janeiro 8th, 2017

Macau: Portal da Transparência reativado na primeira semana do governo Tulio Lemos.

Resultado de imagem para take a public transportDiferente do que ocorria em outras gestões, onde a transparência era peça retórica usada em discursos, mesmo enfrentando dificuldades, devido à falta de informações na transição de governos, o Portal da Transparência da Prefeitura de Macau, desativado no apagar das luzes de 2016, foi reativado na primeira semana da nova gestão municipal.

A reativação do portal atende uma determinação do prefeito Tulio Lemos e foi uma das suas primeiras medidas de governo. “Aposto em governos que priorizem a transparência com as receitas e gastos públicos. O Portal da Transparência é uma ferramenta importante de fiscalização ao alcance de todos”, opinou o presidente da Câmara Municipal, vereador Jairton Medeiros-Pintinho, elogiando a conduta administrativa nesse início de governo.

Segundo o Secretário de Administração e Recursos Humanos Fagner Teodósio, o portal foi reativado em meio a muitas dificuldades, principalmente por falta de informações e de pessoal treinado para alimentar o sistema. “Em poucos dias estaremos com o portal 100% funcionando, com todas as informações à disposição da sociedade e dos órgãos fiscalizadores, como determinou o prefeito Tulio Lemos no primeiro dia de trabalho”, concluiu.

Novos secretários que serão nomeados pelo o prefeito Hélio devem ser a principal vitrine de seu governo.

“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”. Joe Namath

Resultado de imagem para A CANETA NAS MAOS DO PREFEITO HÉLIO

É fato público que os 19 secretários, auxiliados pelos 19 secretários adjuntos, que deverão serem nomeados nos próximos dias pelo o prefeito Hélio, queira ou não, eles devem ser a principal vitrine do seu governo, afinal, eles são servidores públicos do povo e da sociedade Guamareense.

Hélio foi reeleito pelo povo que o escolheu democraticamente nas urnas, já os secretários de seu governo que ele deve nomear não. Eles não serão escolhidos pela a vontade popular como os diretores das escolas, alguns que trabalharam na primeira gestão do prefeito Hélio, têm aceitação popular pelo o bom serviço que prestou aos munícipes, já outros, ou seja, a maioria continua amargando dura rejeição, e eu acredito que o prefeito não irá cometer os mesmos erros de antes por uma questão meramente politica.

Não quero aqui citar nomes para não cometer injustiça com alguem, mas não tenho duvida que a população neste novo governo que se inicia, ela fará juízo de valor sobre as próximas nomeações. Nunca o Diário Oficial do Município, foi tão visualizado como está sendo após a diplomação do prefeito Hélio, pois alguns foram impecáveis no compromisso com o governo e com o povo, já outros causaram prejuízos irreparáveis ao município, e brincaram com a população quando mais ela precisou.

O prefeito Hélio Miranda, não tem rejeição, a maior prova foi que o povo o reelegeu nas urnas para mais um mandato, mas infelizmente a maior parte de seu secretariado tem. Cada secretário tem um papel importantíssimo e decisivo na gestão pública, pois sua missão será sempre de servir a população e não de ser servido por ela.  Ele deve ser um líder e não um chefe.

Um secretário e um secretário adjunto municipal podem contribuir e muito para o crescimento e desenvolvimento de um município mediante as suas ações, suas atitudes, seu comportamento, sua honestidade e sua vontade. Visando atender às solicitações do cidadão que procura diariamente, e que deve esforçar-se para fazê-lo com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.

Mas também um secretário municipal pode prejudicar e muito um projeto futuro e o desenvolvimento de um governo como prejudicaram. Mas infelizmente o mau comportamento de alguns afastou o povo do próprio prefeito em vez de aproximá-los e isto não foi bom, e não pode acontecer mais.

A população do município está mais politizada, e tem dado sinais de insatisfação daquilo que ela quer, e feito indagações ao próprio chefe do executivo, muitos foram orientados a calçar as sandálias da humildade, mas ignoraram a solicitação do povo.

Um secretário deve conhecer a realidade de cada pedaço de chão do município, o cheiro da terra, a necessidade de cada um, conhecer as famílias da cidade, o homem do campo. Mas o desejo pessoal foi maior do que o projeto coletivo. O pensamento individual, o desgaste de palavras e a falta de humildade e ações, pediram passagem para aqueles que se dizia ser técnicos e politico.

Não há serviço público de qualidade se o secretário não for comprometido com o trabalho e com o serviço público. É inquestionável a relevância da atuação do gestor da pasta, pois o seu principal diferencial é o de cuidar da população que precisa diariamente dos serviços da secretaria.

Um secretário de governo pode ajudar a imagem do prefeito do município, atuando de forma positiva para o desenvolvimento da cidade, com a grande força que cada um tem. Ele pode trabalhar em várias frentes, apoiando e auxiliando as demais secretarias, por estas e por outras razões que é grande a expectativa das nomeações do novo secretariado do prefeito Hélio, e eu torço que o governo possa acertar… Mesmo que seja preciso cortar na própria carne, para que o município se desenvolva com rumo e prumo.