Urgente: Água que abastece Macau e Guamaré está se acabando no Rio Piranhas.

Urgente: Água que abastece Macau e Guamaré está se acabando no Rio Piranhas.

IMG_5628

A cidade de Macau e Guamaré poderá de fato nos próximos dias ficar sem água potável e sem ter de onde bombear, desta vez não será à bomba que quebrou da Caern, mas está sendo a falta de água mesmo no Rio Piranhas. O nível chegou ao seu limite máximo, e as bombas da companhia não estão conseguindo bombear a água para as duas cidades.

O Rio Piranhas não tem água corrente pelo menos seis meses no local e agora os poços que ficaram estão secos. Fotos feitas hoje (10), pelo o blog Guamaré em Dia, mostram a triste e preocupante realidade do rio em suas margens.

Em conversa hoje com o gerente da Caern de Guamaré, João Neto, ele disse ao portal que a  população deve economizar água, pois tanto Macau como Guamaré correm o risco de desabastecimento pelo o nível baixo do rio e as bombas não estão conseguindo fazer o bombeamento.

Disse ainda que cada morador é parte fundamental nesta campanha para a manutenção do abastecimento a toda a cidade, sem risco de faltar. Se todos fizerem uso racional, não vai faltar água. Não lave calçadas nem carros, feche a torneira ao lavar louças e roupas. Pequenos gestos, grandes atitudes. Agindo assim, a água chega a todos.

A carne irá realizar escavação no rio na tentativa de fazer o bombeamento para as duas cidades. João neto disse que está previsto a água ser bombeada para Guamaré provavelmente na quarta-feira (12). “São vários motivos que contribuíram para a que situação chegasse neste patamar, com destaque para falta de chuvas e forte calor dos últimos dias”.

Nota do Blog: A Prefeitura Municipal de Guamaré instalou nas comunidades de Santa Maria III, que residem cerca de 80 famílias e Santa Paz que residem aproximadamente 100 famílias dessalinizadores para amenizar os efeitos da seca. Cada equipamento bombeia 1.200 litros por hora.

Na comunidade de Baixa do Meio foi instalado pela prefeitura o equipamento de dessalinização bombeando cerca de 15 mil litros de água por hora para atender uma população de 6 mil habitantes. A Prefeitura através da secretaria de agricultura perfurou também vários poços artesianos e disponibilizou carros pipas para atender os distritos.

A importância deste equipamento é tão importante do que a população própria supõe, ele tira o sal da água e a torna própria para o consumo. Uma conquista importante para Santa Maria III, Santa Paz e Baixa do Meio. Principalmente no período em que o município sofre com a maior seca dos últimos cinquenta anos.

A esperança está na aquisição por parte da prefeitura para a sede do município de Guamaré, da instalação de dessalinizadora de água do mar por osmose reversa com sistema de ultrafiltração, com o fito de amenizar a escassez de água potável neste município.

Todos os esforços estão sendo realizado pelo o prefeito Hélio para tornar o sonho em realidade e a acabar de vez com a falta de abastecimento de água no município.

SITUAÇÃO DO RIO PIRANHAS HOJE, 10 DE AGOSTO DE 2015.

IMG_5566

IMG_5568

IMG_5573

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp