dezembro 10th, 2016

Petrobras anuncia alta no preço da gasolina de 8,1% e do diesel de 9,5% nas refinarias.

gasolina

A Petrobras informou nesta segunda-feira (5) que vai subir o preço dos combustíveis nas refinarias, para que fiquem mais alinhados com os preços no exterior. A gasolina ficará 8,1% mais cara, em média, e o óleo diesel, 9,5%.

A mudança é no preço das refinarias, o que significa que o preço final para o consumidor pode não subir, necessariamente, na mesma proporção. A mudança entra em vigor nesta terça-feira.

Se esse reajuste for repassado ao consumidor integralmente, a gasolina pode subir 3,4%, ou R$ 0,12 por litro e o diesel pode ficar 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro mais caro, calcula a estatal.

Reflexão do Dia: Sábado, dia 10 de dezembro de 2016.

Resultado de imagem para blog guamaré em dia reflexão

Improbidade administrativa afasta o prefeito de Marcelino Vieira.

Resultado de imagem para Improbidade administrativa afasta o prefeito de Marcelino Vieira.O prefeito do município de Marcelino Vieira, José Ferrari de Oliveira, a secretária de saúde, Francisca Samara de Aquino Oliveira, e outros dois servidores do município estão afastados do cargo por decisão da 12ª Vara da Justiça Federal.

A determinação atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros, feito em ação de improbidade administrativa, ajuizada em novembro.

Maria Ozilene Carvalho da Costa Oliveira também já havia sido afastada do cargo de secretária de saúde em processo antecedente (0800228-12.2016.4.05.8404).

O afastamento tem por objetivo garantir a instrução da ação, em razão de desvios e malversação de recursos do Fundo de Saúde pelos agentes públicos municipais.

De acordo com a ação do MPF, as irregularidades permitiram o enriquecimento ilícito da Liga de Assistência Social Paróquia de Marcelino Vieira (Liga), entidade particular, de seus dirigentes e de terceiros.

Então é Natal em Guamaré…

Secretaria de Educação realiza a I Mostra de Vivências Pedagógicas do Ensino Fundamental I

“A realização da I Mostra ficou marcada pela aprendizagem e troca de experiências entre os profissionais da educação de Guamaré”.

5

Foi realizada a I Mostra de Vivências pedagógicas do Ensino Fundamental I, em Baixa do Meio, onde participaram as escolas do Distrito e escolas das comunidades próximas. Os trabalhos foram desenvolvidos em 14 escolas municipais, que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O Tema: Vivencias de Leitura e Escrita: Integrando Saberes, possibilitou diversos Subtemas, que fortaleceu e ampliou as práticas de leitura e escrita, valorizando as vivências das crianças nos diferentes contextos que elas estão inseridas: familiar, escolar e social, promovendo assim, aprendizagem significativa.

Os projetos pedagógicos que foram planejados e desenvolvidos no IV bimestre do ano letivo em curso, foram orientados por sequências didáticas que orientam as etapas a serem desenvolvidas com as crianças, permitindo que os professores percebam os avanços e as dificuldades dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo desta mostra foi apresentar as vivências de aprendizagem respeitando o direito da criança de aprender de forma lúdica, prazerosa e significativa, visto que escola é um espaço de garantia de ampliação do universo social e cultural das crianças. Motivo pelo qual, escolhemos Vivências de Leitura e Escrita, como o eixo integrador de diálogo entre as diversas áreas de conhecimento.

Os alunos do 5º ano, mediados pelos seus professores (as) produziram o primeiro jornal escolar, com temas relacionados ao contexto no qual as escolas estão inseridas. As escolas foram: Benvinda Nunes Teixeira, Professora Maria Madalena da Silva e Centro de Ensino Rural Professor Darcy Ribeiro com a produção dos alunos do 5º ano das escolas: Francisco Maciel, Bibiano Xavier, Luiz Cândido Alves, Professor João Batista e Monsenhor José Tibúrcio.

A realização da I Mostra, só foi possível, devido o envolvimento dos diretores coordenadores, professores, alunos e demais funcionários das escolas. A Secretaria de Educação agradece a todos que contribuíram com o evento!

3