Browsed by
Dia: 20 de agosto de 2015

Vereador de Guamaré se destaca entre os vereadores do Brasil em Brasília.

Vereador de Guamaré se destaca entre os vereadores do Brasil em Brasília.

IMG-20150820-WA0106

O vereador Edinor Albuquerque (Guamaré), que está participando da marcha dos vereadores 2015, que começou no dia (18) e vai até o dia 21, no centro de convenções Ulisses Guimarães, em Brasília(DF).  Ontem o vereador Edinor acompanhado de Bruno Melo (Severiano Melo); Layere Neto (Mossoró) e Evangelista (Apodi) foram recebidos pelo coordenador da bancada federal deputado Felipe Maia, para discutir uma pauta prévia a ser apresentada a toda a bancada federal.

IMG-20150820-WA0108

Às  18:00 horas, os 62 vereadores do Rio Grande do Norte(a segunda maior delegação) foram recebidos pelos deputados federais: Valter Alves, Felipe Maia, Fábio Farias, Rogério Marinho, Antonio Jacome, Beto Rosado, Rafael Mota e o senador José Agripino, os parlamentares que faltaram justificaram a ausência: Zenaida Maia (pessoa próxima doente) e Garibaldi Alves e Fátima Bezerra (em função da pauta do senado), os faltosos mandaram representantes, depois de apresentada e discutida a pauta, que inclui:

IMG-20150820-WA0107

– Viabilização do aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró;

– Apoio para a revitalização da cajucultura;

– Subsídio para o milho da CONAB;

– Perímetro irrigado da chapada do Apodi;

– Retomada dos investimentos pela Petrobrás, na bacia petrolífera do RN;

– Projeto do Porto Graneleiro em Porto do Mangue;

– Estradas da castanha (vale do assú) e estrada do cajueiro;

– Incentivo à interiorização do turismo;

– Transposição do São Francisco (etapa RN), barragens de oiticica e umarizeira;

– Abastecimento de carro pipa;

– Liberação de emendas aos projetos já empenhados;

– Reforma do pacto federativo;

– Parceria legislativa (cursos de capacitação, elaboração e confecção de material à atividade legislativa);

O vereador de Edinor Albuquerque, defendeu o Subsídio para o milho da CONAB, alegou que não era admissível que até novembro do ano passado o pequeno agricultor comprasse uma saca de milho de 60 kg por 19,00 e agora, para escapar o seu pequeno rebanho tenha que comprar a um preço exorbitante de 34,20 a saca; falou ainda da necessidade da retomada dos investimentos pela Petrobrás na bacia petrolífera do RN, citou como exemplo a falta de investimentos no polo de Guamaré, e o grande número de pessoas desempregadas em função da paralisação dos investimentos por parte da Petrobrás; falou também da necessidade urgente da transposição das águas do rio São Francisco (etapa RN), citou o exemplo de Guamaré que está a 15 dias sem uma cota d’água em suas torneiras, e que a população não pode mais esperar e cobrou uma posição enérgica de toda a bancada federal e por fim falou da pacto federativo, afirmou que este pacto que aí está, não representa a vontade do povo Brasileiro, aonde a união fica com quase 70%  do bolo tributário e os municípios que é aonde os problemas acontecem fica apenas com 13,5% da arrecadação do país,  conclamou a todos a se darem as mãos, deixar as diferenças politicas de lado, se juntarem com um único objetivo de ajudar o povo do Rio Grande do Norte, o vereador foi aplaudido de pé, por todos os presentes.

IMG-20150820-WA0109

Ainda no final da noite os vereadores foram recebidos pelo Ministro de Turismo Henrique Eduardo Alves, que prometeu se empenhar em Brasília, para defender a pauta entregue pela UVERN, união dos vereadores do RN.

Hoje, os vereadores do Rio Grande do Norte terão audiência com vice-presidente da república Michel Temer.

O vereador Edinor Albuquerque tem audiência marcada no Ministério da pesca, com o objetivo de levar boas noticias para os pescadores de Guamaré.

Ministério Público divulga nomes dos investigados na operação Dama de Espadas.

Ministério Público divulga nomes dos investigados na operação Dama de Espadas.

Desde o início desta quinta-feira (20), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação Dama de Espadas.

Operação investiga esquema dentro da Assembleia Legislativa do Estado, através do qual uma refinada associação criminosa composta por alguns servidores públicos do órgão, com auxílio de um gerente do Banco Santander, se utilizavam de “Cheques Salário” como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros.

Os principais investigados da operação Dama de Espadas são os seguintes: Rita das Mercês Reinaldo, procuradora-geral da Assembleia Legislativa; Marlúcia Maciel Ramos de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal (NAPP); Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes, servidor público da Assembleia Legislativa; José de Pádua Martins de Oliveira, funcionário público; e Oswaldo Ananias Pereira Júnior, gerente-geral da agência do Banco Santander.

Além de busca e apreensão, foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra Rita das Mercês e Ana Paula Macedo de Moura, que atuava como assessora direta da procuradora-geral da AL.

Vítimas de estupro em Natal reconhecem homem preso nesta manhã em Felipe Camarão.

Vítimas de estupro em Natal reconhecem homem preso nesta manhã em Felipe Camarão.

Foto: Divulgação

A Polícia Civil realizou a prisão nas primeiras horas desta quinta-feira (20) do homem considerado o principal acusado de ser um dos estupradores dos três casos ocorridos em Natal nas últimas semanas.

Alex do Nascimento, de 22 anos, e dois adolescentes foram surpreendidos e detidos pela Polícia no bairro de Felipe Camarão.

Contra Alex já existia um mandado de prisão em aberto por um homicídio em Parnamirim, em que a vítima era filho de um policial.

De acordo com informações da Policia Civil, todas as vítimas reconheceram os três acusados.

As investigações são comandadas pela Delegacia da Mulher. A Polícia Civil informou que os detalhes das prisões serão revelados durante entrevista coletiva a ser realizada no final da manhã desta quinta-feira (20), às 11h. O trio foi detido no bairro de Felipe Camarão.

Procuradora-geral da Assembleia do RN é presa em operação do Ministério Público.

Procuradora-geral da Assembleia do RN é presa em operação do Ministério Público.

“Participam da operação 17 Promotores de Justiça e cerca de 60 Policiais Militares”

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na procuradoria da Assembleia Legislativa (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Dama de Espadas, no afã de descortinar esquema estruturado no âmbito da Assembleia Legislativa deste Estado, através do qual uma refinada associação criminosa composta por alguns servidores públicos do órgão, com auxílio de um gerente do Banco Santander, se utilizavam de “Cheques Salário” como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros.

Os desvios eram operacionalizados por meio de inserção fraudulenta de pessoas na Folha de Pagamento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para que fossem emitidos “cheques salários” em nome desses servidores fantasmas.

Os cheques eram sacados, em sua maioria, pelos investigados ou por terceiros não beneficiários, com irregularidade na cadeia de endossos ou com referência a procurações muitas vezes inexistentes.

Os valores desviados dos cofres da Assembleia Legislativa em favor de tais servidores contabilizam o montante de R$ 5.526.169,22 (cinco milhões, quinhentos e vinte e seis mil cento e sessenta e nove reais e vinte e dois centavos).

Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, restou demonstrada a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de quadrilha/associação criminosa (art. 288, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal), lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98) e falsidade ideológica (art. 299 do CP).

Participam da operação 17 Promotores de Justiça e cerca de 60 Policiais Militares nas cidades de Natal/RN, Santa Cruz/RN e Areia/PB, para cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

Foto: Divulgação

 

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp