382 Casas habitacionais precisam ser entregues a população de baixa renda em Guamaré.

382 Casas habitacionais precisam ser entregues a população de baixa renda em Guamaré.

“120 já foram entregues a famílias na comunidade de Salina da Cruz, zona rural do município, falta a entrega de 382, totalizando 502 unidades habitacionais construídas”.

Foi publicado no Diário Oficial do Município, ainda no ano de 2014, a construção de 50 unidades habitacionais, e logo após, no ano de 2015, foi publicado a construção de mais 102 casas, todas em Guamaré, especificamente próximo à curva de Paulo Bento. Todas essas casas receberam seus respectivos muros delimitadores. Em dois anos, foram totalizadas 152 unidades habitacionais já construídas em Guamaré.

O programa habitacional avançou para atender quase todas comunidades, como por exemplo, a comunidade de Baixa do Meio, maior distrito do município de Guamaré, onde a prefeitura construiu 200 unidades habitacionais. Essa obra, uma entre tantas na gestão do prefeito Hélio Miranda, teve como intenção, diminuir o déficit habitacional no município, e melhorar as vidas de centenas de famílias de baixa renda que serão beneficiadas com um lar para morar.

Pois bem…

Se a política social implantada pela prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, através do Programa de Interesse Habitacional Local, construiu ao longo do mandato, 152 unidades habitacionais concluídas, para ser entregue no início de 2016, quais as razões e por que dessas casas ainda não serem entregues a população de baixa renda? Já que toda parte burocrática e o cadastro já está pronto. Olha já estamos em março de 2017?

120 unidades habitacionais concluídas já foram entregues.

É fato público que 120 famílias já foram beneficiadas pelo PSH com a entrega das chaves das novas moradias, inclusive foi feita durante uma solenidade de entrega no Ginásio de Esportes da Comunidade Salina da Cruz.

Apesar desta entrega das casas ter sido feita sem saneamento básico, pavimentação, água encanada e rede elétrica, naquele dia eu estava presente como cidadão e imprensa local, e registrei a emoção visível no semblante de dezenas de pais de famílias que estavam ali recebendo não somente uma chave de um imóvel, mas realizando o sonho da casa própria.

Mais 30 casas já foram concluídas…

A Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), órgão vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), concluiu a construção de 30 unidades habitacionais, uma obra que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida 1.

Até o final de janeiro de 2014, 30 famílias deveriam ter sido beneficiadas com a entrega dessas casas. A obra que custou 360 mil reais, repasse do Governo Federal ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, tendo como responsável a Sethas e Cehab de acompanhar o andamento da obra, a selecionar as famílias e promover trabalhos sociais com os beneficiários.

Previsão de mais 440 casas para ser construídas.

Há uma previsão da Prefeitura Municipal de Guamaré, em parceria com o Ministério das Cidades, construir mais 440 casas através do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), beneficiando famílias das comunidades de Salina da Cruz, Quilombo, Morro do Judas, Lagoa Seca, Baixa do Meio e Centro de Guamaré.

Lembrando que devido à morosidade do serviço público e a burocracia para a entrega destas unidades habitacionais, para famílias já cadastrada pela prefeitura, através da secretaria de assistência social, as casas já construídas em Guamaré, como na comunidade de Baixa do Meio, já foram alvo de invasão, precisando serem desocupadas através por determinação judicial, gerando queira ou não, um desgaste com a população sem necessidade.

Como fazer uma pergunta a um homem público não é pecado e não ofende, fica a pergunta que todos querem saber…. Por que que essas casas em Guamaré e Baixa do Meio que já se encontram concluídas ainda não foram entregues as famílias cadastradas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp