Browsed by
Day: 3 de junho de 2016

Prefeitura de Guamaré se mobiliza para divulgação do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

Prefeitura de Guamaré se mobiliza para divulgação do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA),juntamente com a equipe de divulgação e mobilização do 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF realizou na manhã desta quarta (01) e quinta feira (02) mais uma ação para garantir os passos finais do município na conquista do Selo UNICEF. Por meio de cartazes em pontos de visibilidade, e os carros de som com a vinheta divulgando em todas as localidades como: Assentamentos, Povoados, Loteamentos, Distrito e Centro a última ação desta edição de 2013-2016, que é o II Fórum Comunitário dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Esta ação pode contar com uma equipe de agentes mobilizadores cedidos pelas secretarias envolvidas no processo e adolescentes do NUCA, na ação esteve presente também o Secretário de articulação do município. E de uma forma lúdica a equipe saiu em ritmo junino, onde percorreu-se todo o município, informando também nos órgãos públicos e comércios de Guamaré e das comunidades a etapa final na busca do Selo para Guamaré.

II – O que são Fóruns Comunitários

A Edição 2013-2016 do Selo UNICEF prevê a realização de dois Fóruns Comunitários, etapas obrigatórias para que o município possa ser certificado. Eles compõem as Ações Estratégicas de Participação Social do Selo UNICEF e são espaços de encontro e diálogo em que a comunidade analise as condições de vida da infância e adolescência, proponha ações e acompanhe os resultados.

O 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF foi realizado em 2014. Nele, foram analisados a situação das crianças e adolescentes do município e os serviços de atenção a estes grupos etários. Também foi um espaço para o debate sobre as desigualdades que afetam a infância e a adolescência e alternativas para a sua superação, por meio da apresentação de propostas que serviram de subsídio à elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.

Agora, chega o momento do 2º Fórum Comunitário. Hora de avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF e à concretização das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social. Tanto o 1º quanto o 2º Fóruns são etapas imprescindíveis para obtenção do Selo UNICEF.

II – 2º Fórum Comunitário – O Fórum Comunitário acontecerá na próxima segunda-feira (06), com horário previsto de início para às 08:00 na Câmara Municipal de Guamaré. Ele será dividido em dois momentos: 1º MOMENTO: FEIRA DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS, O objetivo é dar visibilidade para as ações desenvolvidas pelo município no âmbito do Selo UNICEF. Horário sugerido: das 8:00 às 10:00.

A Feira das Ações Estratégicas municiará a população e o Mediador do Selo UNICEF de informações, oferecendo um panorama geral da situação do município. A Feira acontecerá 7h ao lado do centro administrativo com uma estrutura organizada para o evento, na qual o objetivo é dar visibilidade de forma lúdica para as ações desenvolvidas e que foram escolhidas pelas secretarias do município em reuniões técnicas e intersetoriais, para concorrerem na feira e das 6 ações 3 serão escolhidas pelos participantes e convidados preferencialmente quem participou do I Fórum , para serem discutidas no segundo momento.

A Feira das Ações Estratégicas contará com a temática junina onde cada secretaria envolvida dará a população informações das ações realizadas, oferecendo um panorama geral dos avanços das politicas voltadas para a criança e om adolescente do município.

O CMDCA juntamente com a articuladora do Selo UNICEF – Marisa Rodrigues, coordena desde o início em conjunto com as demais secretarias e também com os adolescentes do NUCA.

2º MOMENTO: ASSEMBLEIA DO FÓRUM COMUNITÁRIO

O tempo do Fórum é restrito para uma prestação de contas detalhada do que foi feito pelo município durante os três anos em que participou da edição do Selo UNICEF. No entanto, é natural e saudável que a comunidade tenha curiosidade, queira informações e resultados de forma transparente e precisa, o que talvez não seja possível nas horas destinadas à plenária do Fórum. O objetivo é promover participação da comunidade no encaminhamento das políticas públicas. É a plenária propriamente dita. Horário sugerido: das 10:00 às 12:00. É altamente recomendável a escolha de um facilitador, uma pessoa que guiará os participantes durante toda a atividade.

O facilitador pode ser o articulador do Selo, membro da Comissão Intersetorial ou do CMDCA – é alguém que precisa ser conhecedor da metodologia do Selo. É fundamental ter capacidade de escutar e dar a palavra a todos os participantes que solicitarem, garantindo que todos possam participar de forma harmoniosa. O facilitador apresentará o diagnóstico atualizado bem como o plano de ação, dividindo as ações estratégicas entre avanços/conquistas e desafios.

O ideal é que sejam discutidas apenas três ações estratégicas consideradas mais importantes para o município. O Fórum Comunitário. Esta etapa é reservada aos que participaram do 1º fórum, a fim de avaliar as ações propostas e discutidas nele e de tudo que foi feito até agora.

MISSÃO “Garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária.”

Objetivo Geral Contribuir para o cumprimento pela família, comunidade, sociedade em geral e Poder Público do dever constitucional de assegurar com absoluta prioridade os direitos da criança e do adolescente consagrados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990). Blog do Selo Unicef Guamaré.

CONVITE:

Macau: “Túlio resgata história do futebol da cidade na hora certa”, diz Presidente de Federação.

Macau: “Túlio resgata história do futebol da cidade na hora certa”, diz Presidente de Federação.

Em contato com o Blog, o presidente da Federação Norteriograndense de Futebol, José Evanildo declarou que a cidade de Macau está de volta ao Campeonato Estadual ainda este ano e destacou a atuação do jornalista Túlio Lemos, que através do torneio seletivo Didi Careca está estimulando a formação de uma seleção com condições de disputa no estadual.

“Macau tem uma história muito forte no futebol que não pode ficar enterrada. Esse movimento que Túlio está fazendo estimula a volta do futebol da cidade ao cenário estadual e a federação está de portas abertas para essa conquista”, disse José Evanildo, reforçando o compromisso com o retorno da seleção macauense ainda em 2016 ao Estadual. Celso Amâncio.

A habilidade e credibilidade de Túlio conquistaram o apoio de José Ivanildo.
“Tenho muito orgulho dessa administração que hoje existe em Guamaré”.

“Tenho muito orgulho dessa administração que hoje existe em Guamaré”.

Por Carol Costa – Não costumo falar muito da política da cidade, pois séria suspeita, mas voto nessa cidade desde 16 anos, onde falava e as pessoas já falava cidade de ladrões?.

Sentia-me envergonhada confesso! Mas hoje tenho orgulho de minha mãe fazer parte de uma administração onde realmente se trabalha com serenidade.

Foram apenas 4 anos para modificar muita coisa…Quando falo do prefeito Hélio, falo da sua administração que na minha opinião vai muito bem, digo isso porque não conheço só esse município, e sim devido percorre outros e comparo a grande diferença.

Parabéns prefeito Hélio, por ser ético um grande pai de família, trabalhei na sua campanha, e juro hoje não me arrependo, espero que sua intenção seja sempre essa, trabalhe pela saúde, ação social e mais ainda pela educação para que no futuro próximo você seja lembrando como um prefeito que realmente trabalhou, e que vai contínua trabalhando…assim seja se Deus quiser.

“Transportando com humanização nossos alunos”.

“Transportando com humanização nossos alunos”.

20160601_142640

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Transporte Escolar promoveu na tarde do último dia 1º de junho uma Oficina temática cos Smith os motoristas de ônibus cujo objetivo é atribuir elementos para que eles possam cada vez mais humanizar o transporte escolar prestado aos alunos da rede municipal de ensino de Guamaré, focando na garantia da segurança, da eficiência e da tranquilidade.

A presteza de um serviço público de qualidade deve perpassar por sentimentos e experiências de forma objetivas e racionais para que se entenda o que e como se sente o outro indivíduo.

A oficina “Transportando com humanização nossos alunos” foi ministrada pela Assistente Social da SEMEC a Srª Vilmara Marques de Araújo, com a participação do Coordenador do Transporte Escola o Sr. Everton Oliveira e da Conselheira Tutelar Srª Mirtys Smith.

A Secretaria de Educação proporcionará momentos como este num formato sistemático para assim possamos proporcionar continuamente o fortalecimento da prestação de serviços de boa qualidade à comunidade escolar.

20160601_163942

Ação do MPF: Médico é condenado a ressarcir dinheiro que recebeu irregularmente.

Ação do MPF: Médico é condenado a ressarcir dinheiro que recebeu irregularmente.

“Francisco Milton Júnior era contratado por duas prefeituras, para prestar jornadas de 40 horas semanais, mas só trabalhava 24 horas por semana em cada uma”.

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros resultou na condenação do médico Francisco Milton da Silva Júnior por enriquecimento ilícito.

Ele terá de ressarcir R$ 111 mil aos cofres públicos e pagar multa de R$ 5 mil. Da decisão cabem recursos. O médico foi contratado pelas prefeituras de São Francisco do Oeste e São Miguel para atuar no Programa Saúde da Família (PSF) e deveria prestar jornada de 40h semanais em cada município, porém só cumpria 24h.

Read More Read More

Acordo de delação prevê que Cerveró deixe prisão dia 24 e devolva R$ 17 mil.

Acordo de delação prevê que Cerveró deixe prisão dia 24 e devolva R$ 17 mil.

cerverocpiandredusek-1024x682

O acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró com o Ministério Público Federal prevê que ele deixe a prisão no próximo dia 24 e devolva mais de R$ 17 milhões aos cofres públicos em razão dos crimes cuja autoria assumiu durante as investigações da Operação Lava Jato.

O conteúdo do acordo firmado entre Cerveró e o MPF foi tornado público nesta quinta-feira (2) por decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que atendeu a pedido da Procuradoria Geral da República.

Além da devolução do valor, o acordo também prevê que o ex-diretor da Petrobras só possa ser condenado a, no máximo, 25 anos de prisão, somando todos os processos a que responde na Justiça.

Pelo acordo, ele cumprirá 1 ano, 5 meses e 9 dias em regime fechado na carceragem da Polícia Federal. Como foi preso pela PF em janeiro de 2015, continuará a cumprir pena em casa a partir do próximo dia 24, utilizando tornozeleira eletrônica. G1/DF

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp