Gritos no silêncio…

Gritos no silêncio…

K

Em tempos de tantas tragédias, desastres naturais e perdas de tantas vidas, nos deparamos com mais dois gritos de socorro em meio ao silêncio. Será que poderíamos evitar? Nesse ponto de vista a inocência de uma brincadeira, tirou o direito de viver de Maicon (14 anos) e Jaciel (10 anos), não está em pauta aqui, as condições de vida, situações de risco ou qualquer tipo de desigualdade social e sim a morte súbita de dois adolescentes que brincavam em dunas de areia na comunidade de Morro do Judas em Guamaré.

Observando um texto em que um comentarista fala sobre uma pessoa que o argumentou (em uma discussão semelhante sobre o silêncio) que o barulho de uma maternidade é melhor do que o silêncio de um velório, pois na maternidade há vida, enquanto o silêncio lembra a morte.

É de se imaginar o desespero de quem busca forças em uma situação de desespero, entende-se que o grito não foi arma dos fracos.

É conhecida a frase que diz: cachorro que ladra não morde. Esse é um desses bons exemplos de quando a sabedoria popular transmite um conhecimento empírico através de um provérbio.

Segundo pôde – se resumir é que, os gritos de socorro foram soterrados juntos de quem mais precisava de ajuda.

Na casa do menino, onde viviam outros irmãos, o pão não vai ser mais dividido, a cama também não, tampouco, o amor e a atenção daquelas mães que hoje choram pela partida de seus meninos.

Quem culpar? Onde foi o erro? Onde foi o meu erro? Essas são perguntas que certamente torturam os pensamentos das mães, mas todas estas perguntas se resumem a uma: Porque com o meu filho?

Quais eram os sonhos e projetos, como exemplo a primeira colação de grau, a primeira namorada, o primeiro emprego. Todos estes sonhos foram soterrados em um buraco onde só existia, escuridão, lagrimas, pedido de socorro e o retorno de toda essa agonia era o silêncio… Somente o silêncio.

Foi-se dois sorrisos, dois futuros, dois sonhos. Foi-se duas vidas!

Nota do Blog: A reportagem “Gritos no silêncio…”, foi analisada pelos os editores do portal, que julgaram e consideraram o ganhador do 1º prêmio da promoção dos 4 anos do Blog Guamaré em Dia.

O portal e os leitores do blog parabeniza o ganhador Manoel Rodrigues de Castro, por ter sido “Reporte por Um dia” e feito à matéria que fez chegar à primeira colocação das 16 reportagens enviadas a redação.  Parabéns!

Manoel, fez a doação de seu prêmio a mãe do menino que tentou ajudar a salvar seu irmão e seu colega.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp