“A denúncia desgasta sempre… Se ela é verdadeira ou não, é outra conversa”. Mário Covas

“A denúncia desgasta sempre… Se ela é verdadeira ou não, é outra conversa”. Mário Covas

Resultado de imagem para sombra de homemCada vez mais vivemos tempos de denuncismo no município de Guamaré, em que as famosas denúncias anônimas podem ser mecanismo de ódio e vingança, partido de todos os lados, de vários tipos de pessoas.

Com possíveis números e dados nas mãos, o sujeito passa a denunciar sem medir as consequências, muitas das vezes sem aparecer sua identidade, levando fatos criminosos às vezes serem desvelados, e tornado público, como também a honra de alguém pode ser fortemente maculada por causa da denúncia que desgasta sempre… Se ela é verdadeira ou não, é outra conversa.

Há muitos casos em que a medida se faz necessária para que a autoridade estatal tome ciência dos fatos, e possa se for crível, determinar sua rigorosa apuração. Mas também serve para vingança pessoal desprovida de motivos nobres. Deveria sim, também haver punição para o denunciante, após ser constatado pelo o órgão fiscalizador, que a denúncia ofertada não tinha veracidade.

Vale lembrar que no processo da inquisição na maioria das vezes, acontece com testemunhas sem rosto, sem face, sem nome, num denuncismo sem limites. Para isso a Constituição da República, em vigor há mais de vinte e cinco anos, estabeleceu no art. 5º, IV: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”

Pois bem…

É fato público que o município de Guamaré vive hoje um momento de muitas denúncias feitas por pessoas anônimas, que estão sendo rigorosamente apuradas pelos os órgãos fiscalizadores. São pessoas que vem denunciando possíveis irregularidades no serviço público, tanto no poder executivo como no legislativo.

Tomara que estas pessoas, ou esta pessoa, não seja um politico, tipo “vereador”, como se cogita nos quatros cantos da cidade, pois se assim for, se justifica o anonimato. Não existe em Guamaré politico honesto, e com o telhado de vidro intacto, cada um deve, uns deve pouco, outros devem muito, mas devem!

Não posso negar que as publicações da imprensa local formando opiniões, tem incomodado meia dúzia de políticos da velha politica. Opinião esta que faz o leitor e a população pensar, e fazer juízo de valor sobre o cenário político que vive o município de Guamaré.

Melanina  - Loja Natália - Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp