O fim das coligações nas eleições proporcionais mudará alguma coisa em Guamaré?

O fim das coligações nas eleições proporcionais mudará alguma coisa em Guamaré?

Nas eleições de 2008, Edinho foi o quarto candidato mais votado, mas não assegurou uma vaga na Câmara.

Portal Aratuá – No dia 24 de março, o Senado aprovou em segundo turno, o fim das coligações nas eleições proporcionais para deputado federal, estadual e vereadores. A Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações nas eleições proporcionais permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias, é um dos principais temas da reforma política.

A medida tem como objetivo moralizar o arcaico sistema eleitoral brasileiro e acabar de vez com o “efeito Tiririca”.

As coligações nas eleições proporcionais passaram a ser vista por muitos como uma “aberração”, pois permite que candidatos menos votados tomar posse no lugar dos mais votados, como aconteceu aqui em Guamaré nas eleições de 2008.

Nas eleições de 2008, Edinho de Moacir, Edson Melo e Carlos Câmara, todos candidatos a vereador, mesmo obtendo votação maior que outros candidatos, não asseguraram uma cadeira na Câmara e tiveram que se contentarem como suplentes. O motivo foi proporcionalidade dos votos.

Só exemplificando, em 2008 Edinho de Moacir terminou o pleito como o quarto candidato a vereador mais votado. Edinho obteve 333 votos, ficando na frente de Alderi, Valdir, Miranda Junior, Rosendo, Lisete e Gustavo mesmo assim não conseguiu se eleger.

Diferentemente das eleições de 2008, as eleições de 2004 e 2010 foram eleitos os mais votados, mesmo estando em vigor os cálculos da proporcionalidade dos votos.

Confira os quadros com as resultados das eleições de 2004, 2008 e 2012. 

2004
ELEIÇÕES DE 204
2008
ELEIÇÕES DE 2008
2010
ELEIÇÕES DE 2012
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp