Moradores do conjunto Vila Maria já não suportam mais paliativos na bacia de resíduos.

Moradores do conjunto Vila Maria já não suportam mais paliativos na bacia de resíduos.

“Somente quem mora e reside no conjunto Vila Maria sabe externar as noites mal dormidas e a espera de uma ação efetiva que resolva de vez o problema da bacia”.  

IMG_7198

Um problema antigo que se maximiza ao longo de dias, meses e anos. Essa é a realidade enfrentada por moradores do conjunto Vila Maria em Guamaré. Ao anoitecer, muitos moradores voltaram a depender de mosqueteiros, fumaça, inseticida para conseguir dormir.

Um paliativo feito por uma força tarefa da prefeitura parece ter chegado ao fim, à prova real é que os caminhões sugadores voltaram a despejar os dejetos nos tanques, voltando o odor que está insuportável, a tempestade de muriçocas retornou a perturbar as famílias e quando começar a chover a situação ficará muito pior.

Em abril deste ano, o poder público através das secretarias responsáveis tomou as primeiras iniciativas referentes à contenção da bacia, diminuindo cerca 60% a quantidade de muriçocas, mas a pretensão era de eliminar todos os tipos de insetos e odores.

Os tanques foram esvaziados para secagem e iniciada a parte dos trabalhos das máquinas, onde foram retirados toda lama e entulhos. Ou seja, houve de fato um esforço muito grande, mas foi apenas um paliativo.

Há anos o povo do conjunto é obrigado a conviver à noite com uma grande quantidade de insetos que invadem as casas, tirando a paz dos que ficam em suas residências e dos que chega do trabalho e precisa descansar para cedo do outro dia voltar ao trabalho.

Os trabalhos paliativos realizados pelas as secretarias serviram para melhorar a situação do efluente lançamento, uma vez que, o sistema nunca deveria ter sido ligado. O  problema da bacia de resíduos do conjunto Vila Maria só poderão ser sanados como uma nova estação obedecendo aos critérios técnicos.

Cerca de 150 famílias residem no conjunto e jamais deveria ter sido instalada naquele local. O projeto feito na época não foi pensando no futuro, no crescimento da cidade e na sua população.

Nota do Blog: Definição de paliativo: “Eficácia momentâneo e incompleta meios ou métodos que trazem melhoras, mas não eliminam a causa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp