Browsed by
Day: 19 de abril de 2016

TCE-RN decide que Prefeituras não podem custear diárias operacionais da PM.

TCE-RN decide que Prefeituras não podem custear diárias operacionais da PM.

IMG_5672

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu, ao responder consulta formulada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que as Prefeituras do Rio Grande do Norte não podem pagar Diárias Operacionais para policiais militares atuarem na circunscrição do município, como ocorre em várias cidades do Estado, a exemplo de Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Com isso, há o temor de que haja aumento da criminalidade, já que em muitos municípios parte da Segurança é bancada pelas prefeituras. O TCE decidiu que o Estado pode celebrar convênios com os municípios apenas para fins de cooperação financeira visando o custeio complementar e subsidiário das atividades de segurança pública. A consulta foi relatada pelo presidente Carlos Thompson, cujo voto foi aprovado pelo Pleno da Corte. Fonte TCE.

Cabo da PM é assassinado a tiros em Caicó na região do Seridó.

Cabo da PM é assassinado a tiros em Caicó na região do Seridó.

Um cabo da Polícia Militar foi assassinado no início da manhã desta terça-feira (19) na cidade de Caicó, na região Seridó do Estado.

De acordo com a polícia, Edinaldo da Costa Rangel, de 48 anos, estava dentro de um gol branco quando foi perseguido e baleado por dois homens em uma motocicleta. O crime aconteceu por volta das 8h no bairro Alto da Boa Vista.

Ainda segundo a polícia, a vítima foi atingida no peito e no pescoço. Após ser atingido pelos tiros, o carro do PM atingiu uma parede. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a socorrer o policial, tentando inclusive reanimá-lo, mas o cabo Rangel não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Militar chegou a deter duas pessoas suspeitas pelo crime. Contudo as características dos detidos divergiam das informações passadas por testemunhas. A PM continua em diligências na tentativa de localizar os responsáveis pelo crime.

O cabo Rangel estava lotado na 5º Companhia Independente da PM, em Jardim Pirinhas, e trabalhava na corporação há 22 anos. Nominuto.

Cabo Rangel assassinado em Caicó

CaboRangelassassinado

“Eu vim com o intuito na verdade de não ser só aquele vereador bonzinho ”, disse o vereador Edinor.

“Eu vim com o intuito na verdade de não ser só aquele vereador bonzinho ”, disse o vereador Edinor.

IMG_7458

O vereador Edinor Albuquerque, falou sobre o projeto APAC, na reunião pública realizada na noite desta terça-feira (18), na câmara de vereadores.

Segundo o vereador, “quando eu ele vim pra esta casa, eu vim com o intuito na verdade de não ser só aquele vereador bonzinho, que só trazia coisas que só agradavam a todo mundo, mas na verdade o meu desafio foi vim pra cá e trazer temas de grande repercussão, mesmo que fosse negativa, mas que agente precisava não só colocar a sujeira debaixo do tapete”.

A ideia é continuar discutir sobre o projeto, pois esta reunião pública não será a primeira nem a ultima, pelo menos iremos fazer mais duas audiências, para que seja amadurecido o projeto, e que vocês tome a decisão.

O vereador admitiu que foi o autor do requerimento do projeto da construção de Centro de Recuperação “APAC” em Guamaré, com o recurso que sobrou da câmara. E que não fazia nada sozinho, que ele contou com a vereadora Lisete e demais  vereadores, que concordaram e tem conhecimento.

Disse que em resposta a pergunta de Dr. Adriano Diógenes, a APAC de Macau não irá fechar, pois lá servirá como APAC feminina, e em Guamaré funcionará a APAC masculina. Finalizou afirmando que “saibam que novas reuniões públicas serão realizadas para amadurecer este tema”. Concluiu.

Vereadores DIZEM NÃO ao projeto APAC não comparecendo a reunião pública.

Vereadores DIZEM NÃO ao projeto APAC não comparecendo a reunião pública.

DSC_0004

Os vereadores, Eudes Miranda, presidente do legislativo, Diva Araújo, Edinho de Moaci, Gustavo Santiago, Miranda Junior, Damião Rodrigues, Josenildo Gomes, não comparecem a reunião pública realizada na noite desta terça-feira (18), na câmara de vereadores, para falar sobre o método da APAC, apesar dos Edils terem sido convidados.

Apenas os vereadores Lisete Negreiros, e Ednor Albuquerque, compareceram, mas de logo a vereadora emitiu sua opinião sobre o projeto, ou seja, foi contra, apesar de ter afirmado que o projeto é polêmico e precisa de mais discussões, embora que em sua fala, a vereadora disse que a sociedade guamareense rejeita,  e o povo crucificou os vereadores que defendem o projeto APAC.

Pois bem… Se o ditado popular diz que duas palavras bastam, a ausência basta muito mais. O público sentiu a ausência dos vereadores como um NÃO ao projeto APAC.

“Em vez de estarmos contribuindo para o sistema, podemos estar causando um dano secundário APAC”, Secretário Adriano Diógenes.

“Em vez de estarmos contribuindo para o sistema, podemos estar causando um dano secundário APAC”, Secretário Adriano Diógenes.

IMG_7445

O secretário Municipal de Saúde, Dr. Adriano Diógenes, falou sobre o projeto APAC, na reunião pública realizada na noite desta terça-feira (18), na câmara de vereadores.

Segundo o secretário, confesso que trago comigo preocupação… Digamos que o município resolva implantar uma APAC aqui, será que Macau sobreviverá sem a ajuda já destinada para APAC em Macau?

Será que existe algum estudo de viabilidade técnica com a construção de uma APAC no município? Em vez de estarmos contribuindo para o sistema, podemos estar causando um dano secundário APAC.

“A sociedade guamareense nos crucificou com o projeto APAC” Vereadora Lisete Negreiros.

“A sociedade guamareense nos crucificou com o projeto APAC” Vereadora Lisete Negreiros.

IMG_7438

A vereadora Lisete Negreiros, falou sobre o projeto APAC, na reunião pública realizada na noite desta terça-feira (18), na câmara de vereadores.

Segundo a Edil, quando a sociedade tomou conhecimento do projeto trazido à casa do povo nos crucificou, gerando muitos questionamentos por parte da população.

Diante do exposto e da explanação, a vereadora foi direta com sua decisão, “como filha de Guamaré, eu me preocupo muito, eu defendo que o município deveria se investir mais na educação, pois todo poder público que faz este tipo de investimento, menos pessoas deixarão de ter problemas com a justiça”. Concluiu.

Ousadia: Bandidos explodem caixa eletrônico no prédio do Ipern em Natal.

Ousadia: Bandidos explodem caixa eletrônico no prédio do Ipern em Natal.

Mais uma ação criminosa ousada aconteceu na madrugada desta terça-feira (18). Bandidos invadiram e explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil, localizado dentro do prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (Ipern), no bairro de Tirol, na zona leste de Natal.

De acordo com a polícia, por volta das 4h30 pelo menos três homens participaram do roubo. Dois homens invadiram o prédio e realizaram a explosão, enquanto um terceiro permaneceu do lado de vigiando a área.

Ainda segundo a polícia, pouco antes do crime, uma ligação comunicando uma falsa ocorrência foi realizada para o serviço de emergência da Polícia Militar (190). A polícia suspeita que tenha sido uma estratégia para retirar do local a viatura responsável pelo policiamento.

O carro utilizado pelos bandidos foi encontrado abandonado atrás do cemitério do Alecrim. A PM realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

“Eu não concordo com esse tipo de projeto dentro de Guamaré, APAC”. Mário de Lucila.

“Eu não concordo com esse tipo de projeto dentro de Guamaré, APAC”. Mário de Lucila.

IMG_7424

O TJRN divulgou através de um convite nas redes sociais, convocou a população Guamareense, para participar de uma reunião pública, realizada na noite de ontem (18), no auditório da Câmara Municipal de Guamaré, para falar sobre o Método da APAC.

A reunião foi conduzida pelo o vereador e Advogado Criminalista, Edinor Albuquerque, e contou com a presença do Juiz de Direito Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, presidente do programa Novos Rumos da Execução Penal-TJRN, dentre outros autoridades e o público que atendeu o convite.

Durante todo o tempo o vereador Edinor Albuquerque tentou convencer o público presente que, a construção de uma APAC no município é importante para seus filhos que estão detidos nos presídios, e com a proposta, estes ficariam na própria cidade sendo a assistidos.

Parte da mesa seguiu o pensamento do vereador, o único vereador hoje defensor do projeto APAC, entre os oradores, o Juiz de Direito Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, falou da importância.

Vídeos foram apresentados do trabalho feito pela APAC no estado de Minas Gerais, mas não foi suficiente para convencer o público presente.

O POVO TEVE VEZ E FALOU SOBRE O PROJETO DE UMA APAC EM GUAMARÉ…

O empresário e ex-secretário de indústria e capacitação, Mário Antônio Marques, mas conhecido por Mário de Lucila, usou do tempo concedido ao povo, e falou como filho e cidadão do município, seu pensamento sobre o projeto da construção de uma APAC no município é inviável.

Mário de Lucila foi muito feliz em seu discurso, chegou a ser aplaudido no final, e de logo, no inicio de sua fala, ele fez algumas perguntas às autoridades, perguntas então desconhecida para a maioria da população, a saber:

“Na APAC de Macau quantos apenados tem lá?” Resposta: 8 presos em regime fechado e 14 presos no regime semiaberto.

“Filhos legítimos de Guamaré, quantos tem preso na APAC?” Resposta: 8 no sistema semiaberto.

“Quanto Guamaré contribuem financeiramente para APAC ano?” Resposta: 188 mil reais.

Pois bem… O município de Guamaré destinou 188 mil para manter 8 apenados condenados na APAC de Macau por diversos crimes. Diante deste pequeno cenário, Mário disse que tinha pessoas na família que tinha envolvimento com drogas.

Disse ser louvável ao projeto para aqueles que desejam de fato ser recuperados, apesar da crise financeira que o município enfrenta, não sou contra a contribuição que a prefeitura destina para APAC, mas eu não concordo com esse tipo de projeto dentro de Guamaré.

Mário concluiu afirmando que este investimento da construção de uma APAC em Guamaré, é inviável para o município, pois queira ou não, será mantida com recursos municipais que vem caindo gradativamente todos os meses.

Não sou contra o projeto, mas que seja para bem longe daqui da cidade, eu como filho de Guamaré, Eu não concordo com esse tipo de projeto dentro de Guamaré, APAC. O dinheiro devolvido pela câmara não dá o direito de construir uma APAC, não é assim que a banda toca. Concluiu.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp