Nativos… Um olhar sobre a cidade de Galinhos.

Nativos… Um olhar sobre a cidade de Galinhos.

IMG_1955

A cidade de Galinhos foi noticia hoje (21) em reportagem exclusiva da InterTVCabugi na série  “Tô de Folga – Um Olhar sobre a cidade de Galinhos”. A reportagem mostrou as belezas da praia da ilha e suas riquezas naturais.

DSC08348

A praia de Galinhos é um destino turístico despretensioso e não tem a infra-estrutura dos grandes roteiros de viagem. Não tem museus, nem local de compras, mas tem garça azul e uma parede de sal, que de longe se passa por neve.

_DSC5114

IMG_8646

O município de Galinhos fica em uma península, um braço de terra que avança sobre o mar em uma área de 342 km², com cerca de 2300 habitantes. Gente simpática e calorosa recebe os visitantes com um sorriso largo e o sotaque típico do nordestino.

IMG_0489

IMG_0491

Para chegar a Galinhos, saindo de Natal, o turista precisa pegar a BR-406. São 2 horas de viagem (170 km) até o estacionamento da Prefeitura, onde os carros ficam estacionados. Desse local pra frente, só é possível seguir de barco ou de carro 4×4 pela praia.

IMG_1981

No barco é possível conhecer um pouco mais de Galinhos. O manguezal, que está presente na maior parte desse litoral, é o berçário de caranguejos, ostras que se fixam nas raízes do mangue formando grandes cachos e aves, como as garças brancas e azuis. Em meio à vegetação, desponta uma imensa montanha branca que se diferencia na paisagem.

DSC08486

“Esse sal é extraído diretamente da água do mar. Eles pegam essa água que temos navegando, jogam em um canal gigante e depois de três meses, quando tudo se evapora, eles colhe. Chega nesse estado aqui são os cristais de sal, ou cocada de sal”, explica o guia turístico José Antônio de Miranda Junior.

DSC08433

Os turistas ficam encantados. “Nunca vi nada parecido, parece neve. Se tivesse um casaco de pele, um gorro, dava para tirar uma foto e dizer que estava na neve. É lindo, fantástico”, relata a enfermeira Nathaly Phillips Davi.

IMG_1990

Seguindo em direção ao Parque de Dunas, o visitante descobre outras espécies precisando de proteção: os caranguejos perdidos nas dunas. “Eles ficam perdidos, querendo retornar para o manguezal e não conseguem. Esse é o período de reprodução, o período de andada dos caranguejos. A maioria aqui são fêmeas, então estão todos perdidos na duna. Vamos recolher para colocá-los no habitat natural deles”, explica Mario Elisson.

IMG_8733

Clique aqui e veja a reportagem completa em vídeo no G1. Fotos Guamaré em Dia.

http://globotv.globo.com/inter-tv-rn/bom-dia-rn/v/nativos-um-outro-olhar-sobre-galinhos/3909996/

Nota do Blog: É possível que poucas vezes uma gestora de um pequeno município como Galinhos, tenha assumido a prefeitura com tanta esperança e entusiasmo popular. A atual prefeita Josineide Medeiros tem o apoio de todos que acredita no desenvolvimento do município.

Hoje, o turismo da ilha constitui a maior fonte de renda do Município. Sua privilegiada localização garante-lhe uma freqüência apreciável de visitantes do Brasil inteiro e até de outros países.

O turismo em Galinhos é também o maior responsável pelo desenvolvimento da cidade em seus mais variados setores. Por isso, uma das principais metas de governo municipal tem sido incentivar a criação de novos espaços e promover eventos que fortaleçam, ainda mais, a base da economia local.

IMG_8746
Prefeita de Galinhos Josineide Medeiros e seu Esposo Ricardo Araújo.

 

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp