janeiro, 2017

Guamaré em Retrato: “O sol a bons e a maus não se nega”.

A imagem pode conter: oceano, céu, atividades ao ar livre e água

Prefeitura de Guamaré efetua pagamento dos servidores com reajuste do novo salário mínimo.

O município de Guamaré realizou hoje (31), o pagamento dos servidores públicos municipais, referente ao mês de janeiro de 2017, respeitando o reajuste do novo salário mínimo.

A educação do município continua sendo priorizada na gestão do prefeito Hélio Willamy, uma vez que a Prefeitura de Guamaré efetivou o pagamento dos professores, respeitando o novo piso salarial da categoria. Com o acréscimo do terço de férias, sendo um dos primeiros passos para uma educação de qualidade.

Isso é prova de que o município reconhece a importância do funcionalismo público, e continua respeitando o calendário de pagamentos, efetuando o pagamento dos servidos em dia, dentro do mês trabalhado, aquecendo a economia local.

Atitudes como está demonstra o compromisso e a responsabilidade da gestão do prefeito Hélio com a coisa pública, e com os servidores públicos municipais, ainda que a forte crise na economia tenha influenciado negativamente no cumprimento dos compromissos financeiros dos municípios brasileiros.

Resultado de imagem para pagamento dos servidores

Bom Exemplo: Câmara de Vereadores de Macau se distancia dos negócios às escuras.

Bem diferente do jeito de trabalhar de alguns gestores, que optavam por transações às escuras e fora da lei, em 30 dias de seu mandato, o presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros-Pintinho, abre licitação para compra de equipamento de informática e computadores, para os gabinetes dos vereadores.

Outro exemplo de que algo mudou na CMM, foi o projeto aprovado recentemente, cortando 25 cargos em comissão (22 assessores de gabinete, 1 fiscalizador de contas, 1 contador auxiliar e 1 inspetor de execuções orçamentárias). A medida representa uma economia anual de R$ 300 mil.

Ainda é muito cedo para elogios, mas pelo andar da carruagem, parece que a Câmara de Vereadores em Macau caminha bem, para se livra do famoso “jeitinho brasileiro” e das graciosas notas fiscais, entre outros vícios. Celso Amâncio

PM é baleado durante roubo a joalheria em shopping da zona norte.

Um policial militar foi baleado durante um roubo a uma joalheira em um shopping na zona no final da manhã desta terça-feira (31). De acordo com a Polícia Militar, o soldado Daniel Oliveira Pessoa estava de folga e sofreu três disparos após tentar impedir o crime. O militar trabalha no Pelotão Destacado de Extremoz.

De acordo com informações iniciais, o soldado Pessoa foi atingido na cabeça, no pescoço e nas costas. O estado de saúde da vítima é considerado muito grave. Nominuto

Com cabeça raspada, Eike Batista é transferido de presídio no RJ.

Globo.com

O empresário Eike Batista deixou o presídio Ary Franco, na Zona Norte do Rio, por volta das 13h30 desta segunda-feira (30). Com a cabeça raspada e uniforme de detento, ele foi colocado dentro de uma viatura, carregando um travesseiro na mão, rumo ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. O empresário, que era considerado foragido e estava em Nova York, foi preso ao desembarcar no Galeão, pela manhã.

Resultado de imagem para Com cabeça raspada, Eike Batista é transferido de presídio no RJ.

Cármem Lúcia homologa 77 delações da Odebrecht na Lava Jato.

Com isso, os mais de 800 depoimentos prestados pelos executivos e ex-funcionários da Odebrecht ao Ministério Público Federal (MPF) se tornaram válidos juridicamente, isto é, podem ser utilizados como prova.

A expectativa agora é saber se a ministra Cármen Lúcia irá retirar o sigilo das delações, nas quais os ex-executivos citam dezenas de políticos com mandato em curso como envolvidos no pagamento de propinas.

Entre os delatores está o ex-presidente do grupo Marcelo Odebrecht, que encontra-se preso desde 2015 em Curitiba e já foi condenado a 19 anos de prisão pela primeira instância da Justiça Federal.

Máxima do futebol… “Em time que estar ganhando, não se mexe”

Por José Carlos de Oliveira

Será que esta máxima se aplica a gestão pública?

Não se pode falar na Guarda Civil Municipal de Guamaré, sem fazer uma citação á dois nomes que compraram a ideia da criação da Guarda Civil Municipal e vestiram a sua camisa na literidade da palavra, Cabral e Neam.

Cabral foi o primeiro Subcomandante por um longo período e logo após foi nomeado seu Comandante, conhecedor do Município desenvolveu um trabalho de proteção ao patrimônio público e uma cooperação com a Policia Militar (em breve falarei sobre esta Instituição de guerreiros). Uma das escolhas mais acertada foi a escolha de Neam para ser o Subcomandante, estava formada uma dupla de respeito e sucesso.

Com a exoneração a pedido de Cabral, Neam assumiu o comando da Guarda Municipal, mantendo o mesmo padrão de eficiência, até mesmo melhorando onde era preciso.

Tecido estes comentários, vamos aos fatos.

Guamaré foi surpreendida com a exoneração de Neam do comando da Guarda Civil Municipal sem uma justificativa convincente, dizer que a política tem destas coisas não é e nunca será uma justificativa para tirar um profissional competente, que vinha até então desenvolvendo com extremo zelo a sua função.

Ora se a exoneração do Comandante Neam foi uma retaliação contra alguém para mostrar que tem força e prestigio diante do “sistema”, me desculpem, foi um tiro no pé, pese que entre os Supervisores tem muitos profissionais competentes com capacidade para exercer o comando, mas tirar um comandante apenas para demonstrar poder é a mais pura demonstração de falta de interesse em a cada dia fortalecer a segurança do Município.

O auto ego não poder falar mais alto do que a necessidade coletiva.

Cabral e Neam que queiram o não vocês sempre serão lembrados pelos serviços prestados ao Município, das vezes que vocês juntos seus comandados arriscaram a vida, das noites em claro patrulhando a cidade.

A você em especial Neam, levante a cabeça, você é competente, você é integro, onde te colocarem para trabalhar, você dará o seu melhor para honrar a corporação, não é a patente que forja o combatente, mas sua persistência em servir.

Máxima do futebol… “Em time que estar ganhando, não se mexe”

Prefeito Hélio deve cumprir a Lei 690/2016 que dispõe do PCCS.

O prefeito Hélio Miranda, deve cumprir já neste pagamento de Janeiro/2017, a Lei que Dispõe sobre o Quadros de Cargos e Funções Públicas do Município de Guamaré. O pagamento está previsto, para ser creditado nas contas dos servidores efetivos do município, obedecendo a Lei 690/2016, até terça-feira (31).

Resultado de imagem para plano de cargos e salario servidores  guamaré

Prefeito Hélio nomeia Secretário Municipal de Seg. Des. Soc. E Patrimonial do Município.

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy de Miranda, através da portaria Nº 297/2017, publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Município, nomeou, FRANCISCO DE ASSIS DA FONSECA GOMES, para o cargo de Secretario Municipal, l de Seg. Des. Soc. E Patrimonial do Município.

Nota do Blog: A nomeação, e a recondução de Francisco de Assis da Fonseca Gomes, ao cargo de Secretário Municipal de Seg. Des. Soc. E Patrimonial, foi para o prefeito Hélio Miranda, acertada. Pois certamente pesou em sua decisão, o trabalho prestado à segurança pública do município, em seu primeiro mandato,  considerado como excelente.

Há quem afirme que o secretário ao ser nomeado, foi comparado ao secretário de Saúde, Dr. Adriano Diógenes, a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues,e a Secretária de Esportes, Larissa Nayara, por ele ter serviços prestados, e aceitação popular, assim, o prefeito o reduziu ao posto.

Um tipo de secretário, que sempre teve boas ações, atitudes, honestidade e bom comportamento. Um gestor que soube aplicar rigorosamente todo o orçamento destinado a secretaria. Atendeu a população com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.

Parabéns ao prefeito pela nomeação!

Prefeito Hélio nomeia Secretário Municipal de Indústria e Capacitação do Município.

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy de Miranda, através da portaria Nº 296/2017, publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Município, nomeou, WILSON SANTOS DA SILVA, para o cargo de Secretario Municipal, lotado na Secretaria Municipal Ind. Com. Serv. Energ. E Proj. Especiais  do Município.

Prefeito Hélio nomeia Secretário Municipal de Tributação do Município.

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy de Miranda, através da portaria Nº 243/2017, publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Município, nomeou, DIEGO MIRANDA FONSECA, para o cargo de Secretário Municipal de Tributação do Município.

Prefeitura conclui reforma e ampliação do Trapiche de embarque e desembarque do Rio Aratuá.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, concluiu as obras de reforma e ampliação do Trapiche, de embarque e desembarque, localizado na natureza exuberante da Orla da Praia do Rio Aratuá.

Foi feita a troca de quase toda madeira, e ainda instalados corrimões dos dois lados do Trapiche, poste de iluminação. Com a conclusão da obra, hoje o cenário se configura bem diferente… Um verdadeiro cartão postal.

Na somatória dos benefícios melhorou e muito a qualidade de vida dos moradores e turistas. A obra de reforma e ampliação foi feita com recursos próprios da prefeitura.

Os moradores e turistas aproveitam espaço agora coberto, para embarque e desembarque, e contemplar o belo pôr do sol do rio, e a bela paisagem que Guamaré oferece, seja durante o dia como durante a noite.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com menos de 15% de sua capacidade.

Resultado de imagem para Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com menos de 15% de sua capacidade.O último relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) aponta que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, está com 14,25% do volume total.

A Barragem Santa Cruz, em Apodi, está com 18,61%, e a Barragem de Umari, em Upanema, com 8,88%. O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, alerta a população para continuar economizando água, mesmo com as boas expectativas para o próximo período chuvoso.

“O racionamento no abastecimento das cidades permanece. O cidadão tem que economizar para manter os sistemas funcionando, é responsabilidade de todos”, afirma. Com informações de Jarbas Rocha

‘Meu pai estava aflito com a reação do país’, diz filho de Teori Zavascki

Falando em nome da família de Teori Zavascki, morto em desastre aéreo no último dia 19, Francisco Zavascki segue vigilante quanto à investigação do acidente. E fala, em entrevista ao GLOBO, sobre o legado deixado pelo pai.

Como a família tem reagido à morte de Teori?

Cada um está de um jeito diferente. Alguns estão piores, acho que eu sou o que está um pouco melhor. Mas estão todos ainda em estado de choque, realmente vivendo um pouco na negação. Muito cansados, muito tristes, mas sem acreditar, ainda céticos com o que aconteceu.

Vocês têm algum receio com relação à investigação?

Não sei dizer. Claro que a gente fica com medo de, daqui a pouco, se perder o momento de se fazer eventualmente determinadas perícias ou qualquer coisa… ou de alguma influência política. E aqui não estou fazendo acusação nenhuma. Mas é um caso tão extraordinário, tão importante, num momento tão difícil, que para a própria história do país a gente precisa que tudo fique muito claro.

Veja entrevista completa concedida ao Portal Globo AQUI

Obra da ETE será entregue a população em 60 dias.

DSC_0037

A Prefeitura Municipal de Guamaré não parar de trabalhar em prol do desenvolvimento do município. A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), segue em ritmo acelerado, e segundo a assessoria do prefeito Hélio Miranda, a obra será entregue a população em 60 dias.

Esta obra vai provocar a retirada da bacia existente próximo ao Conjunto Vila Maria, que se transformará em uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Mais uma obra de impacto que está sendo revolvida pelo o governo, uma problemática que vinha anos se arrastando, mas agora é realidade.

Alcaçuz: Armas brancas e celulares foram apreendidas durante intervenção nesta sexta (27).

G1 – 107 detentos do pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz terão suas penas aumentadas. Os presos foram ouvidos neste sábado (28) e de acordo com a Polícia Civil serão autuados de acordo com suas responsabilidades por posse de arma de fogo, posse de drogas, dano qualificado, apologia ao crime, associação criminosa ou motim.

Armas brancas e celulares são apreendidos em Alcaçuz durante intervenção (Foto: G1 RN)

Chico Pereba: “Eu disse… Era pra Gustavo ter dado três tampinhas na conferência de domínio”.

O vereador Gustavo Santiago (SD), LÍDER da oposição, pecou muito quando na conferência de domínio dos três vereadores, outrora da base do governo, ele deu apenas duas tampinha no bolso em vez de três para conferir o total domínio.

Bem articulado, Gustavo quase sem aparecer conseguiu fazer a presidência da câmara, dando de mão beijada, o comando do legislativo, ao vereador Emilson de Borba “LULA”. Colocando ele na linha de frente, e em evidência para o biênio 2017/2018.

Mudanças a vista….

Há faro e cheiro de adesões a base do governo, o arrependimento de um EDIL já bate a porta com força, e queira ou não, o cenário politico em Guamaré, pode mudar novamente, mudar antes mesmo de iniciar o período legislativo, o pedido de socorro é eminente, só não sei ainda as razões.

Desprezo a quem tanto ajudou…

Fico muito triste, porque o nome do ex-vereador Edinho de Moaci, ninguém mais nem fala no nome do Leão… Apagou-se, se apagando. Deram um sopro no ex-vereador que ele mesmo nem sentiu.

Há quem afirme que o ex-vereador, é obrigado todo dia ir na câmara, dá a benção a sua esposa,  a vereadora, Eliane Guedes (PV). Aqui pra gente… Edinho está fazendo uma falta na casa do povo que não se mede.

A bola da vez é LULA…

O centro de todas as atenções para Mozaniel e Gustavo, é o atual presidente da câmara, Emilson de Borba “LULA”.  Queira ou não, Lula é o presidente do Poder Legislativo, e irá administrar neste ano de 2017 quase 12 milhões.

Mais fazer uma pergunta a um homem público, não é pecado e não ofende. Irei fazer uma pergunta… O atual presidente da câmara (LULA), é líder ou é liderado?

Quando o craque advogado faz a diferença em campo.

“A imagem não me deixa mentir… O craque entrou em campo no ultimo duelo com a camisa 15, e fez a diferença da partida, com uma assistência que cominou em gol”.

Equilíbrio é a palavra que melhor definiu o ultimo confronto entre a seleção de veteranos de Guamaré e Macau, no estádio Valter Bichão. Ambos os times atuaram com o mesmo estilo, graças a um único homem… Mauro Gusmão Rebouças, que precisou entrar em campo aos 43 minutos da segunda etapa, e com uma assistência impecável ao atacando Galo, o time virou o jogo.

O público quer ver golaços, jogadas improváveis e dribles impossíveis em qualquer jogo de futebol. Apesar de ser um veterano, não podemos negar sua habilidade com a bola nos pés. Gusmão têm um preparo físico excepcional, agilidade, força, e dono de um cérebro com desempenho acima da média.

O segredo da genialidade dos jogadores veteranos de futebol, craque como Mauro, não está nos pés, mas na cabeça. O que leva um jogador a ser tão bom é antecipar e entender as ações dos outros colegas e adversários para fazer a melhor jogada. É fato… Gusmão parece ter olhos na nuca.

A capacidade de escolher o companheiro mais bem colocado para receber o passe, é a primeira característica que faz um craque como o personagem da foto. Desvendar como um jogador pensa num lance, como isto é difícil, até para os próprios atletas.

Num campo de futebol ou em qualquer disputa, essa pode ser a diferença entre vitória e derrota. Não adianta ser grande e dar chutão para cima, tem de ter raciocínio rápido, jogar o futebol que o público gosta de ver. Este estilo de jogar, queira ou não, faz muita diferença em campo.

Bom Exemplo: Câmara reduz 25 cargos de assessores e salário dos vereadores em Macau.

Resultado de imagem para camara de macau

Como é de conhecimento de boa parte da população, a legislatura passada aprovou um aumento de 50% nos salários dos vereadores e na verba de representação da presidência da Câmara, com efeitos a partir de 1° de janeiro de 2017. Além desses reajustes, houve o aumento de mais 02 cadeiras de vereadores, gerando um considerável impacto financeiro na folha de pagamento da Câmara.

Nos primeiros dias de nossa gestão, temos nos dedicado a estudar a real situação financeira e orçamentária em que se encontra a Câmara, considerando ainda, a indefinição do valor real do repasse do duodécimo (verba repassada pelo executivo mensalmente).

Diante deste quadro, agravado com a crise econômica que atravessamos e em consonância com os anseios do povo que depositou nas urnas o desejo de mudança, tomei a iniciativa de sugerir à nossa bancada, em reunião na última terça feira 24/01, a proposta de redução do subsídio dos vereadores como também da verba de representação da presidência da Câmara. Tais medidas serão levadas para discussão aos demais colegas vereadores e encaminhadas ao setor jurídico para emissão de parecer técnico-jurídico acerca da viabilidade de tais ações. Assim como será apresentado à mesa diretora da Câmara, a partir de onde deverá seguir seu rito regimental.

Também neste sentido, observamos a necessidade da diminuição no número de assessores que era de 03 para cada gabinete. Nossa proposta é que cada vereador conte em seus respectivos gabinetes com 02 assessores, número suficiente e razoável para a demanda de cada legislatura. Tal proposta já foi discutida e aprovada em sessão extraordinária que aconteceu nesta quinta feira, dia 26/01, que teve como pauta outras matérias de extrema importância e relevância para a economia da casa tais como: a criação e regulamentação do cargo de assessor de comunicação que durante toda existência do legislativo Macauense nunca existiu. Atrelado a isso, reduzimos 25 cargos em comissão sendo 22 de assessores de gabinetes, 1 fiscalizador de contas, 1 contador auxiliar e 1 inspetor de execuções orçamentárias. Está medida, alem de valorizar o nosso servidor efetivo, também proporcionará uma economia de 300.000,00 (trezentos mil reais) ao ano.

Outra questão que estamos empenhados em trabalhar de forma acertada é a verba indenizatória de gabinete que por decisão judicial, encontra-se hoje suspensa em razão do uso indevido no passado.

Este tem sido nosso ritmo de trabalho desde que assumimos a presidência desta Câmara. Nossa equipe trabalha desde o dia 02 de janeiro e, durante todo o período de recesso, realizamos reuniões de planejamento, estudos e ações no sentido de atendermos aos anseios de mudança, moralidade e transparência, bandeira de nossa luta e que será também da nossa gestão e legislatura.

E assim daremos inicio a uma nova maneira de gerir e legislar, livre de velhos vícios e com a certeza de que faremos um novo e diferente legislativo.

Jairton de Araújo Medeiros – Pintinho – Presidente – Subscrito pelo vereador Ítalo Mendonça de Carvalho.

Nota do Blog: A Câmara Municipal de Vereadores de Macau, inicia a legislatura na gestão do presidente Jailton, dando um bom exemplo de gestão a sociedade macauense.

Que os demais municípios do estado, em especial a câmara de Guamaré, possa seguir esse belo exemplo de governabilidade, pois é fato que nos últimos anos o que se tem visto na casa do povo é gasto… Muito gasto, em vez de redução.

A difícil missão de governar para todos.

É possível que poucas vezes um gestor público, como o prefeito reeleito, Hélio Willamy, tenha assumido a prefeitura de Guamaré, neste segundo mandato, com tanta esperança e entusiasmo popular… Mas governar para o coletivo não é fácil, é uma missão difícil, mas não é impossível.

Afinal… Cortar na própria carne, e retirar as gorduras do governo para governar melhor e para todos, não é para qualquer prefeito deste Brasil a fora. É preciso ter coragem, vontade e saber enfrentar as adversidades que se são impostas de frente.

É fato público que nunca se governou na história politica de Guamaré pensando em todos. As mudanças que estão sendo feitas pelo o prefeito Hélio, neste segundo mandato, queira ou não, tem desagradado um montão de gentes mal acostumadas, viciadas e vaidosas.

Por falar em vaidade…

Em todas as atividades humanas a vaidade pequena está presente. Nada de errado na pessoa cultivar as suas vaidades quando essas lhes fazem bem. O problema é quando o culto à vaidade atrapalha os outros ou uma equipe, um grupo, um projeto politico para um bem comum.

São “pessoas” incapazes de enxergar algo diferente da sua própria imagem projetada no espelho da soberba. Muitas das vezes os projetos coletivos são atropelados pela arrogância, por erros, por incompetência, por pressão de alguns “aliados”, quando não abortados de forma violenta pelo projeto do “EU”.

A vaidade de “algumas pessoas” no governo, parece ser pior do que todas outras cidades deste nosso país, porque ela afeta diretamente uma população que espera ansiosa há anos ver o município dando saltos de prosperidade em todos os setores como se deu no primeiro mandato do prefeito Hélio.

Quando a vaidade toma conta de quem tanto jurou fidelidade, as coisas ficam mais difíceis, os discursos solidários perdem o sentido, a luta coletiva se enfraquece e sonhos de milhares resumem-se a um plano de um homem só, no máximo de um grupelho.

O trabalho coletivo, ainda é o caminho para o desenvolvimento de qualquer município, em especial, nossa Guamaré. É isto que tenho visto no atual governo do prefeito Hélio, apesar de ter em suas mãos a difícil missão de governar para todos.

Mensagens anteriores