O futuro do SINDSERG está nas mãos do eleitor associado ao sindicato.

O futuro do SINDSERG está nas mãos do eleitor associado ao sindicato.

“Dia 15 de dezembro de 2015, todos os filiados irão escolher o novo presidente para os próximos dois anos”.

page
Chapa – I José Edson da Rocha – Chapa II Alcimar Pereira de Oliveira.

É comum, em época de eleições do Sindicato dos Servidores Públicos de Guamaré (SINDSERG), que os meios de comunicação local dediquem-se a publicar matérias sobre as mais variadas fórmulas que o eleitor associado deve usar na hora de decidir em quem votar para presidente da instituição neste dia 15 de dezembro de 2015.

 Todas as ideias são interessantes, algumas simples, outras nem tanto. Assim, aproveitando a oportunidade, o portal elegeu alguns critérios que devem ser levados em conta para escolher o novo presidente do SINDICATO para os próximos três anos.

Primeiramente, o filiado deve identificar quais valores julga mais importante e quais valores quer ver seu representante defender. Isso é importante porque, geralmente, escolhemos um candidato por afinidade, ou seja, aquele que tem valores iguais aos nossos.

Em teoria, não há nada de errado nessa escolha, aliás, é improvável, se não impossível, alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. Contudo, o eleitor filiado esforçar-se para escolher o candidato que tenha preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todos os filiados e não só a um pequeno grupo ou individual.

Para saber o que o candidato pensa, o filiado deve conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com sua atuação em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar mentindo e enganando a categoria.

Em seguida, é preciso analisar suas propostas, além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar ou continuar ocupando. Promessas genéricas do tipo “vou criar milhares de benefícios aos associados que possa fortalecer a instituição” são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.

Informação das mais importantes é saber quem estão por trás do candidato presidência do SINDSERG, pois as pessoas que ajuda na articulação da campanha têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.

Muito embora não dê para ter certeza de que o candidato mais preparado cumprirá suas promessas, mesmo que viáveis, é possível reconhecer e descartar o candidato a presidência falastrão e despreparado.

Para obter informações sobre os candidatos que registraram a chapa para o biênio 2016/2018, devemos fazer uma alta e profunda avaliação de cada um, me refiro ao professor Alcimar Pereira de Oliveira, que registrou a chapa para continuar no poder, e José Edson da Rocha que pretende entrar e imprimir sua própria marca.

Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, responde a algum processo no tribunal de justiça e que tipo de processo, se impediu de algum servidor efetivo filia-se a instituição, se o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar sua conduta e suas propostas.

Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão e o servidor filiado é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos a presidência do SINDSERG, e escolher o melhor para a instituição no dia 15 de dezembro de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp