Browsed by
Dia: 18 de maio de 2016

Assistência Social realiza 5º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tendo como tema: Estupro de Vulnerável é Crime.

Assistência Social realiza 5º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tendo como tema: Estupro de Vulnerável é Crime.

DSC_0010

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou nesta quarta-feira (18/05/16), às 15h00min, na Câmara Municipal, o 5º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, com o tema: Estupro de vulnerável é crime. Dia em que se demarca a luta nacional de combate do enfretamento de toda e qualquer forma de violência voltada à infância e juventude. O evento contou com a presença de diversas autoridades, fazendo-se presente, a Promotora de Justiça da Comarca de Macau, Drª. Isabel Siqueira de Menezes, bem como, os profissionais que integram a rede de proteção de garantia de direitos às crianças e adolescentes do município de Guamaré.

DSC_0151

A abertura do Fórum contou com a apresentação das crianças do Projeto Criança Petrobrás, mediante riquíssima apresentação cultural do Coral Pingo de Gente.

DSC_0006

A mesa das autoridades foi composta pela Chefe de Gabinete Civil, Monalisa Barra, representando o excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues da Silva, a Promotora de Justiça da Comarca de Macau, Drª. Isabel Siqueira de Menezes, O Secretário de Saúde, Adriano Diógenes, a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Patrícia Lessa e o Presidente do Conselho Tutelar, senhor Silvio Roberto C. Silva.

DSC03714

A mesa foi presidida pela Presidente do CMDCA e Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues, onde a mesma explanou uma retrospectiva dos fóruns alusivos ao dia 18 de Maio, abordando ainda os objetivos da Política Pública de Assistência Social no combate ao abuso e a exploração sexual e outros crimes sexuais de crianças e adolescentes, o trabalho que é realizado no município pela equipe técnica do CREAS às famílias vítimas de violência, acompanhamentos no âmbito do PAEFI – CREAS, estatística dos casos de incidência das violações/acompanhamentos CREAS nos anos de 2015 e 2016 e os desafios a serem enfrentados, deixando a seguinte mensagem aos presentes: Seremos incansáveis na luta contra qualquer tipo de crimes e violações de direitos às nossas crianças e adolescentes.

DSC_0042

Após riquíssima apresentação, a senhora Marisa Rodrigues convida a Comissão de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, onde os membros da comissão apresentaram suscintamente todos os eixos inerentes ao acompanhamento do Plano de Enfretamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

DSC_0128

O ponto de destaque do 5º Fórum foi abordado pela Promotora de Justiça Drª Isabel Siqueira, que em seu discurso, fez grandes considerações a respeito do tema: Estupro de Vulnerável é Crime, sendo uma Lei nova de 2012, prevista no artigo 217-A do Código Penal, que ocorre quando o adulto tem conjunção carnal ou pratica qualquer ato libidinoso com pessoa menor de 14 anos, mesmo com seu consentimento, possuindo penas severas (8 a 15 anos), ressaltando ainda a importância da denúncia e da integração da proteção da rede no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

DSC_0103

O Fórum contou também com a participação e contribuições dos presentes, que debateram os assuntos pertinentes ao tema abordado, com encaminhamento de propostas ao CMDCA, como órgão do controle social na defesa dos direitos intrínsecos às crianças e adolescentes.

DSC_0028

No encerramento dos trabalhos do Fórum, com a palavra da Drª. Isabel Siqueira, foi enfatizado que a rede de proteção de Guamaré é diferenciada, parabenizando a Secretaria de Assistência Social, que se encontra toda estruturada para atender as demandas inerentes às Crianças e Adolescentes, afirmando que o Ministério Público encontra-se à disposição para atender os casos encaminhados pela rede.

DSC_0090

Veja mais fotos do 5º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes:

“A importância da alimentação saudável na Infância”

“A importância da alimentação saudável na Infância”

01

Sabendo que a alimentação adequada na infância é primordial para um perfeito desenvolvimento da criança, a Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Alimentação Escolar promoveu na manhã desta quarta-feira (18.05.16) uma palestra com pais da educação infantil da Escola Municipal Luiz Cândido, localizada no Assentamento Umarizeiro.

02

O tema da palestra foi “A importância da alimentação saudável na infância” ministrada pela nutricionista Srª Ruth Alves – responsável pelo Setor de Alimentação Escolar. O objetivo desta ação foi conscientizar os pais sobre a importância da prática de uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente escolar.

03

Secretaria de Educação realiza Curso de Formação Continuada para professores.

Secretaria de Educação realiza Curso de Formação Continuada para professores.

1

No último sábado (14), na Escola Municipal Francisca Freire de Miranda, teve início o curso de formação continuada: “Fonologia, variação e ensino: da consciência fonológica à aquisição da leitura e da escrita” com uma carga-horária de 80 h/a, voltado para professores do Ensino Fundamental I, II e EJA do município de Guamaré, tendo como formadores os professores Dr. Clerton Luiz Felix Barboza (UERN/CNPq) e a Me. Katiene Rozy Santos do Nascimento (UFERSA/UECE).

Segundo, a secretária de educação a Srª Cinthya Miranda, o presente curso objetiva contribuir na aquisição do conhecimento e da compreensão de como conduzir o processo de alfabetização dos alunos. Sendo assim, é de suma importância que o professor tenha conhecimento da Fonologia, fato este primordial para o desenvolvimento do processo de alfabetização que contribuirá com a melhoria da prática docente dos professores.

2

Milena Modas - Hz
Vinte e oito municípios do RN registram redução nos números de eleitores.

Vinte e oito municípios do RN registram redução nos números de eleitores.

Um levantamento da Justiça Eleitoral apontou que dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 28 registraram reduções no número de eleitores entre o período das eleições de outubro de 2014 e 30 de abril deste ano.

Dos 28 municípios onde houve redução de eleitores, três estão situados na região metropolitana de Natal. Em Parnamirim houve queda de 7,68% no número de eleitores que passou de 115.312 para 106.458 mil, uma perda de 8.854 eleitores. Em São Gonçalo do Amarante, a redução foi de 8,23% do número de eleitores, que passou de 65.674 para 60.228, uma perda de 5.446 eleitores.

O maior índice de perda de eleitores nas cidades da região metropolitana, ficou com a cidade de Ceará-Mirim. Com redução de 10,35%, o município contava com 51.733 eleitores e agora possui 46.410.

O prazo para alistamento de novos eleitores e para transferência de domicílios eleitorais se encerrou no dia 4 de maio. Nominuto.

Convite para Imprensa: II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente.

Convite para Imprensa: II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente.

A Subcomissão de Mobilização e Divulgação do II FÓRUM COMUNITÁRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, convida os Senhores Blogueiros, para uma coletiva de imprensa. Na ocasião será feita a apresentação do II FÓRUM COMUNITÁRIO.

Este fórum será a última etapa que o município realiza em busca do Selo UNICEF- Data: 19 de Maio de 2016 – Local: Câmara municipal – Horário: 9h.

É obra pra todo lado em Guamaré: Obras da Orla do Conjunto Vila Maria já está a todo vapor.

É obra pra todo lado em Guamaré: Obras da Orla do Conjunto Vila Maria já está a todo vapor.

DSC_0022

Com mais uma obra para fomentar o turismo de Guamaré, a prefeitura deu início as para estender a urbanização da orla da praia Aratuá até o conjunto Vila Maria. A ampliação da orla do Aratuá vai gerar enorme benefício para população, principalmente para os moradores do conjunto Vila Maria, que vão poder usufruir de um ambiente totalmente urbanizado, e ter um contato com a natureza, e ainda poder apreciar a beleza que o rio Aratuá oferece.

Outro ponto relevante nesta obra, são as condições que vão ser oferecida para as atividades turísticas, esportivas e promoção à saúde.

DSC_0025

DSC_0020

Melanina  - Loja Natália - Hz
Eles fumaram o cachimbo da paz.

Eles fumaram o cachimbo da paz.

IMG_2081

Um fenômeno ocorreu nessa terça-feira (17), na câmara de vereadores. Não pode ser classificado como milagre, porque já estava no script e era algo que os dois não viam a hora de realizar, mas bem que poderia ser considerado um prodígio de políticos.

Depois de um retaliar o outro, acusar e rebater nas discussões na ultima  sessão ordinária, realizada no ultimo dia (10), eis que os vereadores Edinor Albuquerque e Edinho de Moaci, ambos da base governista, voltaram às boas.

E, para demonstrar ‘que não guarda mágoas’, a conversa ao pé do ouvido entre os dois Edils durante toda audiência pública chamou atenção pela a elegância.

O povo será beneficiado com a atitude dos dois de buscar a harmonia, não restam dúvidas. Mas, pensando bem, será eles de fato irão fumar o cachimbo da paz até as eleições? O tempo dirá.

Milena Modas - Hz
Veja em vídeo a audiência pública realizada nesta terça-feira (17), as discursões e as polêmicas.

Veja em vídeo a audiência pública realizada nesta terça-feira (17), as discursões e as polêmicas.

O Presidente da Câmara Municipal de Guamaré, vereador Eudes Miranda, conduziu os trabalhos da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (17), e contou com a presença dos vereadores, autoridades politicas e religiosas, e a população em geral que participou das discussões.

A Audiência Pública teve por finalidade ouvir as empresas que prestam serviços a prefeitura, para explicar a possibilidade de gerar empregos aos trabalhadores do município, e esclarecer possíveis sonegações de contribuições sociais ou qualquer outro desvio que desrespeite as leis trabalhistas.

Veja os oradores da audiência pública, cada um falou de sua opinião, embora a maioria saiu do foco da pauta, entrando na área politica e pessoal.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp