Notas falsas estão circulando no comércio de Guamaré.

Notas falsas estão circulando no comércio de Guamaré.

Uma simples tarefa pode evitar que uma pessoa de bem tenha que responder na justiça por um crime de falsificação. A atenção no momento do recebimento de uma nota de valor alto é fundamental para identificar a veracidade da cédula. Hoje pela manhã, comerciantes procuraram este espaço para denunciar e alertar os demais sobre o recebimento de cédulas falsas em Guamaré.

As diferenças são pequenas e é preciso prestar atenção na textura do papel para poder identificar a falsidade. “A moeda falsa é complicada para a população em geral identificar quando ocorre uma falsificação bem feita. O papel é muito parecido e quando a vítima manuseia não percebe a diferença. Mas o que geralmente acontece é uma falsificação grosseira, onde a pessoa, pegando o papel da moeda, vai perceber que ele é bastante firme e grosso”, destaca Seu Francisco “Comerciante”, recebeu uma nota de 50,00 reais falsificada.

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.

Para identificar uma cédula falsa é preciso estar atento aos principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo.

Cautela… Muita cautela ao receber dinheiro, pois há varias pessoas passando de bonzinho dando o golpe no comercial local com  notas falsas.

Vejas as notas falsificadas encontradas hoje pela manhã no comércio local em Guamaré, já confirmada a falsificação pelo o banco. Pelo o que se vê, a cidade está cheia, e a polícia já caiu em campo para identificar os falsificadores.

IMG_20150205_092317065

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp