Browsed by
Dia: 13 de abril de 2016

Assistência Social na Comunidade: Oportunizando o acesso e a efetivação dos direitos sociais.

Assistência Social na Comunidade: Oportunizando o acesso e a efetivação dos direitos sociais.

DSC05704

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou ontem, dia 12 de Abril de 2016, junto as comunidades: Assentamento Umarizeiro, Nova Jerusalém e Assentamento Encruzilhada as primeiras ações do SUAS na Comunidade, em que esta iniciativa possui a finalidade de levar às comunidades de Guamaré/RN, os setores e serviços oferecidos pela referida Secretaria, a fim de promover o conhecimento e o acesso aos usuários, bem como torna-los protagonistas do próprio direito, fomentando assim o interesse pela participação social.

DSC05740

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Marisa Rodrigues da Silva fez a abertura do SUAS na Comunidade apresentando ao público presente que esta iniciativa possibilita orientações e o acesso aos mais diversos programas e serviços que a Assistência Social oferece aos seus usuários a nível municipal, levando em consideração as informações repassadas pela Vigilância Social que identifica aquelas pessoas, famílias que precisam ser incluídas no Sistema Único de Assistência Social com o intuito maior de garantir os direitos aos seus beneficiados.

DSC05674

Em seguida, o Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes – NUCA, apresentou ao público uma Peça Teatral: “Campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti” a qual possuiu a finalidade de abordar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e Zica como uma forma de prevenir através de informações, e orientar através de situações do dia a dia os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito causador das doenças acima citadas.

DSC05703

Dando seguimento a programação, foi realizado o Fórum dos Usuários – Controle e Participação Social na Comunidade, em que a Sra. Juliana Bezerra, Coordenadora do ACESSUAS Trabalho, apresentou aos usuários um vídeo em que o mesmo abordou como funciona o controle social e a importância da participação da sociedade civil dentro dos Conselhos Municipais, e assim provocar a participação e o conhecimento dos anseios e problemas enfrentados pelos usuários das localidades presentes. Abrindo posteriormente para o debate, e em seguida foi realizada a escolha de dois representantes de cada localidade escolhidos democraticamente pelos usuários do SUAS presentes no evento para participação do II Fórum do Selo Unicef.

DSC05672

O intuito deste momento, foi expor para os usuários as resoluções dos Encontros Preparatórios – 2014 e Pré Fóruns Comunitários realizados no ano de 2015, vislumbrando os problemas e os avanços alcançados no âmbito da politica social de Assistência Social em nosso município e assim, possibilitar o Controle Social na comunidade.

DSC05751

Ao final do Fórum dos Usuários, o NUCA apresentou a 2ª Peça Teatral “Os Direitos Socioassistenciais”, está apresentação teatral objetivou repassar aos usuários do SUAS o conhecimento dos programas e serviços oferecidos pela Assistência Social no município de Guamaré.

DSC05679

 Em seguida, foi aberta a oferta aos usuários do SUAS os serviços do Cadastro Único/Bolsa Família, CRAS – SCFV, CREAS, Alta Complexidade, Serviços e Benefícios, ACESSUAS Trabalho e Associação de Artesãs; neste momento, foram realizadas orientações e atendimentos ao público, que pôde usufruir dos referidos programas e serviços da Assistência Social em sua comunidade.

DSC05659

O próximo SUAS na Comunidade será na próxima terça-feira (19/04) na localidade de Lagoa Doce/Mangue Seco I e II, estará presente também nas demais localidades do município. A Politica de Assistência Social no município, como afirma a Secretária Marisa Rodrigues, vem sendo construída na administração do Prefeito Hélio William de forma democrática e participativa, e que por este motivo é de suma importância à participação de seus usuários, de sua voz, para que assim possamos avançar cada vez mais no acesso, garantia e efetivação de seus direitos. Contamos com a sua participação!!!

DSC05738

Veja mais fotos do SUAS nas comunidades.

Ação conjunta da PM e CIVIL apreende mais de 70 quilos de maconha em Pendências.

Ação conjunta da PM e CIVIL apreende mais de 70 quilos de maconha em Pendências.

Policiais civis de Pendencias, com apoio de policias militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM), apreenderam na tarde de hoje (13), 60 tabletes de maconha. Ao todo, foram mais de 79 quilos da droga.

De acordo com informações, as drogas estavam a caminho do município para alimentar a rede de tráfico da região. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil.

IMG-20160413-WA0080

Vereador Gustavo Santiago pede direito de resposta em postagem que envolve seu nome.

Vereador Gustavo Santiago pede direito de resposta em postagem que envolve seu nome.

IMG_4058

Caro Josivan Dantas – responsável pela edição do Blog guamareemdia -, com amparo na legislação vigente referente ao direito de resposta, venho solicitar, amparado por esta, publicação de minhas considerações acerca do post denominado: Gustavo Santiago e Edinho de Moaci poderão encabeçar uma terceira força a majoritária.

Inicialmente quero destacar que vincular-me politicamente ao vereador Edinho de Moacir como aliado político é notícia temerária e meramente especulativa, dando origem a boatos que em nada colabora com o importante serviço de bem informar.

O vereador Edson exerce atualmente seu terceiro mandato e desde sua estreia na politica sempre demonstrou uma conduta politica bem definida, até onde sabemos o vereador é integrante da base governista e se tal possibilidade vier a ocorrer de fato em algum momento creio que não será anunciada de forma tão descompromissada capaz de deixar duvidas naqueles que o acompanham politicamente.

No tocante a mim, venho tentando cumprir meu dever de defender a sociedade da melhor maneira possível, com responsabilidade, senso critico e sem abrir mão daquilo que acredito, pouco tenho falado sobre questões da politica partidária, o que posso afirmar nesse sentido é que nosso grupo terá candidato próprio pelo partido Solidariedade (77) e este se chama MOZANIEL RODRIGUES, quanto a mim, trabalho para tentar a reeleição para vereador se o povo julgar que mereço.

Por fim, gostaria de ressaltar o importante papel da imprensa para sociedade, mas, desde que seja pautado na realidade dos fatos, desenvolvido de forma imparcial e responsável. Deixemos o julgamento político a cargo dos verdadeiros protagonistas dessa história que é o povo, não tentemos travar uma guerra midiática com o objetivo de desfocar o olhar crítico e determinante da sociedade, transformando aquilo que deveria ser uma relevante prestação de serviço em desserviço inútil e nocivo.

Gustavo Santiago – Vereador.

Gustavo Santiago e Edinho de Moaci poderão encabeçar uma terceira força a majoritária.

Gustavo Santiago e Edinho de Moaci poderão encabeçar uma terceira força a majoritária.

page

Por mais contraditório que pareça, o telefone celular, é hoje um dos maiores economizadores de tempo, dinheiro e energia, mas ele pode se transformar em uma arma poderosa para nas mãos do cidadão para provar fatos com fotos, vídeos e áudios.

O celular tem absorvido e condenado, é um meio de comunicação que pode ser ou não o nosso amigo. Como todos os meios de comunicação, tem o objetivo de informar, descontrair, com o celular não é diferente.

E foi através de um aparelho celular que uma fonte fidelíssima do blog registrou um encontro ontem (12), de dois vereadores de Guamaré em Natal. Edinho de Moaci “base do governo”, e Gustavo Santiago “base da oposição”.

Um detalhe… Os dois faltaram à sessão desta terça-feira na câmara de vereadores sem justificar suas ausências.

Segundo a fonte, a pauta da reunião entre os dois Edils, foi o possível fechamento de uma chapa para a majoritária a prefeito e vice-prefeito, contra o governo. Nascendo assim uma terceira força, tendo em vista que o ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, já anunciou que será candidato a prefeito pela oposição, ou Mozaniel ficará de fora.

A ausência não somente de dois vereadores, mas logo de quatro na sessão de ontem, foi estranha… Estranhíssima. Diva Araújo e Damião Rodrigues, não compareceram na casa do povo e por esta razão não houve quórum, e a sessão não foi realizada, apesar de o plenário ter contado com um bom público presente.

Pois bem… Se Edinho e Gustavo se reuniram em Natal para traçar o futuro políticos, e os vereadores Diva e Damião, não compareceram a sessão, há faro e cheiro que os detentores de mandato pretendem ficar mais forte e enfrentar o governo do prefeito Hélio Miranda?

O estranho desta possível reviravolta no cenário politico, é que as algumas perguntas não me deixam calar, por exemplo, o vereador Francisco Damião, se filiou no PR, como pode enveredar noutro projeto? Será que desistiu da candidatura? E retorna para os braços de Mozaniel?

De uma coisa é fato… Se Edinho e Gustavo encabeçarem mesmo a uma chapa à majoritária, eles devem receber o apoio incondicional dos vereadores Damião Rodrigues e Diva Araújo, que disputarão na proporcional à reeleição.

Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social debate situação das famílias que residem nas áreas de risco de Guamaré.

Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social debate situação das famílias que residem nas áreas de risco de Guamaré.

1

Na manhã dessa terça-feira (12/04/2016), aconteceu a 12ª reunião ordinária do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social – CGFHIS, para discutir a pauta referente a situação das famílias que residem nas áreas de risco nas comunidades do morro do judas, Quilombo, Lagoa Seca, Mangue Seco I e II e Ponta de Salina. A reunião foi coordenada pela Presidente do Conselho Gestor a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, com participação dos conselheiros Vania Marisa Azevedo Moura Martins, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilcéia Franca de Azevedo, representa a Associação dos Pescadores, Lucila Tibúrcio da Silva Marques, representante das Entidades Religiosas, Patrícia Maria de Morais Miranda, representante da Secretaria de Planejamento, Paulo Luiz da Silva Filho, representante da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e o seu suplente Francisco de Assis de Melo Pinheiro.

2

Estiveram presentes ainda os Secretários de Meio Ambiente, Andrea da Costa, de Articulação, Fabrício Moraes, Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Avelino Neto, representante da Câmara dos vereadores, o Sr. Ver. Edinor Albuquerque, Coordenadoria de Defesa Civil do município, representada pelos senhores João Batista Melo e Moacir Rinaldo dos Santos, O engenheiro da Assistência Social Janilson Ferreira, a Secretária Executiva do Conselho Gestor, Walba Alves de Melo, arquiteta da secretaria de meio ambiente, Jariane Faustino Mendes e o CRAS – Centro, representado pela psicóloga Nadja Thayonara de Oliveira e a Pedagoga Jaianny Priscila da Silva Medeiros.

3

A equipe técnica do CRAS apresentou um levantamento realizado nas comunidades acima descritas, onde foi diagnosticado que existem 62 barracos ou casas de taipa onde residem 52 famílias que vivem em situação precária de renda e moradia, ainda há 10 unidades de barracos que encontram-se fechados. Durante a apresentação foi informado aos conselheiros e convidados que algumas dessas famílias não residem a mais de cinco anos no município, como pede a lei 647/2015, e que muitas dessas casas já haviam sido interditadas pela defesa civil do município. O objetivo central da reunião foi para o Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social  encaminhar propostas para solucionar os problemas de moradia daquelas famílias que ali residem em áreas de risco e preservação ambiental.

4

Após finalizar a apresentação do diagnóstico das famílias, a presidente do conselho gestor Marisa Rodrigues repassou a palavra aos representantes dos órgãos convidados, onde cada um colocou seus posicionamentos e o que já haviam feito nas áreas atingidas. Foi sugerida pela Presidente do Conselho a criação de uma comissão envolvendo conselheiros e representantes das secretarias de Meio Ambiente,  Articulação, Defesa Civil e Assistência Social para solucionar as questões de ocupação e moradias dessas famílias, no qual o Vereador Edinor Albuquerque ressaltou da importância e agilidade das ações da comissão frente a essa questão. Assim sendo, ficou definido para o dia 27 de abril de 2016, a primeira reunião desta comissão.

5

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp