janeiro, 2017

Se ele entrar em campo o jogo pode mudar.

“O que assusta no ex-procurador da câmara, Dr. Mauro Gusmão Rebouças, não é o seu silêncio nos últimos dias… Mas sim, se ele decidir entrar em campo, o jogo poderá mudar!”.

O que poderá acontecer nos próximos dias no cenário político em Guamaré, em especial, no Poder Legislativo, é um giro de 380 graus. O ex-procurador da câmara, Dr. Mauro Gusmão Rebouças, foi o primeiro a ser exonerado numa só canetada, pelo o presidente eleito, Emilson de Borba Cunha “LULA”, ambos tinham uma amizade estreita.

O silêncio nos últimos dias do advogado tem preocupado, e assustado muita gente, Mauro é tipo de jurista que às vezes surpreende até ele mesmo. Especialista em direito eleitoral, o advogado é muito conceituado no estado, e dono de vitórias nos tribunais de causas que eram consideradas quase impossível.

O exemplo simples de sua habilidade, veio da ultima disputa entre a seleção de veteranos de Guamaré, contra a seleção de Macau. Mesmo jogando melhor, a equipe de Dedé de Gabi, estava presta a se contentar com o empate, quando o craque advogado foi chamado aos 42 minutos da segunda etapa.

Três minutos foram o suficiente para o atleta Gusmão, surpreender até seus próprios companheiros. Seu combustível era a vontade de vencer, correu como um menino. pediu a bola, e assistiu com sua habilidade quem mais precisava de suas assistências… Os atacantes! E foi dos pés Mauro que saiu o segundo gol, o gol da virada, o gol vitória.

A política e a parábola do joio e o trigo.

“Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (Mt 13:30)

Imagem relacionadaConsidero hoje a política em Guamaré ao longo dos anos, semelhante a um homem que semeia boa semente no seu campo político, mas enquanto os lideres dormem, acaba deixando falhas e brechas, para seu próprio aliado inimigo atracar, talvez por  ter confiado demais, ou mesmo achar que um aliado não traí,  ai vem o inimigo oculto, semeia o joio no meio do trigo, e retira-se sem deixar qualquer suspeita, uns fazem logo, outros fazem no momento oportuno, como aconteceu anos antes da eleições de 2016. “Haverá o tempo em que a erva crescerá e produzirá frutos, é nesta hora que irá aparecer também o joio”.

Nenhuma liderança, seja da situação ou oposição, é obrigada a engoli atitudes de certos aliados dentro do próprio grupo. Este mau de corrupção, e desejo individualista de boa parte dos políticos, devem se acabar na politica do município de Guamaré, antes que a situação fique insustentável.

Há muita sapiência nessa parábola! Entendo ser possível conviver com o Joio, mas não se associar a ele na colheita. Se você ama um aliado, e se entrega a esse de forma incondicional, está correndo um sério risco de se envolver com um joio putrefato, malcheiroso, capaz de estragar o seu trigo tão bem cultivado que é a sua boa-fé.

Não compete de quem está de fora por ver melhor arrancá-lo, pois, isso fazendo, poderemos arrancar junto o trigo. A mistura é inevitável, afinal são da mesma família; as semelhanças acabam confundindo e enganando a muitos, e muitos danos são manifestos.

É fato que pessoas ruins, interesseiras, pobres de espírito, maquiavélicas, se misturam aos bons para exercerem sua sanha incontrolável. Há muita gente parecida com pessoas de bem em qualquer governo, as vezes na aparência, outras vezes na linguagem, mas são as obras de justiça e santidade quem revelam os verdadeiros, e notáveis por suas ações benfazejas.

“Em política, toda a poesia é uma mentira à qual a consciência se recusa”. George Sand

Resultado de imagem para carniceirosNo reino animal, carniceiros são todos aqueles animais que se alimentam de carniça.

Isso mesmo, carne de animais já mortos e em estado de decomposição.

Os carniceiros da política procuram trabalhar sempre da forma mais viu possível. São especialistas em tapear seus eleitores.

Os carniceiros da política são PHD em jogar sujo, consegue fazer os eleitores esquecer o passado tão presente, consegue fazer eles acreditar em promessas infundadas.

Os carniceiros da natureza apenas usam o que precisam para o seu sustento, e o da sua família, os carniceiros da política pilham, roubam, destroem vidas, destroem sonhos e futuros.

O povo de Guamaré precisa de políticos que honre os votos obtidos nas urnas dados pelo o povo, que trabalhe em prol da população, que honre seus compromissos de campanha, e que lute em prol das causas públicas, e não de políticos carniceiros.

O campeão do Motocross desabafa…

Em sua pagina no facebook, Daniel Cross, como é mais conhecido faz um verdadeiro desabado sobre o futuro do Motocross em Guamaré.

Resultado de imagem para daniel cross guamaré

Veja na integra:

“Tomei uma decisão para muitos, muito cedo mais para mim o que tinha de da já deu, tudo na vida um dia chega sua hora na bíblia fala “a tempo para tudo”, fico feliz por tudo que foi feito as emoções a boa impressão que ficou, o que fiz tenho consciência que ninguém faz melhor , agradeço a todos amigos e comerciantes , que sempre me ajudaram, mais hoje vivemos uma grande crise econômica, e eu dependo 100% dos amigos comerciantes para que tudo de certo , mais por outro lado não quero mais crucificar os comerciantes sei das dificuldades e não é justo submeter vocês a isso sou comerciante e temos despesas e sei o quanto e difícil tirar do orçamento para patrocinar um evento , tudo hoje esta em alta e todos os gastos sobem.

 Tomei essa decisão MOTOCROSS EM GUAMARÉ SEM PREVISÃO PARA TER OUTRO talvez não tenha mais, os objetivos mudaram tudo mudou acredito que o espaço que tinha de conquistar já teve, as oportunidades forma aproveitadas tudo feito em prol do melhor da cidade porem sem valorização não vou mais me matar por uma ilusão, peço desculpas a todos não quero correr riscos de meter a cara e lá na frente falhar com os pilotos e contratos , agradeço a Prefeitura que UMA vez me ajudou em construir o CT Daniel Cross que hoje e uma das melhores pista do RN , e as atividade de treino pelo menos por mim irei continuar treinando e representar Guamaré ,agradecer a Moesio Ramos pelo espaço cedido , quero agradecer a Ver Edinho de Moaci que foi a primeira pessoa a olhar nos meus olhos e dizer eu acredito em você e ate hoje me da suporte em tudo.

 Mas tudo não depende não só de mim nem de você amigo nem dos demais comerciante e amigos que me ajudam todos os anos patrocinando em geral, obrigado a todos patrocinadores, a falta de água que todos os anos e um problema e gera criticas a dificuldade de conseguir equipamentos , outros gastos que são feito por fora a falta de compromisso de certas pessoas tudo isso influencia para problemas que envolver meu nome a falta de apoio maior local , abro mão desse projeto sem previsões para ter outros, foram 4 eventos bem feitos mais tudo tem sua hora , espero que todos me entendam se uma dia as coisa melhorar vou está com as ideias prontas pra serem executadas mais pelo andar das coisas não crio mais expectativas, e triste abrir mão de algo que amamos fazer porem duto tem sua hora, não adianta remar contra a mare e apenas perder o tempo e quebrar a cara peço compreensão a todos .#Desisto

Para erguer ‘muro’ de contêineres, PM entra em Alcaçuz.

Com o objetivo de separar as facções criminosas Sindicato do RN (SDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC), a Polícia Militar entrou na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na manhã deste sábado, 21. A medida serve para erguer um ‘muro’ de contêineres.

As duas facções estão rebeladas e se confrontando desde o último final de semana, quando 26 detentos foram mortos. Na última quinta-feira, 19, houve outro confronto. Muitos presos ficaram feridos. A PM confirma que há novos mortos dentro da unidade.

A barreira a ser montada com contêineres, segundo o governo, é uma medida paliativa até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do RN) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC).

MP denuncia ex-prefeito de Macau, servidores e empresários.

Resultado de imagem para vehicleA 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau ajuizou seis denúncias contra o ex- prefeito do Município, Flávio Vieira Veras, e o núcleo de servidores públicos municipais: Francisco Gaspar da Silva Paraíba Cabral, Francisco de Assis Guimarães e Miguel Fernandes de França. A oferta das denúncias ao Judiciário faz parte da continuidade das investigações pertinentes à Operação Máscara Negra.

As ações criminais mencionadas apuram a responsabilidade pelo desvio de dinheiro público no montante de R$ 1.615.000,00.

Também foram denunciados os empresários das bandas Grafith (Cristiano Gomes de Lima Júnior, o “Júnior Grafith”; Angélica Dias de Araújo; Edvânio de Oliveira Dantas, o “Ed Oliveira”); Cabaço Molhado (José Romildo da Cunha, conhecido como “Romildo da Banda Cabaço Molhado”); Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira e Forró da Pegação (Alex Sandro Ferreira de Melo, conhecido como “Alex Padang”; Janine Santos de Melo; Leonardo Martins de Medeiros e Márcio Denes de Araújo); Feras (Adonis Araújo de Assis, Carlos Alberto Pereira da Silva e João Lenilson Viana Pinheiro); Axé Mais (Francisco Edson Ribeiro da Silva, conhecido como Edinho Ribeiro, Darlan Moura da Silva e Mônica Palmeira dos Santos) e Saia Rodada (Francisco Eugênio Alves da Silva, Antônio Alves da Silva e José Carlos de Sousa).

Ressalta-se que a Prefeitura de Macau passa por grave crise financeira e está na lista de municípios que tiveram decretado pelo Governo do Estado situação de emergência. Além disso, o ano letivo 2016 não foi concluído nas escolas municipais e os salários dos servidores públicos municipais, ativos e inativos estão atrasados. MPRN.

Eleitor que votou na oposição reconhece que Túlio resgatou a dignidade das mães dar a luz em Macau.

As redes sociais viraram palanque virtual para desabafos, críticas e desaforos, mas de poucos elogios para as atitudes corretas dos políticos e administradores públicos, nos três níveis de poder. Hans Grazzyany, eleitor que votou contra o prefeito de Macau Tulio Lemos, na última eleição, teve a coragem e foi a sua página do Facebook elogiar a ação da prefeitura, que em menos de 20 dias do novo governo, reabre o setor de obstetrícia do Hospital Antônio Ferraz.

Eis o que jovem e técnico de enfermagem postou hoje cedo:

“Ao Prefeito Túlio Lemos,

Como técnico em enfermagem já presenciei alguns partos e não vi emoção maior em ver e segurar um recém nascido, imagine a emoção de uma mãe!

O Prefeito trouxe de volta a dignidade de uma mãe poder ter seu filho na sua terra que ama, isso é nada mais, nada menos do que sua obrigação, sendo que outro deixou de fazer, dando um sentimento de revolta as mães.

Para alguns pode ser um simples fato, mas para uma Mãe não há emoção maior !! Parabéns prefeito Túlio por essa ação, as mães e os futuros eleitores, médicos, advogados, professores, policiais, entre outros pequeninos que poderem nascer em Macau, agradece!

Obs: votei em Zé porque era o que eu achava melhor, não que eu achava túlio pior, nunca disse isso em minhas redes sociais, as pessoas que me atacavam por minha opinião.

Enfim, Túlio ganhou é o prefeito de todos e eu desejo o bem para Macau, sou humilde e sei aplaudir, quando se deve, e criticar quando se deve, sou oposição, mas não quero o mal a Macau, só quero o bem do nosso povo tão sofrido…”

Hans Grazzyany-Técnico em Enfermagem.

Celso Amâncio.

Gesto de Gratidão: Wellington é grato e reconhece o trabalho incansável do prefeito Hélio.

Numa mensagem enviada ao prefeito Hélio Willamy, ele agradeceu pela confiança do prefeito em ter colocá-lo na sua equipe em seu primeiro mandado, ressaltando que enquanto esteve na frente da pasta da Secretaria Municipal de Turismo, conseguiu implementar mudanças para melhorar o setor, juntamente com sua equipe.

“Este desafio me fez bem, não me furtei às críticas às vezes justas, outras sem qualquer balizamento, mas enfrentei-as de frente e não me omiti de forma alguma de rebatê-las, contestá-las ou aceitá-las. Formamos, dentro das limitações, uma equipe séria, inovadora e comprometida, que tem como único sentido a melhoria do turismo de nossa cidade”. Disse Wellington ao portal.

Veja na integra sua mensagem:

Caros Amigos,

Venho agradecer a todos pelo carinho e amizade com que me receberam nesses anos de trabalho e parcerias. Foram anos de muito aprendizado, digo sempre que fiz um doutorado em Administração Pública! Muito obrigado, mesmo! Obrigado Artur Queiroz pela confiança e indicação e Principalmente ao Prefeito Hélio, que sempre apoiou e confiou no meu trabalho, bancou e defendeu um “forasteiro” numa posição tão disputada e importante para o município, valeu Chefe!!! Muito obrigado pela oportunidade!! Conte sempre comigo, estou à disposição para apoiar a sua luta de fazer o melhor pelo povo de Guamaré! Grande abraço a todos! #Tamojunto  

Nota do Blog: Apesar de não fazer parte desta nova gestão do prefeito Hélio, o ex-secretário de turismo é grato, e reconhece o trabalho incansável do gestor em busca de melhorias para o município e seu povo.

O gesto de Wellington é coisa rara de se ver em muitos secretários que deixam a pasta. O cara está no pacote destes gestos tão nobre de gratidão, raros de se ver no cenário politico de Guamaré.

Kalliny Moura lança seu primeiro livro.

O evento aconteceu na livraria saraiva do Shopping Midway em Natal, o lançamento do livro “MIGA, QUEREM ROUBAR MEU CRUSH”. O evento foi considerado um sucesso.

Nascida na cidade de Natal/RN, Filha de Maria Antônia, formada em Direito e apaixonada por livros desde criança, Kalliny criou sua primeira personagem a “Eduarda Miudinha” no mundo virtual, e agora  ganha as páginas dos livros.

O conto fala do primeiro amor de Eduarda, das desilusões amorosas e da luta para sobreviver no mundo mais louco que ela conheceu: O mundo do amor.

No evento esteve presente, seus familiares, amigos, a vice-prefeita de Guamaré, Iracema Morais, alguns secretários, e contou com um bom público.

Alcaçuz tem 7º dia de motim, presos voltam ao telhado.

O motim de presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal chega ao 7º dia nesta sexta-feira (20). Nesta quinta-feira (19), houve novo confronto entre os presos. De acordo com a PM, outros detentos foram mortos, mas ainda não há confirmação da quantidade. Na manhã desta sexta (20) será definido como vai acontecer a operação de retomada do controle da unidade.

brazil-prison-_stringer_reuters-8

O prefeito Hélio nomeia o Secretário Municipal de Administração do Município.

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy de Miranda, através da portaria Nº 135/2017, publicada nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Município, nomeou, Fabrício Morais, no Cargo Interino de Secretário Municipal de Administração, no uso de suas atribuições legais e da competência que lhe foi conferida pelo Art. 45 da Lei Orgânica do Município.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Acidente com vitima fatal na BR 406 próximo a Baixa do Meio.

Um acidente foi registrado na noite desta quinta-feira (19), na BR 406, próximo à comunidade de Baixa do Meio, especificamente na comunidade de Santa Paz, envolvendo uma carreta e um motociclista.

Segundo as primeiras informações, a vítima vinha de Baixa do Meio com destino a comunidade de Santa Paz de moto, ao chegar à entrada do distrito que fica as margens da BR 406, a vítima de logo tentou fazer a curva a esquerda, quando no sentido oposto vinha uma carreta, que bateu de frente com a motocicleta.

A vítima foi identificada por José Félix, irmão de Geraldo, com a batida ele foi a óbito no local. O motorista da carreta ainda não foi identificado porque fugiu do local do acidente.

A polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas, e de logo compareceram para realizar os procedimentos de praxe, isolando o local até a chegada do Itep. O caso será investigado pela 5ª Regional da Polícia Civil de Macau.

Foto: Alfredo Sérgio

“Expectativas futuras não podem ser destruídas por passados”. Nada melhor que um dia após o outro!

Por Irimar Ferreira

Eu sempre acreditei na historia do futuro promissor, sempre defendi minhas ideologias e pensamentos que tinha por serem os mais corretos para caminhar na coletividade. Tudo isto foi montado em um palco de personagens que sempre se diziam desejar algo diferente para Guamaré, onde o povo era quem deveria ter voz e vez. O fato é que muitos me tomaram por oposição ao governo do prefeito Hélio, mas em minha opinião o meu lado sempre foi e será do povo.

O ser humano desenvolve uma técnica de endeusar e de satanizar qualquer um em menos de segundos, isso não é de hoje que acontece, já vem de séculos. No momento politico que Guamaré vive, podemos ver pessoas se dirigindo a Deus com rezas, preces e orações em busca de suas realizações pessoais, e isso não tem cara nem lado, todos fazem a mesma coisa absurda em troca de suas conquistas pessoais.

O fato é que os palanques continuam montados, mesmo que já tenha um prefeito empossado, e não me interessa se é por força de liminar ou não, o que interessa e deve interessar a todos é como será solucionado os problemas que temos na cidade.

Nosso Blog sempre cobrou e sempre esteve nos calcanhares do prefeito Hélio Miranda, quando fazia isso meu propósito era para que a comunidade fosse ouvida, e assim fossem resolvidos os problemas que estavam prejudicando o povo. Nunca pensei em ser candidato a nada, como de fato não fui, apenas falava em nome de pessoas que muitas vezes queriam dizer algo e não sabiam como. Mas em todo canto está instalado os aproveitadores de plantão, e minhas publicações para esses aproveitadores soavam como um “sino de igreja quando está convocando os fieis para missa.”

Me dirijo aos cidadãos de Guamaré que zelam pela honestidade e confiam em nosso trabalho, aqueles que sempre nos deram confiança e respaldo para atingir nossos maiores IBOPE, não caiam na teoria de “Quanto Pior Melhor” aqueles que torcem para que a cidade vá de ir pior a pior não podem falar em nome da mesma, aqueles que usam o passado para condenar o futuro não podem representar a mesma, aqueles que são cheios de ganância não podem ser postulados como melhores do que aqueles que acusam.

Nosso país passa sim por uma crise grande, mas infelizmente não é apenas financeira e sim também moral, se de fato queremos mudar alguém não podemos ser pior que outro. Nesse momento de instabilidade politica que  Guamaré vive é ruim sem duvidas, mas não vamos contribuir abrindo as feridas do passado, devemos gerar expectativas futuras com propostas de dias melhores para o nosso povo. Deixemos o palanque e saiamos em busca dos reais problemas com a finalidade de concertá-los.

Morre ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no STF.

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em sua conta no Facebook. O filho do ministro, também publicou a seguinte mensagem no Facebook: “Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre”.

Câmara de Guamaré sem transparência.

Resultado de imagem para gif homem assustadoNo ultimo dia 1° de janeiro a cidade de Guamaré presenciou uma união de forças de uma nova oposição, nela as mais diversas correntes até então antagônicas, nessa união podia se imaginar a convivência de alguns vereadores até então ditos adversários ferrenhos, mas nada de novo na política! Muito embora heterodoxa a união se fez claramente em um momento de intranqüilidade política, mas o que importar mesmo é fazer um paralelo da gestão que vinha sendo adotada na Câmara e nova administração que já nos primeiros dia retirou do ar a transparência que tinha ícone de acesso pelo blog “guamareemdia”.

Desde então a população de Guamaré não possui mais visibilidade aos atos do Poder Legislativo, por exemplo, nomeações, editais, extratos de contratos, atos diversos da Mesa Diretora, além de outros que certamente deixarão prejudicadas a sua validade.

Por falar em validade, as exonerações e nomeações dependem para ter validade jurídica a sua publicação, providencias estas que após a retirada do funcionamento do portal da Câmara deixam o Poder Legislativo impossibilitado de realizar despesas.

O endereço eletrônico que permitia acesso da população antes conhecido como “camaradeguamare.rn.gov.br” não esta mais em funcionamento. Só para relembrar o novo grupo político que administra a Câmara de Guamaré está capitaneada por dois ex-presidentes Emilson Borba (LULA), e Gustavo Santiago, estes dois iniciaram a vida política liderados do ex-prefeito João Pedro Filho pai de Mozaniel.

Essa conjuntura mostra métodos que atualmente não se recepciona mais como possível, e isso reflete diretamente na validade dos atos administrativos praticados pela atual mesa. Em contato com a direção anterior da Câmara foi informado que não haviam ainda tomado ciência da tirada do ar do site da Câmara, mas iriam cuidar para recuperar os arquivos constante da transparência, inclusive Diário oficial onde foram publicados todos atos administrativos das últimas gestões.

Certamente a retirada do ar da transparência causa certa estranheza, e fragiliza os atos da atual gestão, inclusive as nomeações e possíveis contratos enquanto não publicados impedem que sejam válidos, e proíbem os seus pagamentos. Verdade é que os atos praticados pela atual Mesa Diretora composta por LULA, ELIANE e FRANCISCA DO CAMARÃO estão trazendo certa desconfiança.

O duodécimo será repassado até o dia 20 de janeiro e a Câmara tem a obrigação de publicar as despesas na oportunidade do pagamento, e certamente os extratos de contratos e portarias devem ser publicados para que a população tome conhecimento das nomeações e despesas públicas, atendendo a lei de transparência.

Resultado de imagem para camara de guamaré

Prefeitura abre Processo Seletivo Simplificado para Professores.

Resultado de imagem para professores guamaré

A Prefeitura Municipal de Guamaré, abriu novo Processo Seletivo Simplificado 001/2017, com o objetivo de selecionar é contratar profissionais para o quadro geral funcional da Prefeitura Municipal de Guamaré, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Administração. O Processo Seletivo Simplificado para os cargos constantes no Anexo I, que visa à contratação temporária por prazo determinado, para atender as necessidades dos serviços básicos e essenciais desenvolvidos no âmbito do Município de Guamaré.

Serão ofertadas neste Processo Seletivo vagas para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e 1° segmento da EJA, Ensino Fundamental – anos finais e 2° segmento da EJA, obedecendo os requisitos exigidos neste edital, descritos em seu anexo I.

No caso da existência de vagas em sala de leitura, sala multifuncional e/ou laboratório de informática, estas poderão ser ocupadas por professores classificados neste processo seletivo simplificado, desde que obedeçam os requisitos exigidos. Sala de Leitura – licenciatura em Pedagogia. Sala Multifuncional – Pós-graduação em Psicopedagogia ou AEE – Atendimento Educacional Especializado ou curso de extensão/aperfeiçoamento na área de inclusão/educação especial de, no mínimo, 180 horas. Laboratório de Informática – Pós-graduação em Mídias na Educação ou curso de aperfeiçoamento em Proinfo Integrado ou em Mídias na Educação de, no mínimo, 180 horas.

A Secretaria Municipal de Educação proverá um cadastro reserva e poderá contratar novos candidatos que não foram classificados nas vagas oferecidas no presente edital de acordo com as necessidades e disponibilidade orçamentárias. O local para protocolo do requerimento de inscrição e formulário de entrega de títulos será no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil-UAB, localizado na Rua Manoel Lucas de Miranda, 23, Centro, Guamaré/RN, entregando a ficha de inscrição e formulário de entrega de títulos, assinado e devidamente preenchido, como também, cópia de um documento de identificação e CPF anexados.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 06 (seis) meses a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O resultado oficial final do Processo Seletivo Simplificado, encerradas todas as etapas, será divulgado no máximo até o dia 03.02.2017 no Diário Oficial do Município. Blog Guamaré News

Vídeo: Sem controle de Alcaçuz governador diz que não negocia com bandidos.

Uma noite de terror: bandidos ateiam fogo em 13 ônibus e carro oficial do governo do RN

Bandidos ateiam fogo em ?nibus na Rua Caf? Filho, zona leste de Natal (RN), nesta quarta-feira (18).  (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estad?o Conte?do)

Uma onda de ataques criminosos começou nesta quarta-feira (18) no RN. Treze ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo, duas delegacias e um prédio de uma secretaria de Saúde foram alvos de ataques. Não há informação de pessoas feridas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado. “Pessoas já foram presas”, afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.

A maioria dos ataques aconteceu no mesmo momento em que a PM fazia a remoção de 220 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.G1

Macau e Guamaré devem se abster de realizar festa de Carnaval, recomenda MPRN.

“MPRN emitiu recomendação para municípios que estão em situação de emergência”.

Resultado de imagem para carnaval

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau emitiu recomendação para que o prefeito do município, Túlio Bezerra Lemos, se abstenha de efetuar despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para a Festa de Carnaval de 2017. Recomendação com igual teor também foi dirigida ao prefeito de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Tanto Macau quanto Guamaré integram a lista de municípios abarcados pelo Decreto de Situação de Emergência nº 26.365/2016 do Governo do Estado e válido até março deste ano.

Além disso, em Macau ainda há o agravante de o prefeito ainda não ter honrado o pagamento do funcionalismo público, ativo e inativo, referentes a dezembro de 2016 e a janeiro de 2017.

Assim, em ambas as cidades, os gestores deverão não apenas promover o Carnaval assim como evitar a realização de eventos de natureza semelhante, que incluam a contratação de artistas, de serviços de “buffets” e a instalação de banheiros e montagens de estruturas (como sonoplastia, palcos, tendas, geradores) e outros gastos relacionados, enquanto perdurar o estado de emergência.

Para o MPRN a situação exige reflexão e adoção de providências por parte dos prefeitos, visando a evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população.

Prefeitos e gestores devem atualizar dados no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família.

“Manter as informações em dia garante um repasse maior de recursos para o município investir em melhorias na gestão”.

Resultado de imagem para bolsa familia guamaré

Muitas cidades brasileiras começaram 2017 com mudanças nas prefeituras. Entre as ações necessárias para novos prefeitos e gestores do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, está a atualização dos dados no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), disponível na página do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) na internet. A renovação possibilita o acesso ao sistema e garante ainda um incentivo financeiro de 5% sobre o valor apurado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M).

De acordo com o coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Márcio Maurício, o cadastro do novo prefeito e sua equipe é fundamental para a execução das tarefas que integram o programa. “A partir destes dados é que vamos validar a troca de gestor e gerar a senha para ele entrar no SIGPBF e exercer suas atividades referentes à gestão do Bolsa Família no seu município”, explica.

Ainda segundo o coordenador-geral, quem deixa de fazer a atualização não consegue acessar sistemas e informações disponíveis exclusivamente aos gestores. Além das novas equipes, administrações que não tiveram trocas de prefeitos ou gestores também precisam renovar os dados, já que todos os municípios com informações 100% atualizadas há menos de um ano no SIGPBF recebem o incentivo financeiro de 5% sobre o valor do IGD-M.

“É uma complementação que deve ser aplicada na gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. Por isso é importante todo ano entrar no sistema e conferir os dados para continuar recebendo este incentivo”, salienta.

Documentação – No primeiro momento, ao atualizar os dados no site, não é preciso enviar nenhum documento à Senarc, esclarece Maurício. Quando as informações são cadastradas, o sistema salva os dados e gera um ofício com validação automática. Em outros anos, os documentos precisavam ser enviados à Senarc para o reconhecimento imediato.

“Como o montante de troca de gestores é alto neste momento, abrimos uma exceção. Não vamos aguardar o envio para gerar a senha. A medida é para que os gestores tenham acesso imediato às informações do programa e aos sistemas e possam iniciar suas atividades”, afirma.

O Formulário de Troca de Gestor e as cópias autenticadas de documentos do prefeito utilizados para validar a alteração do gestor municipal no SIGPBF deverão ser enviados para a Senarc somente no mês de abril de 2017.

Também é imprescindível que os dados de prefeito e secretário de Assistência Social lançados no SIGPBF estejam iguais aos informados no CadSuas. Para acessar o CadSuas e o SIGPBF, o MDSA disponibiliza um link único: http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web. FEMURN

Mensagens anteriores