agosto. “Antes levava anos, meses no estado para emissão de uma licença, hoje o próprio município de Guamaré já pode emitir estas licenças, uma conquista do atual governo, uma conquista do município”.

A vereadora reclamou da falta de segurança no município por falta de veículos para a polícia militar. Segundo Lisete, não adianta ter muitos policiais se não tem carro para que os agentes realizem o patrulhamento ostensivo e preventivo na cidade.

Lisete disse ainda que tomou conhecimento do fato ocorrido através da imprensa local, mas que os comentários sobre o episódio o povo já estava comentando, que a polícia saiu numa ocorrência de assalto na comunidade de Baixa do Meio, onde os policiais não conseguiram chegar ao local devido as condições dos veículos que quebrou no percurso, com os pneus desgastados, dois dos quatro pneus estouraram causando risco até a vida dos PMs.

Ainda disse que a governadora do estado não estava fazendo nada em nenhum setor, e na segurança muito menos, a situação estava de mal a pior, apesar de saber que é de responsabilidade do estado a segurança pública do município.

O prefeito Hélio tem feito o que pode segundo a vereadora, tem dado alimentação, DOS, “Diárias Operacionais”, fatos que melhorou bastante o efetivo, mas quero deixar aqui meu apelo à situação existente. A representante do povo considerou o episodio como uma vergonha e fatos como estes não podem acontecer no município como Guamaré.

Vereador Francisco Damião (PTN) – Presidente.

IMG_3409

Em tom de tristeza e indignação, o presidente disse que tomou conhecimento que este ano não irá haver o tradicional desfile cívico em alusão ao dia 7 de setembro, Damião disse que como avô pela primeira vez não irá ver seus netos desfilarem na comunidade onde reside.

Disse está muito triste com a secretária de educação, mas respeitava sua decisão, mas que sua tristeza e indignação ele não podia esconder.

Ainda disse que não concorda com a mudança da feira de Baixa do Meio, pois a mais de 50 anos que o dia foi sempre aos domingos, mudar o dia para outro irá causar um grande impacto para os comerciantes e para a população, principalmente para o povo dos assentamentos que já se acostumaram. É um caso a pensar e muito.

O presidente da casa Francisco Damião Rodrigues encerrou a sessão e convocou outra para próxima terça-feira (09/09) no horário regimental.

IMG_3405

A Guarda Municipal garantiu toda segurança dos trabalhos, que contou com um bom público no plenário da casa.

Nota do Blog: O vereador Edinor Albuquerque junto com os comerciantes deu um bom exemplo, revolvendo o problema da falta de pavimentação nas ruas da cidade de Pedro Avelino, nas proximidades da comunidade de Baixa do Meio. E ao mesmo tempo uma tapa na cara dos vereadores e do prefeito Sergio Cadó do município de Pedro Avelino, quando se omitiram do problema existente.

O problema que pendurava anos, e apesar dos apelos nada tinha sido feito pelos as autoridades daquele município. Edinor tem vontade e a impulsividade de ver as ações acontecerem para beneficio do povo, mesmo que sejam do lado de outra cidade vizinha.

A vereadora Maria Lisete sentiu a dor da população doendo nela, ao se manifestar hoje na câmara sua indignação pela falta de veículos para que os policiais realizem o trabalho preventivo e ostensivo em todo o município.

O assunto foi pauta hoje no poder legislativo r ficou registrado em áudio e Ata.

O vereador Francisco Damião é um homem de poucas palavras para quem o conhece bem sabe deste minha afirmação.

Quando ele disse que estava muito triste porque não seria realizadas as comemorações ao dia 7 de setembro na comunidade de Baixa do Meio, ele de fato falou da alma.

Macau: Traficante que fornecia drogas é preso em barreira policial na entrada da cidade pelo GTO.

Macau: Traficante que fornecia drogas é preso em barreira policial na entrada da cidade pelo GTO.

10609456_697060543702727_2322522917792743967_n

Por volta das 1 hora da madrugada, o Grupo Tático de Operações (GTO), mas conhecido como os homens de linha de frente, estava realizando uma Barreira Policial na entrada da cidade, quando ao abordar um veículo tipo Gol, de cor branca, placas MZB 8142, os agentes de logo reconheceram a pessoa de Fernando Antônio Atanásio da Silva (51 anos), no qual já havia sido preso por tráfico de drogas.

10658820_697060430369405_3374414275097894994_o

Ao realizarmos a revista no veículo, os policiais sentiram um forte odor de maconha dentro do interior do carro, mas não havia entorpecentes no veículo, porém ao realizar a revista pessoal no acusado foi encontrada a quantia de R$ 3 mil em espécie, o que levantou a suspeita de que o abordado estava fornecendo drogas na cidade.

10688141_697060513702730_8398135220009527780_o

Após ser interrogado, Fernando confessou ter entregado há poucos instantes TRÊS QUILOGRAMAS DE MACONHA numa casa situada na Rua da saudade no bairro Valadão, o local já estava sendo investigado pela policia, que poderia estar havendo a prática ilegal de tráfico de drogas.

Os agentes se deslocaram com Fernando até a rua citada, onde Fernando indicou ao local da entrega das drogas. O próprio Fernando bateu na porta e chamou à senhora Ana Rute da Silva, de 39 anos, dizendo a ela que abrisse e entregasse a droga porque a Polícia estava lá com ele e já havia descoberto tudo.

Sem alternativas, a dona da residência Ana Rute abriu a porta e permitiu que a Polícia Militar adentrar na sua residência, e indicou o lugar onde estava escondida a droga, sendo encontrado TRÊS TABLETES DE MACONHA PRENSADA.

A polícia deu voz de prisão ao acusado e o conduziu até a Delegacia de Polícia Civil de Macau. Igualmente, foram conduzidas as pessoas de Andrieli Felipe Gonzaga, de 18 anos, e Naiara Patrícia do Nascimento, de 24 anos (que estavam no carro abordado com Fernando). Também foi conduzida a senhora Ana Rute, que estava guardando a droga em sua casa. Com informações do blog GTO Macau.

Comitiva de Guamaré participa da 20º caprifeira na Cidade de Lages.

Comitiva de Guamaré participa da 20º caprifeira na Cidade de Lages.

DSCF2476

A cidade de Lages realizou durante os dias 29 á 31 de agosto, a 20º Caprifeira dos criadores de caprinos e ovinos da região e outras cidades do estado. O evento foi realizado no parque de exposição Deputado Nélio Dias ao lado da BR 304 que liga Natal a Mossoró.

DSCF2404

O evento teve como objetivo atrair compradores, produtores, expositores dos animais reprodutores das espécies, caprinos e ovinos. Além desta amostra destes animais nos estandes espalhados por todo Parque.

DSCF2469

Na feira outros produtos foram expostos como derivados do leite, derivados do Mel vindo da apicultura, artesanato e etc. Uma comitiva de Guamaré teve seu espaço, a artesã Diva do Nascimento apresentou seu trabalho  produzido com conchas do mar, crochê , papel reciclado etc.

DSCF2420

O Evento contou com o apoio da Prefeitura de Lages, Governo do Estado, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Região, Federação dos Agricultores do RN, Banco do Brasil e PENAI. Fonte: José de Arimateia.

Veja algumas imagens, clique nas fotos para ampliá-las:

Ladrões de caixa eletrônicos morrem em confronto com a polícia.

Ladrões de caixa eletrônicos morrem em confronto com a polícia.

Na madrugada deste domingo (31) na cidade de Governador Celso Ramos (49 km de Florianópolis) 06 bandidos invadiram uma agencia do Banco do Brasil e explodiram caixas eletrônicos. Os assaltantes preparavam para fugir quando deram de frente com o azar.

Policiais Civis já os aguardavam do lado de fora. Houve confronto e 05 dos 06 bandidos acabaram morrendo.

Um deles conseguiu fugir, mas segundo informações logo deve ser preso, pois a polícia informou que ele esta ferido e o 6º homem já esta engaiolado!

As informações são do blog 190.

Se as eleições fossem hoje Hermano Moraes estaria eleito, diz pesquisa seta.

Se as eleições fossem hoje Hermano Moraes estaria eleito, diz pesquisa seta.

Segundo o portal No Minuto, Hermano Morais (PMDB) é o candidato mais citado na pesquisa Seta/Nominuto para deputado estadual divulgada no último domingo (31).

Ainda com informações do portal, o parlamentar do PMDB aparece com 2,3% das intenções de voto.

De acordo com os dados divulgados pelo TSE, o RN tem 2.327.451 eleitores aptos a votar no pleito que acontece no dia 5 de outubro de 2014, para eleger presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputados federais, estaduais e distrital.

Levando em consideração os números do eleitorado no estado e tomando como base os votos válidos das eleições de 2010, que totalizaram 1.722.188 votos , se as eleições fossem hoje, o deputado Hermano Morais sairia das urnas com mais 39 mil votos, 4 mil a mais em relação a votação nas eleições de 2010, quando o deputado foi eleito com 35.294 votos.

Guamaré.

Em Guamaré o deputado Hermano Morais tem o apoio do prefeito Hélio (PMDB). Nas eleições de 2010, o grupo do prefeito Hélio apoiou o deputado José Adécio (DEM), que o obteve a expressiva votação de 2.922 votos no município. Sem apoio Hermano teve somente 26 votos.

Para essas eleições, com apoio do prefeito Hélio, se espera que Hermano supere e muito a votação de José Adécio (DEM). Os mais moderados esperam uma votação em torno de 4 mil votos. Ponto Critico.

O abraço da segurança, da fé e da esperança está neste homem.

O abraço da segurança, da fé e da esperança está neste homem.

IMG_2328

Cuidar das pessoas do Rio Grande do Norte sem exceção, resgatar a autoestima da polícia do estado, garantir mais segurança a população que clama por dias melhores, tem sido as propostas do Major Fernandes, mas conhecido como o caçador do mau, em busca de uma vaga na assembleia legislativa.

O que pode se ver no candidato, é a reafirmação do compromisso, do diálogo e rigor na aplicação das Leis. São algumas das marcas que o Major pretende imprimir a seu mandato se eleito no dia 5 de outubro.

O abraço apertado de Dona Severina do Nascimento de Castro (46 anos) em Macau, foi uma pura demonstração de segurança, de fé e de esperança que dias melhores virão com a vitória de um homem simples, mas de uma coragem incontestável. O Major Fernandes respira segurança pública, e tem em suas veias o sangue e o orgulho de ser um policial militar, não é atoa que a categoria está toda unida e empenhada em sua candidatura.

É plausível ver num olhar de uma criança, dos jovens, dos idosos a esperança que o povo vem depositando na maioria das cidades do estado na candidatura do Major, evidenciado pela expressiva admiração pelo o trabalho prestado a segurança pública por onde ele passou.

Comerciantes reclamam da falta de segurança pública por falta de viaturas da polícia militar em Guamaré.

Comerciantes reclamam da falta de segurança pública por falta de viaturas da polícia militar em Guamaré.

IMG_3387

Comerciantes da sede do município e da comunidade de Baixa do Meio estão reclamando e sofrendo com a falta de segurança pública por falta de viaturas para a polícia militar realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo.

O que se ver são proprietários preocupados com essa situação lamentável, principalmente porque muitos deles questionam um município tão rico em arrecadação deixar sua população a mexer da bandidagem por falta de veículos, mesmo sabendo que o estado está omisso com a segurança pública.

A revolta dos comerciantes aconteceu hoje (01) por volta das 16 horas, quando a polícia foi acionada para atender uma ocorrência na comunidade de Baixa do Meio. No percurso, a única viatura não conseguiu chegar ao local da ocorrência.

Com os pneus em condições precárias, dois estourou de uma vez só, e para a tristeza de quem precisava tanto da polícia, a viatura foi rebocada até o destacamento da cidade por outro veículo que passava pelo o local.

Os agentes foram socorridos pelo o carro particular do Subcomandante da Guarda Municipal Jabneã Batista, que a pesar de terem cortado as assas do pássaro, foi ele quem socorreu os policiais para atender a ocorrência na comunidade.

O subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento da cidade tem se virado nos trinta na tentativa de resolver este déficit. Com esforço conseguiu dois veículos usados e precisando de reparos, uma S-10 e um Sandero.

Foi então que a secretaria de transporte junto à prefeitura revolveu ajudar e não esperar pelo o estado. Comprometeu-se de realizar os reparos necessários e entregar a tempo em bom estado ao destacamento.

Só que desde o dia que estes veículos chegaram os policiais ainda não tiveram o prazer de usar as viaturas. Foram perdidas as contas de quantas vezes os veículos já foram para a oficina e voltaram pior do que foi.

Não sabemos informar se as peças que estão colocando nestes veículos são do paraguaio ou o mecânico que estão fazendo os serviços da prefeitura é um aprendiz.

Um estado omisso com a segurança pública!

Este é o retrato do sucateamento das viaturas da Policia Militar do Rio Grande do Norte.  Os Policiais de Guamaré tem enfrentado sérios problemas por estarem trabalhando com viaturas velhas que vivem apresentando problemas mecânicos e até mesmo quebrando em plena ocorrência Policial.

A falta de estrutura para o trabalho da Polícia Militar do Rio Grande do Norte não é novidade. O tempo passa e situação só piora. Os policiais, que arriscam a vida diariamente andam em viaturas sucateadas.

Falta de step, latarias amassadas, vazamento de óleo, pneus furados com remendo e rádios que não funcionam, além do mais o combustível liberado está sempre insuficiente e os carros estão tão cheios de problemas, devido à falta de manutenção, que nem chegam à velocidade de 50km/h. Prender um bandido em fuga num automóvel desses em Guamaré é quase uma missão impossível.

O que a atual gestão tem feito pela segurança pública do município?.

O combate entre policias e bandidos era intenso, mas com o pouco efetivo existente e a falta de infraestrutura, os bandidos sempre levaram vantagem. Assim foi com o ultimo assalto ao Banco do Brasil da cidade em setembro de 2013.

O atual prefeito Hélio teve que tomar algumas medidas junto com comandante da 1ª CIPM, e algumas providências foram tomadas pela prefeitura para que a segurança pública melhorasse no município.

O prefeito criou a Lei das DOs, que autoriza o município a pagar diárias operacionais a polícia militar e civil, com a medida tomada pelo o executivo, o destacamento policial passou a contar com mais policiais na cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Diante da grande omissão do governo do estado com a segurança, além das DOs, a prefeitura de Guamaré ainda disponibiliza uma cota de combustível, alimentação, e nos próximos dias será inaugurava a base integrada na comunidade de Baixa do Meio.

Nota do Blog: A face de um Governo do Estado ruim se mostra também na segurança pública. Em Guamaré, a Polícia Militar não pode sair em diligência e atrás de bandidos com todo efetivo existente.

O motivo da inércia policial: falta de viatura. Isso mesmo, se a Policia quiser combater a bandidagem uma parte que o faço a pé.

Sem poder fazer nada, uma parte dos policiais se limitou a ficar dentro do destacamento por não ter condições de realizar as buscas por falta de viatura.

A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade e direito de todos. Mas o que é prioridade para o governo? Esperar pelo um estado falido? Investir em proteção ao patrimônio público? Ou investir na prevenção da vida humana?

Por isso, os comerciantes esperam da prefeitura assumir este responsabilidade como fez a prefeitura de Extremoz antes que a situação fique insustentável.

A iniciativa tem possibilitado uma presença mais constante da policia nas ruas. Desde que a Prefeitura de Extremoz disponibilizou os carros, a policia militar conseguiu diminuir o tempo de resposta, aumentando a velocidade e com isso prestando um melhor serviço aos moradores daquela cidade.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp