Os manuais de jornalismo recomendam cautela com divulgação dos fatos.

Os manuais de jornalismo recomendam cautela com divulgação dos fatos.

Antes de dar o furo, é preciso checar as informações sob risco de prestar um desserviço à opinião pública e ainda por cima responder pelas consequências. Refiro-me a uma postagem do blog do Todo Guamareense considerada maldosa e ofendida pelo O Portal Aratuá, a publicação levou o blog a se manifestar, solicitando o direito de resposta, e como a CF/88 garante este direito, assim foi dado pelo o blog TG sem retirar uma vírgula, veja:

PORTAL ARATUÁ

Cabeça do Blog

” Direito de resposta dado ao PORTAL ARATUÁ referente matéria publicada pelo TG.

Direito pedido é direito dado!

O PORTAL ARATUÁ SE UTILIZA DO DIREITO DE RESPOSTA REFERENTE A UMA POSTAGEM DO BLOG TODO GUAMAREENSE.

O PORTAL ARATUÁ SE UTILIZA DO DIREITO DE RESPOSTA REFERENTE A UMA POSTAGEM DO BLOG TODO GUAMAREENSE. A NÃO PUBLICAÇÃO DO TEXTO OU QUALQUER NOVA ALTERAÇÃO NOS TEXTOS IMPLICARÁ NAS REAIS INTENÇÕES DO DONO DO ESPAÇO EM DISTORCER NOSSA EDIÇÃO ORIGINAL.

Ultimamente, o blogueiro Irimar Ferreira, editor e titular do blog Todo Guamareense, vem de forma mal intencionada, tentando tumultuar o ambiente da blogosfera Guamareense, com o intuito de criar repercussão para ganhar uns acessos a mais no seu blog.

Como já fez com outros blogs, o Todo Guamareense mirou sua metralhadora cheia de acusações vagas, afirmando de forma irresponsável e leviana que o Portal Aratuá “coagiu” o vereador Gustavo Henrique. Irimar publicou desta forma: “devido seu passado que segundo o Portal “está com sujeira”. No artigo não está escrito dessa forma, ele alterou de forma grosseira.

Os amigos leitores podem comparar os dois textos, vejam a publicação do blog Todo Guamareense neste link:http://todoguamare.blogspot.com.br/2015/04/camara-de-guamarern-um-papo-intrigante.html

Agora acompanhe a postagem original no Portal Aratuá neste link:http://portalaratua.blogspot.com.br/2015/04/gustavo-percebeu-sujeira-na-casa-do-seu.html

Os editores do Portal Aratuá, acreditam que não seja por falta de uma boa leitura, e sim por má intenção mesmo, o blogueiro tenta desvirtuar o artigo assinado pelo Portal Aratuá, ou que talvez sejam as duas coisas juntas.

Quando o Portal Aratuá citou o exemplo da janela suja, se referiu a uma ação do vereador Gustavo, e não a sua vida pessoal. Para isso, o portal recorreu a uma fábula antiga, “Janela suja”, para ilustrar o artigo. Talvez o blogueiro Irimar não conheça o significado da fábula “Janela suja”, mas acreditamos que o vereador Gustavo, que tem uma leitura apurada deva conhecer.

A verdade é tanta, que até o presente momento o vereador Gustavo não nos contatou pedindo qualquer direito de resposta ou se sentido ofendido de forma pessoal com a matéria veiculada em nosso portal. Mas parece que o editor do Todo Guamareense, tem procuração para sair em defesa, através do seu blog. Mas essa defesa mais parece fogo amigo do que qualquer outra coisa.

Em nenhum momento o Portal Aratuá citou o passado do vereador Gustavo, como afirmou o blogueiro Irimar: “devido seu passado”, logo após tentar colocar palavras como se fosse o Portal Aratuá “que segundo o Portal”. Talvez o blogueiro saiba alguma coisa sobre esse assunto, mas, que não interessa nenhum pouco a linha editorial do Portal Aratuá. Nós nos alimentamos de boas informações.

A título de esclarecimento, o que o Portal Aratuá postou, foi uma cobrança ao vereador Gustavo, por que o mesmo não fazia as mesmas inspeções que foram feitas na creche, na Câmara, a Casa que o mesmo trabalha. Só isso. Não houve “coação” como quer plantar o blogueiro Irimar.

As cobranças citadas pelo Portal Aratuá foram tão legítimas, que sete dias depois não houve sessão na Câmara por conta de problemas na parte elétrica do prédio da câmara municipal. Um dos problemas identificados por Gustavo na Creche. Mas como a intenção do blogueiro é criar um ambiente hostil e de desavença, ele segue firme no seu propósito. Tanto é, que chega a instigar o vereador Gustavo a responder, baseado nas suas insinuações distorcidas.

Diferentemente do blog Todo Guamareense, o Portal Aratuá segue uma linha editorial postando notícias e informações com qualidade e responsabilidade, não se atém e nem perde tempo com factoides.

O Portal Aratuá se espelha no melhor que tem no jornalismo e na blogosfera brasileira, já que somos meros aprendizes nesta área. Jamais os editores do Portal Aratuá irão se espelhar no personagem do blogueiro “Téo Pereira”, interpretado pelo ator Paulo Betti, na última novela da Rede Globo, Império.

O Portal Aratuá segue uma linha de editorial reta, sem caminho “sinuoso” e não vive em eterno processo de “metamorfose”. Vamos cobrar sim. Vamos criticar sim. Mas, vamos fazer isso de forma responsável e propositiva, dentro de uma linha de respeito aos nossos leitores. Nunca o Portal Aratuá servirá de “bucha de canhão” para grupos políticos.

De nossa parte existe coerência, no dia que criticarmos alguém ou algum grupo, somos honestos o suficiente para em caso de virada, darmos os parabéns a quem antes era criticado, caso tal pessoa ou grupo se retrate como tal.

Em nenhum momento o leitor do Portal Aratuá vai ler uma postagem assim:

NÃO BASTA SER PREFEITO, PARA SER INTERNACIONAL NO UNICEF TEVE QUE PARTICIPAR! …OS TRABALHOS EXECUTADOS PELO PREFEITO HELIO E SUA EQUIPE TEM GERADO RESULTADO PARA O MUNICÍPIO.

“O CAMINHO QUE DEVE-SE ATRAVESSAR EM GUAMARÉ VAI ALÉM DA PONTE” …”UMA CIDADE QUE TODOS OS DIAS RENOVA-SE AS ESPERANÇAS!! 

E logo semanas depois assim: “NOSSA GUAMARÉ TEM UMA DAS MAIORES ARRECADAÇÃO PER CAPTA DA REGIÃO E DO PAIS, MAS AS IMAGENS ABAIXO LHES MOSTRARÃO A REALIDADE…” 

“GUAMARÉ E SUAS IRONIAS”…“EM GUAMARÉ VEREADORES DEBATEM PONTO ELETRÔNICO, PREFEITO CORRE ATRÁS DE MAIS RECURSOS SENDO A CIDADE QUE CONCENTRA A MAIOR RENDA PER CAPTA, MAS O POVO CONTINUA VIVENDO EM MEIO A LAMA”

Nem dessa forma que afirma uma coisa com veemência e no mesmo texto recorre a boatos. “O VERDADEIRO MOTIVO DE NÃO INICIAR AS AULAS EM GUAMARÉ GERA RUMORES PELA POPULAÇÃO”… DIZEM QUE O GRANDE VILÃO É O PROCESSO SELETIVO… 

No nosso portal, usamos linguagem ética, jamais nossos leitores irão “LER UM ARTIGO ONDE DIZ QUE TEM VEREADOR BABANDO ATRÁS DA PREFEITURA”, pois esses termos são usados em conversas informais na casa dos amigos e não em uma plataforma de notícias, isso só mostra a falta de preparo ético do blogueiro.

Portal Aratuá repudia veemente a forma capciosa arteira que o blogueiro Irimar Ferreira, editor e titular do blog Todo Guamareense, tentou com as mais maldosas intenções colocar palavras irresponsáveis em um artigo do Portal Aratuá, com o único objetivo de conturbar o ambiente da blogosfera de Guamaré.

Por fim, o Portal Aratuá seguirá em frente com seu propósito de uma linha editorial com notícias e informações com qualidade e responsabilidade, longe de publicações que não agregue em nada a leitura dos nossos visitantes.

Assinam o direito de resposta: Marcos Fonseca, Gonzaga Filho, Gerson Almeida, Miguel Boente e Alexandre Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp