Guamaré investe em educação com tecnologia e vê motivação de professores e interesse dos alunos crescerem nas aulas.

Guamaré investe em educação com tecnologia e vê motivação de professores e interesse dos alunos crescerem nas aulas.

Projeto implantado com recursos próprios, para mais de 300 professores e 4 mil alunos de Ensinos Infantil e Fundamental promove contato com novas tecnologias, novas formas de aprendizagem e inclusão digital em Guamaré.

Com quase 15 mil habitantes e 53 anos de vida, Guamaré, no Rio Grande do Norte, se destaca nas esferas estadual e federal por sediar uma importante refinaria de petróleo e por seus parques eólicos, que fazem parte da maior região de geração de energia limpa do Brasil, levando o Estado do Rio Grande do Norte à autossuficiência energética. Além disso, o município também tem se destacado por outro grande feito, desta vez na área da educação.

No início do mês de julho, por iniciativa do Prefeito Hélio Miranda e do Secretário de Educação Municipal Marcílio Vieira de Melo, foi implantado um projeto de imersão e inclusão digital, iniciado com investimentos na infraestrutura dos laboratórios de informática das 19 escolas municipais, possibilitando conectar educadores e alunos a novas formas de ensino e aprendizagem.

Em sequência, a comunidade escolar de Guamaré foi beneficiada com a disponibilização de um portal educacional digital, o Portal Clickideia, que possibilita aos estudantes acesso a pesquisas, games com temas locais, simulados, produção de textos, blogs e centenas de exercícios que são corrigidos automaticamente pelo sistema. Por sua vez, os educadores passaram a contar com um ambiente virtual exclusivo que oferece sugestões de atividades, livros e filmes, bibliotecas virtuais, dicionários e enciclopédias, além de um editor de exercícios online, que possibilita a criação de atividades específicas para as turmas.

A iniciativa é conduzida em parceria com a Clickideia, maior provedora brasileira de conteúdos educacionais, metodologias pedagógicas e de formação de professores concebidas para Web. Todos os conteúdos do Portal Clickideia atendem à grade curricular do Ensino Fundamental e estão em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Criada e desenvolvida há 15 anos por uma equipe de mais de 50 educadores, mestres e doutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Clickideia vem contribuindo com o processo de incorporação da informatização nas escolas, possibilitando o uso da pedagogia em formato interativo.

Segundo Manoel Dantas, Diretor da Clickideia, este é apenas o primeiro passo para o trabalho de inclusão digital no município. “Esse é um exemplo a ser seguido não só por municípios, mas por diversas escolas brasileiras que se aplicam em fazer uma educação melhor, mais atual e diversificada”, diz. “Certamente o município terá cada vez mais avanços, que serão refletidos em seus índices educacionais nos próximos anos”, completa o gestor do portal, responsável pela tecnologia educacional.

O contrato celebrado entre o governo municipal e a empresa vencedora do processo licitatório para fornecimento do portal, tem 12 meses de duração, podendo ser prorrogado por até 60 meses, possibilitando a implementação de ações de curto, médio e longo prazo no uso de tecnologias educacionais de ponta em benefício da comunidade escolar de Guamaré, tornando os alunos e professores do município parte de uma cultura digital em constante evolução.

Acompanhamento – um dos pilares do projeto é a constante formação dos docentes, que recebem periodicamente treinamento e ficam em dia com o que há de mais atual no portal e nos seus recursos tecnológicos. Além de uma equipe presencial constante, que dá suporte ininterrupto aos educadores, ao início de cada semestre letivo coordenadores e gestores da Clickideia se deslocam até o município para planejar as atividades que ocorrerão ao longo do período, avaliando os resultados das ações realizadas no semestre anterior. Já nas três primeiras semanas de projeto em Guamaré, foram formados mais de 300 professores que lecionam nas 19 escolas da rede municipal de ensino, tendo sido registrados mais de 30 mil acessos no portal nesse período, entre usuários alunos e docentes.

A coordenadora pedagógica da Clickideia Miriam Salles explica que, por meio do Portal, os alunos e docentes tem acesso a diversas ferramentas e conteúdos pedagógicos digitais que contribuem com o objetivo do projeto. “Além disso, a Clickideia está auxiliando na formação dos professores para a utilização desses recursos na rotina escolar, o que facilita ainda mais o processo de conscientização dos estudantes a respeito dessa verdadeira transformação cultural”, reforça.

Sobre a Clickideia

A Clickideia (www.clickideia.com.br) é a maior provedora nacional de conteúdos educacionais, metodologias pedagógicas e de formação de professores concebidas para Web. Desenvolvida com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Clickideia atua há mais de doze anos produzindo conteúdos e ferramentas pedagógicas de alta qualidade para alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio e Pré-Vestibular nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino. São mais de 15 mil páginas com informações organizadas, desenvolvidas por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores, utilizando tecnologias de última geração.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp