Mercado Público: Cadê os Guardas que deveria está aqui?

Mercado Público: Cadê os Guardas que deveria está aqui?

É fato público que a imprensa local tem prestado ao longo dos anos, relevantes serviços à sociedade Guamareense, realizando seu trabalho com coerência, ética, responsabilidade e acima de tudo com parcialidade. Divulgando os fatos ocorridos na cidade em tempo real, levando até um público então desconhecido o passado, o presente e o futuro do município através da internet.

Para a imagem a cima, uso como empréstimo as palavras do saudoso Chico de Venâncio, ao dizer “Está tudo aqui bem perto de nós, ao nosso alcance é só querer enxergar: nas flores, nas plantas, nas ervas, nas luzes, nas cores, nos alimentos, na água, em nós mesmos, enfim… em TUDO. E podemos com um clik registrar fatos e formar opinião em prol de um bem coletivo”.

Se nós que fazemos a imprensa local tivermos um bom olhar para essas dores que nos faz gemer, são elas mesmas que podem nos trazer de volta à nossa essência pura, limpa e divina que somos.

O que nossas lentes flagraram no mercado público de Guamaré hoje (26), pela manhã, é exatamente o que venho noticiando diariamente e cobrando providências do Poder Público… As constantes ausências dos Guardas Municipais nos lugares públicos que de fato os GMs deveriam por Lei 457/2010 – AST estar. “Cuidar e Proteger o Patrimônio Público”, para isto, todos os 50 Guardas Municipais formados são bem remunerados pela prefeitura. Os GMs ganham melhor do que um Policial Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Observe que entre as bancas dos feirantes, pessoas colocaram veículos “motos”, bem próximos aos comerciantes, são fatos que já virou rotina. Todos os dias a quantidade de pessoas que passam pelo o mercado público não se mede, e os próprios comerciantes reclamam da falta de segurança devido à ausência da Guarda Municipal, pequenos furtos e brigas têm ocorrido constantemente no mercado.

Um comerciante que não quis se identificar disse ao blog que há três anos que vendia no local, e nunca viu um guarda de plantão durante toda feira a paisana, disse ainda que sempre ver passar uma viatura com vidros fumês fechados, mas faz só passar próximo ao mercado, eu sou obrigado a perguntar ao próprio prefeito “Cadê os Guardas da Prefeitura que deveria está aqui no marcado público?”. Falou em tom de indignação.

Pois bem amigos…

A Lei nº. 457/2010 – AST em artigo 2º diz que é instituição de caráter civil e uniformizada, norteada pelos princípios da disciplina e da hierarquia que atua em todo o Município, a qual caberá proteger os bens, o patrimônio e os serviços do Município.

Já o Art. 6º diz que competem aos Guardas Civis Municipais de Guamaré, as seguintes atribuições, a saber: “V – zelar pelo prédio e suas instalações, levando ao conhecimento de seu superior, qualquer fato que comprometa a segurança do posto de serviço”.

Nota do Blog: A Base Integrada da comunidade de Baixa do Meio continua fechada e sem a presença dos GMs no maior distrito de Guamaré. O blog Fernando a Verdade, residente no local, próximo a BR 406, especificamente, a 200 metros da base integrada, vem cobrando constantemente em seu canal de noticia, a presença da Guarda Municipal permanente no distrito como outrora.

Se no mercado público não podemos contar com a presença permanente de GMs durante a feira, imagine na secretaria de assistência social, onde cerca de 80 pessoas são atendidas por dia, um local que deveria ter GM permanente, pois há registro de agressões aos servidores por parte de usuários do Cadastro Único.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp