Browsed by
Day: 20 de novembro de 2014

Operação Impacto: Vereadores e ex-vereadores são condenados.

Operação Impacto: Vereadores e ex-vereadores são condenados.

“Todos os parlamentares envolvidos na Operação foram condenados pelo crime de corrupção passiva”.

Os atuais parlamentares e ex-vereadores envolvidos na Operação Impacto estão sendo julgados nesta quinta-feira (20) pelos desembargadores do Tribunal de Justiça.  De acordo com a sentença da tarde de hoje, “todos os atuais e ex-vereadores envolvidos na Operação Impacto foram condenados pelo crime de corrupção passiva”.

Os envolvidos no esquema de corrupção e já condenados em primeiro grau são os vereadores e ex-vereadores: Júlio Protásio, Adão Eridan, Edmilson Medeiros, Edvan Martins, Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Edilson Siqueira, Aquino Neto, Adenúbio Melo, Salatiel de Souza, Geraldo Neto, Aluísio Machado, Renato Dantas.

Durante o julgamento, o relator do processo, desembargador Glauber destacou em seu voto que as interceptações telefônicas não deixam dúvidas que Adão Eridan participou do ‘esquema’.

Pela manhã, o Ministério Público pediu a reforma da sentença para majoração (aumento) da pena dos réus, pedido negado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

A investigação começou em 2007 após a votação do Plano Diretor de Natal (PDN). A justiça avaliou que existiam indícios de fraude na votação dos parlamentares. A primeira fase do processo e as condenações ocorreram em 2012  pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, Raimundo Carlyle de Oliveira que condenou 16 dos 21 réus envolvidos na Operação Impacto por corrupção ativa e passiva.

Condenações:

O empresário Ricardo Abreu foi condenado a três anos e oito meses e 51 dias multa, em regime aberto,  por corrupção ativa, além do pagamento de 750 salários mínimos. A pena pode ser substituída por duas penas restritivas de direito que serão estabelecidas pelo juiz de Execução Penal.

Emilson Medeiros e Dickson Nasser tiveram as penas estabelecidas em quatro anos, três meses e dez dias, em regime semiaberto e mais 66 dias multa.

Aluísio Machado, Edson Siqueira, Geraldo Neto, Renato Dantas, Carlos Santos, Salatiel de Souza, Júlio Protásio, Adenúbio Melo e Aquino Neto foram condenados a três anos, oito meses e 51 dias multa no regime aberto e pagamento de multa de 150 salários mínimos. A pena poderá ser substituída por duas penas restritivas de direito que serão definidas pelo juiz da Execução Penal.

O vereador Adão Eridan foi condenado a dois anos, nove meses e 28 dias multa. Essa pena também poderá ser substituída por duas penas restritivas de direito que serão definidas pelo juiz da Execução Penal.

Hermes da Fonseca, Klaus Charlie e Francisco de Assis Jorge tiveram, cada um, pena de três anos, quatro meses em regime aberto e mais 43 dias multa. A pena poderá ser substituída por duas penas restritivas de direito que serão definidas pelo juiz da Execução Penal.

O ex-vereador Edvan Martins recebeu pena de três anos, oito meses de reclusão em regime aberto mais 51 dias multas. A pena de Edivan Martins poderá ser substituída por duas penas restritivas de direito que serão definidas pelo juiz da Execução Penal. Fonte: Nominuto.

Território Sertão Central Cabugi realiza reunião ordinária na cidade de Angicos.

Território Sertão Central Cabugi realiza reunião ordinária na cidade de Angicos.

DSCF4892

O Território Sertão Cabugi e Litoral Norte realizou no ultimo dia (18), mais uma  reunião Ordinária do Ano de 2014. Na pauta as Informações dos cursos do PRONATEC e as questões referentes ao desenvolvimento dos projetos da agricultura familiar nos assentamentos da região.

No decorrer do encontro, foi apresentada uma pequena consideração geral dos diagnósticos, com as pesquisas e mapeamento dos pontos positivos e negativos do projeto.

O Sr. Dário do MDA, disse que os objetivos destas informações são de passar a todos da plenária a forma como os órgãos federais trabalham esta esfera dentro dos governos, seja municipal, estadual e federal.

O secretário do município de Guamaré, José de Arimateia Gomes, disse que ver como importantíssimo trabalhar os projetos com a união de todos que fazem o território, interagir nos assentamentos, viabilizando a solução dos problemas existentes.

Ainda usaram da palavra o Engenheiro Agrônomo Celso Mariano, o presidente do Sindicato Almir. Já Jose de Arimateia Siqueira apresentou informações, sobre a 1º Oficina Nacional de Economia Solidaria em Campinas São Paulo, realizada  nos dias 10 á 12 de Novembro deste ano.

A próxima reunião do território será na cidade de Macau no dia 12 de dezembro de 2014. Fonte: José de Arimateia.

Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las:

A presidência da Câmara em Guamaré poderá cair de paraquedas nas mãos da oposição.

A presidência da Câmara em Guamaré poderá cair de paraquedas nas mãos da oposição.

DSC01500

Apesar de ser minoria na câmara, acreditem no que vou dizer… O poder do legislativo para os próximos dois anos poderá cair de paraquedas nas mãos do vereador Gustavo Santiago ou Miranda Junior.

As razões são as mais simples possível, é que até o presente momento não houve qualquer entendimento entre os vereadores da base do governo sobre a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Quase todos os vereadores  querem ser presidente ou vice, e isto está agitando os bastidores da casa do povo.

É fato público que há insatisfações por parte da maioria, insatisfações declaradas ou latentes. Há votos flutuantes na Câmara. Por isso não é impossível eleger um candidato de oposição diante da falta de diálogo, pela primeira vez o governo pode ser surpreendido pelo o fogo amigo dentro do legislativo.

O fato é que o presidente da câmara não é eleito para fazer oposição, e sim para fiscalizar a gestão do prefeito e respeitar as diferenças entre seus pares.

O genro do saudoso  João Pedro Filho e o filho de Chico da Praça, gostam de desafios gigantes, e que não tem o hábito de recuarem mesmo sendo pequenos diante da maioria.

O próximo presidente tem o desafio de mudar o regimento interno, adaptá-lo e fazer os ajustes necessários na casa das Leis, tornando a câmara totalmente independente.

Menor conhecido por “Gui Gui” causa terror na Rua dos Invasores e é preso pela policia.

Menor conhecido por “Gui Gui” causa terror na Rua dos Invasores e é preso pela policia.

IMG_7207

Um menor foi apreendido na manhã desta quinta (20) após uma extensa perseguição policial na rua dos invasores, terminando as margens do rio missava com a prisão do menor de iniciais E. S. C. (14 anos) “Vulgo Gui  Gui”.

Segundo o Subtenente Luiz Carlos de Souza, moradores procuraram o destacamento pedindo socorro, informando a autoridade policial que Gui Gui estava ameaçando os moradores de bem da Rua dos Invasores.

O menor é considerado como indivíduo perigoso e já tem varias passagem pela delegacia por varios crimes. Em depoimento hoje pela manhã na delegacia de Guamaré, ele disse ao Subtenente Luiz Carlos de Souza que é inocente.

Antes da prisão, o soldado Albuquerque viu o menor jogando uma sacola dentro do mangue. Segundo o agente pode ser drogas, buscas estão sendo feita neste exato momento no local.

Ele será conduzido à 5ª Regional da Polícia Civil de Macau para ser ouvido pelo o competente delegado Delmontiê Falcão, e ficará a disposição da justiça.

Terminais do Bradesco são alvos de explosão nesta madrugada nas cidades de Upanema e Brejinho.

Terminais do Bradesco são alvos de explosão nesta madrugada nas cidades de Upanema e Brejinho.

Em Upanema, quadrilha usou dinamite para explodir terminal; tiros de pistola e espingarda foram disparados  (Foto: Renato Medeiros/Contexo Upanemense)

Terminais eletrônicos do banco Bradesco das cidades de Upanema e Brejinho, foram alvos da ação de criminosos na madrugada desta quinta-feira (20).

Os criminosos usaram dinamite para explodir os caixas. Em Upanema o dinheiro foi levado, mas o valor não foi revelado.

Na fuga, tiros disparados atingiram dois veículos e muros de residências. Já em Brejinho, a carga de explosivos não foi suficiente para violar o terminal. Ninguém foi preso.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp