abril 5th, 2017

Falta de quórum na câmara é um desrespeito à população.

Resultado de imagem para camara de vereadores falta de quórum guamaré

Por Joselito Soares

A não realização de sessões  na câmara municipal devido  a falta de quórum, demonstra  a total falta de compromisso destes vereadores faltosos para com este município.

Fico imaginando com que  força moral estes vereadores faltosos   poderão reivindicar perante aos donos de empresas prestadoras de serviços no pólo petroquímico ,que contratem  os trabalhadores desta cidade, se os próprios  vereadores não estão  dando o exemplo de comportamento no tocante ao que é ser  um bom trabalhador.

A sociedade Guamareense precisa dar um basta nesta situação, não elegendo – os, sob pena deste município continuar nesta estagnação em que encontra -se; Esta cidade vem de uma década perdida.

A mentalidade provinciana  de muitos políticos deste município parece que está arraigado em suas mentes, porque encaram com a maior normalidade a falta de quórum, e ao mesmo tempo mostram que estão totalmente desconectados com a realidade  atual, ou seja, o povo está  começando  a irem as ruas e não aceitando  mais  políticos que não tenham compromisso com a sociedade, e no continente Sul Americano, a população brasileira  e venezuelana  já demonstram  há muito tempo suas insatisfações. Certamente, na cidade de Guamaré, é uma questão  de tempo para que esta classe de políticos sejam expurgados do mundo político.

Não é preciso  dizer que, a não realização de sessões na câmara dificulta mais ainda a aprovação  de projetos; Ao mesmo tempo, a passividade do prefeito Hélio em não manifestar -se diante deste descaso que já tornou – se uma rotina ,demonstra a falta de comprometimento do gestor público para com este município.

A população  está sendo tratada  com total desrespeito pela maioria  dos políticos desta cidade ,e este estado de letargia do povo que não exerce o seu direito legítimo como cidadão , cobrando que seus representantes públicos trabalhem, está penalizando  a geração futura. Por isso ,que a frase: (Cada cidade tem os políticos que merecem,) vem a calhar, porque o poder emana do povo, e cabe a elas fazerem a escolha  certa para o bem de seu município.

Educação em Guamaré conta com uma das melhores estruturas do Rio Grande do Norte.

A cidade de Guamaré é modelo de estrutura na educação pública, entre as prefeituras potiguares. Na atual gestão, doze das dezenove escolas foram climatizadas, beneficiando não apenas os alunos, mas também os professores, que ganharam melhores condições para o trabalho.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, até o mês de junho, o prefeito Hélio Miranda já garantiu que todas as escolas da rede municipal de ensino, na cidade e na zona rural, serão climatizadas, estendendo o beneficio a mais 6 mil alunos.

“A gente percebe que os alunos estão na escola muito mais confortáveis e as aulas fluem tranquilamente. Antes, os professores tinham que deixar a escola para fazer atividades, pois o calor era demais e hoje se percebe que eles são bem mais tranqüilos”, avaliou Miraci Batista, diretor da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira.

Administração modelo

Nos últimos quatro anos, são várias ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas nas escolas, que são exemplo para o estado. A prefeitura de Guamaré garante também aos alunos uma alimentação de qualidade, com um cardápio devidamente acompanhado por nutricionista.

Visitando as escolas mantidas pela prefeitura de Guamaré não é difícil identificar que todos estes aspectos positivos são de responsabilidade da administração pública municipal com resultados compartilhados entre gestores, professores e alunos.

Escolas estruturadas com laboratórios, exportando projetos pedagógicos

Ações chegaram a escolas em todas as comunidades na gestão Hélio Miranda

Atividades complementares com alunos de escolas municipais

Blog Celso Amâncio.

Macau: Reforma administrativas corrige erros e trás boas perspectivas com novas fontes de receitas.

A tão aguardada reforma administrativa proposta pelo governo Tulio Lemos chega nesta terça-feira, 4, a Câmara Municipal propondo uma série de mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura de Macau, trazendo  inovações, levando em consideração o meio ambiente, o patrimônio histórico e a sustentabilidade financeira do município salineiro.

A igualdade de gêneros não ficou de fora na discussão da nova lei, que propõe a criação de setores para tratar das políticas públicas de inclusão social e apoio aos idosos, mulheres, negros, ciganos, gays e lésbicas, por exemplo. “Macau parou no tempo, o modelo administrativo que encontramos exclui as minorias e impossibilita a captação de recursos para projetos importantes com essas comunidades”, justificou o prefeito Tulio Lemos.

MEIO AMBIENTE LEVADO A SÉRIO 

No pacote da reforma enviada ao Legislativo também prevê a criação do Instituto Municipal do Ambiente, Inovação e Sustentabilidade- IMAIS- Esta entidade será responsável pelos licenciamentos, monitoramentos e fiscalizações relativos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, sendo um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, mas com autonomia e orçamento auto-suficiente.

CIDADE COM AUTO-SUFICIÊNCIA FINANCEIRA

A criação da Macau Projetos, Logística, Urbanismo e Sustentabilidade S/A é outra novidade na reforma administrativa.  A entidade com estrutura extremamente enxuta, será responsável pela atração de investimentos privados e públicos para as áreas de recursos naturais e energia, inclusive as tratativas junto a Alcanorte.

A Macau Projetos vai deliberar ações decisivas na reorganização econômica do município, tendo a frente o empreendedor do setor de recursos naturais e energia, Jean-Paul Prates, que também foi Secretário Estadual de Energia no Governo do RN. Jean-Paul é o primeiro suplente da Senadora Fátima Bezerra, com mandato até 2022.

“Essas duas propostas visam atrair investimentos para o município, agregando o zelo com o patrimônio histórico da cidade e o meio-ambiente”, acrescentou o prefeito Tulio Lemos, lembrando a reforma administrativa é apropriada para atender às demandas e necessidades do povo de Macau, dentro do novo cenário social e econômico que ora se apresenta.

NOVA ESTRUTURA 

A estrutura proposta na reforma administrativa também prevê a fusão das Secretarias de Administração e a de Finanças com vistas a uma maior eficiência e mais acentuada economicidade, contribuindo para que menos recursos sejam despendidos com a estrutura administrativa.

No mesmo sentido, a reforma propõe que a Fundação Municipal de Cultura seja incorporada à Secretaria de Educação, que passará a ter a denominação de Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Também foi criada a Procuradoria Geral do Município.

Com a reforma, algumas leis serão revogadas, sendo as mais importantes mantidas, especialmente os Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações, contudo modificando algumas nomenclaturas de cargos comissionados, como forma de uniformização, dada a nova estrutura organizativa proposta pela nova gestão municipal. Celso Amâncio.

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.” Mahatma Gandhi

O crescimento da participação feminina em liderar uma equipe, e chegar com êxito a atingir todas as metas, é uma conquista que não se mede para qualquer gestor público, em especial no município de Guamaré.

Um pequeno exemplo desta liderança não vem de um homem, mas do sexo frágil, de uma mulher chamada Joelma Guimarães, atual Secretária Municipal de Transporte e Trânsito, uma nomeação acertadíssima pelo o prefeito Hélio Miranda, ele nomeou uma mulher para liderar homens.

Uma secretária simples, sem vaidade, de poucas palavras, mas de ações efetivas e de uma vontade indomável. Ela tem se destacado por sua dedicação, e compromisso com sua pasta em alcançar as metas, nem que muitas das vezes seja preciso cortar na sua própria carne.

Desde que assumiu a secretaria em janeiro deste ano, o setor de transporte avançou, avançando, Joelma tem alcançado as conquistas em virtude do equilíbrio do olhar feminino. Quando chegou de logo fez uma reforma administrativa, montou sua própria equipe, reduziu custos, separou o joio do trigo, está recuperando toda frota, está colocando a casa em ordem.

Cumpre seu expediente na integra, sendo que na maioria das vezes, é sempre a primeira a chegar à secretaria e a ultima a sair, para deixar tudo organizado. Há quem não esteja gostando do trabalho da secretária por está administrando com mão de ferro, mais esta parte é uma minoria, a maior parte tem aprovado a vontade, a coragem e a liderança da força feminina por querer que o município avance.

As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço, e essa é uma conquista que vem dando certo no poder público.  A população confia na sabedoria das damas. Joelma é reconhecida no município pela capacidade mobilizadora de trabalho para gerar melhorias, por ser exemplo e dá exemplo, é querida e admirada por todos da sua equipe.

Cada secretário no governo tem um papel importantíssimo e decisivo na gestão pública, pois sua missão será sempre de servir a população do município e não de ser servido por ela.

Todo prefeito precisa de secretários que o ajude a governar, trazendo o povo para mais perto do governo, procurando resolver os problemas que chegam diariamente em sua secretaria, resolvendo com vontade, coragem e disposição, fazendo com que o cidadão sai pela porta com um sorriso estampado no rosto de satisfação, pelo o respeito e atenção que lhe foi dada.

Nada disto seria possível se Joelma Guimarães não tivesse uma boa equipe. A secretária conta com profissionais escolhidos a dedo, como por exemplo, Eduardo, Dedé de Chico Cipó, Margareth, Jessica, dentre outros.

A gestora trata todos por igual, exigindo de cada um, profissionalismo, empenho e compromisso com a causa pública. Isto já credencia hoje a população do município ter nestes três meses de governo, orgulho dos serviços prestados ao povo pela secretaria de transporte liderada por uma mulher.

Uma secretária que sai da cadeira fria e vai ao campo acompanhar a frota.

Máquinas do PAC melhora o acesso dos alunos da zona rural até suas escolas.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, zelando sempre pela excelência dos serviços prestados aos munícipes, em especial aos alunos, através da Secretaria de Agricultura, utilizando às máquinas do PAC inicia a recuperação das estradas municipais.

Iniciou-se pela a estrada que dar acesso a comunidade de Lagoa Seca. As máquinas estão fazendo o alargamento em alguns pontos daquela estrada possibilitando o trafego dos ônibus escolares com segurança. O transporte de alunos com segurança e uma das prioridades da Gestão do Prefeito Hélio Miranda, e de toda a sua equipe.

Bandidos explodem Banco do Brasil e Caixa em João Câmara e tocam terror na cidade.

Por Jair Sampaio

Na madrugada dessa quarta-feira (05), a cidade de João Câmara, região do Mato Grande, foi alvo de explosões que atingiram as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, respectivamente, e uma viatura foi metralhada. Além das explosões, a cidade foi acordada por centenas de tiros, deixando os moradores em pânico, que se comunicavam através de grupos nas redes sociais. Segundo informações, o alvo foram os cofres principais das agências.