Prefeito de Alto do Rodrigues está mau na fita por causa desta imagem.

Prefeito de Alto do Rodrigues está mau na fita por causa desta imagem.

“Chegará um dia em que o povo não brigará mais por petróleo e sim por água, este tempo parece ter chegado”.

IMG_5587

O problema da falta d’água para consumo humano e para matar a sede dos animais na Região Salineira foi debatido na ultima quinta (25) durante audiência pública realizada na câmara de vereadores de Pendências, ainda é grande a repercussão. O plenário da Câmara Municipal de Vereadores ficou completamente lotado de representantes das cidades cujas populações sofrem com a escassez deste recurso natural.

As águas que são armazenadas na barragem Armando Ribeiro estão com o nível muito baixo, e os sinais já são sentidos no decorrer do trajeto do rio que começa em Assú e termina em Macau. Mas o nível está tão baixado, que a água não está mais chegando à comunidade do portão do Carão. Um exemplo real, é a lagoa do queimado que se encontra completamente vazia.

Vendo o rio assim em gritos, uma pergunta não pode faltar deste espaço, as cidades que dependem deste rio para sobreviver como Assú, Itajar, Ipanguaçu, Pendências, Macau e Guamaré, como irão sobreviver de fato nos próximos meses com a falta de chuva?

Com exceção a cidade de Alto do Rodrigues, porque infelizmente a prefeitura fez uma barreira de contenção da água, evitando que chegue aos município de Pendências, Macau e Guamaré para ser bombeadas até as residências. Embora o rio sofra com o baixo nível, mas com a contenção que foi feita a situação ficou precária.

O prefeito Abelardo Rodrigues foi convidado para audiência pública, mas não compareceu e nem enviou um representante. O gestor ficou mau na fita após ser muito criticado pelos os demais prefeitos e pelo público presente diante desta atitude de fazer a barreira de contenção.

A ação do prefeito deixou muita gente descontente na região salineira que depende da água para sobrevivência, principalmente quando o prefeito Ivan Padilha na fala revelou que já fazia 60 dias que tinha denunciado o crime a justiça e não tinha ainda tido resposta. Veja o que ele disse: “Faz 60 dias que protocolei denúncias em vários órgãos da justiça para que a barreira feita dentro do rio pela prefeitura de Alto do Rodrigues  seja retirada, porque ele Abelardo Rodrigues como prefeito ainda não teve a sensibilidade de tomar este atitude. “Estamos aguardando a decisão da justiça, pois somente a justiça tem poder de fiscalização e decisão”.

A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues construiu sem autorização uma barreira de contenção atravessando o rio piranhas, com a finalidade de represar a água que passa por ali e criar um lago artificial para beneficiar unicamente a cidade de Alto do Rodrigues, deixando as demais sofrendo com a escassez de água.

Como disse no preâmbulo, chegará um tempo em que o povo não brigará mais por petróleo, mas por água, este tempo parece ter chegado para o prefeito de Alto do Rodrigues.

Melanina  - Loja Natália - Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp