Browsed by
Day: 27 de setembro de 2016

Guamaré fica bem avaliada no Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros do Observatório das Metrópoles.

Guamaré fica bem avaliada no Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros do Observatório das Metrópoles.

Resultado de imagem para guamaré aquece a economia

No atual contexto das eleições municipais, momento em que candidatos a prefeito de todo o país estão debatendo propostas para as cidades e sua gestão, o INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), com o propósito de oferecer mais um instrumento para avaliação e formulação de políticas públicas. O índice apresenta um levantamento inédito sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios brasileiros, a partir da análise de dimensões como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura. O IBEU-Municipal mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos. Ao avaliar o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia, mais de 50% dos municípios estão em condições ruins nesses serviços.

O lançamento do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal) foi lançado do dia 21 de setembro de 2016. Veja com ficou Guamaré.

Na avaliação do INCT Observatório das Metrópoles, Guamaré alcançou o índice “Muito Bom” em duas dimensões, dois índice “Bom” e um índice “Médio”. No geral Guamaré ficou com índice “Bom”. No ranking geral do IBEU, Guamaré ficou em 1.091° no universo de 5.565 municípios brasileiros.

Guamaré ficou bem a frente de cidades como Macau (1.138°), Currais Novos (1.464°), Caicó (1.642°),Mossoró (2.428°), Açu (4.083°), Parnamirim (4.084°) e João Câmara ( 4.578°). O município também superou Natal, a capital do estado que ficou com um índice 0,738 considerado Médio.

ibeu

AS DIMENSÕES DO IBEU

O IBEU-Municipal está compreendido em cinco dimensões: mobilidade urbana, condições ambientais urbanas, condições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana. Todas essas dimensões foram definidas considerando as propriedades necessárias do espaço urbano que podem possibilitar condições coletivas de vida para seus habitantes. Ou seja, todas essas dimensões têm em comum a possibilidade de serem compreendidas a partir das condições urbanas que favorecem maior ou menor bem-estar para seus residentes. É claro que há mais propriedades do urbano que podem contribuir para o bem-estar da população que as dimensões existentes no IBEU, mas como não estão disponíveis variáveis relativas a essas outras dimensões no Censo Demográfico torna-se difícil a sua apreensão. De todo modo, entendemos que com as dimensões apresentadas podemos ter uma boa compreensão do bem-estar urbano dos municípios brasileiros.

IBEU Mobilidade Urbana.

A dimensão de mobilidade urbana (D1) foi concebida a partir do indicador de deslocamento casa-trabalho. O indicador de deslocamento casa-trabalho é construído a partir do tempo de deslocamento que as pessoas ocupadas que trabalham fora do domicílio, e retornam diariamente para casa, utilizam no trajeto de ida entre o domicílio de residência e o local de trabalho. É considerado como tempo de deslocamento adequado quando as pessoas gastam até 1 hora por dia no trajeto casa-trabalho. Assim, utiliza-se a proporção de pessoas ocupadas que trabalham fora do domicílio e retornam para casa diariamente que gastam até 1 hora no trajeto casa-trabalho.

IBEU Condições Ambientais Urbanas.

A dimensão de condições ambientais urbanas (D2) foi concebida a partir de três indicadores: arborização do entorno dos domicílios, esgoto a céu aberto no entorno dos domicílios e lixo acumulado no entorno dos domicílios. O indicador de arborização no entorno dos domicílios é obtido a partir da proporção de pessoas que moram em domicílios cujo entorno possui arborização. O indicador de esgoto a céu aberto no entorno dos domicílios é construído a partir da proporção de pessoas que moram em domicílios cujo entorno não possui esgoto a céu aberto. O indicador de lixo acumulado no entorno dos domicílios é obtido a partir da proporção de pessoas que moram em domicílios cujo entorno não possui lixo acumulado.

IBEU Condições Habitacionais.

A dimensão de condições habitacionais urbanas (D3) foi compreendida por cinco indicadores: aglomerado subnormal, densidade domiciliar, densidade morador/banheiro, material das paredes dos domicílios e espécie do domicílio. O indicador aglomerado subnormal corresponde à proporção de pessoas do município que não moram em aglomerado subnormal. O indicador de densidade domiciliar é construído a partir da razão entre número de pessoas no domicílio e número de dormitório. Considerou-se como densidade domiciliar adequada quando havia até 2 pessoas por dormitório. No indicador de densidade domiciliar morador/banheiro, considerou-se como adequado o domicílio que possui até 4 pessoas por banheiro. No indicador de material das paredes dos domicílios, considerou-se como adequado o domicílio cujas paredes externas são do tipo de alvenaria com revestimento ou madeira apropriada para construção (aparelhada). No indicador de espécie dos domicílios, considerou-se como adequado os domicílios do tipo casa, casa de vila ou condomínio ou apartamento. Foram considerados como espécie de domicílios inadequados: habitação em casa de cômodo, cortiço ou cabeça de porco; tenda ou barraca; dentro de estabelecimento; outro (vagão, trailer, gruta, etc.).

IBEU Serviços Coletivos Urbanos

A dimensão de atendimento de serviços coletivos urbanos (D4) foi concebida a partir de quatro indicadores: atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo. Esses são indicadores que expressam os serviços públicos essenciais para garantia de bem-estar urbano, independentemente de ser ofertado por empresas públicas ou por empresas privadas através de concessão pública.

O IBEU Infraestrutura Urbana

A dimensão de infraestrutura urbana (D5) foi compreendida por sete indicadores: Iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros. Esses indicadores expressam as condições de infraestrutura na cidade que podem possibilitar (quando da sua existência) melhor qualidade de vida para pessoas, estando relacionados com a acessibilidade, saúde e outras dimensões do bem-estar urbano.

CÁLCULO DO IBEU

Para construção do IBEU-Municipal, cada uma das dimensões que o compõe tem o mesmo peso, sendo consideradas de igual importância para garantia do bem-estar urbano. Porém, a composição de cada uma das dimensões obedeceria a quantidade e a característica dos indicadores a elas pertencentes. Assim, o IBEU-Municipal é construído pela média aritmética de suas cinco dimensões. E seu resultado varia entre zero e 1 – quanto mais próximo de 1, melhores são as condições de bem-estar urbano; quanto mais próximo de zero, piores são as condições de bem-estar urbano.

De acordo com os resultados apresentados, foi definido de modo arbitrário que os níveis do IBEU-Municipal seriam interpretados da seguinte maneira: de zero a 0,500 corresponde às condições muito ruins; de 0,501 a 0,700 corresponde às condições ruins; de 0,701 a 0,800 corresponde às condições médias; de 0,801 a 0,900 corresponde às condições boas; de 0,901 a 1 corresponde às condições muito boas, como pode ser visto na representação abaixo:

resultado

Link da fonte da matéria.

http://www.observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=1745%3A%C3%ADndice-de-bem-estar-urbano-dos-munic%C3%ADpios-brasileiros-%E2%80%94-ibeu-municipal&Itemid=164&lang=pt

Obras pra todo lado: Não é promessa… É uma realidade!

Obras pra todo lado: Não é promessa… É uma realidade!

“Obra da construção da ETE em Guamaré na gestão do prefeito Hélio está na fase final para ser inaugurada”.

img-20160927-wa0027

Na gestão do prefeito Hélio Miranda (PMDB), os investimentos estão por toda parte, como por exemplo, a área de Meio Ambiente também recebeu altos investimentos para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, atendo as reivindicações da população e obedecendo às normas sanitárias e ambientais.

Com a construção da ETE, a gestão do prefeito Hélio Miranda, dar mais um grande passo para resolver um dos problemas mais cobrado pela população, que é a retirada da bacia de dejetos do conjunto Vila Maria com a construção de uma estação de tratamento de esgoto de circuito fechado.

O novo sistema de tratamento é moderno e seguirá todas as exigências para adequação ao meio ambiente. Não haverá mais tratamento de esgoto sanitário ao céu aberto no conjunto Vila Maria, trazendo assim, uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Na gestão do prefeito Hélio, a população ganhou mais qualidade de vida, uma obra que vai provocar a retirada da bacia existente próximo ao Conjunto Vila Maria, que se transformará em uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Mais uma obra de impacto que está sendo revolvida pelo o governo, uma problemática que vinha anos se arrastando, mas agora é realidade.

Este projeto é marca de um contínuo trabalho da atual gestão, que utilizando recursos próprios, vem executando obras de relevância, seguindo normas e padrões atuais de tecnologia e qualidade.  Não haverá mais tratamento de esgoto sanitário ao céu aberto no conjunto Vila Maria, trazendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

Dr. Walber Agra afirma… Não há impedimento nenhum para que o prefeito Hélio seja reeleito no dia 2 de outubro.

Dr. Walber Agra afirma… Não há impedimento nenhum para que o prefeito Hélio seja reeleito no dia 2 de outubro.

Dr. Walber Agra, é conhecido como um dos maiores juristas e especialista em Direito Eleitoral. Tem três livros de direito eleitoral, e só milita praticamente nessa área. Ele afirmou em vídeo que os eleitores do prefeito Hélio, não devem se preocupar, porque esse direito é de Hélio e ninguém pode tirar para ele ser reeleito no dia 2 de outubro.

Clique aqui e veja o vídeo:

Macau: “Flávio Veras, Deus Te Ama”

Macau: “Flávio Veras, Deus Te Ama”

Resultado de imagem para flavio veras macau

O maior líder político da história de Macau, o empresário e ex-prefeito Flávio Veras acabou de chegar ao Fórum Municipal Emídio Avelino, onde participa de uma audiência de instrução. Aclamado publicamente, foi recebido com aplausos e gritos “Flávio, Deus te ama”.

O Caboré desceu do carro do sistema penitenciário sem acenar para as centenas de pessoas que foram lhe prestar solidariedade. O ex-prefeito entrou no prédio do Poder Judiciário para a audiência com as mãos para trás e sem algemas, como chegaram a especular.

Populares ainda aguardam a saída de Flávio do fórum. Blog Celso Amâncio

Bandidos explodem caixa eletrônico e fuzilam prédio da PM em Ceará-Mirim.

Bandidos explodem caixa eletrônico e fuzilam prédio da PM em Ceará-Mirim.

Criminosos fortemente armados invadiram na madrugada desta terça-feira (27) a cidade de Ceará-Mirim. De acordo com a polícia, aproximadamente 15 homens chegaram em três carros, um deles uma Hilux prata, e explodiram o caixa eletrônico instalado no interior de um supermercado da cidade.

O crime aconteceu por volta das 4 horas da madrugada. Uma parte da quadrilha ainda fuzilou a unidade da Polícia Militar, além de outros prédios da cidade. Os policiais ficaram cercados.

Segundo informações, os criminosos fizeram dois moradores de reféns e arrombaram o supermercado, instalando bananas de dinamite no caixa eletrônico. Nas ruas da cidade foram encontradas cápsulas de munições calibre 12, de pistola .40 e de fuzil 5.56. Entre os calibres encontrados pela cidade. Os bandidos usaram armas do tipo fuzis e pistolas, de uso restrito das forças de segurança.

Na saída da cidade a quadrilha ainda espalhou vários grampos nas principais vias de acesso, visando impedir uma possível perseguição da policial ao bando. Diligências estão sendo realizadas por toda região no intuito de prender os suspeitos, mas até o momento ninguém foi capturado. Nominuto.

RouboCaixaeletronicoCearaMirim

Vereador candidato à reeleição é morto a tiros em evento político em Serrinha dos Pintos.

Vereador candidato à reeleição é morto a tiros em evento político em Serrinha dos Pintos.

O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos..

O crime aconteceu por volta das 20h. De acordo com a Polícia Militar, Clementino estava em uma movimentação política quando foi baleado. Outro homem, ainda não identificado, também foi atingido. Eles foram socorridos ao Hospital de Pau dos Ferros.

Clementino não resistiu e morreu no centro cirúrgico do hospital. Já o outro homem está internado, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Segundo a polícia, ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do atentado.

Subtenente da PM, o vereador Clementino era casado e natural de Caicó. G1

Clementino era candidato à reeleição em Serrinha dos Pintos (Foto: Reprodução/TSE)

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp