Browsed by
Day: 14 de novembro de 2015

Famílias do Conjunto Vila Maria em Guamaré, festeja com fogos a chegada de água para matar a sede.

Famílias do Conjunto Vila Maria em Guamaré, festeja com fogos a chegada de água para matar a sede.

IMG_0081

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da secretaria de obras, realizou a perfuração de um novo poço artesiano com vazão de 120 m³ de água, no conjunto Vila Maria. O novo sistema de captação de água beneficiará aproximadamente 200 famílias residentes no conjunto, além de atender também a demanda da Escola Municipal de Ensino Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário e o Posto de Saúde.

O teste do poço foi realizado no início da tarde de hoje. As famílias receberam a boa noticia com festa, e comemorou com fogos o benefício que chega para matar a sede. “Esse novo poço que foi perfurado é considerado estratégico, pois melhorará o sistema de abastecimento do conjunto Vila Maria e atenderá a demanda da comunidade”, analisa o prefeito Hélio Miranda.

Mais água…

A Secretaria de Obras está concluindo a instalação de equipamentos para bombeamento, teste final de vazão, análise físico-química e bacteriológica da água, não somente do poço do conjunto Vila Maria, mas também dos 53 poços já perfurados na comunidade de Mangue Seco II com vazão de 240 mil litros de água por dia. A previsão é que de hoje até terça feira, dia (17), a comunidade de Salina da Cruz e a sede do município, já esteja com água boa, de qualidade e em abundância nas torneiras.

O bombeamento do poço está sendo feito para um reservatório de 40 mil litros, que fica localizado no estado de futebol Ubajarão. Funcionários da secretaria de obras estão trabalhando no local para fazer a ligação na própria rede de água, para que todas as famílias do conjunto sejam beneficiadas.

A crise hídrica que assola não somente o município de Guamaré, mas o nordeste inteiro levou algumas famílias do conjunto Vila Maria com o beneficio, a tomar banho com os testes de vazão que foram feitos, aumentando à esperança de dias melhores com ações  para abastecer a população do município com água potável.

IMG_0071

IMG_0083

IMG-20151114-WA0079

Mais de 90 cidades do RN enfrentam dificuldades no abastecimento.

Mais de 90 cidades do RN enfrentam dificuldades no abastecimento.

IMG_4777

Mais da metade dos municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão enfrentando crise no abastecimento de água.

Das 153 cidades que têm os sistemas operados pela empresa, 11 estão em colapso, sendo atendidas por carros-pipa ou alternativas definidas pelas prefeituras, junto à Defesa Civil, à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e também ao Exército.

Outras 80 cidades estão recebendo água através de rodízio, isto é, em dias e horários alternados.

Atualmente, as cidades em colapso são Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, na região Seridó; Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias, no Alto Oeste; além de Macau e Guamaré.

A final do campeonato RN de Rally Baja será em Guamaré.

A final do campeonato RN de Rally Baja será em Guamaré.

A final do Campeonato RN de Rally Baja será dias 14 e 15 de novembro, será em Guamaré, no litoral oeste do estado. Pilotos do Nordeste de preparam para decidir o título nas sete categorias em disputa.

Este é o 6º ano do Circuito Potiguar de Rally Baja que tem como organizador Nelson Prezado, foram quatro etapas já concluídas em terrenos bem variados. Pilotos do Ceará, RN, Paraíba e Pernambuco já conformaram presença. A supervisão do evento é da FEMORN.

Tradicionalmente o Campeonato Estadual se encerra em trechos de areia e dunas, intercalando com trilhas e estradas de piçarra numa prova bem dinâmica onde exige bastante habilidade dos pilotos.

Mais informações: www.facebook.com/circuitopotiguarderally.baja

Macau: Einstein deve começar arrumar a casa pela limpeza urbana.

Macau: Einstein deve começar arrumar a casa pela limpeza urbana.

É fato e já chegou ao conhecimento da nossa redação: a limpeza pública de Macau parou e o prefeito Einstein Barbosa antes de qualquer coisa, terá que começar pela limpeza da cidade, onde para isso, deverá fazer um contrato emergencial com uma nova empresa de limpeza urbana.

A cidade está sem coleta de lixo desde a quinta-feira, 12, e o assunto já começa a dar o tom das redes sociais e grupos de whatsapp. Como o lixo é uma questão de saúde pública e há pelo menos 20 anos a cidade não convive com montanhas de lixo nas esquinas e becos, certamente o novo prefeito não vai deixar esse caos se instalar novamente.

Todo cuidado é pouco nessa hora e o Blog estará atento aos próximos capítulos. Celso Amâncio.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp