Browsed by
Dia: 7 de março de 2017

Guamaré e a Nova Câmara: Nepotismo contamina nova gestão do legislativo.

Guamaré e a Nova Câmara: Nepotismo contamina nova gestão do legislativo.

“Ministério Público deverá investigar e ajuizar ação para concurso público no poder legislativo em Guamaré”.

Resultado de imagem para gif homem assustado

A casa do povo em Guamaré chega de início com um Slogan bem atrativo, “Nova Câmara”, infelizmente a nova câmara já chega com vícios que é a cara da nova gestão.

O nepotismo invade os primeiros meses da gestão, e começa pelo próprio presidente, Lula alocou familiares nos cargos de valores altos daquela casa.

Família do Presidente LULA em cargos altos.

Outra que começou com força no nepotismo, foi à debutante do legislativo de Guamaré Francisca do Camarão, importou de Macau para seu gabinete parlamentar o que tinha de pior no cenário político, a sobrinha/esposa do ex-prefeito de Macau Kerginaldo Pinto, uma cunhada e um parente do seu esposo.

Francisca do Camarão , escolheu a câmara de Guamaré para acolher sua família.

Blog Guamaré ao Vivo.

Em Guamaré, a política e suas relações de “amor e ódio”.

Em Guamaré, a política e suas relações de “amor e ódio”.

1

Na Câmara Municipal de Guamaré, é possível constatar uma união que até bem pouco tempo era impossível. O vereador Gustavo Santiago (SD), que há tão pouco tempo, destilava ódio intenso ao presidente da Câmara, vereador Emilson de Borba (PR), conhecido por LULA, por ter afastado ele de seu mandato quando foi presidente do legislativo nos primeiros meses de 2009.

A vereadora Eliane Guedes (PV), esposa do ex-vereador Edinho de Moacir (PV), que nutria forte ódio contra Lula, atual presidente da Câmara, porque quando Lula era  presidente do PTN, Eliane dizia nos bastidores, que Lula teria feito uma articulação para deixar o seu marido “Edinho” fora das eleições 2008, usando a força do comando do partido.

A vereadora Francisca do Camarão (PMDB) que tinha ódio medonho de Diva Araújo (PRB), tudo por causa dos votos de Lagoa Seca. O Desafeto entre as duas eram tão grandes, que Diva e Francisca, chegaram ao ponto de nem se falarem, do tamanho que era o ódio. Em único momento que se falaram, foi na eleição de 2012, e mesmo assim foi para trocar acusações e insultos.

E Emilson de Borba, o LULA,  que não suportava Edinho de Moacir, por motivos diversos e que tinha pavor a Gustavo Santiago, e que hoje é o seu fiel escudeiro, enquanto Eliane é sua liderada no grupo da oposição.

A política tem dessas coisas…

A política nos mostrar às vezes cenários que jamais poderíamos imaginar. E que o diga o que estamos presenciando agora.

O mundo gira e na política parece que gira com mais intensidade ainda, trazendo-nos certas surpresas, como essa em que ódio vira amor, e o amor vira ódio… Hoje na câmara de vereadores em Guamaré, quem era líder, hoje é liderado, quem tinha rancor e ódio passou a amar, de uma coisa é fato… Nesta aliança e jogo de faz de contas, os laços estão se soltando.

Se VIDA tivesse essa VTR da Guarda Municipal estaria dando seus últimos gemidos por falta de socorro.

Se VIDA tivesse essa VTR da Guarda Municipal estaria dando seus últimos gemidos por falta de socorro.

Apesar de ter recebido no ano de 2016 um orçamento de quase 5 milhões, infelizmente a Secretaria Municipal de Segurança, e Defesa Patrimonial, não conseguiu até hoje (07), resolver os problemas básicos da pasta. Um dos pequenos exemplos vem da situação lamentável desta viatura da GM.

Calma… Eu vou contar.

A mais de um ano que este veículo da GM se encontra na oficina da Mitsubishi em Natal para conserto, e até a presente data, não há sequer previsão de retirar o carro de lá. Um patrimônio público abandonado, que poderia está rodando servindo através da GM a população na sede e na zona rural do município.

Segundo informações passada ao portal, diárias de estacionamento do veiculo no pátio da loja poderá está sendo pagas. Se estiver mesmo, o valor atualizado destas diárias daria pra ter já resolvido o problema que pendura a mais de ano sem solução por falta de gestão na pasta.

O sentimento que fica para muitos é que não há, e nunca houve secretário na secretaria de segurança e defesa patrimonial, com capacidade de resolver os problemas básicos da secretaria. Há quem afirme que por lá, há mais desgaste de palavras do que ação, e os episódios estão levando muitos GMs a sentirem saudades do ex-secretário João Batista, um gestor simples, humildade, sem vaidade, e muito atuante.

“Se VIDA tivesse, essa viatura da Guarda Municipal estaria dando seus últimos gemidos, tamanho é o abandono, o descaso, e a falta de gestão. Minha indignação se soma a de muitas Guardas, nós honrarmos a farda, e cumprindo nosso expediente, as condições de trabalho, e a falta de gerenciamento da parte do secretário e do atual comandante, deixam muito a desejar, o orçamento está aí destinado que me disseram, mas ninguém sabe aqui como é gastado, está faltando tudo, ou quase tudo, como por exemplo, viaturas, coletes, taser, câmara de monitoramento que estão quebradas e sem manutenção, o Núcleo de Justiça Comunitária na Comunidade de Lagoa Seca nunca funcionou, e o meu fardamento e de muitos GMs, está perdendo a cor de tanto eu lavar”. Comentou um GM vque não quis se identificar.

A situação não para somente aqui…

A outra caminhonete entregue no mesmo ano de 2013 a GM, está também quebrada a mais de meses no pátio da GM em Guamaré. Os dois veículos modelo TORO da Fiat OK entregue no mês de maio de 2016, de placa QFG 9814 / QGL 2303, um está a serviço da Guarda Municipal, e o outro a serviço do próprio Secretário de Segurança, Francisco Gomes, mas conhecido por Cocó, desde que o veiculo chegou da concessionária, apesar do carro ser oficial, o veiculo já rodou quase 40 mil km, mas não foi a serviço da GM no patrulhamento ostensivo e preventivo, as VTRs estão até hoje sem Girofexs para alertar o perigo a população em alguma ocorrência.

Por falta de viatura e de melhores condições de trabalho, foram retirados os Guardas Municipais que prestavam seus serviços, servindo a população da comunidade de Baixa do Meio. Tiraram sem aviso prévio, ou alguma justificativa a população. Por lá, ouviu com meus ouvidos, a indignação do povo por tamanho absurdo, em especial das famílias que confiam no trabalho da  GM.

Em Baixa do Meio, não há mais GM realizando o patrulhamento nas ruas e nas comunidades próximas, como o Assentamento Santa Maria III, Santa Paz, Umarizeiro e Encruzilhada. Os Guardas tinha como ponto de apoio, a Base Integrada, hoje infelizmente fechada e sem comando.

A situação não para somente aqui…

O prefeito Hélio entregou duas viaturas OK de placa QWA 2127 / QWA 3027 a Secretaria de Segurança, para ser utilizada pela Guarda Municipal no final do ano de 2013. Naquele momento, a entrega das duas Caminhonetes Mitsubishi L200 Triton, representou um marco para o Município de Guamaré, em especial, para a Guarda Municipal.

Três anos de uso apenas, e as duas caminhonetes só trafegam na cidade e nos distritos, ou seja, a viagem mais longa que é feita pelos os veículos, é para a cidade de Macau, mas infelizmente os carros “NOVOS” estão quebrados, e sem previsão de conserto. O prefeito enfrenta uma oposição dentro da própria corporação liderada por alguém até então desconhecido, o zelo com a coisa pública ficou para poucos.

É fato que existe um pequeno grupo dentro da corporação que torcem pelo o quanto pior melhor, estes não conseguem por mais que tentem esconder a maldade. Por outro lado, dos 50 GMs formados, boa parte cumprem sua escala de trabalho, já outros aproveitam as regalias da velha disponibilidade com ônus para o município, benefícios já questionados até na Câmara Municipal pelos os vereadores.

O mau exemplo vem do próprio presidente do SINDSERG, Edson Rocha, que é Guarda Municipal, ele durante todo tempo, desde que assumiu a presidência do sindicato, teve até o final do ano de 2016, em seu contracheque, pagas horas extras a 50% e 100%, gratificação, adicionais noturnos com o aval do atual secretário de segurança e defesa patrimonial, que é ele quem gerencia a folha de pagamento da GM, e segundo informações, tudo foi feito pelo o secretário, durante todo tempo, sem autorização e conhecimento do prefeito.

O presidente Edson Rocha, está disponível ao SINDSERG, e em momento algum deveria ter este beneficio, a Lei Municipal não lhe ampara, não lhe dar este direito, fato que gerou e gera indignação a muitos GMs, que trabalha soado, cumprindo seu expediente “plantão”, para sustentar sua família, enquanto EDSON ROCHA ganhava sem trabalhar.

A situação não para somente aqui…

Com um orçamento de quase 7 milhões destinado no ano de 2017, a morosidade pede passagem na secretaria de segurança e defesa patrimonial.  Deste montante do recurso recebido, a maior parte é destinada a folha de pagamento da corporação, considerada a terceira maior folha da prefeitura, onde poderia ter sido destinado parte deste dinheiro mais em saúde e educação.

A Guarda Municipal já foi sinônima de orgulho e de alegria na cidade, este brilho não pode jamais se apagar aos poucos como uma vela por falta de gestão e comando. Os verdadeiros GMs ainda estão de pé, e honram com orgulho a farda que veste. Se assim não for tomada uma medida a tempo por parte do chefe do executivo à situação tende a ficar insustentável.

Nota do Blog: Cada secretário tem um papel importantíssimo e decisivo na gestão pública, pois sua missão será sempre de servir a população e não de ser servido por ela.  Ele deve ser um líder e não um chefe.

Um secretário municipal pode contribuir e muito para o crescimento e desenvolvimento de um município mediante as suas ações, suas atitudes, seu comportamento, sua honestidade e sua vontade.

Visando atender às solicitações do cidadão que procura diariamente, e que deve esforçar-se para fazê-lo com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.

Mas também um secretário municipal pode prejudicar e muito um projeto futuro e o desenvolvimento de um governo, levando na maioria das vezes o prefeito a pagar um preço que não deve. Infelizmente o mau comportamento de alguns tem afastado o povo do próprio prefeito em vez de aproximá-los, e isto não é bom, a população do município está mais politizada.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp