Uma mulher oriunda do povo é eleita vereadora em Guamaré.

Uma mulher oriunda do povo é eleita vereadora em Guamaré.

dsc_0599

Um sonho de uma mulher simples, de origem humilde se tornou uma realidade quando muitos achavam que era impossível. Foi assim que Francisca do Camarão, no auge dos seus 55 anos, protagonizou este fato nas eleições municipais do dia 02 de outubro, sendo eleita a sétima vereadora mais votada de Guamaré com 580 votos. A votação de “Dona Francisca”, “Francisca do Camarão”, como é conhecida por uns, ou “Quinha” por outros, surpreendeu os analistas políticos de plantão quando afirmavam que a nova vereadora, não chegava à casa dos 200 votos.

Querida pela população do município, Francisca foi escolhida para representar os mais humildes, pessoas com o perfil de suas características. De acordo com os próprios eleitores, ter uma pessoa simples, que nunca antes teve um contato maior com a política, e agora ocupar uma das 9 cadeiras da Câmara Municipal da cidade é um grande sinal de esperança para um futuro melhor e com mais justiça social.

Mulher de convicções…

De poucas palavras, personalidade firme e convicções formadas, Francisca do Camarão se sente muita agradecida pelo apoio que recebeu dos amigos e familiares. As suas primeiras declarações mostram que a nova vereadora não mudou o discurso e não “subiu no salto”. “Sou muito agradecida a Deus por realizar um sonho, um sonho que não é só meu, que é também do povo de Guamaré. Como vereadora, vou lutar e cobrar do prefeito para que Guamaré se desenvolva e cresça muito mais. O meu mandato vai ser uma porta aberta para ajudar o povo de Guamaré, principalmente àqueles realmente precisam”, disse Francisca.

Uma estratégia que deu certo…

Para concorrer uma eleição difícil como a de vereador em Guamaré, é preciso coragem, humildade e estratégia. E assim foi o que Francisca do Camarão teve e fez: Colocou o pé no chão nas primeiras horas da manhã e pediu o voto de casa em casa. Fez sua campanha corpo a corpo, em especial, nas comunidades do município.

Como candidata, Francisca chegou a ser criticada por outros concorrentes , mas não abalou, fez suas falas sem “arrodeios” e direcionada para o povo. A eleitora conhecida como Suely, que sempre apoiou Francisca, tem uma resposta na ponta da língua para essa questão.

Humildade foi sua bandeira…

Segundo Suely, durante toda campanha, no palanque ou nas redes sociais, Francisca sempre levantou a bandeira do povo e da humildade. “Uma mulher que chegou a sofrer preconceito durante a campanha por conta de sua profissão, aí quando abre as urnas, recebe uma grande votação confirmando o apoio dos eleitores, é uma grande vitoriosa”, Comentou Suely, fazendo questão de mencionar a votação expressiva de Francisca do Camarão.

Quem participou da campanha eleitoral de Guamaré, testemunhou Francisca pedindo o voto dos humildes, para lutar na Câmara Municipal pelas reais necessidades do povo. “Peço os votos do povo humilde, que já sentiu na pele a necessidade de muitas das vezes não ter o que comer, de não ter remédio, de não ter a quem recorrer nas horas difíceis”, dizia Francisca no tempo reservados para os candidatos a vereador.

Hoje eleita e se preparando para tomar a posse, Francisca Camarão conclui reafirmando seu discurso: “Vamos continuar fazendo o que sempre fizemos pelo o povo, mesmo quando não era vereadora. Agora com mandato, eu vejo que preciso fazer com uma responsabilidade maior”.

dsc_0099

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp