Browsed by
Day: 17 de setembro de 2014

Por conta da estiagem açudes começam a desparecer na cidade de pendências e região.

Por conta da estiagem açudes começam a desparecer na cidade de pendências e região.

IMG_5683

A estiagem prolongada continua a fazer seus estragos na Região Salineira, pequenos açudes deixam de existir, mananciais que poderiam servir de bebedouro para animais, aves, e ainda, deixar a paisagem menos árida, estão com os dias contados ou já se foram.

Assim tem acontecido com os açudes que cercam as cidades de Pendências, Macau e Guamaré. Na foto, o conhecido Açude do Porto do Carão está desaparecendo.

Outros açudes que dependem do rio Assú estão na mesma situação, secando ou já secos por completo.

É preocupante a maior barragem do Rio Grande do Norte ter o nível mais baixo da história. Disse o prefeito Hélio.

É preocupante a maior barragem do Rio Grande do Norte ter o nível mais baixo da história. Disse o prefeito Hélio.

IMG_5690

A maior barragem do Estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, está com menos de 30% de sua capacidade, o menor nível em 30 anos de sua história, que já era considerado bastante crítico.

O desabastecimento da região salineira será o tema central no dia (25) de setembro, onde haverá uma audiência pública convocada pelo prefeito Ivan Padilha, que reunirá representantes das cidades da região salineira, como prefeitos, lideranças políticas e de produtores rurais.  O local e hora ainda estão para serem definidos.

Em visita hoje (17) com uma comitiva a cidade de Pendências, o prefeito Hélio visitou vários pontos do rio piranhas e sentiu na pele a escassez de água. Hélio disse que é preocupante a maior barragem do Rio Grande do Norte ter o nível de água mais baixo da sua história. O rio Assú pede socorro!

Prefeito Hélio e comitiva visitam o munícipio de Pendências para tratar sobre o problema da falta de água na região.

Prefeito Hélio e comitiva visitam o munícipio de Pendências para tratar sobre o problema da falta de água na região.

IMG_5680

O prefeito de Guamaré Hélio Miranda, acompanhado do secretário de obras, Keke Rosberg, dos vereadores Edinor Albuquerque, Eudes Miranda, Lisete Negreiros e Edinho de Moaci, visitaram o município de Pendências, para tratar com o prefeito Ivan Padilha, o problema da falta de abastecimento de água na região salineira e em Guamaré.

IMG_5555

A comitiva foi recebida na prefeitura pelo o prefeito Ivan Padilha, acompanhado pelo o Chefe de Gabinete Francisco, Adailton secretário de obras, Ubiratan secretário de planejamento e pelo o coordenador da defesa civil do município. De lá, as autoridades foram visitar vários ponto do rio piranhas no município.

IMG_5518

Os riscos de um colapso no sistema de abastecimento de água do município de Guamaré continuam sendo uma das maiores preocupações para o prefeito Hélio, e o que o prefeito constatou na manhã de hoje (17) com seus próprios olhos, soou como um sinal de alerta para o gestor. O rio que abastece 34 cidades, incluindo o município de Guamaré, está apenas com 30% de água.

IMG_5650

IMG_5637

É fato público que o problema do abastecimento de água para a região salineira. É decorrente do nível cada vez mais baixo do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, reservatório de onde é captada a água que é distribuída para Guamaré e mais trinta e três cidades.

IMG_5623

IMG_5567

IMG_5573

Não é somente o município que sofre com a falta de abastecimento de água, mas todas essas cidades e comunidades ao longo do trecho da adutora também estão enfrentando o mesmo problema, pois como a barragem está secando muito rápido devido à seca dos dois últimos anos, está se tornando cada vez mais difícil fazer a captação de água.

IMG_5620

IMG_5654

IMG_5653

Outros problema que a população destes municípios vem sofrendo há anos é o caos na  Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). A comitiva formada por autoridades de Pendências, Guamaré e Macau. Constatou central de capitação da água em Pendências, apenas uma bomba de bombeamento funcionando para toda região salineira, quando deveria está três em pleno funcionamento, e segundo informações colhidas no local, há anos que a situação está assim, de mal para pior.

IMG_5659

IMG_5661

IMG_5643

Quanto a falta de água, a quebra na única bomba da central que ainda está em funcionamento, gera um caos nos municípios que dependem desta adutora. No caso da Caern, a companhia é uma empresa que lida com produto de primeira necessidade, possui seu monopólio e não consegue funcionar a contento.

IMG_5642

A resposta está na falta de vontade política. O mesmo governo que mata a Caern, é aquele capaz de delirar na ânsia de construir um estádio de futebol em Natal, por custo insultante, acinte contra a sociedade.

O prefeito Hélio avaliou a visita como positiva e proveitosa,  disse que constatou hoje uma realidade nua e crua, e servirá de uma grande contribuição para que ele como prefeito, possa encontrar soluções emergenciais com a falta de água no município de Guamaré.

IMG_5614

O prefeito  também deposita esperanças num bom inverno, para assegurar a normalidade do abastecimento, e amenizar os prejuízos na zona urbana e rural, em decorrência do prolongado período de estiagem.

IMG_5584

Para evitar mais sofrimento para as famílias do município com a falta de abastecimento da água, principalmente aquelas famílias moram nas localidades que mais afetadas, o prefeito disponibilizará carros-pipas da prefeitura para fazer o abastecimento nas áreas mais críticas, e estará autorizando a secretaria responsável, a contratar uma empresa para instalar poços tubulares nas comunidades da zona rural.

IMG_5686

Sobre a construção da nova adutora para o município, o prefeito Hélio disse “Mesmo com a situação lamentável do baixo nível de água do rio Assú, irei construir a nova adutora para Guamaré. Porque minha fé se multiplica com a fé do povo Guamareense, que Deus irá ter piedade e mandar chuva em abundância para matar a sede do povo e dos animais”.

Disse ainda que o edital da construção da nova adutora que ligará da ETA de Tambaú até o munícipio de Guamaré, será lançado ainda neste mês de setembro, e publicado no Diário Oficial.

COMITIVA DE GUAMARÉ.

IMG_5698

COMITIVA DE MACAU QUE REPRESENTOU O PREFEITO KERGINALDO.

IMG_5700

Macau: Escolas elevam o IDEB do município.

Macau: Escolas elevam o IDEB do município.

IMG_3076

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 mostra que o país ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental em 0,3 ponto. O Ideb nacional nessa etapa ficou em 5,2, enquanto em 2011 havia sido de 5,0.

Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pelas redes municipais, que respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nessa etapa. O total de estudantes nos primeiros anos do fundamental é de 15.764.926, sendo 13.188.037 de escolas públicas. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros.

No município de Macau, todas as escolas da rede municipal elevaram o Ideb, dentre elas, duas se destacaram por atingirem a meta: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RIBEIRO e ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MAURA DE MEDEIROS BEZERRA, no 5º ano.

O Secretário de Educação, Rodrigo Aladim, parabeniza a equipe gestora, apoio pedagógico, bem como professores e alunos pela dedicação e esforço em fazer uma educação de qualidade. Afirmou, ainda, que o compromisso e os avanços que Macau vem obtendo na educação é fruto do trabalho sério desenvolvido em toda a rede municipal.

Entenda o que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Proart cadastra mais de 60 artesãos em Guamaré.

Proart cadastra mais de 60 artesãos em Guamaré.

Da Assessoria Sethas

008

O Programa Estadual do Artesanato (Proart) continua visitando os municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (15), a equipe da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) esteve no município de Guamaré para realizar o cadastro dos artesãos e dar orientações sobre o Programa de Artesanato desenvolvido no Estado.

Mais de 60 artesãos foram cadastrados e em breve receberão as carteiras, as quais oferecem ao profissional, vários benefícios. A coordenadora do Proart, Elaine Morgado, afirma que “Com a aquisição das carteiras, os profissionais ganham mais oportunidades em termos de descontos em lojas de matéria-prima e incentivos para progredir com a produção dos seus trabalhos”, disse Morgado.

Do dia 09 até o dia 15 de setembro, a equipe visitou três municípios e cadastrou mais de 180 artesãos. Além dessas visitas aos municípios, o artesão interessado em fazer o cadastro pode se dirigir à Sethas no Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp