Praia de Galinhos é destaque no portal UOL.

Praia de Galinhos é destaque no portal UOL.

“Matéria positiva fala do turismo, das dunas e das belezas naturais da praia de Galinhos”.

noticia_118800

A praia de Galinhos, no litoral potiguar é destaque neste sábado (22) no Portal UOL com dicas sobre a viagem até a praia, gastronomia, passeios e as belezas naturais.

Leia a matéria:

Poucos destinos conseguiram passar ilesos à chegada do turismo de massa no Nordeste brasileiro como Galinhos, no Rio Grande do Norte. A cada temporada, esse vilarejo rústico de pescadores continua como se nada tivesse acontecido

A maré segue na sua brincadeira de ocultar e revelar paradisíacas praias desertas, charretes e buggies ainda são as únicas opções de transporte e suas lagoas se transformam, diariamente, em cobiçadas piscinas naturais. Nem o polêmico projeto de instalação de um parque eólico na região conseguiu alterar a beleza de suas impressionantes dunas móveis que seguem desenhando o horizonte.

Quando perguntam o que mudou em Galinhos a Ana Muller, que há 30 anos largou tudo para ser feliz no Nordeste com o marido francês e administrar pousadas na região, a paulistana responde com um sorriso orgulhoso no canto da boca: “Nada”.

E “nada” naquelas terras significa visitar impressionantes montanhas de sal em salinas da região, fazer passeios de buggy sobre dunas móveis (mas sem a imprudência da versão “com emoção” de outros destinos nordestinos), protagonizar roteiros gastronômicos com comida preparada na hora – e em pleno mangue, andar de charretes em praias desertas e piscinas naturais que se formam e desaparecem, pontualmente, a cada final de dia.

Localizado em uma península estreita da costa norte do litoral do Rio Grande do Norte, que mal chega aos 500m de largura, Galinhos e o vizinho distrito de Galos são a versão mais selvagem daquelas terras distantes, onde o Brasil faz a curva e parece ter se inspirado no Caribe para pintar suas águas.

Só pra se ter uma ideia, a primeira cidade abriga uma população discreta de 1.200 habitantes. Já Galos, um daqueles lugares capazes de fazer qualquer um querer mudar seu CEP permanentemente, tem apenas 400 felizardos morando em um dos destinos mais exclusivos do Nordeste. No entanto, não se iluda com as dimensões. O destino é rústico e isolado, mas as opções de turismo não cabem em um único dia de visita.

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Galinhos com o apoio da CVC.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp