Browsed by
Dia: 23 de agosto de 2016

Cartório Eleitoral de Macau recebe três pedidos de impugnação de candidatura de Mozaniel.

Cartório Eleitoral de Macau recebe três pedidos de impugnação de candidatura de Mozaniel.

A juíza da 30º Zona Eleitoral, Andrea Cabral Antas Câmara, recebeu nesta terça, 23, três pedidos de impugnação do candidato a prefeito Mozaniel de Melo Rodrigues. Mozaniel concorre a cargo de prefeito de Guamaré pela “Coligação Guamaré Merece Mais” (SD / PV / PT).

O primeiro pedido de Impugnação do Registro de Candidatura de Mozaniel foi apresentado em cartório no último domingo, 21/08/2016, pelo advogado Edinor Albuquerque de Melo.

O segundo pedido apresentado em cartório na segunda-feira, 22/08/2016, foi feita pela Coligação Vitória do Povo (PDS/PT/PDT), quem tem Helder como candidato a prefeito.

O terceiro pedido de Impugnação do Registro de Candidatura de Mozaniel foi feito pelo Ministério Público Eleitoral e foi apresentada pela Promotora Fladja Raiane nesta terça feira, 23.

Mozaniel Concorreu às eleições de 2012 pelo Partido Progressista, mas teve sua candidatura impugnada por ter contra ele uma ação de improbidade “transitado em julgado”,  na comarca de Macau.

Mozaniel terá o prazo de sete dias para fazer defesa da sua candidatura ao Juiz Eleitoral.

MP pede impugnação da candidatura de Mozaniel a Prefeitura de Guamaré.

MP pede impugnação da candidatura de Mozaniel a Prefeitura de Guamaré.

Resultado de imagem para mozaniel guamaré

O Ministério Público Eleitoral de Macau deu entrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (RN), em um pedido de impugnação da candidatura de Mozaniel de Melo Rodrigues, à Prefeitura de Guamaré.

A ação de impugnação ao registro de candidatura é de autoria da promotora Fladja Raiane Soares de Souza, e foi protocolada na 30º Zona Eleitoral do RN.

Clique aqui e veja a decisão do MPE

http://www.tre-rn.jus.br/@@processrequest

Sem título-1

Presidente da Câmara, Eudes Miranda, encerra sessão por falta do vereador quórum.

Presidente da Câmara, Eudes Miranda, encerra sessão por falta do vereador quórum.

“O presidente da Câmara, Eudes Miranda, vem cumprindo na risca o horário do inicio das sessões às 15 horas, horário regimental em respeito ao povo”.

Resultado de imagem para nao houve sessão por falta do vereador quorum

O presidente Eudes Miranda, deu início a sessão sozinho às 15 horas, dentro dos 15 minutos de tolerância apareceu mais quatro vereadores. Mesmo assim, o numero foi insuficiente para dá quórum.

A palavra “Quórum” tem origem latina, e designa “o número requerido de assistentes a uma sessão de qualquer tipo de deliberação ou parlamentar para poder tomar uma decisão válida”. Assim, os parlamentos utilizam este termo para determinar quando existe possibilidade para que sejam tomadas decisões ou votações de projetos ou outras deliberações.

No caso da Câmara Municipal de Guamaré, os projetos de Lei, indicações e moções, por exemplo, para serem votadas e deliberadas em qualquer âmbito de uma Sessão Ordinária ou Extraordinária, há a necessidade de estarem presentes 6 vereadores, no mínimo, ou seja, a metade mais 1 do total de 9 parlamentares.

E na sessão desta terça-feira (23), foi encerrada antes do término normal esgotando o horário regimental às 15 horas e 15 minutos dado de tolerância em espera. Entretanto, o presidente Eudes Miranda, fez referência explícita sobre a fata de quórum para apreciação de alguns projetos que constava na pauta de hoje.

Apenas quatro vereadores se encontravam no plenário no momento em que o presidente abriu a sessão. O chefe do poder legislativo solicitou que fosse lavrada a ata declaratória da ocorrência e encerrou a sessão por falta de quórum, convidando o povo para se fazer presente na próxima sessão, que será realizada no próximo dia 30 na Câmara Municipal.

Registrado poucos populares no plenário.

Estavam presentes no momento da abertura e encerramento da sessão os vereadores Gustavo Santiago (SD), Edson de Moaci (PV), Damião Rodrigues (PR), além do presidente, Eudes Miranda (PR).

DSC_0026

Igreja Hz
Disputa para vereador em Guamaré tem 60 candidatos a 09 vagas na câmara.

Disputa para vereador em Guamaré tem 60 candidatos a 09 vagas na câmara.

A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro de 60 candidatos a vereador em Guamaré, número que corresponde a 60 concorrentes disputando cada um das 09 cadeiras do Legislativo.

O número de candidatos, porém, ainda pode mudar. A Justiça vai julgar os pedidos de registros e podem indeferir candidaturas de concorrentes que não apresentarem os documentos exigidos ou aqueles que forem enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

Apesar do surgimento de uma terceira força formando mais uma coligação, o número de candidatos a vereador teve um ligeiro aumento em comparação com a última eleição, quando 54 candidatos disputaram as 09 vagas na Câmara. Cada partido ou coligação pode registrar até 50 candidatos a vereador.

Campanha 

A propaganda eleitoral para os candidatos começou na terça. Os concorrentes estão liberados para distribuir material gráfico, realizar passeata, comício e distribuição de santinhos. Na prática, porém, a campanha nas ruas ainda não começou.

A burocracia é o principal motivo para o atraso das propagandas nas ruas. Isso porque, para efetuar qualquer gasto, o concorrente precisa do seu CNPJ, emitido pela Receita Federal após o registro da candidatura, e a abertura da conta bancária.

Sem esses dados, os candidatos não podem encomendar material de publicidade e contratar formalmente os cabos eleitorais. Coordenadores de campanha e presidentes de diretórios municipais já previam a demora por causa do curto espaço de tempo entre o registro e o início da propaganda eleitoral. A estimativa é que o clima eleitoral tome conta das ruas somente na semana que vem.

Se a campanha eleitoral pelas ruas de Guamaré ainda não decolou, os nomes e números dos candidatos já tomaram conta da internet e das redes sociais. A divulgação dos concorrentes começou a ser feita através de vídeos, banners e discursos em suas páginas pessoais.

A internet e as redes sociais serão uma ferramenta fundamental na conquista por votos, principalmente pelo orçamento mais curto causado pela crise da economia e das restrições de financiamento de campanha, já que não são mais permitidas doações de pessoas jurídicas.

Por que votar 15, por que votar em Hélio e Iracema.

Por que votar 15, por que votar em Hélio e Iracema.

Acreditar no esporte é acreditar na Vida, na criança, no jovem, no adolescente  e adulto, é promover inclusão social e cidadania.

É pensando dessa forma que Hélio como prefeito dar total apoio para que a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Guamaré, desenvolva o esporte no município.

Trabalhando de forma organizada, a secretaria criou seu calendário anual de eventos esportivos com várias modalidades e com abrangência para todos os Guamareenses.

A secretaria  criou diversos programas e projetos esportivos focados para juventude e têm colhido ótimos resultados e dado visibilidade ao município em todos os eventos que tem participado. São projetos como, Livro na Mão, Bola no Pé, Formando Campeões, Pequenos Samurais, Gol de Letra e tantos outros que vem fomentando inclusão social para a juventude. Já do projeto “Bem Estar”, voltado para as mulheres, tem a finalidade buscar hábitos e práticas que contribuam para a saúde e qualidade de vida.

Todo esse trabalho desenvolvido tem mostrado que a gestão do prefeito Hélio tem compromisso com os todos os segmentos e busca todas as formas manter o cidadão inserido na sociedade.

Com Hélio temos certeza que o esporte vai continuar avançando, pois com é Hélio ” é o povo de novo”

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp