Browsed by
Day: 20 de abril de 2015

A cidade cresce a cada dia por força do trabalho, da sua gente e do poder público.

A cidade cresce a cada dia por força do trabalho, da sua gente e do poder público.

Há poucos mais de dois anos a frente da prefeitura de Guamaré, o prefeito Hélio Miranda (PMDB), tem tido a vontade, o cuidado e a dedicação às causas públicas do município e ao seu povo. Hélio é um prefeito presente, isto já o credencia, mora na cidade e conhece de perto os problemas da população.

O trabalho da gestão tem recebido avaliação positiva dos vereadores e da maior parte da população do município nestes 28 meses de mandado. Ainda falta muito para se fazer, mas o que já foi feito até aqui tem sido motivo de satisfação da população em comparação aos dois primeiros anos dos demais gestores que tiveram a oportunidade de administrar a prefeitura.

O prefeito Hélio, muito se esforçou para chegar ao cargo máximo do município, e hoje ele o administra com ética, com muito trabalho e amor que sente pelo o seu povo. A cidade cresce a cada dia por força do trabalho da sua gente e do poder público, a Prefeitura, tem acompanhado essa força com a vontade, coragem e ação de seu gestor que trabalha dia e noite para que o município alcance o desenvolvimento tão desejado por todos.

Mozaniel vem colocando o boi dentro da faixa com o apoio de um bate-esteira de primeira.

Mozaniel vem colocando o boi dentro da faixa com o apoio de um bate-esteira de primeira.

11019467_923996670973290_8074087170377014161_n

O que seria hoje do ex-prefeito, Mozaniel Rodrigues de Melo, apaixonado pelo o esporte de vaquejada, numa disputa sem a ajuda de um bate esteira? Talvez nada… Mas me refiro a um bate-esteira de primeira linha, aquele que se doa para ver seu parceiro colocar o boi dentro da faixa e ouvir do juiz a voz de “Valeu boi!” e dá a pontuação.

11072797_923996617639962_4995098389792170488_nO bom exemplo de amizade, fidelidade e companheirismo na pista e na vida cotidiana vem entre Mozaniel de Melo e Arthur Santiago, filho do vereador Gustavo Santiago.

No ultimo final de semana em disputa acirrada na vaquejada de Jandaíra, o adolescente roubou  a cena com sua habilidade, força e raça, o vaqueiro estava impossível como bate-esteira em cima de seu cavalo Garçom.

“Quando o boi é liberado, o bate-esteira pega o rabo do boi e entrega ao puxador, seguindo sempre ao lado dele por uma pista de 160 metros, até a faixa de 10 metros onde o boi tem que ser derrubado”.

Perguntado por que o nome do cavalo se chamava Garçom, o vaqueiro respondeu na bucha… “Ele nasceu e corre nas vaquejadas para servir e não para ser servido”. Artur durante todo o tempo trabalhou o boi com seu cavalo, entregando ao seu parceiro de pista de bandeja, dando a oportunidade de Mozaniel usar sua força e habilidade de colocar o boi dentro da faixa e receber a pontuação.

A amizade entre Mozaniel de Melo e Arthur Santiago não se limita apenas nas pistas de competição nas vaquejadas, mas em todo o tempo. Ela se fortaleceu  muito após a perda de seu líder maior e pai João Pedro Filho.

Macau: Secretaria de Saúde divulga ´raio-X´ da dengue e alerta população para os sintomas da doença

Macau: Secretaria de Saúde divulga ´raio-X´ da dengue e alerta população para os sintomas da doença

CarroFumacê

A Dengue tem desafiado autoridades de saúde pública nos municípios brasileiros. A cidade de Macau, por exemplo, atualmente apresenta 68 casos notificados e mais 30 em processo de investigação, aguardando resultados de exames.

Segundo a Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco, os serviços de saúde estão trabalhando para investigar todos os casos de pacientes que comparecem as unidades e pronto socorro como sintomas característicos de dengue, além de proporcionar o acompanhamento dos casos, com objetivo de prevenir complicações.

“Pedimos a população que fique alerta para os sintomas e denuncie locais ou ambiente que sejam favoráveis para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Somente unindo força vamos conseguir contornar a situação da dengue”, alerta a secretária de saúde convocando à população para ajudar no combate a dengue.

Plano de ação

A Secretaria Municipal de saúde formulou um plano de ação para trabalhar no combate à dengue. Além das ações de rotina, serão desenvolvidas ações de contingência. Os profissionais estão orientados e preparados para o manejo de paciente com qualquer sintomatologia.

Com o número de casos notificados, a secretária Elisabete Carrasco formalizou a Secretaria de Estado da Saúde Pública-Sesap, através da Unidade Regional de Saúde Pública- III Ursap, com sede em João Câmara, a aplicação da técnica do carro fumacê no município.

Sintomas

Nessa circunstância a secretaria alerta para os sintomas, em casos febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores e ainda náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. A orientação é que o paciente evite a automedicação e procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp