Disputa para vereador em Guamaré tem 60 candidatos a 09 vagas na câmara.

Disputa para vereador em Guamaré tem 60 candidatos a 09 vagas na câmara.

A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro de 60 candidatos a vereador em Guamaré, número que corresponde a 60 concorrentes disputando cada um das 09 cadeiras do Legislativo.

O número de candidatos, porém, ainda pode mudar. A Justiça vai julgar os pedidos de registros e podem indeferir candidaturas de concorrentes que não apresentarem os documentos exigidos ou aqueles que forem enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

Apesar do surgimento de uma terceira força formando mais uma coligação, o número de candidatos a vereador teve um ligeiro aumento em comparação com a última eleição, quando 54 candidatos disputaram as 09 vagas na Câmara. Cada partido ou coligação pode registrar até 50 candidatos a vereador.

Campanha 

A propaganda eleitoral para os candidatos começou na terça. Os concorrentes estão liberados para distribuir material gráfico, realizar passeata, comício e distribuição de santinhos. Na prática, porém, a campanha nas ruas ainda não começou.

A burocracia é o principal motivo para o atraso das propagandas nas ruas. Isso porque, para efetuar qualquer gasto, o concorrente precisa do seu CNPJ, emitido pela Receita Federal após o registro da candidatura, e a abertura da conta bancária.

Sem esses dados, os candidatos não podem encomendar material de publicidade e contratar formalmente os cabos eleitorais. Coordenadores de campanha e presidentes de diretórios municipais já previam a demora por causa do curto espaço de tempo entre o registro e o início da propaganda eleitoral. A estimativa é que o clima eleitoral tome conta das ruas somente na semana que vem.

Se a campanha eleitoral pelas ruas de Guamaré ainda não decolou, os nomes e números dos candidatos já tomaram conta da internet e das redes sociais. A divulgação dos concorrentes começou a ser feita através de vídeos, banners e discursos em suas páginas pessoais.

A internet e as redes sociais serão uma ferramenta fundamental na conquista por votos, principalmente pelo orçamento mais curto causado pela crise da economia e das restrições de financiamento de campanha, já que não são mais permitidas doações de pessoas jurídicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp