Browsed by
Dia: 4 de fevereiro de 2016

Guamaré se despede de Dona Iva Barbosa.

Guamaré se despede de Dona Iva Barbosa.

IMG_2892

Foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira (04), no cemitério municipal, João Batista, o corpo de Iva Barbosa (67 anos), mas conhecido como Dona Iva, esposa de seu Antônio. Ela foi vítima de enfarte fulminante, chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Dezenas pessoas estiveram no velório e na missa, a igreja ficou pequena para tanta gente. Familiares e amigos não contiveram as lágrimas no último adeus a Dona Iva.

IMG_2896

IMG_2924

A comoção aflorou no cortejo a caminho do cemitério, uma multidão tomou conta do cortejo pela Rua Monsenhor José Tibúrcio. Lideranças politicas e religiosas, entidades, professores, alunos, familiares, amigos e a população foram prestar suas ultimas homenagens a uma mulher que só fez o bem ao próximo durante toda sua vida.

IMG_2899

IMG_2926

O prefeito Hélio participou do velório e do sepultamento, nossas lentes captaram um gestor consternado por ter perdido uma filha ilustre do município. Visivelmente abatido, Hélio foi dá o ultimo adeus a Dona Iva, como ele consumava chamá-la.

IMG_2937

IMG_2929

Nota do blog: Nada que o blog escrever aqui irá consolar a dor, mas gostaria de dizer que a família tenham forças de superar este momento, e que possa confortar cada um, principalmente seus filhos e familiares.

IMG_2939

IMG_2960

Nota de Esclarecimento: Operação de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com uso do carro fumacê.

Nota de Esclarecimento: Operação de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com uso do carro fumacê.

IMG_8317 - CópiaA Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem comunicar a população guamareense e aos visitantes, que nesta quarta-feira (04), estaremos iniciando as Operações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com uso do carro fumacê.

Para o sucesso do combate, solicitamos a todos os munícipes, a abertura das portas e janelas de suas residências a partir às 16:40 da tarde, sua contribuição é fundamental. O carro fumacê realizará o trabalho em combate ao mosquito durante seis dias alternados no município.

Abrão as portas e janelas; tampe bem seus depósitos de armazenamento de água; Jogue lixo no lixo; Limpe seu quintal e terrenos e terrenos baldios, Juntos venceremos o problema!!!

Adriano Diógenes – Secretário Municipal de Saúde.

Melanina  - Loja Natália - Hz
Macau: Vereador Joad Fonseca deixa a prisão.

Macau: Vereador Joad Fonseca deixa a prisão.

O vereador Joad Fonseca da Silva sai da prisão e retomará a câmara municipal, depois de 60 dias de prisão o mesmo retornará as suas atividades após o carnaval, o vereador Joad que estava preso preventivamente sobre custódia da justiça do RN depois de ter sido preso pela “Operação Maresia”

Foi dada hoje (04) a concessão liminar em ordem de Habeas corpus, a fim de fazer cessar o constrangimento ilegal do Paciente, revogando sua prisão cautelar ou alternativa, convertendo-a em medida cautelar diversa da prisão, a considerar adequada, para que sejam resguardadas suas garantias constitucionais e sua integridade física. O Macaueense.

Neguinho é preso com um tablete de cocaína pura em Guamaré.

Neguinho é preso com um tablete de cocaína pura em Guamaré.

IMG_2881

Numa operação denominada como “Mosquito”, Sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, com o apoio de vários policiais, a polícia militar conseguiu prender com êxito, após uma denuncia anônimo, um homem identificado Renato Silva dos Santos (20 anos), Alcunha “Neguinho”, foi preso com um tablete de cocaína pura, celulares, sacos de dimdim, na Rua Matheus de Almeida, próximo a Rua dos Invasores.

IMG_2868

Com a chegada da policia, o acusado conseguiu fugir por cima do muro que fica por traz da residência em fuga, e se esconder num barranco de areia dentro de um matagal, que fica por trás do posto. Foi neste exato momento que começou uma correria entre policiais e o acusado. Cercado por varias viaturas e sem alternativas de fuga, ele se entregou, e com ele ainda estava parte da droga.

IMG_2876

Segundo o Subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo a operação, ele disse que, Neguinho vinha sendo investigado há dias pela polícia, ele estava vendendo cocaína pura na beira da praia do Rio Miassaba, e a policia estava aguardando o momento certo para prender com êxito como aconteceu hoje.

IMG_2856

Disse ainda que ao ser verificado seu nome no CIOSP, foi constatado que ele é foragido da justiça, por assaltos e homicídios. O acusado é de extrema periculosidade, disse o Subtenente.

IMG-20160204-WA0024

Perguntado sobre a razão do nome da operação, o oficial disse que Neguinho em Natal é conhecido como Neguinho do Mosquito, pois ele mesmo, o acusado, disse a polícia que comprado a droga para revenda na favela do mosquito.

IMG_2871

Ele foi encaminhado a 5ª Regional da Polícia Civil de Macau, para ser apresentado ao competente delegado Aliysson Barbosa Assis, e ficará a disposição da justiça. Com informações da Polícia Militar.

Ele saiu por ruim, voltou por bom, e com a missão de fazer em um ano o que não foi feito em três pelo o seu antecessor.

Ele saiu por ruim, voltou por bom, e com a missão de fazer em um ano o que não foi feito em três pelo o seu antecessor.

IMG_3280

Opinião: Desde que o prefeito Hélio Miranda, exonerou o Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Energias e Projetos Especiais, nomeado no inicio do governo, e publicou no Diário Oficial, a secretaria estava a meses, sendo ministrada interinamente pela secretária do Gabinete Civil, Moraliza Barra. Ela estava se virando nos trinta para atender uma demanda que não se mede.

Diante da ausência e de apelos da própria população ao prefeito Hélio referente a cursos e ações na pasta, o gestor resolveu atender um pedido popular, e nomear, Eduardo Guimarães, que já foi secretário de transporte, ele saiu da frente da secretaria em janeiro de 2015, por não alcançar as metras estabelecidas, ou seja, saiu por ruim, e voltou a ser nomeado em 2016, como secretário de indústria, por ser bom.

Como secretário, Eduardo terá a difícil missão de fazer em um ano o que não foi feito em três pelo o seu antecessor. E aqui pra gente… Acho que ele está na secretaria certa, porque vontade e coragem de trabalhar, ele tem de sobra, e não há muitos “chefes” nesta secretaria para atrapalhará seu desempenho, suas ideias e seus ideais. Eduardo não precisa de bate-esteira para as coisas andarem e fazer acontecer. Ele não é um aliado politico, mas um amigo.

O estranho, é que com o anuncio da nomeação de Eduardo Guimarães, para a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Energias e Projetos Especiais, houve muita gente que desejava que ele voltasse para a secretaria de transporte, “ESTRANHO”, lugar que ele nunca deveria ter saindo, há quem diga que Eduardo foi injustiçado e traído pelo o inimigo intimo.

Uma das missões do novo Secretário, Eduardo Guimarães, será de apenas em um ano, colocar em prática os cursos de Moço de Máquinas e Moço de Convés no município, e tirar da gaveta os projetos e colocar em prática. O curso chegou a ser anunciado em janeiro de 2014, inscrições chegaram a serem feitas, mas ficou na gaveta. “Capacitar a mão de obra local para trabalhar na área de navegação marítima era a intenção da oferta deste curso tão importante para os trabalhadores do município de Guamaré”.

Eduardo tem uma qualidade que falta em alguns secretários… A vontade de ajudar o atual governo a crescer e se desenvolver, isto já lhe credencia. Mas sua missão é quase impossível… Quase! Mas não impossível. Será possível diante da vontade do gestor e do novo secretário de indústria e capacitação.

Igreja Hz
MP deflagra operação para desarticular facção que atua dentro e fora dos presídios do RN.

MP deflagra operação para desarticular facção que atua dentro e fora dos presídios do RN.

Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4) uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do norte, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal que visa desarticular uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado.

Batizada de Alcateia, a ação conta com a participação de nove promotores de Justiça e 120 policiais Militares e Rodoviários Federais.

Ao todo estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão expedidos pelos Juízes das Varas Criminais de Apodi, Caicó e São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o MP, a investigação identificou líderes e braços operacionais da facção desarticulada durante a operação Alcateia.

Os suspeitos são investigados por crimes de organização criminosa, homicídios, roubos, tráfico ilícito de entorpecentes, dentre outros. Nominuto.

Nesta sexta-feira acontecerá a grande final do campeonato de blocos 2016.

Nesta sexta-feira acontecerá a grande final do campeonato de blocos 2016.

Organizado pela Prefeitura de Guamaré através da Secretaria de Esportes, o Campeonato de Blocos sempre foi um grande atrativo de sucesso, tanto no esporte guamareense com o Futsal, também como uma prévia para o Carnaval do município.

Portanto, não percam nesta sexta-feira (05), às 20 horas, mais uma grande decisão desta competição que tem engrandecido o nosso esporte. O duelo será entre as equipes do GUAMANORTE X GRAFITE.

Quadrilha explode caixa eletrônico do BB em Upanema.

Quadrilha explode caixa eletrônico do BB em Upanema.

Terminal ficou praticamente destruído pela explosãoHomens armados usaram dinamite e explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime, segundo a Polícia Militar, aconteceu na madrugada desta quinta-feira (04).

Os suspeitos são cinco homens, não identificados, que chegaram à cidade por volta das 2:30h, explodindo o terminal. Todo o dinheiro foi levado, mas a quantia não foi divulgada.

Ainda de acordo com a polícia, após explodirem o terminal os suspeitos fugiram efetuando disparos para o alto para intimidar a população. A PM realizou diligências, mas o bando não foi encontrado.

Este foi o terceiro caso de explosão de caixa eletrônico em Upanema.

Milena Modas - Hz
Prefeito de Pendências é acusado de receber R$ 200 mil e não construir casas populares.

Prefeito de Pendências é acusado de receber R$ 200 mil e não construir casas populares.

Recursos para obra de casas populares foram repassados pelo prefeito Ivan Padilha à construtora sem que a empresa cumprisse o contrato O Ministério Público Federal em Assu (MPF/RN) ingressou com uma ação contra o prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha; a Construtora Cageo Ltda.; e seu sócio-administrador, Carlos Henrique de Oliveira Dantas. O gestor é acusado de repassar recursos para construção de casas populares à empresa sem que a obra tivesse sido efetivamente concluída.

Um convênio firmado entre o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) e o Município de Pendências previa repasse de R$ 600 mil para construção de 40 casas populares e teve vigência de janeiro de 2009 a janeiro de 2012. Desse total, R$ 200 mil foram efetivamente transferidos à prefeitura e o restante do repasse foi suspenso porque não houve conclusão sequer da etapa paga. As casas seriam destinadas a famílias das comunidades Ilha de São Francisco, Massapé, Boa Vista, Pedrinha e Amargoso.

A Cageo foi contratada, porém não construiu todos os imóveis e ainda utilizou material de baixa qualidade na obra deixando diversas residências com problemas estruturais. De acordo com a ação, assinada pelo procurador da República Victor Queiroga, fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU) apontaram que em algumas casas faltavam portas ou janelas e muitas apresentavam rachaduras. O próprio Dnocs, em visita técnica ao local, constatou que apenas onze foram concluídas e nove apresentavam somente a alvenaria com cobertura de telha de cerâmica.

Milena Modas - Hz
Comissão de enfrentamento a violência e exploração infantil realizam campanha em Guamaré.

Comissão de enfrentamento a violência e exploração infantil realizam campanha em Guamaré.

IMG-20160122-WA0020

A Prefeitura de Guamaré, através da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e do Adolescente, realizaram nos dias 02 e 03 de fevereiro, campanha intitulada como “Guamaré contra a Violência e Exploração Sexual Infantil”, estas ações simultâneas, teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância da denúncia como forma de proteger nossas crianças e adolescentes dos riscos de exploração e violência sexual.

Esta campanha Pré-Carnaval, feita nas ruas de Guamaré e Baixa do Meio, Através de visitas aos estabelecimentos comerciais, carro de som e cartazes informativos utilizando a Marca do Enfrentamento para demarcar os locais que são contra a prática da exploração sexual infantil, assumindo o compromisso de denunciar toda e qualquer atividade suspeita.

No dia 03 (hoje) foi realizada em frente à guarda municipal de Guamaré e também em frente ao Posto de gasolina de Baixa do Meio a Blitz da Conscientização, voltada mais para a população flutuante, que faz do município seu local de trabalho.

Participaram da Campanha, representantes da comissão do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Município de Guamaré; Sayonara; Karina, Rita, Jocilda, Myrthys e Mosaniel (Equipe 01) – Novinha, Silvio, Kelly, Laís (Equipe 02).

Estas ações estão dentro da Agenda de Enfrentamento 2016, baseada nas Ações do Plano Municipal de Enfrentamento da VSCA, divididas entre os Eixos de Atenção, Prevenção, Estudos e Pesquisas, Participação e Protagonismo, Defesa e Responsabilização, Comunicação e Responsabilização. Lembrando que os grupos que compõem os Eixos, reuniram-se anteriormente para discussão das estratégias para as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.

A violência sexual contra a criança e o adolescente tem sido um problema de difícil enfrentamento por situar-se num contexto histórico-cultural marcado por uma violência endêmica de raízes muito profundas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Guamaré juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sentiu a necessidade consoante com os diversos setores da sociedade de oferecer o Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente, entendendo que esse chamado é um processo de elaboração de políticas públicas de caráter participativo e democrático para enfrentar esse mal silencioso.

Guamaré está de olho naqueles que ferem os direitos das nossas crianças e adolescentes!

DSC05531

DSC05559

DSC05626

IMG-20160203-WA0027

Milena Modas - Hz
Seja uma Família Acolhedora – Abrace essa causa!!!

Seja uma Família Acolhedora – Abrace essa causa!!!

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Lei Municipal n° 646/2015 de 07 de Janeiro de 2015, estabelece e regulamenta neste município o Serviço de Acolhimento Familiar Provisório, denominado Família Acolhedora. Esta modalidade de acolhimento faz parte dos serviços de proteção social especial de alta complexidade integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O Serviço de Família Acolhedora é um Serviço socioassistencial que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastadas da convivência familiar por medida de proteção em residências de famílias acolhedoras previamente cadastradas.

As pessoas interessadas em participar do Serviço em Família Acolhedora deverão atender aos seguintes requisitos:

I – não estar respondendo a processo judicial nem apresentar potencialidade lesiva para figurar no cadastro;

II – ter moradia fixa no Município de Guamaré há mais de 2 (dois) anos;

III – ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio às crianças e aos adolescentes;

IV- ter idade entre 21 (vinte e um) e 65 (sessenta e cinco) anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;

V – ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o acolhido;

VI – gozar de boa saúde;

VII – declaração de não ter interesse em adoção;

VIII – apresentar concordância de todos os membros da família maiores de 18 anos que vivem no lar;

IX – apresentar parecer psicossocial favorável.

A inscrição das famílias interessadas em participar do Serviço em Família Acolhedora será gratuita e realizada por meio do preenchimento de Ficha de Cadastro do Serviço, apresentando os documentos:

I – Carteira de Identidade;

II- Certidão de Nascimento ou Casamento;

III – Comprovante de Residência;

IV – Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Vara de Criminal da Comarca de Guamaré, Juizado Especial Criminal e da Polícia Civil.

Após a análise dos cadastros das famílias entrevistadas, haverá a convocação daquelas que forem consideradas aptas pela equipe, que serão cadastradas no Serviço. Será ofertado curso de capacitação para as famílias acolhedoras, que consistirá em grupos de formação onde serão trabalhados com as famílias temas relacionados a esta modalidade de acolhimento, bem como o caráter provisório do acolhimento, a reintegração dos acolhidos à família de origem e noções sobre o desenvolvimento infanto-juvenil.

Será realizado um processo criterioso de seleção e capacitação para a obtenção de famílias com o perfil adequado ao desenvolvimento de tais funções.

As famílias cadastradas no Serviço em Família Acolhedora, independentemente de sua condição econômica, têm a garantia do recebimento de subsídio financeiro, por criança ou adolescente em acolhimento.

Para mais informações, os interessados podem procurar a sede do Serviço de Família Acolhedora no município, localizada na Rua Monsenhor José Tibúrcio, nº 37, Centro.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp