Audiência pública discute abastecimento de água na região salineira.

Audiência pública discute abastecimento de água na região salineira.

IMG_9447

O problema da falta d’água para consumo humano e para matar a sede dos animais na Região Salineira foi debatido na manhã desta sexta-feira (25) durante audiência pública proposta pela comunidade do Porto Carão, distrito de Pendências, através de seu representante Luiz Antônio, mas conhecido como Luiz do Porto.

IMG_9504

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores ficou completamente lotado de representantes das cidades cujas populações sofrem com a escassez deste recurso natural. A Defesa Civil da Cidade de Pendências monitora 24 horas por dia o nível do rio piranhas que vem baixando gradativamente.

IMG_9338

Os objetivos da realização da audiência pública foram para discutir problemas gerados com a falta de água e possíveis riscos de agravamento da situação do rio Assú. Além deliberar sobre o sistema de abastecimento de água (captação, adução, tratamento e distribuição), ora sob responsabilidade da CAERN. A Capacidade hídrica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e do Rio Piranhas/Açu; monitoramento e controle da captação e descarga de água no leito do Rio Açu/Piranhas (montante e jusante dos municípios nominados); formas de controle popular e medidas mitigadoras e saneadoras para adoção imediata. Ubiratan Bezerra, secretário de planejamento de Pendências conduziu os trabalhos da audiência pública.

IMG_9313

IMG_9501

IMG_9349

A audiência contou com a participação do Prefeito de Pendências Ivan Padilha, vereadores e secretários do município, do prefeito de Guamaré Hélio Miranda, do prefeito Kerginaldo Pinto de Macau, defesa civil, entidades, ambientalistas, e a população em geral.

IMG_9526

IMG_9531

IMG_9513

Segundo o orador Benaly Cesar, a autoria da solicitação dessa audiência partiu dos moradores da comunidade de Porto do Carão em Pendências, através de seu representante Luiz do Porto, o prefeito Ivan Padilha tomou de logo todas as providências para que o evento pudesse acontecer em tempo.

IMG_9305

Alunos de uma escola da comunidade do Porto do Carão citaram em poesia o drama que o povo do distrito vive com a falta de água.

IMG_9312

Foi registrada a presença do prefeito Hélio, além de outras autoridades do município de Guamaré, que também preocupadas com o caos com a falta de água, se fizeram presente na audiência, como os vereadores Edinho de Moaci, Eudes Miranda, Edinor Albuquerque, Gustavo Santiago, o secretario de obras Keke Rosberg, o secretário de agricultura José de Arimateia, o ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, o suplente de vereador Enéas Bernardino, e a defesa civil do município, nas pessoas de Francisco de Assis, Ronaldo e Moaci.

IMG_9534

Prefeito de Pendências Ivan Padilha.

IMG_9452

Em sua fala, o prefeito Ivan Padilha disse que a falta de água constante no município tem sido motivo de muitas cobranças e reclamações por parte dos moradores ao poder público. “As cobranças caem em cima do prefeito e dos vereadores”.

IMG_9454

O prefeito ainda destacou a seca aguda que assola as cidades da região salineira, a falta d’água tem se agravado e aumentado o drama da população. Ivan fez duras criticas ao prefeito de Alto do Rodrigues Abelardo Filho devido um barramento colocado no meio do rio Assú, nas extremidade de Alto do Rodrigues, impedindo a passagem normal da água para Pendências, Macau e Guamaré, aumentando ainda mais a dificuldade para quem precisa tanta de água.

IMG_9460

O prefeito relator que já faz 60 dias que protocolou denúncias em vários órgãos da justiça para que a barreira feita dentro do rio seja retirada, porque ele como prefeito ainda não teve a sensibilidade de tomar este atitude. “Estamos aguardando a decisão da justiça, pois somente a justiça tem poder de fiscalização e decisão”.

Prefeito de Macau Kerginaldo Pinto

IMG_9463

O prefeito Kerginaldo lembrou ao público presente o drama que Macau viveu e vive com a falta de água. Olhou para o prefeito Ivan Padilha e afirmou… “Ivan, com oficio ninguém sairá do lugar, o tempo passa e o povo continua sofrendo com sede, é preciso que seja tomada varias medidas emergenciais antes que a situação fique insustentável,  como por exemplo, criar uma Lei municipal para punir aqueles que desperdiçar água, sou a favor do racionamento, até porque as cidades da região salineira circula cerca de 80 mil habitantes entre residentes e flutuantes.

IMG_9526

Disse ainda que o consumo de água tem sido muito grande e o nível de água baixou no rio piranhas por conta desse período de estiagem. Faz-se necessário que a população economize água, disse Kerginaldo.

Prefeito de Guamaré Hélio Miranda.

IMG_9497

O Prefeito Hélio se pronunciou lembrando que o município de Guamaré passa por um crescimento com sua população nunca visto antes. Chegará um tempo em que o povo não brigará por petróleo, mas por água, este tempo parece ter chegado, o exemplo, vem de Alto do Rodrigues com a barreira de contenção colocada no rio.

IMG_9331

O município de Guamaré sofre também com a falta de abastecimento de água, visitei semana passada o rio piranhas e senti a mesma dor que muitos da região estão sentindo com a falta de água, o nível está muito e é preocupante.

IMG_9376

Hélio disse que a prefeitura de Guamaré vem tentando amenizar esse problema da falta de água, abastecendo as comunidades mais afetadas com um caminhão-Pipa. “A nossa gestão vem sempre procurando soluções. O nosso papel tem sido feito, estamos cobrando. Estamos dando o suporte que podemos dar. Ao prefeito e Ivan e Kerginaldo, Hélio disse que engajaria na luta junto em busca de soluções quanto à falta de água, podem contar comigo”, disse o Prefeito.

IMG_9374

A população presente na audiência também se pronunciou fazendo perguntas e contando as deficiências com a falta de água.

Representante da Caern.

IMG_9340 O representante da Caern da regional de Assú fez um relato sobre a situação da adutora que abastece o município de Macau e Guamaré. Disse que a adutora foi inaugurada no ano de 1980, para o representante da Caern, a adutora está “saturada”. Mas a falta de água para bombeamento é hoje o maior problema da região.

Seu Maninho

IMG_9410

Seu maninho disse que sairia da audiência pública ainda mais preocupado, porque o povo não têm como esperar uma solução de médio prazo por parte das autoridades. Ele pintou um quadro dramático do seu município onde mora e reside, onde disse haver um verdadeiro “cemitério de gado”, devido à falta d’água para matar a sede do rebanho.

Zé Mauricio

IMG_9347

Morador de Porto do Carão, seu Zé Mauricio “70 anos de idade”, emocionou o público presente ao dizer, os canais abertos ao longo do rio, os projetos de camarão criados ao longo dos anos, tem tirado a alegria de muitos, a minha tem tirado a alegria de viver, porque estou vendo lá no porto do carão onde moro, minhas vaquinhas morrerem e eu não posso fazer nada, eu já não durmo mais direito senhores, perdi a alegria de viver com a falta de água para o povo e para o gato. Estou com essa idade e nunca vi uma situação tão triste como esta. Peço as autoridades aqui presentes que façam alguma coisa, com os olhos molhados ele entregou o microfone.

Outros oradores e representantes usaram da palavra, como o representante da Emparn, Claudio ambientalista de Macau, Luiz do Porto, Francisco da Revista Focos, morador da Várzea de Carnaubais, Francisco Barbosa, Getúlio, Claudio que é Carcinicultor, em sua fala, ele disse que diante da situação caótica, ele se comprometeu reduzir 50% de sua produção para economizar água.

IMG_9326

IMG_9365

IMG_9383

IMG_9405

IMG_9415

IMG_9423

IMG_9400

IMG_9429

As propostas foram recolhidas e registradas em Ata. As autoridades se comprometeram tomas todas as providências das propostas discutidas na audiência pública. Medidas emergências serão tomadas nos próximos dias para amenizar a falta de água na região salineira.

Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las:

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp