Browsed by
Day: 25 de setembro de 2014

Programa cadastra 60 artesãos em Guamaré.

Programa cadastra 60 artesãos em Guamaré.

proart.guamare1

O Programa Estadual do Artesanato (Proart) continua visitando os municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

Na semana passada, a equipe da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) esteve no município de Guamaré para realizar o cadastro dos artesãos e dar orientações sobre o Programa de Artesanato desenvolvido no Estado.

Mais de 60 artesãos foram cadastrados e em breve receberão as carteiras, as quais oferecem ao profissional, vários benefícios.

— “Com a aquisição das carteiras, os profissionais ganham mais oportunidades em termos de descontos em lojas de matéria-prima e incentivos para progredir com a produção dos seus trabalhos”, disse a coordenadora do Proart, Elaine Morgado.

Adamires costa mobiliza bom pastor em prol de Hermano.

Adamires costa mobiliza bom pastor em prol de Hermano.

reuniao-bom-pastor-24-09-600x398

Amigo Adamires reuniu amigos e vizinhos para compartilhar a presença do deputado “ficha limpa” Hermano Morais, que mais uma vez foi ao bairro da Zona Oeste a fim de falar de sua atuação parlamentar.

Realizada na noite de quarta-feira, 24, a reunião contou também com a presença do candidato a deputado federal Antônio Jácome.

Estou aqui na condição de deputado estadual, apresentando-me como trabalhador assim como vocês. Venho de quatro mandatos como vereador e encero meu primeiro como deputado estadual. “Quero permanecer para continuar trabalhando para o Rio Grande do Norte”.

Caminhada da União leva nomes de Henrique e Vilma às ruas de Macau.

Caminhada da União leva nomes de Henrique e Vilma às ruas de Macau.

DSC_05211

Em Macau a quarta-feira foi de caminhada em prol dos candidatos da coligação União pela Mudança com Henrique governador, Vilma senadora, deputado estadual Ezequiel e deputado federal Rafael Motta. O grupo político do Prefeito Kerginaldo Pinto e do ex-prefeito Flávio Veras saiu às ruas na “Caminhada da União” pelos Bairros dos Navegantes e Valadão, acompanhados de vereadores e lideranças, além de um grande número de correligionários e amigos.

ok

Em seu discurso o prefeito Kerginaldo reforçou o pedido do voto  para o candidato a deputado federal Rafael Motta, que assume o compromisso de defender Macau em Brasília, trazendo obras para o município e auxiliando a gestão municipal, e o deputado estadual Ezequiel, que será a voz atuante na assembleia em favor do município, e de forma especial o reconhecimento da população do trabalho de Henrique governador e Vilma senadora.

Operação “Sentinela” fecha boca de fumo e prende acusado de tráfico, arma, drogas e dinheiro em Baixa do Meio.

Operação “Sentinela” fecha boca de fumo e prende acusado de tráfico, arma, drogas e dinheiro em Baixa do Meio.

IMG_9545

Sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, com o apoio do Cabo Marques, Sd- Claudio, Sd-Albuquerque, Sd-Joabe, Sd-Fernandes e Sd- Roberto, a polícia militar fechou mais uma boca de fumo na comunidade de Baixa do meio.

A operação foi denominada como “Sentinela” em virtude do acusado viver trocando o dia pela noite vendendo drogas, segundo a investigação.

A polícia tem sido efetiva para coibir o tráfico doméstico de entorpecentes na comunidade, concluindo toda operação com êxito. O novo efetivo de policiais vem contribuindo muito para que a população se sinta mais segura. A denúncia dava-se de conta que um homem estava vendendo drogas no horário noturno.

IMG_9540

Em campana, o Subtenente Luiz Carlos de Souza esperou amanhecer o dia para iniciar a operação, quando o acusado se preparava para ir embora do local indicado, os agentes  abordou Gutemberg da Silva Lima (28 anos) “Vulgo Chorão”, com drogas e dinheiro fracionado.

IMG_9558

Diante da flagrância, os policiais militares foram até a residência de Chorão, chegando ao local, o acusado confessor o crime assumindo que toda droga apreendida era para consumo e o dinheiro tinha sido da venda de um bode. Durante as buscas ainda foram encontradas mais drogas, dinheiro fracionado, uma arma de fogo tipo espigada, dentre outros objetos. O Sd- Claudio encontrou a arma municiada.

IMG_9554

Diante do depoimento do acusado, a polícia militar neste exato momento se encontra em diligência em locais suspeitos de vendas de drogas na rua dos invasores, morro do Judas e quilombo. Chorão foi encaminhados a 5ª Regional da Polícia Civil de Macau para ser ouvido pelo o competente delegado Delmontie Falcão, e ficará a disposição da justiça.

Nota do Blog: “Policia na rua cidade mais segura”. O subtenente Luiz Carlos de Souza com sua equipe merece de público o respeito e a admiração de toda população de bem do município de Guamaré.

A Lei Municipal aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores que criou as Diárias Operacionais, fez com que a população Guamareense pudesse se sinta mais segura no quesito a segurança pública.

Guamaré realizará a 1° edição do casamento comunitário 2014.

Guamaré realizará a 1° edição do casamento comunitário 2014.

casamento-evangelico-faceca

O casamento comunitário iniciativa da Secretaria de Assistência Social, através do Cento de Referência e Assistência Social -CRAS/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos /SCFV,  cuja ação é proporcionar o direito as pessoas a regularizar o seu estado civil,  onde são prioritários aqueles que estão incluídos nos programas sociais e acompanhados pela.

Nesta primeira Edição do Casamento Comunitário 2014 serão contemplados 35 (trinta e cinco) casais e a cerimônia Civil e o Ato  Ecumênico ocorrerá nesta sexta-feira (26/09) no clube da praia,  a partir das 15 horas,  a celebrante da Cerimônia Civil será a Juíza de Paz Dra. Etienia Souza da Cruz Freire.

A Secretária de Assistência Social,  afirmou que “considera o Casamento Comunitário uma grande ação das pessoas realizar o seu sonho,  e esse sonho passa agora ser uma realidade em nosso município,  garantindo direitos preservados na Constituição Federal,  aqueles que não têm condições de realizar o seu enlace matrimonial civil”.

O Prefeito Hélio também destaca que o seu Governo,  além de priorizar obras estruturantes, prioriza e cuida também das pessoas,  valorizando-as, assegurando os seus direitos e fortalecendo o seu bem maior,  que é a família!

Proteção Social Básica e Proteção Especial.

Exclusivo: Policia acaba de fechar boca de fumo na comunidade de Baixa do Meio.

Exclusivo: Policia acaba de fechar boca de fumo na comunidade de Baixa do Meio.

IMG_9540

Operação Policial denominado como “Sentinela” movimenta neste exato momento a comunidade de Baixa do Meio, a 23 km da sede do município.

Sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, com o apoio de policiais do destacamento e do novo efetivo, os agentes acabam de fechar boca de fumo. Dentro do local foram encontradas arma, drogas e dinheiro fracionado.

Um homem conhecido Gutemberg da Silva Lima (28 anos) “Vulgo Chorão” foi preso, o blog está acompanhando toda operação.

Aguarde a reportagem completa a qualquer  momento.

Morosidade no setor jurídico da prefeitura gera deficiência no atendimento ao povo e nas secretarias do município.

Morosidade no setor jurídico da prefeitura gera deficiência no atendimento ao povo e nas secretarias do município.

“Governar é manter a balança da justiça igual para todos” Franklin Delano.

i121667

Desde que assumiu a prefeitura em janeiro de 2013, o prefeito Hélio já fez uma renovação de quase metade de sua equipe do primeiro escalão. Novas pessoas, novas experiências, mas tempo de aprendizagem.

Neste tempo, ordens de serviços foram emitidas, varias obras em andamento em todo o município, retomada de outras paralisadas, estradas sendo melhoradas, aquisições de veículos, ruas e avenidas limpas. Sei que é obrigação da municipalidade limpar as ruas, mas nunca se viu se fazer isso por aqui com tanta dedicação. É comum nos depararmos com máquinas tirando entulhos das ruas pela noite.

Toda gestão tem seus déficit, mas entre os aspectos negativos dessa gestão, além da falta de compromisso de alguns secretários e servidores de primeiro escalão, podemos destacar a deficiência no atendimento ao povo e as secretarias do município por parte do setor jurídico da prefeitura.

Não é por culpa do prefeito que a maioria dos secretários tem encontrado dificuldades, mas as reclamações e as criticas por parte deles tem sido constantes referente à demora de parecer e travamento nos processos para fazer a máquina andar.

Acreditem… Programas importantes de secretarias ainda não foram ativados por falta de um parecer, alguns que foram não estão funcionando bem ainda. O que se ver, é uma morosidade em outras ações que estão em funcionamento, falta de sintonia na equipe jurídica entre outros, vem incomodando muita gente.

Um dos responsáveis por essa morosidade não é a preocupação com a tal da legalidade, um dos pilares da gestão. A legalidade tem sido essencial na gestão do prefeito Hélio, só que ela, se não for bem operada, leva a burocracia e está, por sua vez, pode corroer outro pilar importante defendido por essa gestão na campanha 2012: A Eficiência.

Mas será que as duas podem caminhar juntas em uma gestão sem uma servir para correr a outra? É possível sim. No entanto, é preciso um trabalho em equipe que exige concentração e sintonia de todos os membros para dá mais agilidade aos processos.

Como funciona?

Para o processo de empenho de negibilidade ou dispensa, por exemplo, o secretário (a) da prefeitura protocola o pedido da secretaria no setor de protocolo. De lá, é encaminhado ao gabinete do prefeito. Do gabinete segue para a contabilidade, feito o processo, volta para o gabinete do chefe do executivo, depois é encaminhado para procuradoria, setor este que tem sido alvo de descontentamento, neste setor tem quatro advogados que ganham muito bem para fazer a máquina andar dentro da legalidade. Depois de passar por este departamento, o processo volta para a secretaria de origem para conclusão, e depois volta para prefeitura ao setor de finanças para em fim efetuar o pagamento. O processo é extenso, é cansativo, não seria tão estressante se não fosse à morosidade de alguns setores.

Já no caso de solicitação de pagamento ou licitação de alguma secretaria, o processo segue outro caminho, no caso da licitação, o processo passar pela comissão da CPL para o parecer onde já dispõe de outros advogados somente para este fim.

Pois bem… Onde está de fato o erro para tantas reclamações quanto à morosidade? Quando um secretário chega a procurar o blog para reclamar, é sinal que sua voz não tem sido ouvida, imagine o povo que precisa diariamente do departamento jurídico da prefeitura?.

Macau: com sentença reformada estão descartadas novas eleições.

Macau: com sentença reformada estão descartadas novas eleições.

IMG_3625

A Juiza Cristiany Batista, da Comarca de Macau, reformou e publicou no final da tarde desta quarta-feira, 24, nova sentença que cassou o prefeito Kerginaldo Pinto e o vice Einstein, e tornou inelegível o ex-prefeito Flavio Veras.

A magistrada, que havia decidido pela realização de novas eleições, reconheceu que Kerginaldo não obteve mais de 50% dos votos quando eleito em 2012, e em vez de novas eleições para prefeito e vice, determinou que o segundo colocado no pleito, o petista Wilson Roberto, assuma o cargo. Mas, só depois de decisão em instância superior, o que dar o direito de Kerginaldo recorrer no cargo.

Votos “soltos” poderão fazer diferença na votação de deputado estadual em Guamaré.

Votos “soltos” poderão fazer diferença na votação de deputado estadual em Guamaré.

page

Com vários grupos políticos em plena atividade, as eleições para deputado estadual em 2010 foi uma das mais disputada em Guamaré.

Muito diferente do pleito atual. Estratificando os votos, baseado nas informações do TRE-RN, chagamos a votação dos candidatos a deputado estadual que tiveram o apoiou dos grupos políticos ou de lideranças políticas naquela eleição, e assim analisamos como foram distribuídos os 8.568 votos válidos em disputa no pleito de 2010.

Como foi em 2010

Com apoio do grupo político do ex-prefeito Auricélio, do qual o prefeito Hélio fazia parte, o deputado José Adécio terminou sendo o mais votado no pleito de 2010. José Adécio teve 2.922 votos (34,1%)

O deputado Ricardo Motta, apoiado pelo grupo liderado por João Pedro (in memoriam) e Mozaniel, obteve uma boa votação, 1.676 votos (19,56%).

José Câmara e seu grupo apoiaram para deputado estadual, Walter Alves. Waltinho teve 671 votos (7,83%).

Lauro Maia teve o apoio de um grupo formado por quatro vereadores: Lisete, Valdir, Gustavo e Miranda Junior. Com o apoio deles, Lauro Maia conseguiu nas urnas 530 votos (6,18%).

Poti Junior apoiado pelo o vereador Nildinho, consegui um bom resultado nas urnas, 225 votos (2,97%).

Já o PT conseguiu dar ao candidato José Júlio, atual prefeito de Antônio Martins, 138 votos (1,61%).

Juntos esses candidatos somaram 6.162 votos.

Outros candidatos bem votados, como Sérgio Rebouças (233 votos), George Soares (214) Antônio Jácome (123 votos), José Filho (104 votos), Fábio Dantas (89 votos), Valdir Trindade (54 votos) Gustavo Carvalho, (47 votos), Gilson Moura (47 votos) e Luiz Almir (46 votos) conseguiram juntos 957 votos. Esses candidatos não tiveram “explicitamente” o apoiou de nenhuma liderança ou grupo político da cidade.

Somando os votos dos candidatos com apoiou e os votados sem apoiou, o número chega a 7.119 do total dos votos válidos. O restante dos votos válidos foram “pulverizados” entre os candidatos que obtiveram menos de 40 votos. Juntos eles somaram 1.449 votos, que igual a 16,91%. Um percentual e tanto.

Os votos “pulverizados” dos candidatos, somando com os votos dos candidatos sem apoiou, somaram 2.406 votos (28,08%). Uma quantidade de votos muito alta que ficaram “soltos”. Isso significa que 28% dos eleitores de Guamaré não votaram em quem as suas lideranças pediram, ou então, são aqueles eleitores que não moram na cidade e já vem votar com a chapa pronta.

Conjuntura atual e a votação em 2010

Na conjuntura atual, exceto o grupo que apoiou Ricardo Mota, quase todas lideranças estão no grupo político do prefeito Hélio. Hélio e seu grupo apoia a reeleição do deputado Hermano Morais.

Levando em consideração os números da votação das eleições de 2010, e se, esses grupos repetissem a mesma votação em 05 de outubro de 2014, o deputado Hermano Morais, apoiado pelo grupo político do prefeito, somaria 4.250 votos. Se o grupo político de Mozaniel, que agora conta o vereador Gustavo, conseguir a mesma votação para Ricardo Mota, chegaria a 1.810 votos. Mesmo assim esse resultado seria de 6.060 votos, uma sobra de 2.508 votos de um total de 8.568 dos votos válidos de 2010.

Apesar de não contar com o mesmo apoiou das eleições passada, o deputado José Adécio contará com o apoiou do grupo do ex-vereador Hélder Câmara e com seu próprio potencial. Mesmo assim ficará imprevisível a sua votação. Dificilmente o deputado José Adécio repetirá a votação que alcançou no pleito de 2010. Mas, muitos apostam que JA terá uma boa votação.

Também será imprevisível a votação do candidato a deputado estadual Eraldo Paiva. Eraldo está sendo apoiado pelo o PT local. Afirmar que o PT terá o mesmo sucesso que teve nas eleições de 2010, só pode ser confirmado com abertura das urnas.

No entanto, o que está posto teoricamente e matematicamente é uma coisa.Nas urnas será outra coisa totalmente diferente, levando em consideração que cada eleição é uma eleição.

Mesmo assim, a sobra matemática de 2.508 votos, que teoricamente ficarão “soltos” e “pulverizados” entre outros candidatos que não estão sendo apoiados por ninguém no município, é um número considerável, uma verdadeira “mina” de votos. Essa “mina” deveria ser explorada por todos os grupos políticos e lideranças, nos últimos dias que restam para as eleições, com objetivo de aumentar a votação dos seus candidatos. Ainda há tempo!!

Fonte: Blog Ponto Critico

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp