Browsed by
Day: 17 de março de 2017

Políticos e apadrinhados que se desvincularam da administração pública em 2012 na mira do Ministério Público.

Políticos e apadrinhados que se desvincularam da administração pública em 2012 na mira do Ministério Público.

A coisa vai pegar para quem meteu a mão em dinheiro público…

Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, secretários municipais e detentores de cargos comissionados que se desvincularam da administração pública até 31 de dezembro de 2012, são alvos 558 procedimentos investigatórios por improbidade administrativa no Rio Grande do Norte.

A informação foi passada pelo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, que emitiu recomendação a todas as Promotorias do RN, pedido prioridade nessas investigações. A medida da PGJ é para evitar que essas ações civis públicas prescrevam no prazo de cinco anos, como estabelece a lei 8.429/92.

A recomendação foi assinada também pelo Corregedor Geral de Justiça, Anísio Marinho Neto e segundo o documento, os promotores terão até 30 de abril para planejar o encerramento das investigações selecionadas.

Segundo o Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis: “é a primeira vez que o MP faz esse tipo de recomendação”. Blog Celso Amâncio.

 

Galinhos: Por falta de Combustível, ônibus “Escolar” deixa alunos no meio do caminho.

Galinhos: Por falta de Combustível, ônibus “Escolar” deixa alunos no meio do caminho.

A distância não é a única dificuldade enfrentada por estudantes que moram na cidade de Galinhos, e que precisa todos os dias da semana sair da ilha para estudar no IFRN, que fica em Macau, cerca de 50 km de percurso.

Desde que começou as aulas no IFRN este ano, por três vezes os alunos foram obrigados a ficar pedindo socorro “Carona”, na estrada por falta de combustível no ônibus escolar para ir, ou chegar em casa.

Calma… Eu falei falta de combustível no “Ônibus Escolar” cedido pela prefeitura de Galinhos para conduzir os alunos até a instituição de ensino.

Ontem (16), os alunos foram novamente pegos de surpresa com o mesmo problema só este ano, na volta pra Galinhos. O veiculo escolar parou na estrada, e meio envergonhado, o motorista avisou aos alunos que tinha faltado combustível. Os estudantes prejudicados precisam do transporte escolar gratuito para chegar às escolas onde estão matriculados… A revolta foi geral por parte dos alunos e pais de alunos com o descaso da atual gestão.

As informações foram confirmadas por estudantes e servidores que pediram para não ter o nome revelado, dão conta de que os veículos da prefeitura de Galinhos, estão parando à medida que o combustível disponível no tanque chega ao fim. Segundo eles, o reabastecimento não acontece porque a empresa licitada se recusa a fornecer o serviço por falta de pagamento.

Não há confirmação quanto ao total de automóveis parados na cidade, mas a estimativa é de que todos os veículos da prefeitura estejam afetados pelo problema. Ainda na manhã de hoje (17), a reportagem do Blog procurou falar com a secretaria de educação, e com o secretário de transporte, para comentar a situação, mas nossas tentativas foram todas em vão.

É fato público que a cidade de Galinhos parece uma cidade sem prefeito. A Prefeitura já arrecadou mais de TRÊS MILHÕES somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, e não se explica tamanho abandono dos serviços básicos. Acreditem se quiser… Ainda não começou o ano letivo na cidade, e nem no Assentamento Pirangi, zona rural por falta de gestão.

Moradores de Afonso Bezerra, RN, também protestam contra presídios.

Moradores de Afonso Bezerra, RN, também protestam contra presídios.

G1 – A população de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, se manifestou nesta quinta-feira (16) contra a construção de dois presídios no município.

O plano do governo do RN era erguer as novas unidades em Santana do Seridó, mas, depois de protestos da população, a mudança para Afonso Bezerra foi anunciada na segunda-feira (13).

Como mostra o vídeo acima, centenas de pessoas participaram do protesto no município. Os manifestantes carregavam cartazes pedindo investimentos em educação, saúde e lazer. Em um carro de som, um orador falava em favor da paz, sob os aplausos da população.

Em nota, o governo do estado declarou que escolheu o município com base em estudos técnicos feitos pela comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário. A possibilidade de concluir a obra com rapidez, a distância “mediana” em relação aos grandes centros e a infraestrutura disponível foram apontadas como razões para a escolha.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) informou que a construção será com recursos do Ministério da Justiça, que vai liberar R$ 31,9 milhões para as obras. Cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.

Novas prisões

Em janeiro, o governador Robinson Faria declarou a intenção de desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitiria a transferência dos presos da unidade, onde um massacre deixou 26 mortos ao longo de mais de uma semana de rebeliões.

“A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco, porque é uma área de geografia turística”, afirmou Robinson.

A terceira unidade é a Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, que já está em construção. A obra começou em 2015 e chegou a ser embargada para adequações, mas foi retomada e, segundo o governo, deve ficar pronta em junho. A prisão terá três pavilhões e capacidade para 603 pessoas.

Segundo o general Araújo Lima, o governo pretende criar 3.900 vagas no sistema prisional do estado em cinco anos, mil delas até abril de 2018. A comissão para elaborar o Plano Diretor do Sistema Penitenciário foi criada em fevereiro, depois da matança em Alcaçuz. O projeto deve ficar pronto em abril.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp