Secretário de Saúde do Município Adriano Diógenes fala sofre a dengue em carta aberta aos moradores e aos que visitam Guamaré.

Secretário de Saúde do Município Adriano Diógenes fala sofre a dengue em carta aberta aos moradores e aos que visitam Guamaré.

IMG_2836

Venho por meio desta, informar que a situação da dengue no Brasil e no Estado do Rio Grande do Norte, continua sendo um grave problema de saúde pública.

No ano de 2014, no Estado do Rio Grande do Norte, já ocorreram 15 óbitos confirmados por dengue, as pessoas que morreram residiam nos municípios de: Jandaíra, Natal, São Bento do Norte, Tenente Ananias, Parnamirim, Santa Cruz, Macaíba, Lagoa Nova, Jundiá, Santo Antônio e Monte Alegre.

Em Guamaré no ano de 2014, foram notificados até a semana epidemiológica trinta e seis, 44 casos de dengue, todos os casos, evoluíram para cura. O município mantem em campo, os agentes de endemias com todos os materiais necessários, para realização das atividades de controle vetorial, além do conjunto de outras atividades realizadas pela assistência e vigilância epidemiológica, no entanto, estas ações somente não dão conta da eliminação dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti.

Aproximadamente 90% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, estão dentro e ou no entorno das residências são eles: (Caixas de água abertas, caixas de água cobertas com telhas, tanques, tonéis e cisternas abertos e ou com tampas que permitem o desenvolvimento e proliferação dos mosquitos).

Precisamos reduzir a quantidade de mosquitos, de maneira que eliminemos o risco de transmissão da dengue e das outras doenças de transmissão hídrica, para isto contamos com o apoio de todos os guamareenses. Desta forma, solicitando que vedem as caixas d´água de forma a não permitir a entrada nem saída dos mosquitos. Além da tampa da Caixa, é também necessária à colocação de telas no sangradouro e no suspiro da fossa. Para tirar qualquer dúvida visite o Ponto de Apoio das Endemias e ou solicite esclarecimentos junto aos agentes de endemias. A sua colaboração é muito importante.

Venha, participe! Sua atitude somada ao trabalho que realizamos é fundamental para melhorar a situação de saúde da nossa população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp